Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar bomba de water cooler 3 pinos em 4 pinos pwm


wostbrot

Posts recomendados

Bom dia galera, não sei se estou criando o tópico na área certa, sou novo aqui.

Estou customizando  meu water cooler master liquid 120 lite (selado) e ao abrir ele me deparei com a placa de circuito,

ela possui as trilhas para o quarto pino nela e o controlador tem a entrada soldada na pcb mas 

falta um componente, a controladora 1.thumb.jpg.373b004275580429d4f295007c2d86b1.jpgé uma a4949gt, pesquisei sobre ela e não achei nem no datasheet,

queria saber se seria possível soldar o componente que falta (não sei qual vai) e colocar o quarto pino 

066dd08a-cd8f-43a9-ac93-fa147fd1fb76.thumb.jpg.7becde6d8302d21ebf44c0ab3eb169c9.jpgpara funcionar em pwm.

7d315bec-7261-4287-a519-ceed5e1fbd.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Existem bombas com pwm, normalmente as com mais potencia e de custo mais elevado.

 

adicionado 24 minutos depois

Achei em um site de um fabricante o datashet de um chip a4945 e a4949.

pelo que vi os terminais são os mesmos do meu com nomenclatura final gt.

pelo que vi vai um resistor de 100k ohm, deem uma olhada no pqf

A4945-A4949-Datasheet.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
36 minutos atrás, wostbrot disse:

daqueles pequenos pretos né?

Sim.

Amigo nem ouse comprar um (01) resistor de 1k pois ele tem em virtualmente qualquer sucatinha eletrônica smd. P.ex. hoje cedo tinha um dentro do meu pão com margarina! Vou quebrar seu galho e deixar você colocar de 100Ohms (101) ... ...  a 2K2 (222) ok? Fala agora que não tem e receba um cascudo virtual 😠! 😁

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Não estudei a plaquinha, mas será que ele não tem de alterar (ou mesmo retirar) algum outro componente, se for "completar" com o tal resistor?

faz todo sentido, nao tem porque o fabricante fazer a placa faltando um componente pra cobrar estão barato, se colocar o componente poder furar o zoios e ainda anunciar o pwm na bomba.....

adicionado 1 minuto depois
Em 01/10/2020 às 13:58, if. disse:

Boa...

Pode colocar 1K mesmo (impresso 102).

Pra controle via botão - potenciômetro -  pesquise por 555 pwm

c4a817a3d9a81226979e230e77ced7ce.jpg

Com tempo e conhecimento, você bola até mesmo um sistema com sensor de temperatura: diminui temperatura=diminui potência e vice versa.

a unica semelhanca q vi é q ambos cis tem 8 pernas......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, nickosoft disse:

ambos cis tem 8 pernas......

Amigo perdão por não deixar explícito que o que propus foi um adicional pro controle. Apenas pra gerar o sinal pwm pra aplicar no 1k. Oxalá que o autor tenha entendido.

 

O controle pwm é opcional bem como o resistor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...