Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual potência do ferro de solda usar?


Shanks.
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Para componentes SMD em placas, por volta de 70 W é a melhor potência para o ferro de solda. Deve ter ponta fina também, por razões óbvias F5Rua4D.gif.

 

 

 

É ruim fazer esses trabalhos com temperatura baixa no ferro. Compre o de potência certa e conserve desligando ao fim de cada utilização.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Boa noite, estou precisando de um ferro de solda novo, o uso seria para reparo em placas, coisa básica. 30W já basta ou é melhor pegar o de 60W?

Para eletrônica leve, o de 30W é melhor, pois aquece menos os componentes minúsculos e sensíveis.

Porém, observe o seguinte: há muitos serviços que você simplesmente não consegue fazer com um ferro de 30W, porque ele não gera calor na velocidade suficiente para aquecer componentes maiores. Por exemplo: se você quiser trocar um capacitor eletrolítico de uma placa-mãe, esqueça soldador de 30W , você não vai conseguir derreter uma solda de maior tamanho.

Então analise bem a sua necessidade antes de comprar, porque também não compensa usar um soldador que vai danificar pecas muito pequenas, por superaquecimento.

O ideal é ter dois ferros de solda, um para eletrônica leve e outro para reparos que exijam maior quantidade de calor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Como o quesito preço não entrou em pauta, cogite comprar uma estação de solda. Com ela você coloca a temperatura que quiser. Mas se for pobre (como eu), tenha um de maior potência e um dimmer minimalista. Com o tempo você define que tal posição do dimmer é boa pra tal serviço.😁

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando, concordo com o @Math.Pi que um ferro de 40 W é melhor para pequenos componentes SMD, como resistores do tipo 0603 e transistores do tipo SOT-23. Uma estação com controle de temperatura, como disse a @if., é preferencial a um ferro de solda simples.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...