Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador Nobreak BMI 1500VA


Posts recomendados

   Eu retirei um transformador de um Nobreak BMI de 1500VA para eu poder fazer uma fonte de alimentação ajustável, porém estou com dúvida na ligação do primário dele 110v/220v, no primário dele ele tem duas bobinas separadas que eu consegui identificar uma bobina tem apenas 2 fios e a outra tem 4 fios. Eu pesquisei na internet e achei uns vídeos que explicava como ligar com uma lâmpada série e no momento eu ligo ele na bobina de 4 fios (Só que eu uso apenas dois fios para ligar ele em 110v) , só que eu quero ligar ele em 220VAC. E ligando nesses dois fios eu estou conseguindo uma saída nos fios que eram ligados no sistema de carregar bateria apenas 21v-0v-21v nos 3 fios de saida, aí eu quero saber se alguém pode me ajudar a ligara ele em 220V?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 18/10/2020 às 19:57, if. disse:

Fotos + valores de resistências nos fios ajudam a que for te ajudar a identificar.

Resumo: 127 primario em paralelo, 220 em série.

Liga%C3%A7%C3%A3o_Trafo4fios.png?resize=

 Já experimentei ligar ele com as bobinas do primário em série e testando com uma lâmpada em série, só que ao ligar um fio ao outro parece que tem um curto nas bobinas que a lampada acende com o brilho no máximo, então decidi deixar ele como estava para ligar ele em 110V através de um transformador que eu tenho aqui da Translux, porém eu queria fazer um circuito para converter os 220VAC para 110VAC para eu poder ligar ele sem a necessidade de usar outro transformador. Eu queria saber se tem como eu fazer isto ou não?

  porque eu também acho que esse transformador não tem entrada para 220VAC, por que na placa do nobreak onde os fios do primário eram ligados tem umas indicações que eu acho que são das voltagens de entrada dele (127, 109, 90, 0) as outras não está dando para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Leandro Martins e Martins disse:

porém eu queria fazer um circuito para converter os 220VAC para 110VAC para eu poder ligar ele sem a necessidade de usar outro transformador. Eu queria saber se tem como eu fazer isto ou não?

 

Circuito eletrônico pra isso é caro e complicado, melhor o transformador mesmo. 

 

E o do no break já deu pra perceber que é somente 127V mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Leandro Martins e Martins disse:

parece que tem um curto nas bobinas que a lampada acende com o brilho no máximo

Pode ser apenas a inversão de uma das bobinas.

Inverta os fios de apenas uma e veja se continua a acender a lâmpada no brilho máximo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como disse @Ricardo S Ferreira , há de se conectar com polaridade correta se não há curto mesmo.

 

11 horas atrás, Leandro Martins e Martins disse:

acho que são das voltagens de entrada dele (127, 109, 90, 0) as outras não está dando para ver.

 

Em 18/10/2020 às 19:57, if. disse:

valores de resistências nos fios ajudam a que for te ajudar a identificar.

Mais um tradicional vácuo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 22/10/2020 às 20:06, Renato.88 disse:

 

Circuito eletrônico pra isso é caro e complicado, melhor o transformador mesmo. 

 

E o do no break já deu pra perceber que é somente 127V mesmo. 

 Obrigado pela ajuda de todos!

 

 Eu estou usando ele mesmo com um outro transformador da Translux que converte de 220VAC para 110VAC, e está funcionando perfeitamente para o que eu quero utilizá-lo, porém eu queria utilizá-lo como fonte de alta corrente 30A ou 40A para ligar um módulo de 400W e um auto rádio daria um total de 35A para ele tocar com potencia máxima, no início ele tocou normal porém depois de um tempo o transformador começou a super aquecer, então resolvi desligar ele para não queimar o transformador. No momento uso o transformador como fonte regulável de 0 a 30VDC, para carregar bateria e etc...

 

Muito obrigado a todos que me ajudaram!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leandro Martins e Martins disse:

eu queria utilizá-lo como fonte de alta corrente 30A ou 40A para ligar um módulo de 400W e um auto rádio daria um total de 35A para ele tocar com potencia máxima

Esse tipo de transformador não serve pra isso. 

Se ele é de 1500VA com alimentação de 110V o máximo que se tira dele são 13A.

Pra dar certo tem que ser um trafo caríssimo de no mínimo 4kVA pra ligar seu som ou então uma fonte chaveada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...