Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de PC antigo


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Fala, galera, sou novo aqui no fórum e preciso muito de umas dicas.

 

Encontrei um pc velho na casa dos meus pais e necessito utilizá-lo para meus projetos da Faculdade, porém está bem precária a situação do mesmo. Já o formatei e mesmo assim trava pra caramba, até mesmo quando abre apenas o navegador (sem falar que demora muito tempo pra abrir páginas etc), percebi que qualquer coisinha deixa a CPU em 100% de uso.

 

  • Hardware:

 

- Placa-mãe Gigabyte GA-VM900M (não sei se é Rev. 1 ou 2, já olhei em todos os lugares da placa e não especifica, nem na BIOS)

- Processador Pentium 4 1.6 GHz

- 4 GB de memória (pelo que vi é o máximo que essa placa suporta, quando peguei ele estava com 2GB e mesmo adicionando +2 não melhorou em nada o desempenho)

- Fonte Fortrek 450W

- HD WD 80GB  (entrada flat)

 

Esses dias encontrei uma placa de vídeo que meu irmão usava no pc dele, é uma XFX ATI Radeon HD 657X 1GB DDR3 PCI-Express, tentei colocar ela porém não passa vídeo pro monitor nem no VGA, muito menos no HDMI, já tentei alterar na BIOS e nada também. Pra falar que nunca pegou, ela funcionou na primeira vez, porém quando reiniciei o pc começou a aparecer "Gestão de energia" e só passa vídeo quando tira a placa e conecta na entrada onboard.

 

Minha questão é o seguinte, compensa eu comprar alguns componentes para dar uma melhorada nesse pc ou já era?

Não tenho muito dinheiro pra investir agora, então pensei em comprar um HD sata II de uns 500GB e uma fonte com uma potência melhor pra ver se elas ajudam a melhorar o desempenho, desconfio que a placa de vídeo não esteja funcionando direito nessa máquina por conta da fonte ter uma baixa potência e não passar energia o suficiente, além de achar que esse HD esteja atrapalhando o desempenho também por cabo flat ter uma baixa taxa de leitura e por possuir apenas 80GB.

 

E aí, o que me aconselham? 

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tronte disse:

Minha questão é o seguinte, compensa eu comprar alguns componentes para dar uma melhorada nesse pc ou já era?

Qual é o orçamento? Na minha visão, vai ser difícil dar uma alta sobrevida nesse computador, por ser uma plataforma bem antiga... Mas dá pra melhorar certas coisas

3 minutos atrás, Tronte disse:

(entrada flat)

Como assim entrada flat? Quer dizer IDE?

 

4 minutos atrás, Tronte disse:

E aí, o que me aconselham? 

Primeiro, substitua a fonte. Aparenta ser uma fonte de baixa qualidade, e isso pode gerar altos riscos. Recomendo uma VS400 que dá certo no seu setup e não é muito cara

Segundo, se houver conexão SATA no computador, compre um SSD. O SSD tem taxas de leitura e escrita muito altas perto de um HD comum, trazendo mais desempenho.

 

Não acho que valha a pena trocar os outros componentes, pois gastará altos valores e não ganhará muito em performance.

1 minuto atrás, Yan_ disse:
8 minutos atrás, Tronte disse:

reiniciei o pc começou a aparecer "Gestão de energia" e só passa vídeo quando tira a placa e conecta na entrada onboard.

é a fonte que é ruim, se entregar 110W é muito

Não, gestão de energia quando aparece em monitor quer dizer que o monitor se desligou por estar sem sinal. É outra coisa. Mas sim, a fonte aparenta ser de baixa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RiXaRd disse:

Quanto tem para gastar? 

@RiXaRd , pensei em torno de uns 800 reais, no máximo. Esse pc é muito antigo, então não acho que compensa eu gastar muito, queria mais que ele ligasse e rodasse pelo menos o navegador e pacote office de boa sem ficar dando um lag absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Tronte disse:

Fonte Fortrek 450W

Adicionando, pesquisei sobre a fonte e ela aparentemente é vendida como "Fortrek 450W (200W reais). Achei o mesmo modelo nas fontes ruins do CDH, aqui: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ovo Simpático , então tava pensando em gastar uns 800 reais, no máximo mesmo, justamente por ser muito antigo e não compensar investir muito. 

 

O HD atual é o IDE mesmo, valeu

 

Vou dar uma pesquisada nessa fonte que você comentou

 

 

2 minutos atrás, Ovo Simpático disse:

Adicionando, pesquisei sobre a fonte e ela aparentemente é vendida como "Fortrek 450W (200W reais). Achei o mesmo modelo nas fontes ruins do CDH, aqui: 

 

@Ovo Simpático , é essa aí mesmo kkkk, assim que vi ela pensei que fosse bem ruinzinha mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 minutos atrás, Tronte disse:

pensei em torno de uns 800 reais, no máximo

Excelente! Dá pra fazer tudo e provavelmente ainda sobra!

