Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe um limite de armazenamento estabelecido pela placa-mãe?


Posts recomendados

Galera, minha placa-mãe é uma M5A78L-M LX-BR. Tenho 250gb SSD e 500gb de HD. Como uso o PC pra jogos, gostaria de colocar um HD mais "parrudo" — de 4tb, por exemplo. Alguém pode me dizer se existe um limite pra quantidade de memória que eu posso inserir? (Tipo, ah, esse PC só suporta 2tb)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como unidade do sistema operacional, para discos maiores que 2 TiB, considerando o comportamento do Windows, você precisa de "BIOS" UEFI, do contrário não funcionará -- e o Windows precisa ser instalado nesse modo (não costuma ser padrão em placas-mãe avulsas). Se for para uma unidade de armazenamento secundária, daí não tem restrição. Basta particionar o disco em GPT que qualquer sistema operacional suportará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a resposta, basicamente, é não. Sua placa-mãe não vai limitar seu poder de armazenamento. Mas caso você tenha muuuitos tb, aí sim você teria um problema. Não com hardware, mas com software, de acordo com a formatação do seu HD. formatando em NTFS é coisa de muitos terabytes, muito mais do que existe hoje em tamanho de HD em FAT 32 o limite é 2 elevado a 32tb em FAT 16 é 2 elevado a 16tb. Então eu tenho certeza que colocar um hd de 4tb ainda vai estar beeem longe do limite que o windows ia aguentar

 

Os dados que eu tirei foram daqui.

adicionado 1 minuto depois

@Marcos FRM  basicamente você tá dizendo que se o Windows estiver instalado no SSD dele, não importa o tamanho do hd que não vai ter problema?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RaphiaelGamer Sim. O limite dos 2 TiB existe para o disco onde está instalado o Windows apenas; requer, nesse caso, UEFI para tamanhos maiores.

 

Como disco secundário, basta usar GPT e pronto. Aliás, o gerenciador de discos do Windows oferece apenas GPT para discos acima dos 2 TiB se não estou enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...