Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Bom dia amigos. Estou entrando agora no grupo e necessito apoio. Tenho alguma habilidade com eletrônica, componentes e ferro de solda. Mas meu pouco conhecimento se resume a eletrônica digital e não entendo nada de som. Também  estou muito desatualizado.

 

Quero montar um sistema de som 2.1 para ter em casa, no PC e ou na TV. Algo simples que não faça vergonha. Tenho aqui em casa, ha uns 8 ou  10 anos uma caixa INTEGRIS (anexo) que considero ter uma excelente qualidade mas não está mais no mercado São de madeira e batalhei bastante na época para encontrar algo que me atendesse e elas me surpreenderam. as que tenho visto, ou são muito ruins ou absurdamente caras. então, gostaria de fabricar minhas próprias caixas, com meu design, de madeira, coisa chique. então tem que ter uma mínima qualidade sonora.

 

Então a ideia é:

1 - Placas preferencialmente com fonte integrada bi-volt (nao quero usb)

2 - entrada P2 e USB

3 - bluetooth

4 - 14-16 w de potencia é suficiente.

5 - Um sobwoofer na faixa de 20 a 25cm

6 - satélites na faixa de 15x15cm

 

Então, preciso de indicações e conselhos para começar a navegar nesses mares Principalmente tipos de alto falantes que tenham um bom visual. Gosto deles aparentes.

 

Um abraço a todos e muito obrigado.

unnamed.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde e seja bem vindo ao fórum

 

Eu também estou tentando montar um kit 2.1 a uns 3 anos e já está quase pronto rsrsrs.

Cara no You Tube tem uma pancada de vídeo de gente montando essas caixas de som do tipo 2.1, inspiração é o que não vai faltar.

Recomendo fortemente comprar itens do aliexpress, apesar de vir de fora do Brasil está vindo muito rápido em relação a antigamente.

É claro você só não pode escolher os itens errados porque se não fazer troca esquece.

E realmente fazer alimentação por USB não presta.

De uma olhada nos vídeo que te indiquei e de uma olhada no aliexpress, assim que você achar todos os componentes posta aqui que vamos te falar se vai ser tudo compatível.

Uma dica quando for pegar o amplificador escolha um que já tenha bluetooth embutido, para dar menos trabalho e ter problema de interferência.

Mais a receita é essa.

Uma par de alto falantes do tipo full range (assim não há necessidade de instalar tweeter) de 2.5" até 4"

Um subwoofer de 4" até 8"

Uma placa amplificada + bluetooth  2.1 com no mínimo 2x20WRMS + 50WRMS.

Uma fonte de alimentação compatível com o amplificador, se a placa operar de 12 volts até 24 volts por 5 amperes, já compre uma fonte de 24 volts x 5 amperes isso mais muito diferença no resultado final.

No interior da caixa sempre coloque um pouco de manta acrílica isso ajuda na melhor qualidade do som.

O tipo de caixa, os modelos mais fáceis sem dúvida nem uma são as do tipo dutada, aquelas caixas de tem junto do alto falante um furo juntamente com um pequeno pedaço de cabo redondo, que muita gente acha que é só "Ventilar", ou "A caixa não estourar", mais aquilo tem duas funções.

Sintonizar a caixa, e ajudar a resfriar a bobina do alto falante.

Sintonizar caixa parece loucura mais o diâmetro e o comprimento do tudo faz toda diferença, suponhamos que você compre um alto falante de 6" e construa uma caixa de 30*30*35cm que seu volume interno vai dar 31,5 litros e você coloque um duto de 3" por 10cm você vai conseguir uns graves mais firme" tum tum tum tum tum".

Agora se nesse mesma caixa você ficar esse mesmo duto de 3" só que com 25cm do comprimento, os graves vão ficar mais macios "bummm bummm bummm bummm".

Tem caixa com radiador passivo, no aliexpress tem muito e eles tem o mesmo principio da caixa dutada só que são mais difíceis para chegar em um resultado (é esse tipo de caixa que estou fazendo rsrsr).

Aquelas caixa da JBL usam esse principio de radiador passivo.

Tem caixa do tipo selada que só possui o buraco do alto falantes, elas são perfeitas para quem quer fazer caixas menores só que você perde muito desempenho, e sintonia do conjunto é realizado alterando o volume da caixa.

Quando maior a caixa, mais macios os graves e quando menos a caixa mais firme os graves.

Tem caixa do tipo TL "transmission line (linha de transmissão) ela é igual a dutada, só que com o duto muito mais comprido, só que a fabricação dela é bastante complexa, eu nunca ouvi tocando mais me falaram que o desempenho e a qualidade de som é impecável.

Tudo isso tem vídeo e matéria no you tube e no google.

Se largar fico escrevendo sem parar rsrsrsr.

É claro você vai precisar de madeira compensada de 5 a 10mm, cola, prego apenas se for fazer com madeira de 10mm, serra tico tico, furadeira e vontade que está complicado com esse calor rsrsrsr.

E a parte que acho mas complicada seja qual for o tipo de caixa é o acabamento, pode ser carpete, ou pintada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edvaldo, bom dia e muito obrigado pelas informações. 

 

 voce me deu um excelente ponto de partida. 

A eletronica parece que o segredo é uma boa escolha.

Já a construção física merece uma atenção minuciosa. um pouco de investigação, estudo e projeto. Afinal, tudo depende de boa acústica. Colocar motor de Opala num Chevete, é bem diferente de colocar um Chevete num motor de opala. acho que quero um Opala, e não um Chevete.

Fale o quanto quiser. Informação clara e de qualidade é o que busco. Obviamente, sei que no Youtube tem todas as informações. Só não esta marcado qual é a boa. Isso as vezes é desanimador. Tem muita gente querendo parecer e aparecer. Por isso estou aqui. Conheço uma galera nesse grupo. Das antigas, gente que respeito muito. 

Andava me perguntado porque não quase não vejo twiters nas caixas. O toque do full range já esclareceu tudo.

A construção da caixa não é problema. Sou bastante bom nisso. Não digo que é fácil. ahí esta toda a engenharia.

Vou começar a sujar as mãos e logo logo reporto os avanços.

 

|Um abraço, e mais uma vez obrigado

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...