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Tela azul: thread stuck in device driver


Rodrigo131

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Salve glr

Eu tô com um problema já a um tempo de quando eu estou jogando algum jogo as vezes o fps caí muito tipo de 100 pra 20 em um certo jogo e quando eu vou sair dele a tela trava e dar tela azul escrita:  "thread stuck in device driver" eu ja tava com esse problema no win10 original aí troquei pra um win10 mais leve mas o erro ainda continua 

Componentes do PC são novos

- ryzen 3 3200g

-placa-mãe b450 asrock hdv 4.0

-fonte 400 elite v3 cooler master

Hdd de 500 GB

Os drivers estão todos atualizados 

Obs: meu hdd fica dando 100% n sei se isso pode ocasionar essa tela azul

Agradeço de coração quem poder me ajudar

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14 minutos atrás, Rodrigo131 disse:

@GabrielLV já fiz isso mais mesmo q nd 

Meu problema tá sendo a tela azul

O problema ocorre sempre em momentos aleatórios ou em situações específicas?

Você disse também que ele ocorre no jogo, isso ocorre somente em um ou em vários jogos?

 

---

 

1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html

Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 


2- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic (rode o teste extenso, ele pode demorar algumas horas): https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3 e veja se é informado algum erro. Se sim, isso indica que existem defeitos físicos no seu HD e nada pode ser feito a não ser substituí-lo.


3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/)
 

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12 minutos atrás, GabrielLV disse:

O problema ocorre sempre em momentos aleatórios ou em situações específicas?

Você disse também que ele ocorre no jogo, isso ocorre somente em um ou em vários jogos?

 

---

 

1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html

Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 


2- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic (rode o teste extenso, ele pode demorar algumas horas): https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3 e veja se é informado algum erro. Se sim, isso indica que existem defeitos físicos no seu HD e nada pode ser feito a não ser substituí-lo.


3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/)
 

ocorre no valorant , rainbow six e no genshin impact. Não tem momento específico pra acontecer 

Irei fazer esses 3 procedimentos que você falou obrigado pela ajuda

Obs: Terei que sair agora e quando eu chegar irei fazer os procedimentos e irei mandar aqui 

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  • 3 semanas depois...
Em 08/10/2020 às 18:11, Buyuh disse:

Está acontecendo a mesma coisa aqui com o Genshin Impact, já tentei mudar do ssd para o HD e nada, sempre que jogo o jogo, em momentos aleatórios, acontece a tela azul. Se tiver algum resultado positivo, compartilhe por favor. 

Mano estava pesquisando e vi q o problema esta na bios atual da minha placa-mãe... irei mudar as bios da minha placa-mãe de 3.70 para 3.20 quando eu arranjar um pendrive se der certo eu falo pra voce

 

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  • Membro VIP
2 horas atrás, Rodrigo131 disse:

Mano estava pesquisando e vi q o problema esta na bios atual da minha placa-mãe... irei mudar as bios da minha placa-mãe de 3.70 para 3.20 quando eu arranjar um pendrive se der certo eu falo pra voce

 

Até onde eu sei você só pode fazer UPDATE de BIOS, sendo que para fazer um downgrade você precisaria de um equipamento específico para fazer a regravação.

 

E você não postou resultados dos procedimentos que sugeri no outro post.

 

Em 07/10/2020 às 13:46, GabrielLV disse:

1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html

Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 


2- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic (rode o teste extenso, ele pode demorar algumas horas): https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3 e veja se é informado algum erro. Se sim, isso indica que existem defeitos físicos no seu HD e nada pode ser feito a não ser substituí-lo.


3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/)
 

 

Se já fez, poste resultados, além de fazer o seguinte:

 

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo:

D9n8NNP.png

 

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  • Membro VIP

Primeiramente você enviou as prints de maneira diferente do que foi especificado no meu post.

 

Porém, mesmo não tendo sido enviado da maneira correta, o erro informado ali por todos os arquivos indica que o problema está no driver de vídeo.

 

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança:

Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Utilize o DDU para remover o driver de vídeo (no seu caso, da AMD), utilizando a opção "Limpar e reiniciar".

4- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura e reinicie o computador.

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de vídeo enquanto está no modo de segurança e então basta refazer o procedimento para sair deste modo.

 

Não instale nenhum driver após fazer isso, tente utilizar o PC normalmente por algum tempo com os drivers-padrão fornecidos pelo próprio Windows e veja se o problema persiste.

 

Após esse teste, se o problema persistir, isso indica que o responsável não era o driver de vídeo.

 

Independente do resultado, vá no site do fabricante da placa de vídeo e baixe ali o driver mais recente.

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Olá, pessoal.

Vim postar a solução que eu encontrei para a minha máquina, estava tendo o erro BSOD "Thread Stuck in Device Driver", tenho um Ryzen 3 3200g.

