Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron 14R, 5447 problema para instalar placa de vídeo


carolsama1993

Posts recomendados

Olá, desculpa brotar assim com uma bomba dessas, mas eu já rodei TUDO e já tentei TUDO que achei, mas nada resolve.. então resolvi apelar pra ver se alguém pode ajudar, e um amigo me indicou esse fórum, então aqui estou e espero que alguém possa me ajudar :') deixa eu explicar como tudo aconteceu..

 

Então, após quase 5 anos de uso, tive um erro de tela azul de algum arquivo crítico do sistema e não conseguia reiniciar...removi o HD, fiz meu backup em outra máquina e ao formatar, não consegui mais instalar a placa de vídeo...

Instalei os drivers que a Dell recomenda para meu modelo após a formatação (apesar de alguns estarem até já bem antigos), e quando fui instalar o Catalyst, após a instalação, o PC travou... tentei reiniciar, e não passava da tela de login; então entrei no modo seguro e abri o gerenciador de dispositivos e lá estava que a placa instalada era R7 M260.. imaginei que esse pudesse ser o problema, então desinstalei, removi os registros de qualquer coisa da AMD...e fui para o site da AMD baixar o aplicativo recomendado para minha placa, recomendaram 3 versões do Adrenaline, que instalei e ao tentar instalar os 3, apesar de em um deles ter reconhecido a placa R7 M265, deu tela azul, problema de drive... 

 

Depois de remover tudo novamente, atualizei todos os drivers que estão antigos (dos recomendados para meu modelo pela dell) usando o update do Windows... então reconheceu minha placa 265, MAS... como não tinha nenhum app de gerenciamento da AMD, primeiro tentei instalar o Catalyst como a Dell recomenda para meu modelo... e novamente, PC travou... então refiz todo o procedimento e instalei o recomendado pela AMD, então tomei tela azul de driver stuck...

 

Sem desistir, tentei aplicativos de terceiros, como Driver Boost, Drive Easy e outros para detectarem minha placa e instalarem o que recomendavam, e tomei tela azul ou travou também

 

Cheguei a procurar online e vi que várias pessoas com esse modelo tiveram esse problema, mas nenhuma solução dada do lado da Dell ou da AMD, então... desesperada como estou, resolvi vir postar aqui e ver se alguém pode me dar alguma ideia do que fazer...

 

Rodei o Support Assist da Dell, o único problema apontado foi o Touchscreen, mas é porque eu desativei nos drivers.

 

 

 

Specs do meu Note:

Modelo: Dell Inspiron 14R, 5447

Windows 10 (64Bit) Brazilian Portuguese

Placa de vídeo On-board: Intel HD 4000
Placa de Vídeo Off-board: AMD Radeon(TM) R7 M265 2GB DDR3
HD: 1TB (5400rpm) Hybrid HDD with 8GB Flash
Memórias: 16GB (2x8GB) 1600MHz DDR3L
Processador: 4th Generation Intel Core i7-4510U

 

 

Qualquer nova ideia seria bem-vinda :')

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@le_andro Já sim, Leandro.

Inclusive o drive que a dell oferece é o antigo... daí como agora a AMD só oferece o Adrenaline para detectar e baixar, eu peguei os drivers em outros sites.. Tentei o Catalyst que foi o que veio, e em 2018 eu atualizei para o Red Crimson, então também tentei ele... mas obtive o mesmo problema... dá tela azul, ou instala o driver errado, porque reconhece minha placa como radeon r7 m260, e é a 265 e trava o PC todo... quando reinicio, ele nao entra, tenho q entrar em safe mode e remover tudo da AMD pra conseguir iniciar normalmente

 

Depois da minha ultima remoção de tudo da AMD, encontra-se assim:

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá de novo, achei um tutorial que pode resolver seu problema, não sei se você já tentou isso, ou se já atualizou a bios da sua maquina, mas segue o tutorial:

 

Como consertar problemas de Drivers da Placa AMD Radeon R7 M260 / M265 no Windows 8.1 e Windows 10 64 bits:

 

1-Desinstale todo sofware AMD Radeon.

 

2-Atualize sua Bios de acordo com o fabricante da máquina (Este passo é opcional, mas recomendado)cuidado porque esse passo pode danificar sua maquina, pesquise a melhor forma de fazer.

