Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião nessa build pra games :)


Posts recomendados

Oi! Tudo bom com vocês? Esse é meu primeiro post, eu gostaria de saber se essa build é razoável pra jogos mais atuais, já que eu gostaria de ter uma performance boa mesmo com gráficos no bom/alto em jogos recentes. Eu não sei quase nada sobre computadores, montei com a ajuda de alguns amigos e gostaria de receber alguns conselhos!

Processador: AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz 6-Core - R$ 1.378,99
Placa de vídeo: ASRock Radeon RX 560 2GB Phantom Gaming (já possuo)
Placa-mãe: MSI B450 TOMAHAWK ATX AM4 (Indisponível, gostaria de recomendações de placas similares!)
Memória: Corsair Vengeance LPX (Preto) 16GB (2x8GB) DDR4-2400 - R$ 608,90
Armazenamento: Western Digital HDD Black 1TB 3.5" 7200RPM - R$ 829,32
Fonte: Corsair CV450 450W Certificado 80+ Bronze ATX - R$ 499,90

Como eu não vou comprar tudo de uma vez, o orçamento é flexível, mas eu não quero passar muito dos R$ 5.000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa-mãe varia de fabricante, já olhou em outros sites?

Tem esse modelo aqui ( Link ), é a mesma placa, com algumas variações.

O processador e placa de vídeo estão equilibrados.

A fonte vai aguentar com facilidade...

 

Já tem um gabinete pra isso ai? Se não, invista em um com boa ventilação dependendo do que você for fazer. Ryzen é um forninho. Tem esse aqui ( Link ) investindo em umas ventoinhas, ta tudo certo. Meu gabinete é horrível, meu Ryzen chega na casinha dos 95º.

Se sobrar, compre um SSD de 120GB ou 240GB, para instalar o Windows e os jogos/programas principais.

 

EDIT: 

O modelo que enviei da placa-mãe, tem só 2 slot de RAM. Tem esse outro modelo com 4 slots ( Link )

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, primeiramente entenda que preços de pandemia estão altíssimos, sendo que algumas peças dobraram de valor. Ainda assim 5 mil é um bom orçamento.
Ainda sobre preços, eles sobem e descem diariamente nas principais lojas como Kabum, Pichau e Terabyte, e aconselho ficar de olho diariamente para não perder boas ofertas. Kabum fez muitas promoções boa nos últimos dias, com o Ryzen 5 3600 por 1.299, porém agora está 1.399. Isso que quero dizer com "ficar de olho diariamente".
Esse ano há a vantagem da Black Friday em novembro, onde preços podem melhorar muito. Também teremos lançamentos de novas placas de vídeo e processadores.
Vi que selecionou diversas lojas, e isso pode gerar diferentes fretes, tente pegar todas peças em uma só.

 

 

O Ryzen 5 3600 é o processador mais indicado para quem quer um PC para jogos, escolha perfeita.


A RX 560 2gb não vai te dar 60 frames com gráficos no alto em jogos recentes e exigentes na resolução full hd. Haverão games mais pesados onde terá que diminuir as opções gráficas entre baixo e médio para ficar acima de 40 frames e abaixo de 50. Mas é uma boa placa, rodará qualquer game lançado até hoje.
 

A B450 Tomahawk é talvez a melhor B450 que exista, porém seu valor está passando dos 1.000 reais.

Lembre-se de que há no mercado as mais atuais B550 e X570.
Não sei o que quer dizer com "mesmo nível". Mas aqui tem uma lista de placas mãe onde o critério é o vrm LINK
 

As memórias você devia pegar com uma frequência maior. As escolhidas por você estão com preço ruim, além de serem 2400mhz. Memórias de 3000mhz ou 3200mhz estão custando 260 reais cada pente de 8gb na Kabum.