 

Basicamente, é só fazer o seguinte:

 

Reinstala o windows do 0 (pode excluir tudo)

Roda o DDU, pra desinstalar todos os drivers anteriores, limpa tudo.

 

E AGORA PRESTA ATENÇÃO QUE ESSA PARTE É IMPORTANTE:

 

Quando for instalar os drivers, instala SOMENTE o driver de ÁUDIO direto do site da fabricante da placa-mãe

E em seguida instala o driver de CHIPSET + APU, direto do site da fabricante da placa-mãe.

Em seguida, não atualizem os drivers, e PRINCIPALMENTE não atualizem o software do amd adrenalin (radeon software), pode usar a versão mais antiga mesmo que vem com o driver da placa-mãe.

Fiz isso e meu pc não deu mais erro nenhum.

 

Acredito que o que estava acontecendo, ao menos no meu caso, era que eu estava baixando o driver de APU e Chipset direto do site da AMD, tem alguma coisa de errada com as versões mais recentes do site deles.

 

Agradeço se puderem publicar uma resposta dizendo se funcionou ou não.

Esquece o que os mods sem noção aí passaram, porque o erro é da p´ropria amd mesmo.

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  • mês depois...

Oi pessoal, vim postar uma atualização pra vocês.

 

Ola, pessoal. Isso é um problema com a própria AMD, eu consegui resolver, ao menos temporariamente, esse problema. Vez ou outra ele ainda ocorre, mas vou explicar detalhadamente abaixo e espero que vocês me atualizem também se deu certo ou se estão com outros problemas.

 

-

 

A solução:

Como esse é um problema com a própria AMD e o Windows, façam os seguintes passos:

 

1 - Reinstalar completamente o Windows

Aqui você vai ter que criar um pendrive bootável com a última versão mais atualizada do windows 

- https://tb.rg-adguard.net/public.php, só acessar esse site e baixar, a última versão hoje é a:

Windows Final - Windows 10 Version, 2009 - 20H2 (Build 19042.631).

 

Pode instalar num pendrive, e na hora de instalação, selecionar a opção avançada para excluir todos os arquivos do windows anterior.

 

2 - Limpar os arquivos do Windows.Old.

3 - Rodar um Windows DDU, esse é um programa que limpa todo e qualquer histórico de drivers anteriores no seu computador, pode limpar todos os drivers de vídeo, apu e áudio.  

 

> Reiniciar o PC

 

4 - Instalar somente os drivers de APU + CHIPSET diretamente do site da fabricante da sua placa-mãe, não precisa acessar o site da AMD e baixar o driver mais recente dele, baixe o da sua placa-mãe e não atualize. (Algumas placas-mãe já vem com uma versão 'lite' do software Adrenalin da AMD, que vai interpretar o gráfico do seu processador, se o seu já vier com esse, pode manter ele, do contrário, baixe o software adrenalin da amd no site deles)

 

> Reiniciar o PC

 

5 - Rodar um Windows UPDATE, para atualizar tudo.

 

> Reiniciar o PC.

 

** Nesse ponto, o erro "BSOD" "Thread Stuck In Device Driver" já deve ter desaparecido.

Contudo, o processador ainda tem quedas absurdas de FPS (Por exemplo, de 140 para 30 de fps e ele mantém lockado em 30), e quando você tenta dar alt-tab ou fechar as janelas dos jogos, o computador congela e é necessário forçar a reinicialização ou a tela do monitor some informando a "gestão de energia".

Isso pode acontecer quando você está rodando o Youtube, Spotify, ou algum videoclip mesmo, e está com um jogo rodando no background, ou algum programa que utilize aceleração de hardware (Chrome, Spotify, Slack, Clockify, Trello, Photoshop, Opera, Etc).

 

Por precaução, desative todos os programas padrões que são inúteis do Windows, através do painel de controle, sistema, etc, alguns você não consegue desinstalar, mas consegue desativar notificações, etc, pode desativar todos os que não são primários para o windows (Como xbox controller, playstore, dicas, etc) e configure as opções de vídeo para nunca hibernarem ou desligarem, e sempre rodarem em 100% alto desempenho.

 

Seguimos para o próximo ponto, e a Maçã de Ouro do problema:

 

 

6 - Ativar o Windows AutoPlay  (https://www.howtogeek.com/236241/how-to-enable-disable-and-customize-autoplay-in-windows-10/)

Basicamente, parece que o Windows AutoPlay é o responsável por fazer a *aplicação correta* ser utilizada para cada tipo de mídia no windows (Vídeo, áudio, arquivos). Aparentemente, como os processadores Ryzens (No meu caso, Ryzen 3200g) contam com placa de vídeo integrada, o windows não consegue fazer a interpretação correta do processador, e realiza a tela azul por segurança. (Ele funciona como um DirectX nessa questão).