 

3-Baixe e Instale o AMD CATALYST 15.7.1 Para sua versão do Windows (Ultima versão estabilizado do software AMD, já que o AMD CRIMSON é muito ruim) Win 10 64 bits:https://*****/file/b0dznThB#ojijGlIe1xftOpKZAGAPtyBknX8yCt_6JuWkHgyevkU

 

4-Verifique por novas atualização no Windows Update ou atualize o Driver da Placa de Vídeo diretamente no Gerenciador de Dispositivos. (Esta etapa não é necessária e na maioria dos casos não precisa ser feito. Você deve fazer esta etapa apenas para jogos muito específicos como Prototype 2 para PC Se você deseja desabilitar a atualização automatica do AMD Radeon depois da instalação no windows 10 assista este video: https://www.youtube.com/watch?v=OMCWwlVkKlo

 

 

5-Altere o valor das chaves de registros EnableUlps para 0 através regedit HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/ControlSet001/Control/Class e HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Control/Class (Use Edit/Find resource to it) Em alguns casos este procedimento pode corrigir latência e problemas na inicialização do Windows 10 causados pelo EnableUlps quando está ativado. PS: Lembre de reiniciar seu computador após cada passo e não se esqueça de configurar o jogo para "alta perfomance" nas Configurações de Gráficos Comutavel (Botão direito na área de trabalho / Configurações de Gráficos Comutavel) https://www.youtube.com/watch?v=K7gw6D0CzNE

 

lembrando que esse tutorial não é meu e se for atualizar bios é por sua conta hehe.

espero que resolva seu problema.

 

 

vídeo do tutorial original mas acho que esta em inglês.https://youtu.be/1q1OYFAeADg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, le_andro disse:

olá de novo, achei um tutorial que pode resolver seu problema, não sei se você já tentou isso, ou se já atualizou a bios da sua maquina, mas segue o tutorial:

 

Como consertar problemas de Drivers da Placa AMD Radeon R7 M260 / M265 no Windows 8.1 e Windows 10 64 bits:

 

1-Desinstale todo sofware AMD Radeon.

 

2-Atualize sua Bios de acordo com o fabricante da máquina (Este passo é opcional, mas recomendado)cuidado porque esse passo pode danificar sua maquina, pesquise a melhor forma de fazer.

 

3-Baixe e Instale o AMD CATALYST 15.7.1 Para sua versão do Windows (Ultima versão estabilizado do software AMD, já que o AMD CRIMSON é muito ruim) Win 10 64 bits:https://*****/file/b0dznThB#ojijGlIe1xftOpKZAGAPtyBknX8yCt_6JuWkHgyevkU

 

4-Verifique por novas atualização no Windows Update ou atualize o Driver da Placa de Vídeo diretamente no Gerenciador de Dispositivos. (Esta etapa não é necessária e na maioria dos casos não precisa ser feito. Você deve fazer esta etapa apenas para jogos muito específicos como Prototype 2 para PC Se você deseja desabilitar a atualização automatica do AMD Radeon depois da instalação no windows 10 assista este video: https://www.youtube.com/watch?v=OMCWwlVkKlo

 

 

5-Altere o valor das chaves de registros EnableUlps para 0 através regedit HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/ControlSet001/Control/Class e HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Control/Class (Use Edit/Find resource to it) Em alguns casos este procedimento pode corrigir latência e problemas na inicialização do Windows 10 causados pelo EnableUlps quando está ativado. PS: Lembre de reiniciar seu computador após cada passo e não se esqueça de configurar o jogo para "alta perfomance" nas Configurações de Gráficos Comutavel (Botão direito na área de trabalho / Configurações de Gráficos Comutavel) https://www.youtube.com/watch?v=K7gw6D0CzNE

 

lembrando que esse tutorial não é meu e se for atualizar bios é por sua conta hehe.

espero que resolva seu problema.

 

 

vídeo do tutorial original mas acho que esta em inglês.https://youtu.be/1q1OYFAeADg

 

 

Olá, Leandro

Valeu pela dica, mas também tentei e nada... A questão da BIOS, eu já tinha att assim que formatei, q a minha era a A05 e att pra A13; e sempre desinstalo a amd com o recurso deles de clean up e depois limpo os registros que ficaram com outro programa

 

Também tentei essa de outra versão do Catalyst, mas não deu em nada :/

 

o gerenciados de dispositivos não acha nada e manda fazer pelo windows updater ou instalar manualmente e por último a questão de mudar para 0 os valores, eu já tinha tentado também... Tô nesse desespero porque realmente parece que já tentei de tudo e nada adianta 😭

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carolsama1993 Aconteceu isso com o meu 15R 5537 (ATI 8850 2GB), o erro é da Dell, ele deveria fazer recall dessas maquinas que são muitas.
Bem pelo que pesquisei na minha maquina que é parecida com a sua, foi a seguinte para o note não dar esses problemas tem que desativar o windows update.

