Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 1600AF + B450 : Configuração aceitável ?


Posts recomendados

Ollá a todos,

 

Meu PC morreu faz umas 2 semanas. Estava tentando ver se voltava dos mortos, mas não :(

 

Não vou jogar nada especial ... quando muito, The Sims. Queria uma configuração que durasse uns anos, como a antiga.

 

Tenho um cupom da Kabum de 5% desconto (com restrições, mas vamos ver) em todo site por ser mês do meu aniversário - Mas só vale até 28/09.

 

Então, no mundo ideal conseguiria comprar tudo na Kabum para usar o cupom e minimizar o frete.

 

Lendo vários posts, cheguei nessa configuração - Está aceitável ?

 

* CPU :

Ryzen 1600AF (799,90)

 

* Placa-Mãe : 

Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4 (899,90)

Li que estas placas poderão receber Ryzen 4000, mas com restrições.

Será melhor então comprar B550 ?

 

* RAM :

Memória Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 3000Mhz DDR4 CL15 Black - CMK16GX4M2B3000C15 (614,90)

Ou seria melhor 3200Mhz ?

 

* Fonte :

Fonte Corsair 650W 80 Plus Gold Semi Modular TX650M (799,90)

 

Entendi que não precisaria de tanto, mas o PC antigo tem 4 HDDs com tranqueiras minhas e da família (mãe e irmãos - eles tem notebook, mas usam o PC aqui de casa para fazer

backup sem filtro das tralhas e com o passar dos séculos só fui adicionando HDDs). Além do CD-ROM. Então prefiro pagar esse a mais e ter certeza. 

E prefiro modular ou semi para tentar evitar a fiarada (mas com esse tanto de HDDs nem sei ... Pode ser que depois troque esses de 1TB por maiores e limpe essa bagunça).

 

* GPU :

Placa de Vídeo Sapphire Pulse AMD Radeon RX 5500 XT, 8GB, GDDR6 - 11295-01-20G (1.599,90)

 

TOTAL SEM cupom:  4.714,50

Total COM cupom : 4.538,15

 

Meu monitor também é bem velho, precisaria trocar também. Mas não necessariamente. Mas baseado em preço e avaliação na Kabum, cheguei nesse aqui :

 

Monitor :

Acer UM.VS0AA.B03 (899,91)

 

Total COM cupom : R$ 5.406,33

 

Obrigada,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, priscillasm disse:

Placa-Mãe : 

Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4 (899,90)

Li que estas placas poderão receber Ryzen 4000, mas com restrições.

Será melhor então comprar B550 ?

Essa B450 não é muito uma boa, ela é como uma A320, só que com chipset melhor, não tem dissipador de fases.

 

B550 aceita só a partir da 3ª Geração Ryzen, logo pegar um Ryzen 5 1600AF não é uma boa para essa mobo.

 

Além disso, é bom ter atualização da BIOS para pelo menos a segunda geração para rodar o 1600AF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@priscillasm Não compre essa placa-mãe. Placa ruim sem dissipador nos vrm. Pegue uma b450 ds3h ou ab350m ds3h. A segunda é ainda mais barata.

você acha pente da xpg de 3200mhz por 269, saindo mais barato.

Não compre essa fonte. Compre uma xpg core reactor, fonte Full modular, 10 anos de garantia nacional, fonte tier A.

Quanto a placa de video, eu particularmente prefiro nvidia, esse fds tava com promoção da 1660 super por 1650 na kabum, aí com a economia que você fez em outros itens você coloca aqui e pega uma placa superior.

adicionado 0 minutos depois

quantos hz tem esse monitor e wuantas polegadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, priscillasm disse:

Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4 (899,90)

A Kabum realmente joga dados para decidir preços, pois não há lógica. Essa Placa é muito simples, como já disseram, e era a mais barata de todas na Kabum há poucos dias, custando 669 reais. Não sei de onde tiraram esse valor de 889.


Kabum também tem a  Gigabyte B450 Gaming X também por 899, que é uma B450 de respeito.
A mais barata é a Gigabyte B450M DS3H por 659, cuidado que há outras placas B450 da Gigabyte com nome parecido e ligeiramente piores.

Sobre as B550... até o momento não vi B550 suportar Ryzen de 1ª e 2ª geração, apenas de 3ª.

 

Sobre a Placa de Vídeo, cheque a garantia da marca Sapphire. A MSI dá 3 anos de garantia se tiver nota, caixa e acessórios, sendo que o RMA no Brasil e a Coletek. Eles trabalham com devolução total do dinheiro em caso de problemas. A MSI RX 5500 XT 8gb MECH está por 1.499.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso esticar esse orçamento um pouco e deixar o monitor para depois -

será que assim PC teria um tempo a mais de sobrevida ?