Comicamente, o único responsável por fazer eu conseguir rodar os meus jogos (Dota 2, Fall Guys, Csgo, Deadfrontier2, Left 4 dead 2) enquanto assistindo youtube no Chrome ou vídeos no computador foi ativar o Windows AutoPlay. Desde então, essas foram as soluções para mim.

 

Notas:

1 - Algumas aplicações que utilizam aceleração de hardware, como spotify, Slack, etc, parecem causar o travamento do processador ainda para mim, nesse caso, recomendo utilizar as versões web ou open de todos os programas, através do navegador.

2 - O Windows AutoPlay parece desativar sozinho após um tempo, recomendo desativar e reativar ele semanalmente. Na primeira ativação também, é necessário reiniciar o computador umas 2 - 3 x para o AutoPlay surtir efeito.

 

Mantenham-me atualizado. :)

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  • Membro VIP
5 horas atrás, Eduardocf2 disse:

1 - Reinstalar completamente o Windows

2 - Limpar os arquivos do Windows.Old.

3 - Rodar um Windows DDU,

Basicamente os procedimentos que você recomendou são: Formatação + Reinstalação dos drivers diretamente do site do fabricante...

 

Além da formatação ser recomendada somente em último caso conforme eu detalho aqui, a sua metodologia não tem muito sentido pois você recomenda reinstalar o Windows (o que é diferente formatar), e depois apagar os arquivos e reinstalar os drivers? Se é pra fazer isso, é muito mais prático simplesmente apagar todas as partições para permitir uma reinstalação limpa do Windows, sendo que nesse caso a formatação/reinstalação do Windows é totalmente dispensável pois bastava somente desinstalar os drivers através do DDU...

 

5 horas atrás, Eduardocf2 disse:

Notas:

1 - Algumas aplicações que utilizam aceleração de hardware, como spotify, Slack, etc, parecem causar o travamento do processador ainda para mim, nesse caso, recomendo utilizar as versões web ou open de todos os programas, através do navegador.

A aceleração via hardware faz com que determinadas aplicações utilizem a placa de vídeo para aumentar a velocidade de processamento, do contrário, elas utilizarão a CPU, cujo processamento é mais lento do que a GPU. Se a aceleração via hardware está causando algum problema, então isso indica prováveis defeitos físicos na placa de vídeo.

 

5 horas atrás, Eduardocf2 disse:

2 - O Windows AutoPlay parece desativar sozinho após um tempo, recomendo desativar e reativar ele semanalmente. Na primeira ativação também, é necessário reiniciar o computador umas 2 - 3 x para o AutoPlay surtir efeito.

O Windows AutoPlay é nada menos do que uma configuração que faz com que, caso um pendrive/CD/DVD/qualquer mídia externa seja conectada, ela seja automaticamente iniciada (se estivermos falando de um DVD de filme por exemplo, ao conecta-lo no computador, ele será automaticamente iniciado, e ao desativarmos o AutoPlay, então teremos que iniciar o filme manualment

 

e). E não, ele não é desativado sozinho "após um tempo".

 

image.png

 

"Quando você insere um dispositivo removível como um CD, DVD ou cartão de memória em seu computador, você sempre irá ver a janela do Windows "AutoPlay". O AutoPlay detecta o tipo de disco ou mídia que você inseriu e automaticamente executa a ação que você solicitou. Mas, se você achar que o recurso está lhe incomodando, você pode facilmente desativar o AutoPlay no Windows 10".

 

Este é o autoplay:

 

image.png

 

5 horas atrás, Eduardocf2 disse:

e sempre rodarem em 100% alto desempenho.

Se o problema for um defeito físico na placa de vídeo, essa opção além de fazer com que o problema talvez ocorra com mais frequência, ela fará com que a bateria dos notebooks descarregue mais rapidamente...

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  • 2 semanas depois...

@Rodrigo131 Eai man n sei se você conseguiu resolver, mas esse é um problema q muita gente que tem a placa-mãe da asrock comenta no fórum da AMD.

 

Eu estava com o  mesmo erro. Tentei de tudo como formatação e diferentes versões do software da AMD e nada funcionava. Já estava desistindo quando descobri que na verdade  o problema era com o software da bios (comprei com a versão mais atualizada), na qual, tive que fazer um downgrade  e até agr n tive problemas, inclusive com jogos que davam tela azul com 2m a 5m com eles aberto.

 

Eu tenho uma a320m HDV R.4  e um ryzen 3 3200g ambos  comprados a cerca de 2 meses.

Para quem enfrenta o mesmo problema com essa placa-mãe, a versão que baixei pro downgrade foi a 2.30

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  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
  • 5 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

@João Pedro CarvaIho Olá amigo, obrigado pela resposta, realmente eu tinha feito um upgrade de BIOS recentemente na verdade foi um unlock turbo boost em uma x99 aquela troca de BIOS com um undervolt no cpu. Mas parece que eu resolvi esse problema de tela azul com a atualização do driver de vídeo. Eu tinha o Windows atualizado e o drive da gpu de novembro.

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