Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar HD sata II 5400 rpm para um SSD.


Camila Rossi

Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite!!

Estou com uma dúvida, meu notebook é um Samsung ATIV Book 2 270E5G-XD1, e ultimamente mesmo depois de várias tentativas de melhorar o desempenho, ele ainda demora muito para iniciar o windows (antes não era assim, começou faz alguns meses atrás), mas não só isso, teve uma queda no desempenho geral. Pesquisei sobre o SSD, li que ajuda muito a deixar mais rápido, porém vi algumas pessoas dizendo que o SSD não é ideal para armazenamento, e sim para uso do sistema e programas, no meu caso eu não o notebook com enfoque no armazenamento de fotos/vídeos/músicas etc, apenas para armazenar trabalhos da faculdade e jogar casualmente alguns jogos não tão pesados.

Gostaria de saber se compensa trocar o HD que tenho por um SSD, se sim, qual modelo vocês indicariam? 

Ah, e outra dúvida que tenho é sobre a quantidade de dados que um SSD pode armazenar, vejo os SSD terem no máximo 256gb, enquanto um HD pode ter 2T (eu uso mais ou menos 200gb de 1T que tenho disponível), isso é nóia da minha cabeça ou o SSD tem a mesma capacidade de armazenamento só que de uma forma diferente?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo sobre velocidade, não se compara, na minha opinião disco rígido já era mesmo. 

 

A diferença de desempenho é gigante. 

 

Como você usa no mínimo, 200GB. 

 

Então compre um SSD de 480GB ou de 1TB

 

Eu uso de 1TB. 

 

Marcas eu iria de Crucial é muito bom e preço bom também. 

 

Sobre o armazenamento, você não pode desfragmentar SSD pois prejudica o mesmo e não pode. deixar ele 100% cheio. Deixe pelo mesmo 15% de espaço sobrando beleza.

 

Compre e seja feliz. 

 

Se queres Backup aproveita seu disco rígido e transforma em HD Externo e guarde seus principais arquivos nele. 

 

valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Camila Rossi disse:

Pesquisei sobre o SSD, li que ajuda muito a deixar mais rápido, porém vi algumas pessoas dizendo que o SSD não é ideal para armazenamento, e sim para uso do sistema e programas

 

os ssds normalmente sao comprados com essa finalidade mesmo.. pra armazenar coisas, o hd é o ideal pois você encontra discos rígidos com boa capacidade com preco adequado

 

15 minutos atrás, Camila Rossi disse:

Gostaria de saber se compensa trocar o HD que tenho por um SSD, se sim, qual modelo vocês indicariam? 

 

so pra armazenamento, nao.. acho q seria uma boa você comprar um para colocar o sistema e os programas e ai você ja vai experimentar uma boa agilidade nas tarefas diarias

 

16 minutos atrás, Camila Rossi disse:

Ah, e outra dúvida que tenho é sobre a quantidade de dados que um SSD pode armazenar, vejo os SSD terem no máximo 256gb, enquanto um HD pode ter 2T (eu uso mais ou menos 200gb de 1T que tenho disponível), isso é nóia da minha cabeça ou o SSD tem a mesma capacidade de armazenamento só que de uma forma diferente?

 

hj você tem SSDs de todos os tamanhos praticamente, o que é diferente é o preco.. 2tb em ssd é infinitamente mais caro que 2tb de hd.. essa é a diferenca basica..

 

enquanto você acha um hd de 2tb beirando 500 reais em media, um ssd com esse tamanho passa dos 1 mil fácil

 

exemplos

 

Screenshot_11.thumb.png.1a9558c5bb0882c39cc4849daafb1a68.png

 

Screenshot_12.thumb.png.d4a6ea8ff80801306deaca2bbe1f05df.png

.

mesma capacidade e praticamente 1000 reais de diferenca

adicionado 3 minutos depois

ai vai muito da pessoa tb.. se ela tem dindim pra enfrentar uma troca dessas

 

eu mesmo ja sai tb dos hds, hj uso um ssd de 250gb para o windows  e outro de 500gb pra alguns jogos.. mas é algo bem custoso como você viu..

 

se você tem quantidades muito grandes de arquivos para serem armazenados e se isso precisa ser guardado, caso opte pelo ssd o custo vai ser bem maior... se dinheiro nao for problema, creio q seja uma boa opcao

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em 2 desktops, e 2 portáteis uso unicamente SSD, não tem problema algum usar o SSD para tudo....desenvolvo projetos de programação, além de atividades pros alunos da escola....então são vários e vários words da vida....

 

SSD pode e deve ser desfragmentado as vezes tmb, da mesma forma q acontece com os HD tradicional os arquivos vão ficando fragmentados......

 

o tamanho q deve comprar é ligado ao espaco q utiliza, nao tem porque comprar um SSD de 1T se você usa 60gb do seu HD, um SSD de 240 te atenderia muito bem....

 

agora sobre essa queda de desempenho você precisa avaliar, a ideia do SSD so vai tapear o problema, e pela melhoria, com certeza vai ficar feliz....mas eu investigaria isso antes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desfragmentam-se sistemas de arquivos em HDDs porque estes possuem tempo de acesso: coisa física do disco girando mais o movimento da cabeça de leitura até chegar no setor onde está o dado, etc, aquele troço pré-histórico. Dados não contíguos demoram uma eternidade pare serem lidos e a falta de espaço livre também contíguo prejudica escrita.

 

SSDs não possuem problema de tempo de acesso, o que de cara já faz não ser obrigatória desfragmentação. Ainda pode, talvez, quem sabe, ter alguma utilidade de SSDs bem low end, com controladores porcaria com poucos canais de acesso aos chips de memória flash e sem cache DRAM. Há alguma discussão sobre os prós e contras. Pessoalmente não acho que valha a pena mesmo nesse cenário. A carga de gravação me parece apenas servir para desgastar a memória flash para pouca melhoria.

 

Sobre uso do SSD apenas para sistema operacional ou "para armazenamento" como foi colocado no tópico, é o seguinte: caso tenha dinheiro para abolir totalmente os HDDs de sua máquina, faça! A diferença é gritante. HDDs são lixo tecnológico.

 

Aquela história de que SSDs têm menos durabilidade é mito, já desmentido aqui mesmo no Clube do Hardware:

 

 

Já se o dinheiro não permitir, sobra a solução SSD pequeno para sistema operacional/programas e HDD para o resto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se usarem bons programas de desfragmentação, até perfil pra otimização pra SSD existe....

 

era igual vcs, não queria fazer nada pra acabar com o SSD tão cedo, e depois de um bom tempo usando vi o pc estar meio lento em algumas coisas....resolvi tentar, e foi pra nunca mais abandonar.....uma vez no mês eu faço sim, sem dor no coração....e ainda fico bem feliz.....quando ta bem bagunçado ate o tempo pra carregar o Windows muda.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

A desfragmentação de SSD pode ser feita normalmente, mas somente em casos extremos, onde o disco está muito fragmentado e a controladora está causando gargalo. A desfragmentação vai acarretar em desgaste irrelevante da vida útil, veja esse artigo que mostrou que SSDs chegaram a durar até 1 petabyte de gravação (artigo antigo, então os SSDs atuais muito provavelmente possuem vida útil ainda maior): https://techreport.com/review/27909/the-ssd-endurance-experiment-theyre-all-dead/

 

Aqui mesmo no CdH já tivemos caso sobre isso:

 

 

Sugiro que assista os vídeos abaixo:

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...