Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito temporizador para carro 12v


gilvanrj

Posts recomendados

Bom dia. Meu nome é Gilvan.

Alguém sabe de algum circuito que seja alimentado por 12v de carro para interromper um relé de 12v para a bobina do carro que eu possa regular em minutos?

Montei um com o CI 555, mas ele só interrompe um LED e preciso que na saída tenha 12v para uma bobina de um relé, que interromperá a comunicação entre a ignição e a bobina do carro. Esse fio que vai da ignição à bobina já tem e hoje o interrompo com um interruptor mecânico.

Agradeço a atenção de todos.

Aguardo resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Projetei um circuito para você no Proteus, estreando uma técnica de baixo custo que bolei para reduzir o impacto de loops de terra sobre o MCU. Um problema que já me custou um Arduino Uno. Eu dei o nome de ponte de Zener spacer.png.

 

 

 

ANeUean.png

 

 

 

A ideia é criar dois potenciais elétricos virtuais, um maior e outro menor, a partir da bateria de 12 V e depois regular a diferença de potencial pelo CI regulador de 3,3 V. Se ocorrer um surto envolvendo a bateria, o MCU estará protegido não só pelo optoacoplador, mas também pelo circuito de diodos spacer.png.

 

 

 

Sobre o diagrama, usei o MCU ATtiny85 de 8 bits da Atmel. Ele é barato e pode ser programado com o gravador USBasp, que também é barato. Como você quer temporizar em minutos, um microcontrolador é a opção mais flexível e precisa. Na prática, pode desconsiderar os medidores e a carga fictícia do regulador, apenas alimente o lado do MCU com ele.

 

 

 

Espero ter ajudado spacer.png.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, rjjj disse:

o MCU ATtiny85 de 8 bits da Atmel. Ele é barato e pode ser programado com o gravador USBasp, que também é barato. Como você quer temporizar em minutos, um microcontrolador é a opção mais flexível e precisa

tmj. Ao invés do attiny85, eu (eu) consideraria um attiny10 : um semi adeus ao velho guerreiro 555

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...