 

A fonte está com preço horroroso, porém é decente. Fontes são um dos itens que dobraram de valor na pandemia, e seu preço pode oscilar muito dependendo do dia da compra.
No link em que deixou, a descrição da loja diz que ela possui 1 conector PCIE 6+2, enquanto que no site do fabricante diz ser 2 conectores desse tipo. Procure mais informações a respeito, para saber se a loja errou ou se há 2 versões do item.
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2020 às 04:40, Crixus Champion disse:

Então, primeiramente entenda que preços de pandemia estão altíssimos, sendo que algumas peças dobraram de valor. Ainda assim 5 mil é um bom orçamento.
Ainda sobre preços, eles sobem e descem diariamente nas principais lojas como Kabum, Pichau e Terabyte, e aconselho ficar de olho diariamente para não perder boas ofertas. Kabum fez muitas promoções boa nos últimos dias, com o Ryzen 5 3600 por 1.299, porém agora está 1.399. Isso que quero dizer com "ficar de olho diariamente".
Esse ano há a vantagem da Black Friday em novembro, onde preços podem melhorar muito. Também teremos lançamentos de novas placas de vídeo e processadores.
Vi que selecionou diversas lojas, e isso pode gerar diferentes fretes, tente pegar todas peças em uma só.

 

 

O Ryzen 5 3600 é o processador mais indicado para quem quer um PC para jogos, escolha perfeita.


A RX 560 2gb não vai te dar 60 frames com gráficos no alto em jogos recentes e exigentes na resolução full hd. Haverão games mais pesados onde terá que diminuir as opções gráficas entre baixo e médio para ficar acima de 40 frames e abaixo de 50. Mas é uma boa placa, rodará qualquer game lançado até hoje.
 

A B450 Tomahawk é talvez a melhor B450 que exista, porém seu valor está passando dos 1.000 reais.

Lembre-se de que há no mercado as mais atuais B550 e X570.
Não sei o que quer dizer com "mesmo nível". Mas aqui tem uma lista de placas mãe onde o critério é o vrm LINK
 

As memórias você devia pegar com uma frequência maior. As escolhidas por você estão com preço ruim, além de serem 2400mhz. Memórias de 3000mhz ou 3200mhz estão custando 260 reais cada pente de 8gb na Kabum.

 

A fonte está com preço horroroso, porém é decente. Fontes são um dos itens que dobraram de valor na pandemia, e seu preço pode oscilar muito dependendo do dia da compra.
No link em que deixou, a descrição da loja diz que ela possui 1 conector PCIE 6+2, enquanto que no site do fabricante diz ser 2 conectores desse tipo. Procure mais informações a respeito, para saber se a loja errou ou se há 2 versões do item.
 

Primeiramente, muito obrigado por tirar tantas das minhas dúvidas, seu post me ajudou bastante! Vou pesquisar mais sobre a fonte. Por falar nisso, eu não entendi muito bem a lista, mas pelo que eu pude perceber, dependendo da core voltage algumas placas-mãe não são recomendadas por conta da temperatura elevada do VRM, certo? Eu me interessei bastante pela placa-mãe que o Mosqueteiro mandou acima, principalmente pelas similaridades com a B450 Tomahawk e o preço. No entanto, eu não sei se vai ser uma boa escolha levando em conta o resto da build e a tensão que ela gera (se isso faz sentido). Se puder me ajudar mais uma vez, eu gostaria de receber uma sugestão/opinião nessa placa! Mas enfim, valeu mesmo pela ajuda. Abraço!

Em 09/10/2020 às 03:12, Mosqueteiro disse:

Placa-mãe varia de fabricante, já olhou em outros sites?

Tem esse modelo aqui ( Link ), é a mesma placa, com algumas variações.

O processador e placa de vídeo estão equilibrados.

A fonte vai aguentar com facilidade...

 

Já tem um gabinete pra isso ai? Se não, invista em um com boa ventilação dependendo do que você for fazer. Ryzen é um forninho. Tem esse aqui ( Link ) investindo em umas ventoinhas, ta tudo certo. Meu gabinete é horrível, meu Ryzen chega na casinha dos 95º.

