Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC as vezes não religa sem antes retirar e colocar processador.


Posts recomendados

Olá, é a minha primeira vez por aqui então desculpa se coloquei esse tópico no lugar errado e se o texto ficar muito grande.

Há algum tempo meu PC apresentou o problema de energizar todo o sistema por 15~20 segundos, desligar e "religar" novamente (Coloco entre aspas pois o pc não ligar realmente, ele fica nesse estado onde tudo fica energizado como se tivesse funcionando normalmente, porém o monitor se mantém em stand by). Consegui fazer ele religar de tanto eu mexer e tentar várias combinações de peças diferentes, porém o problema voltou a acontecer mais duas vezes e voltou a funcionar nas duas. As últimas coisas que eu me lembro de fazer antes de "resolver" o problema foi de ter reiniciado a BIOS (UEFI, no caso) e ter retirado e recolocado o processador, só que ainda não posso dizer que é ele o problema porque esse negócio de tirar e colocar processador não funciona de primeira, assim como resetar a BIOS.

Umas coisas que podem ser importantes de vocês saberem, mas não coloquei no texto é que;

1) dessa última vez que o pc deu tela azul do windons10 e começou apresentar esse defeito eu tava jogando Valorant, confesso que não tenho o costume de acompanhar temperatura e porcentagem de uso dos componentes mas não acredito que esse jogo exija tanto assim da minha máquina.

2) uma vez esqueci de ligar o conector de 12V 4 pinos do CPU/EPS na placa-mãe e o efeito foi praticamente o mesmo desse problema - isso não poderia significar que esse problema tem alguma ligação com a partes que são energizadas por esse conector? É só um palpite, já to ficando sem ideias da onde possa ser esse problema.

Eu to usando o computador agora e aparentemente tá tudo normal, mas não confio.

Muito obrigado se você se importou de ler até aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ O reset que você diz é o mesmo clearCMOS? Já testei as memórias e estava ok, o Windows não fui eu que instalei e já tem uns 2 anos que estou sem formatar, o problema é mais recente só que se tem chance de ser esse o motivo eu formato sem problemas. Quanto a fonte, eu cheguei a testar uma outra genérica, mas que aparentemente funciona normal. De qualquer forma já estou mesmo juntando dinheiro para uma fonte nova, mas se o problema for mesmo a fonte é um incentivo a mais pra gastar esse dinheirinho suado haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Lessa

2 minutos atrás, Henrique Lessa disse:

O reset que você diz é o mesmo clearCMOS?

o clrcmos é feito antes do reset de BIOS.

 

2 minutos atrás, Henrique Lessa disse:

Quanto a fonte, eu cheguei a testar uma outra genérica, mas que aparentemente funciona normal.

Então se você troca a fonte os problemas param, isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Yan_ disse:

o clrcmos é feito antes do reset de BIOS.

é aquele procedimento de mudar a posição dos jumpers?

 

9 minutos atrás, Yan_ disse:

@Henrique Lessa

o clrcmos é feito antes do reset de BIOS.

 

Então se você troca a fonte os problemas param, isso?

Desculpa me expressei mal. Testei com uma fonte genérica que funcionava normalmente, mas meu problema continuou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique Lessa disse:

é aquele procedimento de mudar a posição dos jumpers?

tem dois jeitos, essa dos jumpers e a de tirar a bateria do BIOS e ficar apertando o botão power ( cá entre nós, a do jumper é melhor )

 

1 minuto atrás, Henrique Lessa disse:

Desculpa me expressei mal. Testei com uma fonte genérica que funcionava normalmente, mas meu problema continuou.

ok, quanto tempo você tem esse PC com essa fonte? Pode ser que com o tempo a fonte por ser genérica e ruim foi desgastando os componentes e isso leva a outra pergunta: sempre ocorreu isso? Usa direto na tomada, filtro de linha, estabilizador ou no-break?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yan_ disse:

tem dois jeitos, essa dos jumpers e a de tirar a bateria do BIOS e ficar apertando o botão power ( cá entre nós, a do jumper é melhor )

 

ok, quanto tempo você tem esse PC com essa fonte? Pode ser que com o tempo a fonte por ser genérica e ruim foi desgastando os componentes e isso leva a outra pergunta: sempre ocorreu isso? Usa direto na tomada, filtro de linha, estabilizador ou no-break?

Vou tentar esse jeito com jumpers. Tenho a mais ou menos 2 anos e ele já veio com essa fonte e esse problema é mais recente, cerca de 1 ou 2 meses. A única coisa que utilizo é um filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo Já tentei trocar a bateria também. To achando que pode ser mesmo o que o @Yan_ disse mesmo. Assim que possível ou levar em um técnico e dependendo de como for, eu posso voltar aqui pra compartilhar com vcs qual a razão desse problema.

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...