Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc parou de ligar


Posts recomendados

Bom dia. 

 

Meu PC parou de ligar literalmente da noite pro dia. 

 

Desliguei ele normalmente ontem à noite e quando fui ligar hoje pela manhã, nem sequer passava energia. 

Desmontei, testei a fonte em outro PC e ligou. Coloquei a fonte de volta no meu e "voltou a ligar". 

Coloquei entre aspas porque ele liga os leds e todas as Fans, mas não dá vídeo. Percebi que o Led do teclado (numlock) não acende, então sei que não chegou no Windows. Com isso, imagino que possa descartar defeito na placa de vídeo. 

 

Alguma ideia do que poderia ser? 

 

Obs: fiz teste removendo as duas memórias e ficou aceso o Led DRAM, então acredito que se nenhum led fica acesso normalmente é porque ele foi Incapaz de achar algum defeito. 

 

R5 2600

Msi b450 gaming plus

2x8 Team Group 2666

Cx550

Rx5700xt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, FMattos disse:

Bom dia. 

 

Meu PC parou de ligar literalmente da noite pro dia. 

 

Desliguei ele normalmente ontem à noite e quando fui ligar hoje pela manhã, nem sequer passava energia. 

Desmontei, testei a fonte em outro PC e ligou. Coloquei a fonte de volta no meu e "voltou a ligar". 

Coloquei entre aspas porque ele liga os leds e todas as Fans, mas não dá vídeo. Percebi que o Led do teclado (numlock) não acende, então sei que não chegou no Windows. Com isso, imagino que possa descartar defeito na placa de vídeo. 

 

Alguma ideia do que poderia ser? 

 

Obs: fiz teste removendo as duas memórias e ficou aceso o Led DRAM, então acredito que se nenhum led fica acesso normalmente é porque ele foi Incapaz de achar algum defeito. 

 

R5 2600

Msi b450 gaming plus

2x8 Team Group 2666

Cx550

Rx5700xt

Eu não sei, tenta limpar o pc um pouco, ou tira os cabos e espera um tempinho e recoloca de novo, funcionava isso para mim, não sei por que

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NicolasGG13 Eu limpei semana passada. 

 

Acabei de testar a placa de vídeo em outro PC e funcionou. Liguei com a minha própria fonte, pra ter certeza que ela está passando a energia necessária. 

 

Me resta RAM, MOBO e CPU, mas nada disso é compatível com o outro PC. 

RAM eu já fiz o teste de usar uma por vez e trocar os slots. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desmonte tudo, retire as peças do gabinete. Com as peças fora do gabinete, tente ligar a placa-mãe com o processador (sem cooler, obviamente com a fonte) e tente ligar (use uma chave de fenda entre os pinos do conector POWER para liga-la) coloque o dedo no processador e veja se ele está esquentando.

Se estiver, então coloque o cooler e tente ligar novamente, após isso um módulo de memória RAM (e em slots diferentes) e vá fazendo isso conectando peça por peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV vou tentar. 

 

Meu processador não tem vídeo integrado, no caso preciso testar sempre com a placa de vídeo né?

 

porque passar energia pras peças, já passa, tudo indica estar ligado, eu só não consigo ver nada, então sem ela sempre vai parecer "ok". 

Só descarto defeito na vga porque consegui ligar outro PC normalmente. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 minutos atrás, FMattos disse:

@GabrielLV vou tentar. 

 

Meu processador não tem vídeo integrado, no caso preciso testar sempre com a placa de vídeo né?

 

porque passar energia pras peças, já passa, tudo indica estar ligado, eu só não consigo ver nada, então sem ela sempre vai parecer "ok". 

Só descarto defeito na vga porque consegui ligar outro PC normalmente. 

 

Sim, precisará, porém teste somente com o processador para ver se ele está esquentando (se estiver, sinal de que provavelmente o problema não é ele). E é importante testar peça por peça dessa maneira para verificar se não existe alguma peça problemática causando problemas.

 

Ah e esqueci de mencionar, não esqueça de desligar o PC da chave da fonte sempre que for adicionar uma nova peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV feito. 

Todos os testes foram realizados com a placa de vídeo. 

 

O processador esquenta. 

Coloquei o cooler e 1 memória em todos os slots

Troquei os pentes de memória e testei em todos os slots. Esse segundo pente só ativa o alarme no slot 3, em todos os outros parece normal. 

Testei com os dois pentes. 

 

Em nenhum caso deu vídeo. 

Nem imagino qual seja o problema, já que testei fonte e placa de vídeo em outro PC e deu certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, FMattos disse:

@GabrielLV feito. 

Todos os testes foram realizados com a placa de vídeo. 

 

O processador esquenta. 

Coloquei o cooler e 1 memória em todos os slots

Troquei os pentes de memória e testei em todos os slots. Esse segundo pente só ativa o alarme no slot 3, em todos os outros parece normal. 

