Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

arrependimento em parte do pedido e frete na Kabum


Posts recomendados

pessoal preciso de ajuda, eu sei como funciona o direito de arrependimento porém estou numa situação que não achei nada concreto:

comprei em uma loja :

2 ssd (cada um CUSTOU 140 reais)
2 adaptador de ssd (cada um CUSTOU 10 reais)

nesse compra acima paguei + 30 conto de frete e ainda não recebi o produto , aí hoje surgiu uma promoção em outro site com o ssd no mesmo preço porém nesse novo site não cobra frete e por isso estou pensando em devolver essa compra que fiz PORÉM VEM A SEGUINTE DÚVIDA :

se eu devolvesse apenas os ssd e ficasse com os adaptadores como seria a questão do frete ? sei que quando você devolve todos os produtos você consegue pedir a restituição do frete PAGO porém quando você fica com alguns itens do pedido como funcionaria essa devolução do frete ? seria devolvido uma parte do frete ou como fiquei com algum item a loja perde a obrigação de me devolver uma parte frete ?

essa questão do frete é primordial porque se eu ficar com ssd e tiver que perder 30 reais de frete eu preferiria devolver tudo e ficar sem o adaptador

procurei na internet esse tipo de situação mais não encontrei nada a respeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

O melhor é entrar em contato com a loja é perguntar qual o protocolo nesses casos, até para evitar dores de cabeça. 

 

a loja é a kabum e pra você ver eles nem devolvem o frete quando você entrega o todo os produtos , só devolvem o frete se você abrir uma reclamação do RECLAMEAQUI porém queria saber o que a lei diz a respeito do meu caso em especifico 

 

existe alguma chance de o frete ser particionado ? tipo supondo que o total deu 300 reais (produto) + 30 de frete porém devolvi os produtos que custarão 270 reais ou seja nesse caso seria possivel eles me devolveram 90 porcento do frete já que eu devolvi 90 porcento do valor do pedido 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kapiel10 Em compras online você possui até 7 dias para desistir da mesma.

No seu caso a loja pode cobrar o valor do frete, devido aos itens que você resolver ficar, sugiro devolver todos os itens e comprar em outro lugar tudo de novo.

 

adicionado 14 minutos depois
17 minutos atrás, kapiel10 disse:

a loja é a kabum e pra você ver eles nem devolvem o frete quando você entrega o todo os produtos , só devolvem o frete se você abrir uma reclamação do RECLAMEAQUI porém queria saber o que a lei diz a respeito do meu caso em especifico 

 

existe alguma chance de o frete ser particionado ? tipo supondo que o total deu 300 reais (produto) + 30 de frete porém devolvi os produtos que custarão 270 reais ou seja nesse caso seria possivel eles me devolveram 90 porcento do frete já que eu devolvi 90 porcento do valor do pedido 

"Caso se arrependa, você tem o direito de receber tudo aquilo que já pagou, incluindo custos extras, como frete ou taxa de instalação de serviços contratados à distância. Isso porque o CDC prevê que o direito de arrependimento deve ser exercido sem ônus. Além disso, a devolução do dinheiro deve ser imediata, de acordo com o CDC e com o Decreto do Comércio Eletrônico (Decreto Federal nº 7.962/2013), mesmo que o pagamento tenha sido feito no cartão de crédito. A empresa deve comunicar a administradora do cartão para suspender a transação ou providenciar o estorno, caso já tenha sido lançada."

 

você tem direito a receber de volta tudo o que pagou.

Entre em contato com a loja e cite q vai recorrer à lei nº 7.962/2013 junto ao procon, fazendo isso, eles te estornam o valor rapidinho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Alesson Bedim disse:

@kapiel10 Em compras online você possui até 7 dias para desistir da mesma.

No seu caso a loja pode cobrar o valor do frete, devido aos itens que você resolver ficar, sugiro devolver todos os itens e comprar em outro lugar tudo de novo.

 

adicionado 14 minutos depois

"Caso se arrependa, você tem o direito de receber tudo aquilo que já pagou, incluindo custos extras, como frete ou taxa de instalação de serviços contratados à distância. Isso porque o CDC prevê que o direito de arrependimento deve ser exercido sem ônus. Além disso, a devolução do dinheiro deve ser imediata, de acordo com o CDC e com o Decreto do Comércio Eletrônico (Decreto Federal nº 7.962/2013), mesmo que o pagamento tenha sido feito no cartão de crédito. A empresa deve comunicar a administradora do cartão para suspender a transação ou providenciar o estorno, caso já tenha sido lançada."

 

você tem direito a receber de volta tudo o que pagou.

Entre em contato com a loja e cite q vai recorrer à lei nº 7.962/2013 junto ao procon, fazendo isso, eles te estornam o valor rapidinho.

