Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como adaptadar um Egpu para pegar energia da bateria do notebook ?


Posts recomendados

to com um notebook aqui já meio antiguinho porém ele tem suporte a troca de processador e vi que ele suporta até um core-i7 de terceira geração so que o video onboard é meio fraco , tava pensando em usar uma egpu so que iria perder a vantagem de ter um computador gamer portatil, a fonte de alimentação do egpu é um cabo 12 v igual a este, e pelo que vi meu note é 20 volts se conseguir acesso aos polos negativos e positivos da bateria do notebook e usar um regulador de carga pra 12V teria como eu ligar ? 

cabo-extensor-04-pino-p4-p3-mb-fonte-atx-molex-12v-atx-2247-D_NQ_NP_775470-MLB27835121926_072018-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@vitão345 Tudo bem jovem? Bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Vamos por partes:

 

1 hora atrás, vitão345 disse:

usar uma egpu so que iria perder a vantagem de ter um computador gamer portatil,

Com uma placa de vídeo pendurada do lado de fora do notebook, não importa o que você faça, ele não é mais tão "portátil" assim!

 

1 hora atrás, vitão345 disse:

20 volts se conseguir acesso aos polos negativos e positivos da bateria do notebook e usar um regulador de carga pra 12V teria como eu ligar

Sim, teria como ligar um regulador e usar a bateria do notebook, só que sua jogatina iria durar uns 10mim no máximo! Uma GPU de desktop não está preocupada com consumo de energia, diferente de uma GPU específica para notebook.

 

Não vejo vantagem em utilizar o e-gpu e manter toda a alimentação na bateria, não será portátil. Basicamente ao fazer isso, você converte seu notebook em um desktop. É o preço que se paga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GusGraf obrigado pela recepção :) 

 

realmente iria ficar um negocio meio gambiarra kk mas tava pensando em usar uma gt 1030 com resfriamento passivo e fazer um case de plastico e tentar colocar na parte da frente do monitor do notebook, a questão da energia seria muito complicado mesmo. mas tenho uma certa ideia pra isso, não manjo muito desse lance de energia mais no site da nvidia diz q ela consome 30 W  e convertendo pra amperes daria 3.5 amp, tipo a cada 1 hora ela vai consumir 3.5 amp da bateria né (me corrija se eu estive errado, não manjo muito desse lance de eletricidade e baterias kkk) em média eu jogaria no maximo umas 8 horas o que precisaria de uma bateria de incriveis 28 amperes, tava pensando em fazer um outro case com aquelas celulas de bateria de 3,7v 5200mah , eu precisaria então de um conjunto de baterias que totalizaria 12v com 28 amperes , pra placa funcionar durante 8 horas direto , eu tava pensando em ligar 3 celulas em serie 

o que daria 11.1 v 5200mah , e eu iria fazer 5 pacotes desses e ligar eles em paralelo o que daria 11.1 v 26 amp totalizando 15 celulas de bateria ai criaria um case so de bateria e colocaria em baixo do notebook e a placa ficaria na parte da frente do monitor (iria fizar um negocio mais pesado e iria engordar o note kkk) mas teria um pc tipo com um core i7 3 geração 8gb ddr3 e uma gt 1030 2gb, você acha que compensa ? porque um notebook gamer mesmo que usado são muito caros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@vitão345 Nossa e eu pesando que era o rei das "gambiarra" aqui do CDH!!! 😅

 

Tem o fato que as baterias exclusivas para a placa de vídeo, terão que ter um circuito BMS para carregamento, pois baterias de LiPo não podem ser carregadas diretamente, principalmente em série. Você bate na tecla de "mobilidade", mas teria que ter o carregador do notebook, e um carregado para a "placa de vídeo", ainda no case da placa de vídeo teria que ter um visor de carga, pois se a bateria da placa de vídeo acabar com o resto ligado "apresenta problemas" o sistema operacional. 

 

Antes de tentar qualquer coisa, você teria que verificar se seu notebook é capaz de exibir as imagens da placa externa em sua tela, pois em muitos modelos de notebook isso não é possível, tendo que usar um monitor externo para isso... Nada de prender um monitor no notebook! Tô logo avisando! 😂

adicionado 5 minutos depois
13 minutos atrás, vitão345 disse:

gt 1030 2gb

Só um adendo, você não teria um "i7" e GT 1030, visto que o i7 em questão é mobile e tem desempenho menor que seu irmão de desktop e a GT 1030 na maioria dos casos de e-gpu ficaria com a banda limitada a 1x (PCI-e), só é melhor que o vídeo onboard IntelHD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GusGraf otima observação , eu realmente teria que ter 2 carregadores sem contar que se a energia de um acabar ferrou tudo ai tenho q ficar verificando duas  baterias o termo movel iria sair fora mas uma solução boa pra isso seria usar tudo na mesma bateria e com um painelzinho com a porcetagem ai precisaria só de um carregador igual um notebook normal kkkk vou verificar esse lance do monitor kkkk(caso contrario taco um monitor de pc já era mlk kkkkkk) , a parte que você disse sobre o pci-e 1x não entendo muito isso seria do slot do egpu ou daquele mini pci express do notebook ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, vitão345 disse:

a parte que você disse sobre o pci-e 1x não entendo muito isso seria do slot do egpu ou daquele mini pci express do notebook ?

Placa de vídeo de desktop possuem conexão física em slot PCI-e 16X (o 16x é o tamanho da banda, basicamente a quantidade de dados que passa entre a placa e o processador), a GT 1030 em questão, apesar de ter fisicamente um slot PCI-e 16X, tem banda de 4X, ou seja, ela já é mais limitada que uma placa mediana, e no seu caso utilizar o "mini PCI" do notebook que é PCI-e 1x, limitará a placa a esta taxa de transferência.  Neste caso ela vai ser melhor que seu vídeo onboard, mas terá desempenho pior que se estivesse em um desktop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GusGraf  ahhh entendi no caso de notebooks com as placas dedicadas nvidia (elas sao soldadas eu acho) o barramento seria maior ne ?  o lance das celulas de bateria não manjo nada kkk se jogar 12 volts direto assim nas extremidades negativo e positivo com as celulas ligado em paralelo e em serie daria algum problema ?

 

 

edit : e se eu usar um powerbank de 30 000 mah de 12 v daria certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 minutos atrás, vitão345 disse:

 (elas sao soldadas eu acho) o barramento seria maior ne ?

Isso!

 

11 minutos atrás, vitão345 disse:

manjo nada kkk se jogar 12 volts direto assim nas extremidades negativo e positivo com as celulas ligado em paralelo e em serie daria algum problema ?

Baterias de LiPo, por exemplo, 18650 que nominalmente tem 3.7v DEVE ser carregada EXATAMENTE com 4.1V  acima disso corre o risco de explosão e abaixo disso não carrega, fora que num pack com várias baterias em série elas devem ser carregadas praticamente individualmente por isso é necessário o uso do circuito BMS.

 

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...