Se sobrar, compre um SSD de 120GB ou 240GB, para instalar o Windows e os jogos/programas principais.

 

EDIT: 

O modelo que enviei da placa-mãe, tem só 2 slot de RAM. Tem esse outro modelo com 4 slots ( Link )

Muito obrigado! Eu ainda não escolhi um gabinete, valeu pelas dicas! Vou definitivamente manter todas em mente, e muito provavelmente o gabinete vai ser esse mesmo porque o meu também é horroroso haha

Por acaso tem indicações de ventoinhas levando em conta a placa-mãe de 4 slots que você mandou? Ela me interessou bastante, mas a refrigeração do VRM me preocupa um pouquinho, porque honestamente da última vez que tentei equilibrar a temperatura das peças do meu PC foi um desastre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, caviidae disse:

Primeiramente, muito obrigado por tirar tantas das minhas dúvidas, seu post me ajudou bastante! Vou pesquisar mais sobre a fonte. Por falar nisso, eu não entendi muito bem a lista, mas pelo que eu pude perceber, dependendo da core voltage algumas placas-mãe não são recomendadas por conta da temperatura elevada do VRM, certo? Eu me interessei bastante pela placa-mãe que o Mosqueteiro mandou acima, principalmente pelas similaridades com a B450 Tomahawk e o preço. No entanto, eu não sei se vai ser uma boa escolha levando em conta o resto da build e a tensão que ela gera (se isso faz sentido). Se puder me ajudar mais uma vez, eu gostaria de receber uma sugestão/opinião nessa placa! Mas enfim, valeu mesmo pela ajuda. Abraço!

 

O vrm é um conjunto de fases que recebe a tensão da fonte de alimentação e converte para a tensão necessária para as peças do pc, como o processador por exemplo. Em placas mãe o vrm encontra-se ao redor do soquete.
A quantidade de fases do vrm pode variar entre uma placa-mãe e outra. A relação entre a quantidade de fases destinadas a alimentar o processador e a tensão que este recebe é chamada vcore.
Quanto maior a quantidade de fases alimentando o processador, melhor é, pois assim haverá menos calor e mais estabilidade, importante para overclock bem sucedido ou processadores muito poderosos mesmo que em stock, como os Ryzen 9.
Para ajudar no resfriamento do vrm as placas mãe contam com um dissipador de calor sobre eles, embora as mais básicas não o possuem.

 

Casos onde o vrm esquenta demais por overclock ou qualquer outro motivo, como processadores parrudos demais para a placa-mãe, pode haver o throttling, um cenário onde o processador começa a trabalhar em baixo desempenho para amenizar o calor no vrm. Outra possibilidade é o sistema desligar por segurança.

A tabela que deixei no link anterior é sobre isso tudo, com o vrm de diversas placas mãe sendo testados com alguns processadores em overclock e sotck, o que gerou casos e casos dependendo da combinação usada, casos onde está tranquilo, casos onde um cooler razoável basta, casos onde um poderoso cooler é necessário e casos onde a combinação não é indicada.

Mas não precisa paranoia, qualquer placa-mãe B450 do mercado é suficiente para o Ryzen 5 3600. Se for encanar com isso a gente endoida, visto que as melhores placas da tabela custam facilmente 3 mil reais, e muitas delas nem são vendidas no Brasil.
Como queria pagar muito em uma B450 Tomahawk, acho que compensa mais pegar uma atual B550 ou X570, inclusive a B550 Tomahawk já está nas lojas.

Se eu fosse pegar uma placa na data de hoje iria também na B450 Aorus M porque a oferta está boa. Como pareceu interessado nela, deixarei 3 links de reviews brasileiros.


review Clube do Hardware
review The Overclocking Page

review Peperaio Hardware

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...