Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando utilizo 4 pinos na entrada atx 12v o computador liga, porém sem imagem.


Ir à solução Resolvido por lotus123,

Posts recomendados

Boa noite. As configurações do meu pc são: Amd ryzen 5 3600, Asus b450m, 1x8gb hyperx fury ddr4, placa de vídeo gtx 1050 de 2gb. Não sei informar a fonte, porém sua potência é de 600w. O problema que estou tendo é o do pc não subir vídeo ao monitor. Troquei os cabos de hdmi e nada mudou, o pc ligava porém sem vídeo. Resolvi abrir o gabinete e detectei que o problema estava na placa-mãe, mais especificamente na ATX 12v. Ela tem entrada para 8 pinos, e o que utilizava era de apenas 4. Foi então que troquei os quatro pinos por outro fio com 8 pinos, que também saia da mesma fonte. Desta vez, ocupando todo o espaço da entrada ATX 12v, o pc nem chegou a ligar. Vale a pena dizer que no manual da placa-mãe (asus b450m) é sugerido que tanto 4 quanto 8 pinos são suficientes, enquanto no manual virtual diz que com apenas 8 pinos o pc transmitirá vídeo.
Alguém sabe como me ajudar? O problema realmente está na ATX 12v ou em outro lugar? Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

você deve ter trocado os pinos de CPU pelos de placa de vídeo. volta como estava e reza pra não ter queimado.

 

Fontes no brasil tem mania de ter só 4 pinos, são projetos antigos já que a partir da versão 2.3 é usual ter 4+4 de CPU 12v

 

Dizem que não tem problema, mas tem, pois sua CPU trabalha subalimentada. Em idle e sem puxar muito vai segurar, mas em estres pode corromper dados conforme for o TPD da CPU e corrente 12v da linha.

 

Agora, se ela funcionava antes, se não estragou vai continuar funcionando. ideal é hora que der comprar uma fonte de qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado.

 

adicionado 24 minutos depois
26 minutos atrás, lotus123 disse:

você deve ter trocado os pinos de CPU pelos de placa de vídeo. volta como estava e reza pra não ter queimado.

 

Fontes no brasil tem mania de ter só 4 pinos, são projetos antigos já que a partir da versão 2.3 é usual ter 4+4 de CPU 12v

 

Dizem que não tem problema, mas tem, pois sua CPU trabalha subalimentada. Em idle e sem puxar muito vai segurar, mas em estres pode corromper dados conforme for o TPD da CPU e corrente 12v da linha.

 

Agora, se ela funcionava antes, se não estragou vai continuar funcionando. ideal é hora que der comprar uma fonte de qualidade.

Pois bem, liguei novamente o pc com os 4 pinos, e ele funcionou normalmente, porém continua sem imagem. Acredito que não queimou, mas vou procurar um técnico para solucionar meu problema. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda, e vou tomar mais cuidado da proxima vez. Só gostaria de fazer mais uma pergunta: você acha que a placa-mãe pode ter queimado, mesmo se o pc ligou e todos os componentes funcionaram normalmente? Obrigado.

adicionado 26 minutos depois
24 minutos atrás, Yan_ disse:

abra o gabinete e nos informe a fonte, concordo com o @lotus123, você devia ter perguntado ou feito um tópico aqui antes

O problema é que a fonte está presa em uma caixa preta. Sou leigo no assunto, mas da última vez que chequei a marca da minha fonte, vi avaliações de que ela conseguiria sim manter meus componentes. Mais uma vez agradeço pela ajuda!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Yan_ disse:

só uma pergunta: você usou o 4 pinos na placa de vídeo?

Não entendi. Eu coloquei os quatro pinos novamente na ATX 12v e voltou como estava antes. Desculpe, se esta for a entrada da placa de vídeo, eu acho que é, mas não entendo do assunto. Apenas vi um vídeo da kabum ensinando a colocar os cabos da fonte, e estou dizendo à respeito do cabo 4-PIN PCI-E

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Yan_ disse:

@André Ricard ok, vou esclarecer melhor: quando você colocou o outro conector ( 8 pinos ) na placa de vídeo, o que você fez com o conector de 4 pinos que estava antes?

Eu apenas retirei da entrada. Ele continuou no conectado a fonte, porém coloquei erroniamente o conector de 8 pinos em seu lugar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Yan_ disse:

@André Ricard mas qual cabo está conectado ao processador? consegue tirar uma foto? fica mais fácil

Me desculpe novamente pelo desconhecimento. Pelo que sei, o processador fica naquele soquete da placa-mãe, certo? Acredito que não tenha nenhum cabo em contato com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...