Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura da GPU e CPU


Posts recomendados

Estou usando um Ryzen 5 2600 e uma RX 570.

 

Qual a temperatura ideal para trabalho (internet, edição de texto, PDF etc) e qual a temperatura ideal para jogos?

adicionado 1 minuto depois

No momento, estou usando apenas um cooler no gabinete.

Pretendo adquirir um cooler extra apenas daqui uns 6 meses. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sendo bem sincero, é difícil dizer isso para você porque há vários fatores em relação a temperatura:

  1. Qual é o fluxo de ar do seu gabinete? Possui três ventoinhas frontais jogando o ar para dentro e uma de exaustão jogando o ar para fora? Se não, isso tende a ser um problema em questão de aquecimento.
  2. Qual é o clima da região? Mora em regiões de clima quente (+30°C) ou ameno (+-22°C)?
  3. Quais jogos quer rodar e quais aplicações?

A temperatura não é tão relevante abaixo dos 95°C, na maioria dos casos. Não faz diferença um processador estar trabalhando a 35°C ou 75°C, não há nenhum problema nisso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Kauê Marcel Araujo disse:

Estou usando um Ryzen 5 2600 e uma RX 570.

Qual a temperatura ideal para trabalho (internet, edição de texto, PDF etc) e qual a temperatura ideal para jogos?

No momento, estou usando apenas um cooler no gabinete.

Pretendo adquirir um cooler extra apenas daqui uns 6 meses. 

Temperatura ideal, quando a CPU está ociosa, é abaixo de 50º. Quando a CPU está sob stress (jogos, renderização 3d em geral) é abaixo de 70º. Acima dessas temperaturas eu considero que já é anormal e deve ser corrigido. Em gabinetes bem ventilados a temperatura máxima seria de 60º. 
Você pode adquirir ventoinhas por preços tão baixos quanto 20 reais, de boas marcas e duráveis. Esperar 6 meses se seu PC estiver superaquecendo (o que não ficou claro) pode acarretar em um prejuízo bem superior ao valor de mais uma ou duas ventoinhas de baixo custo. As marcas que recomendo são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, NZXT e Scythe. Observe as imagens abaixo para saber como e onde instalar as ventoinhas. Tente sempre manter um fluxo de ar equilibrado, o mesmo volume de ar entrando e saindo.

 

image.png.364990ac73de2526c7038b11e81fdcd4.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.png.c012209dbedf846b5b74163d65ddd66c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Ornitotheus disse:

Qual é o fluxo de ar do seu gabinete? Possui três ventoinhas frontais jogando o ar para dentro e uma de exaustão jogando o ar para fora? Se não, isso tende a ser um problema em questão de aquecimento.

É um Gabinete Gamer Aerocool Shard Mid Tower. Ele já vem com uma ventoinha atrás e não adicionei nenhuma extra. 

Nas especificações fala que aceita 3 ventoinhas na frente e 2 no topo.

Se eu fosse adicionar mais ventoinhas, quantas eu deveria adicionar? E em quais lugares? É realmente necessário colocar as 5 que o gabinete suporta ou mais 2 ou 3 seria suficiente?

 

7 horas atrás, Ornitotheus disse:

Qual é o clima da região? Mora em regiões de clima quente (+30°C) ou ameno (+-22°C)?

Moro no Sul (PR/SC), em dias quentes faz +30ºC.

 

7 horas atrás, Ornitotheus disse:

Quais jogos quer rodar e quais aplicações?

Os jogos que mais tenho interesse são Metroidvanias (Hollow Knight, Ori, Control etc), com boa chance de jogar um ou outro jogo de mundo aberto (Cyberpunk 2077). De resto, talvez algum Battle Royal / MOBA.

As outras aplicações são leves, geralmente no meu trabalho preciso apenas de leitor PDF, editor de textos e navegador com várias abas.

 

7 horas atrás, WOZ Dods disse:

Você pode adquirir ventoinhas por preços tão baixos quanto 20 reais, de boas marcas e duráveis.

Onde eu encontro por esse preço? No Mercado Livre e nas lojas que olhei (Kabum, Terabyte, Pichau) está tudo acima de 35-50, dependendo da marca fica difícil encontrar abaixo de 50. quando eu olhei essas marcas que você citou está tudo acima de 50 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kauê Marcel Araujo Você deu um pouco de azar. Tinha deepcool e aerocool na kabum ontem a esse preço, mas hoje já esgotou. Na pichau ainda tem:
https://www.pichau.com.br/hardware/ventoinhas-e-casemod/ventoinha-aerocool-lightning-120mm-led-red-en51363-box

https://www.pichau.com.br/hardware/ventoinhas-e-casemod/ventoinha-deepcool-rf120-led-branco-dp-fled-rf120-wh-1

https://www.pichau.com.br/hardware/ventoinhas-e-casemod/ventoinha-deepcool-rf120-led-branco-dp-fled-rf120-wh

 

As mesmas na terabyte estão custando mais, mas tem que ver o frete para comparar:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13873/cooler-para-gabinete-deepcool-rf120-r-led-red-120mm-dp-fled-rf120-rd

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13874/cooler-para-gabinete-deepcool-rf120w-led-white-120mm-dp-fled-rf120-wh

adicionado 3 minutos depois

Essas ventoinhas são simples, mas são de boa marca e vão durar uma vida. Se quiser algo com menor ruído, com RGB, com rolamentos especiais, aí terá que pagar mais caro mesmo. As Cooler Master da série Master Fan são excelentes, por exemplo, mas o custo elevado não justifica a menos que você tenha dinheiro sobrando e nada mais importante a comprar.

adicionado 4 minutos depois

Para facilitar sua busca, sempre use filtros como este abaixo:

https://www.kabum.com.br/hardware/coolers?pagina=1&ordem=3&limite=30&prime=false&marcas=["113","236","29","36","814"]&tipo_produto=[]&filtro=[["1892","1992"]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...