 

Baixe da site da DELL: https://www.dell.com/support/home/pt-br/product-support/product/inspiron-14-5447-laptop/drivers

BIOS - se tiver a ultima versão não precisa.

Chipset Intel

Intel Vídeo Driver 

AMD Vídeo Driver

DDU (Display Driver Uninstaller)

 

Execute o instalador da BIOS do seu notebook. Caso a BIOS instalada já estiver na versão mais recente pule.

Plugue sua máquina numa fonte de energia e siga os passos de instalação. Ao ser requisitado, reinicie a máquina;

Faça o download do DDU (Display Driver Uninstaller) e execute-o.

Ao ser executado, ele irá requisitar reiniciar a máquina em modo seguro. Clique em Sim para continuar.

Após reiniciar a máquina, execute o DDU novamente.

Na opção Select Graphic Driver, escolha AMD.

Selecione a opção Remove C:\AMD and or C:\NVIDIA folders e clique no botão Clean and restart.

Repita o mesmo processo, desta vez selecionando a opção INTEL no programa DDU.

Reinicie o equipamento;

Execute e instale o Chipset Driver;

Execute e instale o Intel Video Driver;

Reinicie o equipamento;

Execute e instale o AMD Driver da placa presente em seu equipamento.

Reinicie o equipamento uma última vez;

Para garantir que o problema não retorne posteriormente, iremos desabilitar a opção em que o Windows era autorizado a sobrescrever o driver automaticamente.

Pressione Windows + X e selecione a opção Sistema;

No canto superior esquerdo, clique em Configurações Avançadas do Sistema;

Selecione a aba Hardware e clique em Configurações de Instalação do Dispositivo;

Marque a opção Não, deixe-me escolher o que fazer;

Marque também Nunca instalar o software do driver usando o Windows Update;

Desmarque a opção Obter automaticamente o aplicativo do dispositivo e informações fornecidas pelo fabricante do dispositivo;

Clique em Salvar alterações e reinicie a máquina;

 

Aqui funcionou na minha (bomba, maior arrependimento que já tive em compras) maquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Antonio V. Garcia disse:

Seu problema parece ser hardware (bga do chip grafico, para ser mais exato) visto que você já tentou tudo sobre software sem sucesso...

Eu já chequei por diagnóstico e tá tudo OK com hardware, pelo q li em alguns fóruns é problema do lado da AMD/Dell... Mas como tava OK antes de eu formatar, imagino que tenha um.jeito de resolver

 

9 horas atrás, ShiroeAK disse:

@carolsama1993 Aconteceu isso com o meu 15R 5537 (ATI 8850 2GB), o erro é da Dell, ele deveria fazer recall dessas maquinas que são muitas.
Bem pelo que pesquisei na minha maquina que é parecida com a sua, foi a seguinte para o note não dar esses problemas tem que desativar o windows update.

 

Baixe da site da DELL: https://www.dell.com/support/home/pt-br/product-support/product/inspiron-14-5447-laptop/drivers

BIOS - se tiver a ultima versão não precisa.

Chipset Intel

Intel Vídeo Driver 

AMD Vídeo Driver

DDU (Display Driver Uninstaller)

 

Execute o instalador da BIOS do seu notebook. Caso a BIOS instalada já estiver na versão mais recente pule.

Plugue sua máquina numa fonte de energia e siga os passos de instalação. Ao ser requisitado, reinicie a máquina;

Faça o download do DDU (Display Driver Uninstaller) e execute-o.

Ao ser executado, ele irá requisitar reiniciar a máquina em modo seguro. Clique em Sim para continuar.

Após reiniciar a máquina, execute o DDU novamente.

Na opção Select Graphic Driver, escolha AMD.

Selecione a opção Remove C:\AMD and or C:\NVIDIA folders e clique no botão Clean and restart.

Repita o mesmo processo, desta vez selecionando a opção INTEL no programa DDU.

Reinicie o equipamento;

Execute e instale o Chipset Driver;

Execute e instale o Intel Video Driver;

Reinicie o equipamento;

Execute e instale o AMD Driver da placa presente em seu equipamento.

Reinicie o equipamento uma última vez;

Para garantir que o problema não retorne posteriormente, iremos desabilitar a opção em que o Windows era autorizado a sobrescrever o driver automaticamente.

Pressione Windows + X e selecione a opção Sistema;

No canto superior esquerdo, clique em Configurações Avançadas do Sistema;

Selecione a aba Hardware e clique em Configurações de Instalação do Dispositivo;

Marque a opção Não, deixe-me escolher o que fazer;

Marque também Nunca instalar o software do driver usando o Windows Update;

Desmarque a opção Obter automaticamente o aplicativo do dispositivo e informações fornecidas pelo fabricante do dispositivo;

Clique em Salvar alterações e reinicie a máquina;

 

Aqui funcionou na minha (bomba, maior arrependimento que já tive em compras) maquina.

