Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID 0 - Troca de placa-mãe


Posts recomendados

Bom dia a todos. 
ESTOU COM UM PROBLEMÃOOOO

Meu computador estava com 2 discos rígidos em RAID 0. (sei que é bucha o raid 0, já ia desmontar eles). 
Mas deu problema na minha placa-mãe e tive que trocar. A troca foi de INTEL para AMD, de 4º geração INTEL, pra AMD+4.
Tive que trocar o kit todo. 
E agora não consigo montar e acessar os arquivos que estavam em RAID 0.
Pesquisei e vi que precisa do mesmo chipset, isso é verdade? ou consigo fazer com algum software, ou placa diferente.

PS: no kit novo eu consegui montar o RAID 0 pela BIOS, mas não acessa os arquivos.

KIT ANTIGO:
placa-mãe: Gigabyte Z87X-UD3H
Processador: i7 4770K
Memoria: 32gb DDR3 1600mhz.

KIT NOVO:
placa-mãe: AMD PRIME B450M-GAMING/BR
Processador: Ryzen 5 3600
Memoria: 16gb DDR4 3200mhz.

HELLPPP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
52 minutos atrás, Eduardo Ampuero da Silva disse:

Bom dia a todos. 
ESTOU COM UM PROBLEMÃOOOO

Meu computador estava com 2 discos rígidos em RAID 0. (sei que é bucha o raid 0, já ia desmontar eles). 
Mas deu problema na minha placa-mãe e tive que trocar. A troca foi de INTEL para AMD, de 4º geração INTEL, pra AMD+4.
Tive que trocar o kit todo. 
E agora não consigo montar e acessar os arquivos que estavam em RAID 0.
Pesquisei e vi que precisa do mesmo chipset, isso é verdade? ou consigo fazer com algum software, ou placa diferente.

PS: no kit novo eu consegui montar o RAID 0 pela BIOS, mas não acessa os arquivos.

KIT ANTIGO:
placa-mãe: Gigabyte Z87X-UD3H
Processador: i7 4770K
Memoria: 32gb DDR3 1600mhz.

KIT NOVO:
placa-mãe: AMD PRIME B450M-GAMING/BR
Processador: Ryzen 5 3600
Memoria: 16gb DDR4 3200mhz.

HELLPPP...

Eduardo, eu já vi casos que funciona e casos que não. Mas confesso que não me lembro se foi entre Intel e AMD.

 

voce ativou o RAID na BIOS?

Esse RAID estava com o sistema operacional ou só com arquivos secundários?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto
Bom dia, obrigado pela resposta. 

Ativei o RAID. 
Na nova placa AMD, eu consegui montar os dois discos rígidos (2 hd de 1 tb cada, somados, da 1.9tb) em RAID 0.
Mas aparece como OFFLINE, pedindo pra ser formatado. (não fiz, pois preciso resolver e pegar os arquivos).

Ele esta sem sistema operacional, o sistema esta em outro HD. (esse não esta em RAID).
o RAID esta com arquivos somente, mas arquivos importantes para minha empresa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 minutos atrás, Eduardo Ampuero da Silva disse:

@Mr. Caio Augusto
Bom dia, obrigado pela resposta. 

Ativei o RAID. 
Na nova placa AMD, eu consegui montar os dois discos rígidos (2 hd de 1 tb cada, somados, da 1.9tb) em RAID 0.
Mas aparece como OFFLINE, pedindo pra ser formatado. (não fiz, pois preciso resolver e pegar os arquivos).

Ele esta sem sistema operacional, o sistema esta em outro HD. (esse não esta em RAID).
o RAID esta com arquivos somente, mas arquivos importantes para minha empresa.

 


Você já instalou o driver da AMD RAID no Windows? 
 

Aqui eu precisei instalar para reconhecer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, Eduardo Ampuero da Silva disse:

Então, eu instalei:  AMD RAID Driver (SATA, NVMe RAID)

Esse que você passou, você instala ele dentro do WINDOWS?? OU quando esta instalando o WINDOWS?

 

@Mr. Caio Augusto


dentro do Windows mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 minutos atrás, Eduardo Ampuero da Silva disse:

@Mr. Caio Augusto

Não estou no escritório agora. Mas logo depois do almoço vou fazer isso, instalar esse arquivo.
Tomará que de certo. 
Dou um feedback mais tarde, obrigado pela ajuda. 


Eu quebrei minha cabeça quando fiz o RAID também pois precisei instalar esse driver é o utilitário amd xpert para que o RAID funcione, além claro de mudar na bios e faze o arranjo lá também.

 

Meu primeiro RAID foi de Intel e foi bem tranquilo de fazer sabe, me lembro que tinha o sistema nele ainda é nem precisei carregar driver algum nem instalar nada. Ele detectou e boa.

 

Nessa segunda vez eu fiz um RAID de AMD, mas não com o SÓ nele, somente para arquivos, mas achei bem mais chatinho de fazer com a AMD. Não tem muita literatura disso o que complica. Fiz RAID 0 pra ter desempenho mesmo.

 

você pode fazer um RAID pelo Windows também. Creio que não terá estes problemas caso trocar de plataforma. 

adicionado 2 minutos depois

Mas instale este utilitário que te passei, só para ter certeza que não é problema de driver.