 

Fonte recomendo esse modelo. Uma VS450. Porém uma VS400 te serve muito bem também, não coloquei pois está fora de estoque hehe

 

Pesquisei sobre a placa e aparentemente ela tem conexão SATA, como especificado no site da Gigabyte da placa

Citação

Conectores Internos I/O

5. 2 Serial ATA connectors

Isso permite instalar um SSD, que deixará a maquina mais rápida. O modelo deixarei em aberto, pois há vários bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Ovo Simpático disse:

Não, gestão de energia quando aparece em monitor quer dizer que o monitor se desligou por estar sem sinal. É outra coisa. Mas sim, a fonte aparenta ser de baixa qualidade.

sim, mas tem que analisar o caso, se colocar a placa de vídeo não funciona, se tira funciona. Ou é problema nas entradas da placa de vídeo ou justamente na fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ovo Simpático disse:

Excelente! Dá pra fazer tudo e provavelmente ainda sobra!

 

Fonte recomendo esse modelo. Uma VS450. Porém uma VS400 te serve muito bem também, não coloquei pois está fora de estoque hehe

 

Pesquisei sobre a placa e aparentemente ela tem conexão SATA, como especificado no site da Gigabyte da placa

Isso permite instalar um SSD, que deixará a maquina mais rápida. O modelo deixarei em aberto, pois há vários bons.

@Ovo Simpático , isso tem 2 entradas SATA nele, uma eu uso pro leitor de CD/DVD porque essa placa é tão antiga que não da boot pelo pendrive, aí o outro eu ia colocar pro HD. O SDD compensa eu pegar porque tenho um HD Externo de 1TB já, pra sair mais em conta um SSD 120GB seria bom ou melhor pegar um de 240GB?

 

Quanto a fonte eu vou pegar essa da Corsair VS450 então, tinha pensado em uma 650W mas não tenho noção kkkk, valeu pela dica

2 minutos atrás, Yan_ disse:

sim, mas tem que analisar o caso, se colocar a placa de vídeo não funciona, se tira funciona. Ou é problema nas entradas da placa de vídeo ou justamente na fonte.

@Yan_ , então às vezes ela dá sinal, às vezes aparece esse "Gestão de energia". Como ela funcionava de boa no pc do meu irmão eu imaginei que fosse a fonte desse pc atual, que tem potência inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Tronte disse:

O SDD compensa eu pegar porque tenho um HD Externo de 1TB já, pra sair mais em conta um SSD 120GB seria bom ou melhor pegar um de 240GB?

Depende do orçamento restante. Geralmente, recomendo pegar de 240GB, pois 120GB está muito próximo em questões financeiras, e por esse pouco não vale a pena baratear. Mas se estiver no limite do orçamento, qualquer SSD vale mais que um HD para a instalação do sistema. 

6 minutos atrás, Tronte disse:

Quanto a fonte eu vou pegar essa da Corsair VS450 então, tinha pensado em uma 650W mas não tenho noção kkkk, valeu pela dica

Hehe tranquilo. Só pensar que a sua fonte atual, segundo os testes do CDH, entrega um máximo de ~200W. Então não pode ser tanto assim kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gargalo aí está sendo o HD IDE, troque por uma HD Sata ou SSD. Lembre-se de manter o HD desfragmentado a cada 15 dias. Mas o maior problema mesmo é este Pentium 4, que é extremamente ineficiente (CPU 100%). Troque-o urgentemente por um Core2Duo acima de 2Ghz  Esta placa não aceita Core2Quad.https://www.youtube.com/watch?v=e8WRNiEOPME

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Alemar2020 disse:

O gargalo aí está sendo o HD IDE, troque por uma HD Sata ou SSD. Lembre-se de manter o HD desfragmentado a cada 15 dias. Mas o maior problema mesmo é este Pentium 4, que é extremamente ineficiente (CPU 100%). Troque-o urgentemente por um Core2Duo acima de 2Ghz  Esta placa não aceita Core2Quad.https://www.youtube.com/watch?v=e8WRNiEOPME

 

@Alemar2020 , comprei o SSD e fonte que o @Ovo Simpáticome recomendou, chegaram ontem, porém infelizmente ambas entradas SATAs da placa não estão funcionando direito, eu formatei e pegou tudo, inclusive a placa de vídeo que antes não pegava, o windows congelava a tela e só voltava reiniciando. Coloquei o HD IDE e esse problema sumiu, porém voltou pro BO de CPU 100% que ocorria e tinha sido resolvido nos poucos minutos que rodou com o SSD.