 

Trocando o 1600 por um Ryzen 3600 e fazendo umas melhorias,

 

Processador AMD Ryzen 5 3600 R$1.299,90

Placa-Mãe Asus ROG Strix B450-F Gaming, AMD AM4, ATX, DDR4 R$1.264,90
Fonte Corsair TX650M R$799,90
Placa de Vídeo MSI AMD Radeon RX 5500 XT Mech 8G OC R$1.499,90
Memória XPG Gammix D10, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 - AX4U320038G16A-SB10 x2 R$269,90 = R$539,80

 

TOTAL  SEM CUPOM R$ 5.329,40

TOTAL COM CUPOM R$ 5.062,94

 

Essa placa-mãe da Asus é boa ? Vi muito por cima no Google, e parece que sim ...

Não liguem, é mania de velha ... Minhas 3 últimas placas-mães foram Asus (e este último PC tinha 11 anos) e nunca deram dor de cabeça, então acabo dando preferência para a marca. E na época a Gigabyte tinha fama de meia-boca (o que não parece ser o caso hoje em dia)

 

E o monitor seria este da ACER

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102933

 

 

Obrigada,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@priscillasm faria várias mudanças aí. Esse processador foi uma ótima escolha.

Primeiramente eu trocaria essa placa-mãe, cara demais, pegue a da Gigabyte ab350m ds3h ou b450 ds3h, pode ir sem medo, marca de confiança, falo isso porque tenho essa ab350m ds3h, ótima placa, me atende perfeitamente. Só aqui você vai economizar uns 600 reais e pode investir melhor na placa de vídeo.

Troque essa fonte, xpg core reactor, melhor opção atualmente, fonte full modular, com 10 anos de garantia nacional, selo 80 plus gold, fonte tier A.

Com os 600 reais que vai economizar na placa-mãe você pega uma rtx 2060, placa muito superior a essa que você escolheu, ou até umas gtx 1660 super. (esse fds a 2060 tava 1999 na Kabum)

Memória ram ótima escolha.

 

Monitor foi uma boa escolha, mas você se atentou ao tamanha? Ele tem 23 polegadas, para certas pessoas pode ser pequeno demais, mas ai vai de você

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucasinacior Essas placas-mãe só tem 4 entradas SATA mesmo ? Hoje eu tenho 4 HDDs. No futuro posso até reduzir, pois o PC novo deve aceitar HDDs de mais TB - mas não por agora. E preciso do leitor de CD/DVD.  

É um PC que quem mais usa sou eu; Mas a família usa de repositório ou backup físico de notebook e celular deles e navegar na internet quando estão por aqui.

A que morreu tinha 5 SATAs, e já estavam todas ocupadas. Então, 5 SATAs seria o mínimo neste momento.

Agora no site a placa-mãe caiu um pouquinho de preço - aparece como 1.189,90.

E tem a  Asus TUF Gaming B550-Plus por 1.299,90 com 6 SATAs - será que vale a pena pensar em uma B550 ?

Da Gigabyte, linha B450, tem AORUS 999,90 e Gaming X 869,90 - essas tem 6 SATAs.

Vou ver se acho comparação delas com a Asus no Google pra ver o custo x benefício.

 

A fonte vi que fica elas por elas em valor e W, então tudo certo.

 

O monitor hoje tenho um LG de 22, e estava OK de tamanho.

 

Muito obrigada pelo retorno.

 

Obrigada,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando sempre que mês que vem serão lançados os novos Ryzen e também as novas Placas de Vídeo da AMD. O anúncio será no dia 28/10, e mesmo que não saiam na data do anúncio, devem sair nos dias seguintes.
Além de novos produtos, tem também a Black em novembro.

 

Pelo jeito você sempre compras fontes e placas mãe caras. Na verdade não existe mais fontes com bons preços, todas estão muito caras, e ainda assim as lojas estão vendendo tudo.

A placa-mãe está realmente bem cara, mesmo tendo abaixado para 1.189, não muito distante do preço de uma X570. Claro que é uma Placa boa, mas será que não estaria pagando por recursos extras que talvez não use como a possibilidade de 2 placas de vídeo ou boa para overclock?
Mas há outra ASUS mais em conta  LINK e o review do Peperaio LINK

 

O monitor está 799 nas Casas Bahia  LINK.

No caso de monitores, é comum que custem menos em lojas americanas, magazine luiza, etc. e o frete também é menor nessas lojas.
A versão de 27" do mesmo monitor, a SA270, está 1.057 na Kabum, quase o preço que eles pedem pelo 24".

É um monitor que está acima dos modelos básicos, porém abaixo daqueles com 144hz, freesync, regulagem de altura.
Falando do feesync no SA230 e AS270, nunca vi nenhuma informação do fabricante ou lojas que diz possuírem, e estranhamente metade dos usuários e interessados diz ter, enquanto que a outra metade diz não ter. Eu gosto do painel IPS dele. Comprei um com painel TN e não gostei tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente minha sobrinha dormiu ... A dureza de ter de cuidar da filha da irmã médica quarentenada.