Testei com os dois pentes. 

 

Em nenhum caso deu vídeo. 

Nem imagino qual seja o problema, já que testei fonte e placa de vídeo em outro PC e deu certo. 

Ok, agora conecte a placa de vídeo e refaça o teste com todos os pentes, um por vez em slots diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe não tem capacitores estufados, não apresenta sinais de oxidação e nem está manchada como algumas costumam ficar. 

 

O mais esquisito é ele ter parado desse jeito. Ele não apagou na minha cara. Ele foi desligado normalmente e não quis mais ligar.

Depois de testar a fonte ele voltou a "ligar" mas não dá vídeo nem inicia o Windows. 

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, GabrielLV disse:

Ok, agora conecte a placa de vídeo e refaça o teste com todos os pentes, um por vez em slots diferentes.

Mas foi assim que fiz desde o começo. 

Eu não posso testar sem placa de vídeo porque não saberia se deu certo. Não tenho vídeo integrado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se tiver limpa contato ou alcool isopropilico, tente limpar o conector PCI-Express.

 

No mais, não há mais o que sugerir pois estamos bastante limitados a realizar um teste assim somente por fórum. Tente levar este PC numa assistência técnica da sua confiança para verificar mais a fundo qual é o problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou passar secador para esquentar a placa-mãe? Sim isso está acontecendo não só com você mas com todos que usam os processadores amd infelizmente pra mim aconteceu 3 meses após a garantia... Mas fica aí como último recurso claro, se não acredita em mim, segue o vídeo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Vhvictor disse:

Já tentou passar secador para esquentar a placa-mãe? Sim isso está acontecendo não só com você mas com todos que usam os processadores amd infelizmente pra mim aconteceu 3 meses após a garantia... Mas fica aí como último recurso claro, se não acredita em mim, segue o vídeo. 

 

Caramba, que aleatório kkk

 

Isso acredito que tenha a ver com problema de solda fria, sendo necessário levar numa assistência que trabalha com BGA para fazer o reparo da placa-mãe (ou se ainda estiver na garantia, substituí-la).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vhvictor mas eu só tive o problema da energia logo pela manhã, depois de uma hora batendo cabeça ele voltou a ligar Fans e led normalmente. 

 

O que acontece é que agora não dá boot no SO e nem vídeo pra ir no BIOS. 

 

@GabrielLV eu não conheço assistência, então nenhuma vai ser de confiança pra eu levar todo o PC. 

Faz alguma ideia de qual componente tem mais probabilidade de ser o culpado? porque daí eu levaria só ele. 

 

 

Em tempo, mesmo meu problema agora sendo de boot, vou tentar essa ideia do secador. Toda ajuda é bem vinda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, FMattos disse:

@Vhvictor mas eu só tive o problema da energia logo pela manhã, depois de uma hora batendo cabeça ele voltou a ligar Fans e led normalmente. 

 

O que acontece é que agora não dá boot no SO e nem vídeo pra ir no BIOS. 

 

@GabrielLV eu não conheço assistência, então nenhuma vai ser de confiança pra eu levar todo o PC. 

Faz alguma ideia de qual componente tem mais probabilidade de ser o culpado? porque daí eu levaria só ele. 

 

 

Em tempo, mesmo meu problema agora sendo de boot, vou tentar essa ideia do secador. Toda ajuda é bem vinda. 

Bom amigo, baseado no vídeo citado pelo colega acima (e lembro-me do outro post do qual você também estava tendo problemas, mesmo com todos os testes terem dado OK), a única explicação é de fato um problema de solda fria na placa-mãe (do qual os sintomas são imprevisíveis), e pelo BIOS estar presente nela, isso explica o porque de nem mesmo ele você ser capaz de acessar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vhvictor

@GabrielLV

 

Atualizando:

Fiz o teste do secador e deu certo, mas só uma vez, depois morreu mesmo. 

 

Descobri que ainda está na garantia de fabricante e estou enviando pra eles. 

Infelizmente a MSI não atua no Brasil, então não tem conserto nem troca, vão me reenbolsar para que eu compre outra placa. 

Pra mim é desvantagem já que peguei essa na promoção e com o valor do estorno não pegarei nada com a mesma qualidade, mas vai ser melhor do que ficar com o PC parado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, FMattos disse:

Descobri que ainda está na garantia de fabricante e estou enviando pra eles. 

Infelizmente a MSI não atua no Brasil, então não tem conserto nem troca, vão me reenbolsar para que eu compre outra placa. 

Pra mim é desvantagem já que peguei essa na promoção e com o valor do estorno não pegarei nada com a mesma qualidade, mas vai ser melhor do que ficar com o PC parado. 

Já li alguma coisa sobre isso e acho que eles te devem mais do que só o valor da promoção.

 

Acho que o @mick 07 vai saber dizer se é isso mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nesse caso não tem muito o que fazer. Suas opções são:

 

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...