Vou levar em uma assistência técnica pra ver se tem como arrumar as entradas SATA e ver o custo disso, pesquisei o valor do processador Core2Duo e é bem baratinho então compensa trocar também.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma placa dessa, GA VM900M, que foi meu primeiro Pc. Não compensa gastar muito com ela devido as limitações deste Chipset P4M900 da Via. Placas com Chipset da Intel rodam o Windows10 tranquilo com 04Gb de Ram e um Core2Duo. Reparo de porta Sata acho que não existe e se existir não vai compensar. O ideal é trocar a placa-mãe. Comprar uma com Chipset Intel, G31/33/41/43 e que aceite memória DDR2 para você aproveitar suas peças. E trocar urgentemente o processador. Por outro lado eu estava olhando no Marketplace do Facebook e o pessoal vende Pc's completos Core2Duo muito barato. Sai bem em conta. Dê uma pesquisada . Nesse caso comprar/pagar e retirar em mãos. O melhor custo benefício em Core2Duo é o E8400 que custa menos de R$50,00 no Mercado Livre. Eu o utilizo em uma placa G41 DDR2. Meu uso também é básico. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alemar2020 disse:

Eu tenho uma placa dessa, GA VM900M, que foi meu primeiro Pc. Não compensa gastar muito com ela devido as limitações deste Chipset P4M900 da Via. Placas com Chipset da Intel rodam o Windows10 tranquilo com 04Gb de Ram e um Core2Duo. Reparo de porta Sata acho que não existe e se existir não vai compensar. O ideal é trocar a placa-mãe. Comprar uma com Chipset Intel, G31/33/41/43 e que aceite memória DDR2 para você aproveitar suas peças. E trocar urgentemente o processador. Por outro lado eu estava olhando no Marketplace do Facebook e o pessoal vende Pc's completos Core2Duo muito barato. Sai bem em conta. Dê uma pesquisada . Nesse caso comprar/pagar e retirar em mãos. O melhor custo benefício em Core2Duo é o E8400 que custa menos de R$50,00 no Mercado Livre. Eu o utilizo em uma placa G41 DDR2. Meu uso também é básico. 

@Alemar2020 , muito obrigado pelas dicas, ajudou muito... Eu comprei um cabo SATA hoje e troquei a bateria da placa-mãe também, instalei o SDD e consegui formatar de boa, está atualizando o Windows 7 (10 não aceitou), até agora não congelou a tela então é uma boa notícia... Vou providenciar o Core2Duo pra já, vi um com entrega Full e chega amanhã, aí faço mais esse upgrade e ele deve ficar aceitável pra uso básico. Mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Tronte disse:

@Alemar2020 , muito obrigado pelas dicas, ajudou muito... Eu comprei um cabo SATA hoje e troquei a bateria da placa-mãe também, instalei o SDD e consegui formatar de boa, está atualizando o Windows 7 (10 não aceitou), até agora não congelou a tela então é uma boa notícia... Vou providenciar o Core2Duo pra já, vi um com entrega Full e chega amanhã, aí faço mais esse upgrade e ele deve ficar aceitável pra uso básico. Mais uma vez, obrigado!

Esta placa não aceita qualquer Core2Duo devido a limitação do Chipset VIA P4M900  https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-VM900M-rev-20/support#support-cpu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2020 às 19:41, Tronte disse:

@Alemar2020 , muito obrigado pelas dicas, ajudou muito... Eu comprei um cabo SATA hoje e troquei a bateria da placa-mãe também, instalei o SDD e consegui formatar de boa, está atualizando o Windows 7 (10 não aceitou), até agora não congelou a tela então é uma boa notícia... Vou providenciar o Core2Duo pra já, vi um com entrega Full e chega amanhã, aí faço mais esse upgrade e ele deve ficar aceitável pra uso básico. Mais uma vez, obrigado!

Depois nos diga de seu certo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2020 às 21:23, Alemar2020 disse:

Depois nos diga de seu certo

@Alemar2020 , @Ovo Simpático, o processador chegou hoje e realizei a troca, porém assim que liguei ele não bipou e nem apareceu vídeo. Voltei o Pentium 4 e pega normalmente. Já tentei ligar com o Core2Duo sem memória e sem a bateria, mas nenhum sinal também. Rodei o DriverHub e procurei no site da Gigabyte  pra ver se tem alguma atualização pra BIOS, mas nada também. Será que o processador veio com defeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tronte

Pode ser que tenha vindo com defeito, mas o ideal seria voce testar ele em outra maquinha que voce ja saiba previamente que suporta Core2Duo...

 

Em 24/10/2020 às 16:42, Alemar2020 disse:

Esta placa não aceita qualquer Core2Duo devido a limitação do Chipset VIA P4M900  https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-VM900M-rev-20/support#support-cpu

Qual a versão do Core2Duo que voce pegou? Ja verificou a compatibilidade com a sua placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...