Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhoria de filtro de linha com poucos componentes elétricos


Posts recomendados

Olá!

 

Me lembrei dos ótímos tópicos sobre melhoria de filtros de linha aqui no fórum e decidi melhorar minha régua para ela se transformar realmente um bom filtro de linha.

 

Vou me basear nesses tutorias do Faller e do AlmeidaFilho:

 

  • https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/994264-proteção-e-filtro-como-melhorar-a-sua-régua-primeira-parte/
  • https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/441771-tutorial-construindo-um-filtro-de-linha-atualizado/
  • https://www.youtube.com/watch?v=wN3QbYhLV-4. (video com passo a passo do tutorial do AlmeidaFilho)

 

O problema é que não encontrei todos os materiais e gostaria de utilizar somente o que já tenho.

Componentes que possuo: Todos os varistors, todos os capacitores, fúsiveis térmicos. 

Componentes faltantes: centelhador, indutor duplo, núcleo toroidal 

 

Minhas dúvidas são (parta do pressuposto que não conheço muito de elétrica):

 

  1. Parece que os capacitores possuem relação com a bobina de núcleo toroidal. Instalar apenas os capacitores ajuda em algo ou não faz sentido instalar eles sozinhos? 
  2. Melhorar o filtro com apenas o que tenho é suficiente? Estou perdendo muito por não ter outros componentes? Se alguém puder dar uma "aula" de elétrica sobre esse ponto eu ia agradecer muito! 
  3. Dado que só tenho varistors e capacitores, alguma parte do tutorial  se torna desnecessária por falta dos outros itens? 
  4. Alguns dos varistors que possuo são menores em tamanho do que os das imagens dos tutoriais (mas possuem as mesmas caracteristicas elétricas). Qual a consequência disso? (não conheço de elétrica)
  5. Moro num apartamento que não possui fio terra nas tomadas (prédio antigo sem terra). Dado isso, existe algum ganho em colocar proteções no fio terra? (Obs: claro que é melhor já proteger ele para estar preparadopara locais que utilizam o terra, mas no caso do meu apartamento em específico, soldar os componentes ligado ao terra gera algum benefício real?

 

Obrigado desde já!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jvdbosa Não quero desmerecer sua intenção nem nada do tipo, mas realmente vale você fazer tanto pra proteger um computador? Uma boa fonte tem várias fases de proteção, um filtro de linha que possua um fusível e um varistor para proteger contra um surto de energia já é de bom tamanho para impedir que esse surto chegue na fonte. Se você mora num lugar onde a energia é mais ou menos estável, não há necessidade de tanto. Mas é só minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@other2w Na realidade os fusíveis são considerados ineficientes, porque o tempo de resposta é lento demais para conseguir segurar os surtos mais fortes. Por isso os filtros modernos de boa qualidade, como os modelos da Clamper, são equipados com micro-disjuntor. Esse dispositivo, além de ser bem mais rápido e muito mais eficiente na proteção, não precisa ser trocado, já que pode ser rearmado após o surto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...