 

caso mesmo assim não der, aí teremos que ver dentro do utilitário RAID da própria BIOS. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto
Sim, pela INTEL, muito fácil a BIOS.
Além disso eu trabalho com 2 sistemas pela intel. 
Sistema operacional em AHCI, e os arquivos em RAID 0. Ele aceita os dois. 
Esse AMD, a BIOS não aceita os dois. E além disso é muito complicado, tive que quebrar a cabeça e vasculhar o youtube inteiro. 
Só achei um vídeo gringo... E ele fez uma manobra digna de filme, pra habilitar o Xpert. 

Tomará que esse drive funcione.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
14 minutos atrás, Eduardo Ampuero da Silva disse:

@Mr. Caio Augusto
Sim, pela INTEL, muito fácil a BIOS.
Além disso eu trabalho com 2 sistemas pela intel. 
Sistema operacional em AHCI, e os arquivos em RAID 0. Ele aceita os dois. 
Esse AMD, a BIOS não aceita os dois. E além disso é muito complicado, tive que quebrar a cabeça e vasculhar o youtube inteiro. 
Só achei um vídeo gringo... E ele fez uma manobra digna de filme, pra habilitar o Xpert. 

Tomará que esse drive funcione.


No meu caso o sistema está no M.2 e os outros dois SSD estão em RAID 0.

 

Vou até verificar aqui como está o M.2. Nesse caso eu acho que ele separou sim, igual o da Intel, mas e se eu add outro disco sata normal por exemplo... ele não vai separar e vou ser obrigado a operar  modo RAID mesmo não montando arranjo. 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
19 minutos atrás, Eduardo Ampuero da Silva disse:

@Mr. Caio Augusto
Olá Caio, 
Não funcionou, vou mandar a tela do RaidXpert2. 
20200929_195756888_iOS.thumb.jpg.3ef2d18759364d1cfd9a0888ddf1a543.jpg
 

você tem dois arranjos? 
de SSD também?

 

Vamos terq ir no utilitário da BIOS para ver se a configuração do arranjo está desconfigurado.


 

 

adicionado 11 minutos depois

Chegou ler as mensagens ali do text? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto
Caio, acho que na BIOS esta correto, pois ela conseguiu montar (RAID 0, somou os dois discos rígidos que eu tenho). 
O problema é que não tenho acesso. 
Agora vi que ficou em RAW a unidade. 
Então usei o software easeUS, e ele achou os arquivos, só que pra usar é necessário pagar o software. 
Menos mau, que na ultima opção, pago pra recuperar. (Mas sempre vem com vários arquivos corrompidos, usando esse software).

O que vi é que os arquivos estão lá, mas não consigo acessar eles. Como mostrei nas imagens do começo do post. 
Já tentei converter de RAW para NTFS, mas sem sucesso. 

Agora pensando, será que muda o jeito de fazer na BIOS? E isso compromete a montagem? Tipo usei 128kb.. no SSD que esta o WIndow (2 SSD de 128gb, somados 256gb)... esta com 64kb. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
16 minutos atrás, Eduardo Ampuero da Silva disse:

@Mr. Caio Augusto
Caio, acho que na BIOS esta correto, pois ela conseguiu montar (RAID 0, somou os dois discos rígidos que eu tenho). 
O problema é que não tenho acesso. 
Agora vi que ficou em RAW a unidade. 
Então usei o software easeUS, e ele achou os arquivos, só que pra usar é necessário pagar o software. 
Menos mau, que na ultima opção, pago pra recuperar. (Mas sempre vem com vários arquivos corrompidos, usando esse software).

O que vi é que os arquivos estão lá, mas não consigo acessar eles. Como mostrei nas imagens do começo do post. 
Já tentei converter de RAW para NTFS, mas sem sucesso. 

Agora pensando, será que muda o jeito de fazer na BIOS? E isso compromete a montagem? Tipo usei 128kb.. no SSD que esta o WIndow (2 SSD de 128gb, somados 256gb)... esta com 64kb. 


A questão do pacote não tem nada a ver. Isso é a quantidade de dados por leva. Não deve influenciar. 
 

Eu já tinha visto que estavam em RAW, mas porque? Esse é a questão.

 

o arranjo na bios destes 2 discos estão on-line? Como está a configuração lá?

 

outra questão, você se recorda qual letra o Windows alocou no sistema antigo? Já vi casos de RAID que elas batiam com a atual e dava problema.

 

 

Eu pensei, será que a BIOS consegue separar os pacotes de um RAID para o outro RAID? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estão ONLINE. 
E a letra é a mesma, nessa caso D
Então, estou quebrando a cabeça. 
Só se na BIOS tem algo de errado. Como te falei, ela chegou a montar as duas unidades. Pois aparece como se fosse 1.. Desde o Windows Explorer, como no software da AMD, RaidXpert.

NAo sei o que fazer.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 minutos atrás, Eduardo Ampuero da Silva disse:

Estão ONLINE. 
E a letra é a mesma, nessa caso D
Então, estou quebrando a cabeça. 
Só se na BIOS tem algo de errado. Como te falei, ela chegou a montar as duas unidades. Pois aparece como se fosse 1.. Desde o Windows Explorer, como no software da AMD, RaidXpert.

NAo sei o que fazer.
 

 
certifique-se da bios estar com CSM desabilitado na BIOS

 

entao temos que partir da lógica que os HD perderam a partição e ficaram como RAW. Procuramos algo relacionado a isso.

 

mas assim Dr, se for algo muito importante eu aconselho você a acionar uma empresa que recupera dados. Eu conheço um que faz e tem todo o equipamento 

adicionado 2 minutos depois

https://www.google.com.br/amp/s/www.stellarinfo.com/blog/raid-partition-recovery-step-by-step/amp/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...