Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível fazer overclock de memória com 2 DDR4 3200 + 2DDR4 3.000?


AdrianoArno

Posts recomendados

Olá amigos, gostaria de saber se é possível fazer overclock com 2 pentes 8gb XPG 3.200 Mhz+ 2 pentes XPG 8gb 3000Mhz?

1- Placa-Mãe Asus TUF Gaming B550M-Plus (Wi-Fi), AMD AM4, mATX, DDR4;

2- Processador AMD Ryzen 5 3500X Hexa-Core 3.6GHz (4.1GHz Turbo) 35MB Cache AM4.

3- Fonte Corsair RMX White Series, 750W, 80 Plus Gold, Modular.

Aguardo orientações, nunca fiz overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, AdrianoArno disse:

Olá amigos, gostaria de saber se é possível fazer overclock com 2 pentes 8gb XPG 3.200 Mhz+ 2 pentes XPG 8gb 3000Mhz?

1- Placa-Mãe Asus TUF Gaming B550M-Plus (Wi-Fi), AMD AM4, mATX, DDR4;

2- Processador AMD Ryzen 5 3500X Hexa-Core 3.6GHz (4.1GHz Turbo) 35MB Cache AM4.

3- Fonte Corsair RMX White Series, 750W, 80 Plus Gold, Modular.

Aguardo orientações, nunca fiz overclock.

Sim... mas se você ainda não tiver comprado esse setup, não compre que tem vários erros nisso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, é. Mas não existe receita de bolo, primeiro leia o manual da sua placa-mãe e entenda suas funcionalidades, depois pesquise sobre overclock de RAM.

Outra coisa, tem que saber quais chips estas memórias levam e onde você quer chegar no overclock. Lembrando que OC com 4 pentes é pior que apenas 2, terá que mexer em interleave, ajustar algumas latências mais pra cima, tensões, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, AdrianoArno disse:

@Imakuni

Podes me falar qual o erro neste setup? Com exceção das memórias com frequências diferentes (as memo de 3.000Mhz eu já tinha, as de 3200Mhz eu recebi em troca de uma negociação).

O primeiro problema seriam os 32gb de RAM, que são completamente desnecessários para a maioria das pessoas. Mas como você ganhou, não é como se tivesse comprado, então menos mal... em todo caso, você pode tentar vender o kit antigo para ganhar uma graninha ou então usar para montar um segundo PC.

 

A próxima parte é a placa-mãe B550, que não tem muito motivo para existir hoje em dia. Ou pelo menos, não pelo preço que cobram no Brasil, o dinheiro seria muito melhor utilizado pegando uma B450 mais barata e investindo em coisas mais importantes, como por exemplo...

 

...o processador questionável. Se você precisa de desempenho, pegue o 3600. Se precisa economizar, o 1600af. O 3500x nada mais é do que um i5 de 9a geração, e nenhum deles faz sentido perto dos dois processadores que eu mencionei.

 

Ah sim, e eu já ia esquecendo, a fonte. Começa que 750w são um baita desperdício, segundo que fonte gold não é importante se você não deixa o PC ligado 24h por dia que nem eu. Se seu PC fosse bem mais high end, tudo bem. Mas com o processador listado (que por si só merece mais atenção, como eu já expliquei), eu também duvido que você tenha uma placa de vídeo potente o suficiente que justifique gastar dinheiro com uma fonte dessas.

 

 

Se ainda puder devolver essas peças e pedir reembolso, seria uma boa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni agradeço pelas sugestões e vou seguir sim a sugestão da venda das memórias de 3000Mhz... Esse meu Setup tem mais de 6 meses e fica em produção e ligado 24h/dia devido ao meu trabalho extra, mas também gosto exigir bastante com jogos na atual placa de Vídeo Sapphire AMD Radeon RX 5700 XT 8gb... O processador sim, deverei fazer um upgrade em breve, mas serve para o momento sem muitas dificuldades... Valeu!

@Phoenyx obrigado pela sugestão mas para um iniciante em overclock é melhor fazer com apenas 2 pentes instalados devido a menor possibilidade de erros ou queima das mesmas? Ou apenas pela possibilidade de não funcionar devido a complexidade do desafio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AdrianoArno Para iniciante ou não o melhor é sempre com 2 pentes instalados (por causa do dual channel, senão o melhor seria um pente somente), memórias single rank (chips em um lado só do pente).

Não é questão de queima e sim de subir os clocks. Quanto mais variáveis você coloca no meio mais será limitado no clock final.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Diego Both disse:

@Imakuni

você vai poder fazer o clock normal, mas quem vai definir o qto vai subir vai ser as Mem Ram de 3000mhz.

Que você consiga subir de 3000 para 3400 (+400mhz), nas de 3200 só foram 200mhz.

Não exatamente, quem vai definir o limite vai ser uma combinação da placa-mãe, BIOS e chips usados na RAM (e o usuário, mas isso é óbvio). De 3000 para 3200mhz, não tem muita diferença a ponto de dizer que é o mais fraco é que vai limitar; pode até ser, mas é mais por chance do que determinismo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...