Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problemas aquecimento core i5 9600kf


Posts recomendados

Olá pessoal, todos bem?

Tenho aqui esse kit:

Core i5 9600kf
Placa-Mãe Asus TUF B360M-Plus Gaming/BR
RTX 2060 Super Galax EX 1Click OC

SSD Adata XPG SX6000

2TB HD
Gabinete Sharkoon TG5 (troquei os coolers por 6 Gamemax GMX-GF12R + 1 deepcool)
Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 2666MHz
Cooler para Processador Cooler Master Hyper 212x, sistema push and pull (fan original + 1 akasa Viper)
CX550w
 

(para se basear com a foto) os coolers da frente jogam ar pra dentro do gabinete, e os de cima e de trás para fora.
 

Comprado em janeiro, e agora está chegando o verão no RS e nessa semana já me alertou a alta temperatura que o PC está rodando o processador.
Como bem podem ver minha placa-mãe não faz overclock (peguei ela na intenção de depois trocar por outra parruda, mas a pandemia me ferrou) e mesmo assim em jogos o i5 tá batendo 93c e nem fica em full load.
A temperatura da VGA fica na casa dos 75c, o que ainda considero tranquilo.
as outras peças não sofrem com aquecimento... o ssd mesmo fica na casa dos 40c em jogo.

o que me preocupa é que o verão está só começando... Por isso gostaria de sugestões no que eu posso mudar para melhorar isso? Troca do cooler do CPU? melhores coolers para o gabinete? 
Aceito suas indicações, meu objetivo é gastar de 300 a 600 reais com isso, mas qualquer sugestão que passar esse orçamento eu posso estudar.

Obrigado, e fica uma imagem do PC na última limpeza com meu ajudante.

image0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Essa temperatura está um pouco estranha, não era para estar tão alta. Tem certeza que a montagem está em ordem?

faz 2 meses que troquei a pasta térmica, esse processador sempre foi esquentadinho... sempre na média dos 75c a 85c em jogos. 
aqui essa semana tem feito acima dos 30c de temperatura, ai ele resolveu se mostrar... o ar que sai do gabinete é realmente muito quente.

1 hora atrás, Diego Both disse:

@William Fogiatto

Baixa o HWMonitor e deixa aberto.

Inicie os jogos que o processador bate 93º e posta aqui o Vcore máximo atingido. Algumas placas setam o Vcore próximo ao limite máximo, o que gera altas temperaturas.

Segue print do HW monitor que fiz agora pouco, joguei apenas 2 partidas multiplayer de COD MW
 

TEMPERATURA.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, William Fogiatto disse:

faz 2 meses que troquei a pasta térmica, esse processador sempre foi esquentadinho... sempre na média dos 75c a 85c em jogos. 
aqui essa semana tem feito acima dos 30c de temperatura, ai ele resolveu se mostrar... o ar que sai do gabinete é realmente muito quente.

Segue print do HW monitor que fiz agora pouco, joguei apenas 2 partidas multiplayer de COD MW
 

TEMPERATURA.PNG

Faltou a parte importante, as tensões da placa-mãe... mas só olhando essa leitura de 101w, dá para ver que ela está exagerando.

 

Vá na Bios e controle a tensão manualmente. Dê uma reduzida que vai colocar suas temperaturas em ordem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Tens razão, refiz o teste agora, joguei uma meia hora e obtive o resultado do lado esquerdo da foto que anexei aqui.
Do lado direito está após seguir a dica do amigo @Diego Both , coloquei o vcore a 1.260v manualmente na BIOS. O load line fica em 4.
parece realmente melhor, a temperatura ambiente agora é 34C 🥵
Mais alguma dica que eu deveria seguir?

 

Ademais, minha pasta térmica acabou na última aplicação, eu usava a que veio com o cooler (hyper 212x).
Alguma dica? faz tempo que não compro pasta térmica.

 

ah, existe algum "power pachage" aceitável para deixar ele? olhando no site da intel vi que o TDP dele é 95w, deveria ficar em torno disso?


Por enquanto, obrigado pela ajuda.

Temperatura.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, William Fogiatto disse:

Ademais, minha pasta térmica acabou na última aplicação, eu usava a que veio com o cooler (hyper 212x).
Alguma dica? faz tempo que não compro pasta térmica.

Quando for comprar algo no Kabum, pode aproveitar e pegar um daqueles tubos da Deepcool. Não é como se a pasta fosse fazer grande diferença mesmo, desde que não seja porcaria.

 

4 minutos atrás, William Fogiatto disse:

ah, existe algum "power pachage" aceitável para deixar ele? olhando no site da intel vi que o TDP dele é 95w, deveria ficar em torno disso?

O fator limitante não é a quantidade de W em si, é a temperatura; se a gente morasse na Antártica, não teria problema deixar esses 101w de antes, pois o sistema ia rodar numa boa faixa térmica.

 

Ah, e sobre TDP, ignore esse número, ele não serve para nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Teaz Solo disse:

Eu vejo muita gente reclamando de aquecimento desse i5 9600, independente das letras no final, só a 9600 vejo essas reclamações. Será que testando outro processador não resolveria também? 
Posso estar enganada, mas se tiver essa possibilidade de testar, faça isso. 

Olá, infelizmente não tenho essa possibilidade.
até pensei em abrir RMA com a Intel mas é bem possível eles me dizerem que "a temperatura máxima é de 100c então está dentro das especificações bla bla bla"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...