 

sim estou ciente mais essa parte não diz nada a respeito de devolução EM PARTE do pedido ou seja quando você só devolver parte do pedido. Em nenhum lugar trata a questão de devolução do frete pro conta de arrependimento EM PARTE 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kapiel10 Amigo, em nenhum lugar trata disso mesmo, porque vai da loja querer ou não te cobrar o frete, se eles já te cobraram provavelmente vão querer manter a cobrança se você ficar com algum produto. Por isso eu disse, devolva tudo q eles tem a obrigação de fazer o mesmo com você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@kapiel10 você precisa verificar se o frete foi cobrado levando em consideração a quantidade de produtos na postagem ou se é um frete fixo pra sua região. Se foi cobrado levando em consideração a quantidade de produtos, então você pode pedir o abatimento do valor do que for devolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o Código de Defesa do Consumidor:

 

"Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

        Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados."

 

Repare que o CDC diz desistir do contrato, e não desistir do produto. Ou seja, o direito de arrependimento é em cima da compra, e não em cima do produto recebido. Então na minha opinião você tem que devolver tudo. Tem lojas que até possibilitam a devolução parcial, mas no caso do frete fica meio nebuloso, pois o frete incide sobre a compra inteira.

 

A única vez que tive que devolver parte da compra foi uma compra que fiz na Magazine Luíza, e como eu retirei na loja, foi frete grátis.

 

Tente ver com a Kabum, mas acho que se eles quiserem podem exigir a devolução total para cancelar a compra. Lembre-se também que o valor do frete pode não ser proporcional, pois nem sempre o frete para envio de dois produtos é o dobro do frete para o envio de um produto.

adicionado 50 minutos depois

Fiz uma simulação aqui de dois SSDs e dois suportes, para o meu CEP o envio ficou em 14 reais, mas tirando os SSDs e deixando somente o suporte ficou 12 reais. O frete para um único produto é pouco mais de 11 reais, ou seja, comprando vários produtos juntos fica meio difícil separar o que é frete de somente um dos produtos, pois fica tudo meio diluído no total do frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2020 às 09:18, Flávio Pedroza disse:

O melhor é entrar em contato com a loja é perguntar qual o protocolo nesses casos, até para evitar dores de cabeça. 

 

 

já fiz isso , porém a loja nem respeitar a lei respeitar, pois mesmo em casos de entrega TOTAL da compra ela se nega a devolver o frete ( é a kabum) o único jeito de receber o valor do frete é reclamando no reclameaqui ou consumidor.gov

 

contudo criei o tópico pra saber o que a lei diz a respeito da devolução parcial porém a leia não diz nada a respeito ( da devolução parcial) eu resolvi devolver tudo e evitar dor de cabeça 

adicionado 2 minutos depois
Em 28/09/2020 às 16:03, XDRZ disse:

@kapiel10 Desculpa a pergunta, mas de quantos $$$ estamos falando em economia? Vale toda esta dor de cabeça da devolução?

 

então a devolução em si não é uma dor de cabeça pra mim ( já que estou acostumado a fazer reclamação no reclameaqui e etc) o problema seria se a loja não quisesse me devolver parte do frete caso eu ficasse com algum produto e como a lei não diz nada a respeito eu devolvi tudo ( recusei a entrega) 

 

a economia total será de 44 numa compra de 250

adicionado 4 minutos depois
Em 29/09/2020 às 19:50, Marco Tada disse:

Segundo o Código de Defesa do Consumidor:

 

"Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

        Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados."

 

Repare que o CDC diz desistir do contrato, e não desistir do produto. Ou seja, o direito de arrependimento é em cima da compra, e não em cima do produto recebido. Então na minha opinião você tem que devolver tudo. Tem lojas que até possibilitam a devolução parcial, mas no caso do frete fica meio nebuloso, pois o frete incide sobre a compra inteira.

 

A única vez que tive que devolver parte da compra foi uma compra que fiz na Magazine Luíza, e como eu retirei na loja, foi frete grátis.

 

Tente ver com a Kabum, mas acho que se eles quiserem podem exigir a devolução total para cancelar a compra. Lembre-se também que o valor do frete pode não ser proporcional, pois nem sempre o frete para envio de dois produtos é o dobro do frete para o envio de um produto.

adicionado 50 minutos depois

Fiz uma simulação aqui de dois SSDs e dois suportes, para o meu CEP o envio ficou em 14 reais, mas tirando os SSDs e deixando somente o suporte ficou 12 reais. O frete para um único produto é pouco mais de 11 reais, ou seja, comprando vários produtos juntos fica meio difícil separar o que é frete de somente um dos produtos, pois fica tudo meio diluído no total do frete.

 

sim percebi isso também , pra evitar essa dor de cabeça recusei a entrega ,deste modo a kabum terá que me devolver todo o valor do frete pago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...