Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memorias de tamanho iguais ficam em dual channel?


Visitante
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Seguinte galera eu sei que 2x8gb memorias idênticas ficam em dual channel, é lógico, e sei também que 4x8gb sendo idênticas ficam em dual channel ou seja ficam funcionando a 2x16gb. Mas ai entra minha dúvida tó pensando em pegar 3x8gb idênticas pra ficarem 24gb vai ficar em dual channel 2x12gb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto tem certeza? acho que fica em dual channel? porque as 4x8gb funcionam como se fosse 2x16gb.

Então penso eu que 3x8gb funcionam a 2x12gb, estou certo?

adicionado 5 minutos depois

@Mr. Caio Augusto explique um pouco mais. Tenho quase certeza que 3x8gb identicas funcionam sim em 24gb em dual channel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu vi isso no vídeo do Ancient Gameplays e fica ativo sim o dual channel ele disse que 4x8gb fica funcionando a 2x16gb em dual channel, entendam?

adicionado 3 minutos depois

É porque a própria placa-mãe vai reconhecer as 4x32gb como se fosse 32gb em dual channel ou seja vai funcionar como se fosse 2x16gb, pois a placa-mãe só reconhece um dual channel, por isso quero saber se 3x8gb vão funcionarem em 24gb em dual channel?

adicionado 4 minutos depois

vcs não sabem de nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe tem dois canais (daí dual channel). Cada canal tem que estar populado por módulos de mesma capacidade para que o dual channel seja ativado. A capacidade tem que ser a mesma em cada par de módulos, pois é assim que a MB vai utilizá-los para obter a velocidade máxima.

RWBEZtQ.png

 

Dimm1 e Dimm3 compõe o primeiro slot dos dois canais, formando um par, e com isso devem ser populados por memórias de mesma capacidade. Dimm2 e Dimm4 seguem o mesmo princípio.

Se você não tiver pares idênticos talvez rode em flex mode, mas o ganho de desempenho efetivo é menor do que o do dual channel real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não funcionam em dual channel, mas sim em flex mode. As duas idênticas estarão rodando em dual channel, mas a avulsa não.

 

Não sei se você entendeu bem como dual channel funciona. Entenda: dual channel não é um aumento de desempenho baseado na capacidade. A capacidade é uma questão de compatibilidade de alocação que possibilita o dual channel, nada mais.

O dual channel funciona com cada canal trafegando e armazenando dados em paralelo e simultaneamente, aumentando a velocidade de tráfego de dados efetivo em até 100%. É como se você tivesse uma avenida por onde passam 100 carros ou duas avenidas por onde passam 50 carros em cada uma simultaneamente. 

  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tivesse uma resposta simples... Sim, vai ficar em modo flex, mas para a maioria das aplicações ficará pior do que 2x8 GBs. Somente em aplicações que demandam grande volume de memória você teria algum benefício usando flex, mesmo assim não seria tão grande quanto se usasse dual channel real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, só agora que vi essa resposta. Bem, se o que estou descrevendo que é uma transcrição básica do que é estabelecido pela própria Intel quando inventou o Dual Channel quase 20 anos atrás, mas que continua sendo o mesmo documento regulador da tecnologia desde então, é não saber de nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cesar de Freitas Henrique Só linha Xtreme da Intel. Não é a placa-mãe, mas a controladora da memória em algumas séries de CPU. Não existe placa-mãe que suporte ou deixe de suportar dual channel, a placa-mãe apenas dá suporte à tecnologia da controladora de memória.

adicionado 1 minuto depois

Querido, se tem certeza que vai, então compre, teste. Se quiser aprender sobre o assunto pode ler os mesmos livros e artigos que eu. Recomendo que comece pela wikipedia, lá você vai encontrar links para as páginas técnicas dos órgãos reguladores. Bom divertimento com as leituras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

adicionado 2 minutos depois

resumindo se a placa-mãe tem arquitetura dual channel as 3x8gb vão ficar em dual channel a 24gb ou seja funcionarem a 2x12gb

adicionado 2 minutos depois

disso eu tenho certeza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...