Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha fazendo barulhos


Zenon
Ir à solução Resolvido por Mr. Caio Augusto,

Posts recomendados

Preciso de um filtro de linha para poder conectar o computador e o monitor na mesma tomada, que tem padrões diferentes também.

 

Estava usando um filtro que do nada começou a apresentar som de chiado quando eu ligava. Para poder ligar o PC, eu tinha que desligar e religar o filtro repetidamente até ele parar de chiar. Porém, isso parou de funcionar depois de um tempo.

 

Então troquei para outro filtro de linha, também velho, de um amigo. Ele funciona, mas tem um defeito estranho. Quando desligo o computador de noite e desligo o filtro de linha, o led do monitor dá uma piscada forte de 1 segundo a cada 5 ou 10 minutos, parecendo que o monitor está possesso, mesmo com o filtro de linha desligado. Essas piscadas não ocorrem quando eu tiro o filtro de linha da tomada. Esse led é vermelho, mas a cor da piscada parece ser branca ou verde, a piscada é tão rápida que nem tenho tempo de notar a cor.

 

 

Então queria saber que problemas são esses e o que devo fazer para resolver.

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
13 minutos atrás, Zenon disse:

Preciso de um filtro de linha para poder conectar o computador e o monitor na mesma tomada, que tem padrões diferentes também.

 

Estava usando um filtro que do nada começou a apresentar som de chiado quando eu ligava. Para poder ligar o PC, eu tinha que desligar e religar o filtro repetidamente até ele parar de chiar. Porém, isso parou de funcionar depois de um tempo.

 

Então troquei para outro filtro de linha, também velho, de um amigo. Ele funciona, mas tem um defeito estranho. Quando desligo o computador de noite e desligo o filtro de linha, o led do monitor dá uma piscada forte de 1 segundo a cada 5 ou 10 minutos, parecendo que o monitor está possesso, mesmo com o filtro de linha desligado. Essas piscadas não ocorrem quando eu tiro o filtro de linha da tomada. Esse led é vermelho, mas a cor da piscada parece ser branca ou verde, a piscada é tão rápida que nem tenho tempo de notar a cor.

 

 

Então queria saber que problemas são esses e o que devo fazer para resolver.

Obrigado.


zenon, boa tarde.

 

A maioria dos equipamentos, contando o filtro de linha possuem uma chave de desliga e liga em apenas um polo. 
 

Eu acredito que esteja ocorrendo alguma situação abaixo:

 

A chave seletora está cortando o neutro ao invés do fase, e isso faz com que o sistema seja algo montado pela fase constantemente, mas que não liga por causa que o neutro não está presente. O ar existem certa resistividade entre outros fatores... até ao ponto do circuito sofrer um disparo. Faça o teste com uma  chave de neon com o filtro desligado. Se ascender é porque a chave está cortando o neutro. 

É por este motivo que se tem um lado para o neutro e para o fase ok? 
 

a outra situação é que pode estar ocorrendo algum retorno no seu neutro e isso gera estes problemas

 

Caso em sua residência seja 220 fase fase aí infelizmente terá que adaptar uma chave bipolar.

adicionado 2 minutos depois

Já viu aquele fenômeno da luz piscar no quarto quando desligada? Então é semelhante 

A831F04D-D860-4590-BF0A-9C37860A56B0.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

A chave seletora está cortando o neutro ao invés do fase, e isso faz com que o sistema seja algo montado pela fase constantemente, mas que não liga por causa que o neutro não está presente. O ar existem certa resistividade entre outros fatores... até ao ponto do circuito sofrer um disparo. Faça o teste com uma  chave de neon com o filtro desligado. Se ascender é porque a chave está cortando o neutro. 


É por este motivo que se tem um lado para o neutro e para o fase ok? 
 

a outra situação é que pode estar ocorrendo algum retorno no seu neutro e isso gera estes problemas

 

Caso em sua residência seja 220 fase fase aí infelizmente terá que adaptar uma chave bipolar.

 

Minha cidade é de 110.

A tomada do filtro de linha é de 3 pinos e a do monitor é de 2 pinos e tem uma caixa (não sei o nome).

 

O filtro de linha antigo funcionava antes de dar defeito. Não sei se foi ele que começou a dar problema ou se foi a tomada do monitor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2020 às 11:06, Mr. Caio Augusto disse:

Inverta os polos e teste

Desculpe a demora, mas é que só posso mexer nas tomadas quando desligo o computador à noite.

 

Liguei a tomada do monitor (que tem só dois pinos) invertendo os lados, mas ele continuou dando as piscadas. O formato da entrada da tomada no filtro de linha é esse segundo (da direita).

 

Atualmente, tenho que tirar a tomada do filtro de linha após desligar o computador para não piscar. Não sei se as piscadas danificam o monitor, mas acaba sendo chato tirar a tomada toda vez.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
34 minutos atrás, Zenon disse:

Desculpe a demora, mas é que só posso mexer nas tomadas quando desligo o computador à noite.

 

Liguei a tomada do monitor (que tem só dois pinos) invertendo os lados, mas ele continuou dando as piscadas. O formato da entrada da tomada no filtro de linha é esse segundo (da direita).

 

Atualmente, tenho que tirar a tomada do filtro de linha após desligar o computador para não piscar. Não sei se as piscadas danificam o monitor, mas acaba sendo chato tirar a tomada toda vez.

 

 


não é a tomada do monitor para inverter. E sim os fios da tomada da parede 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...