 

Vamos lá ver antes que o cupom expire

 

A memória XPG indicada é para Intel.

No descritivo dela está só Intel e não consta da QVL da placa-mãe. 

Vou acabar ficando com a Corsair, que consta da QVL da placa-mãe.

 

E óbvio que a fonte XPG 650W que você indicou saiu do estoque :(

Mas a Full Modular Gold 650W da Corsair entrou em promoção por 749,90 - Vai ser essa.

 

Obrigada,

adicionado 17 minutos depois

Dado que o cupom expira em 10 minutos, a compra ficou do seguinte jeito :

 

Placa-Mãe Asus TUF B450M-Plus Gaming, AMD AM4, mATX, DDR4

R$ 712,41

Processador AMD Ryzen 5 3600

R$ 1.234,91

Placa de Vídeo MSI AMD Radeon RX 5500 XT Mech 8G OC, 8GB, GDDR6 - Radeon RX 5500 XT Mech 8G OC

R$ 1.424,91

Memória Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Branco - CMK16GX4M2B3200C16W

R$ 584,15

Fonte Corsair RM650, 650W, 80 Plus Gold, Modular - CP-9020194

R$712,41

Monitor Gamer Acer LCD 23´ SA230

R$ 816,90

* Então, o das Casas Bahia é mais barato, mas ele não deixa retirar em loja E o frete ia deixar praticamente elas por elas; O de 27 é bem maior, e fiz umas medidas aqui e fiquei com medo de ser meio trambolho.

 

Total : R$5.559,54

 

Tenho até quarta-feira para pagar o boleto e tentar excluir alguma besteira muito grande que tenha feito - Espero que a Kabum não tenha problema com excluir itens por causa do cupom da compra...

 

Obrigada,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Criei um tópico em outra área, mas queria informar aqui também :

Hoje é 12/11, 10:00AM.

A Kabum/ICONEX LOG ainda não entregaram o pedido - eles informam que a ICONEX coletou no dia 01/10 e depois nada mais foi atualizado.

No último contato, a Kabum só pede que aguarde - e que só podem devolver o dinheiro DEPOIS que eu receber a encomenda.

Pararam de responder no RECLAME AQUI.

Abri um protocolo no PROCON/SP no dia 05/11. Ainda não responderam.

Mais de 1 mês e tudo que pedem é que aguarde a entrega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

ATUALIZANDO :

Hoje, 18/11, a Kabum entrou em contato.

Pediu que eu enviasse o comprovante de pagamento da compra para eles; E confirmado o pagamento pelo setor responsável, fariam o estorno na mesma conta que pagou o boleto em 5 dias utéis.

Vamos aguardar.

P.S : Eu reenviei o comprovante de pagamento, mas achei estranho ... Afinal, foram eles mesmos que confirmaram o pagamento do boleto à vista, e só depois liberaram o pedido para os demais passos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, priscillasm disse:

 

ATUALIZANDO :

Hoje, 18/11, a Kabum entrou em contato.

Pediu que eu enviasse o comprovante de pagamento da compra para eles; E confirmado o pagamento pelo setor responsável, fariam o estorno na mesma conta que pagou o boleto em 5 dias utéis.

Vamos aguardar.

P.S : Eu reenviei o comprovante de pagamento, mas achei estranho ... Afinal, foram eles mesmos que confirmaram o pagamento do boleto à vista, e só depois liberaram o pedido para os demais passos.

Se está sim agora, imagina pós BF como serão as entregas. Mas vamos arriscar, tenho o mesmo valor a ser gasto. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oatirador Só NÃO escolha a ICONEX. Pelo Twitter vejo que a maioria está satisfeita com as compras e a respectiva entrega da Kabum.

Mas essa transportadora no RECLAME AQUI está cheia de entradas - e no meu caso, nunca responderam. Tanto gente que não recebeu, como gente que só recebeu parte do pedido, e o resto não sabiam dizer onde estava.

Por e-mail, responderam 1x depois uns 15 dias que eu enviei uma reclamação - a resposta foi "Aguarde a entrega", não muito mais do que isso. E nunca mais deram satisfação.

A Kabum respondia o mesmo, "Aguarde entrega" - Mas ao menos respondeu aos contatos realizados.

Pena que só quando o PROCON/SP entrou em contato com eles decidiram cancelar o pedido e devolver o dinheiro - que ainda estou no aguardo do estorno, por sinal.

Espero ter o dinheiro de volta até a BF para ver se consigo alguma coisa - Além de perder o cupom de 5% desconto, vi que algumas partes já estão mais caras :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...