Vou tentar aqui.. formatar dnv pra pegar do 0 e fazer esse procedimento que você disse.. volto dps pra dizer se deu certo

Vaaaleu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ShiroeAK Voltei...

Então, fiz da maneira que você instruiu, e agora o problema é outro kkkkkk

 

Dando erro kajsdkj dai fui ver o dispositivo...

spacer.png

 

Dispositivo tá OK

spacer.png

 

Daí fui checar o dxdiag.....

spacer.pngspacer.png

 

spacer.png

 

Tentei att os drivers, pois uns da Intel estavam bem defasados e outros de USB, Wifi, etc... e continua assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, le_andro disse:

Ja tive esse problema do driver parou e se recuperou, e resolvi pelo registro, tem alguns tutos no youtube.

Só procurar falando que a placa parando e se recuperando mesmo?

porque agora fui tentar entrar em um jogo só pra testar e deu problema falando que o monitor não quer renderizar

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, carolsama1993 disse:

Só procurar falando que a placa parando e se recuperando mesmo?

porque agora fui tentar entrar em um jogo só pra testar e deu problema falando que o monitor não quer renderizar

spacer.png

sim, driver de video parou e se recuperou! nossa mas resolve um problema e surge outro, meu deus que coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, carolsama1993 disse:

NÉ? ja to aqui imaginando que MALDIÇÃO é essa akjshdkjashdkj

@carolsama1993 Uma pena não ter resolvido, é o cancer da DELL, pelo menos consegue acessar o grafico comutavel?
No ultimo caso se não conseguir usar a Radeon, desabilita ela no gerenciador de tarefas, e configura a HD graphics ela é 2Gb não se compara a outra mais com umas configurações roda jogos boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Instalei um SSD em inspiron i14 5447 A30 e fiz uma instalação limpa do Windows. Esse modelo (que eu formatei) tem um core i7 4510U (com a intel HD Graphics), e uma Radeon R7 M260.

 

Passei pelos mesmos perrengues que vocês. Quando eu instalava o driver AMD, a placa intel parava de funcionar e o brilho da tela ficava no mínimo. Se eu removia o driver AMD, a placa intel voltava a funcionar 100% (e o brilho da tela também). E eu estava usando os drivers do próprio site da Dell, mas tentei o Windows update e não resolveu.

 

Aí então tentei baixar os drivers diretamente do site da AMD. Baixei o AMD Adrenalin 2020 e instalei. Placa AMD 100%, mas a da intel era desativada pelo windows. Depois de reiniciar, instalei o driver da intel HD do site da Dell. E assim eu consegui enfim ativar as duas placas no sistema.

 

Resumindo:

 

- Baixe o AMD Adrenalin 2020 (utilizei a versão de novembro de 2020).
- A placa AMD ficará 100%, mas você vai notar que a placa intel irá parar de funcionar. Mesmo assim, basta reiniciar o windows
- E Instale o driver da Intel HD Graphics diretamente do site de drivers da Dell

 

O gerenciamento das placas de vídeo (que era feito pelo Catalyst da AMD), agora é feito pelo próprio Windows 10. Na caixa de pesquisa digite "Configurações de elementos gráficos" e abra este menu. Nele, você poderá buscar os programas instalados no computador e definir manualmente se ele usará a placa gráfica integrada ou a dedicada. Há ainda a opção de deixar o windows decidir qual GPU é a melhor para aquele programa.

O chato é no caso de programas convencionais, você precisa ir até a pasta do programa, selecionar o executável dele e setar a placa gráfica desejada. Mas, se for um programa baixado pela Windows Store, você tem uma lista de todos. Basta selecionar o desejado e setar qual placa gráfica deseja usar.

 

Eu fiz alguns monitoramentos para ver se o Windows estava usando a placa gráfica indicada por mim em cada programa. E em todos ele executou exatamente conforme a configuração que setei. No HW Monitor antes a placa gráfica aparecia "travada" com temperatura de 511ºC (um erro de leitura óbvio). Agora, quando a placa está ativa, é mostrado a temperatura correta. Quando o chip está desligado, o programa mostra 0ºC.

 

Tudo que fiz foi na base da tentativa e erro. E fiquei feliz que consegui conciliar os drivers de ambas as placas gráficas dentro do windows. Deixo minha experiência para ajudar outras pessoas.

 

Abraço!

Print1.png

Print2.png

Print3.png

Print4.png

Print5.png

Print6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...