Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando computador de presente para meu filho


Ir à solução Resolvido por Silas Neto,

Posts recomendados

Olá, estou precisando de ajuda para um presentão de aniversário para o meu filho. Ele já vem a um tempo pedindo um computador novo (até mesmo economizou um pouco para isso, então não vai sair tudo do meu bolso kkkk). Não sei tudo aquilo sobre informática, mas dei uma pesquisada em alguns sites, vi alguns videos, e por fim tenho mais ou menos uma ideia de como vai ficar:

 

placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/BR, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

Processador:  AMD Ryzen 5 3600, 3600X ou 3600XT (ainda estou na dúvida)

Memória: 2x HyperX Fury 8gb ddr4 3600MHz

Placa de vídeo: GTX 1660 Super 

Fonte: Não sei muito sobre essa parte, seria minha maior dúvida. Mas uma de 500w daria pro gasto, ou não?

Resfriamento: estou pensando em ir de ventoinhas mesmo, ou seria melhor um water cooler?

 

Montei esse com base nas lojas Terabyte, Amazon e Kabum. Se souberem alguma outra para me indicar, fico agradecido. 

 

Seria mais ou menos isso, não sei se comecei certo ou se estou indo pelo caminho errado hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Antonio Alves Weber a configuração está bem equilibrada. Fica atento na escolha da fonte e certifique-se que é um modelo com PFC ativo e com selo de eficiência 80 Plus para evitar dores de cabeça futuras.

 

Um bom air cooler é suficiente para este processador, além de um gabinete bem ventilado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escolha outra placa-mãe, essa aí é bem básica, além de não possuir um dissipador no VRM. É uma das B450 mais baratas, só não sei que milagre a Kabum fez para subir seu valor para 899. As lojas mais baratas a vendem por 660 aproximadamente, dependendo do dia da semana. Antes da pandemia custava 400.
Entre todos esses modelos de Ryzen 5 3600, vá no mais barato, a versão X e XT são o 3600 com over de fábrica.
Se quiser um mais potente parta logo para o 3700x.
Sugiro dizer quanto está pagando de cada peça, às vezes alguém tenha uma indicação melhor na mesma faixa.
 

Opções melhores de placa-mãe na mesma faixa de peço:

Asus TUF B450M-Plus Gaming  LINK

Gigabyte B450 Gaming X  LINK

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se seu filho não for fazer stream, não precisa de um 3600, pegue um 1600AF, com a diferença, melhore na B450 para futuros upgrades:

  • B450M Steel Legend. 
  • B450 Aorus M.
  • B450 Tomahawk.

Ambas são bem construídas e com bons VRMs.

 

Sobre fonte, realmente 500W dá tranquilamente, até algumas de 450W, vou listar abaixo as melhores custo/benefício.

  • Deepcool DA500, 500W.
  • PCYes Electro V2, 450W/550W.
  • Pichau Nidus, 500W.
  • EVGA 450BR, 450W.
  • Corsair CV, 450/550W.
  • Corsair VS, 450W/550W.
  • Cooler Master MWE, 450W.
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, XDRZ disse:

@Antonio Alves Weber a configuração está bem equilibrada. Fica atento na escolha da fonte e certifique-se que é um modelo com PFC ativo e com selo de eficiência 80 Plus para evitar dores de cabeça futuras.

 

Um bom air cooler é suficiente para este processador, além de um gabinete bem ventilado.

Ouvi falar bastante do selo 80 Plus kkkk, obrigado! Vou dar uma olhada nas fontes que o @Ornitotheus comentou

adicionado 13 minutos depois

Respodendo o @Ornitotheus, ele vai usar apenas para jogar. Vou conferir a indicação sua e do @Crixus Champion.

 

Aqu estão os valores de cada peça: 

 

placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/BR R$ 749,90

Processador: Ryzen 5 3600  R$ 1.499,00

Memória: 2x HyperX ddr4 3600 R$ 746,46

Placa de vídeo: GTX 1660 super R$ 1.779,90

 

Esses valores são da Terabyte shop.

adicionado 13 minutos depois

@concorenciamelhoraomercado Obrigado, vou dar uma conferida nela também!

adicionado 15 minutos depois

@Crixus Champion Estou disposto até a pagar um pouco mais. Qual seria recomendada?

adicionado 17 minutos depois

@Silas Neto Está na faixa de 5000 ~ 5600 (ele se comportou bem esse ano kkkkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Antonio Alves Weber disse:

Ouvi falar bastante do selo 80 Plus kkkk, obrigado! Vou dar uma olhada nas fontes que o @Ornitotheus comentou

adicionado 13 minutos depois

Respodendo o @Ornitotheus, ele vai usar apenas para jogar. Vou conferir a indicação sua e do @Crixus Champion.

 

Aqu estão os valores de cada peça: 

 

placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/BR R$ 749,90

Processador: Ryzen 5 3600  R$ 1.499,00

Memória: 2x HyperX ddr4 3600 R$ 746,46

Placa de vídeo: GTX 1660 super R$ 1.779,90

 

Esses valores são da Terabyte shop.

adicionado 13 minutos depois

@concorenciamelhoraomercado Obrigado, vou dar uma conferida nela também!

adicionado 15 minutos depois

@Crixus Champion Estou disposto até a pagar um pouco mais. Qual seria recomendada?

 

O Ryzen 5 3600 custa 1.299 na Kabum, veja:  LINK


Uma placa-mãe melhor do que esta que selecionou e de mesmo valor, veja:  LINK


Fonte Corsair VS 650w LINK
(Não pretendia recomendar uma fonte de 650w, porém todas de 450w, 500w, 550w estão na mesma faixa de preço)

 

Veja também uma lista de memória 3600mhz na Kabum, estão bem mais baratas  LINK

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Antonio Alves Weber Eu trocaria o processador por um 1600 AF. Ele consegue rodar 100% dessa placa de video, e está 739,00, o que da uma economia de quase 600 reais.

Com esse dinheiro eu compraria uma dessas placas mãe:

36 minutos atrás, Ornitotheus disse:
  • B450M Steel Legend. 
  • B450 Aorus M.
  • B450 Tomahawk.

A steel legend tem RGB e a criançada geralmente gosta, mas pelo que vi ela esta em falta (vende bastante quando disponível).

 

As RAMs eu aconselho as Adata XPG D41, são de qualidade e mais baratas que essas da HiperX, e com RGB (mas nao levei isso em conta) kkkkk

 

A fonte o amigo ali ja indicou as melhores, mas eu escolheria algo de 500w em diante...

adicionado 1 minuto depois
agora, Crixus Champion disse:

Uma placa-mãe melhor do que esta que selecionou e de mesmo valor, veja:  LINK


Fonte Corsair VS 650w LINK
(Não pretendia recomendar uma fonte de 650w, porém todas de 450w, 500w, 550w estão na mesma faixa de preço)

Boas recomendações, assino em baixo haha

adicionado 2 minutos depois

Lembrando que como o foco deste computador será apenas jogos qualquer frequência de ram acima dos 3000MHz custará mais caro e acaba que nao compensa porque a diferenã de desempenho boa parte das vezes é imperceptível.

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Antonio Alves Weber disse:

placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/BR, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

Substitua essa placa-mãe por uma Gigabyte B450M Gaming, pois aparentemente os modelos da ASUS recentemente estão causando problemas de solda fria:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99761

 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...