Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de motor Brushless com SLA6023 E ARDUINO


Panka57

Posts recomendados

Olá a todos e desde já obrigado

 

  Tenho aqui alguns destes motores(fotos abaixo) com drivers, eram de maquinas de gráficas.

  Minha é ideia e fazer o controle dos mesmo com o pwm do arduino Leonardo que adquiri recentemente", ou ate mesmo construir uma "controladora com o SLA6023

que tem em cada um dos drivers e controla-la com o arduino. 

 

Obs: sou técnico de som na parte elétrica e acústica do audio. Então tenho um bom conhecimento em elétrica, porém em eletrônica não tenho muito conhecimento. A "grosso" entendo ate chegar na placa. 

 

Se alguém tiver qualquer informação ou um caminho para indicar  ou se você leu tudo isso já fico agradecido!!! Valeu pessoal tamo junto.

IMG_20201007_233732868.jpg

16031116356521722086306804841151.jpg

1603111879522102486835487443410.jpg

16031121443165076415568696787031.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@if. E ai fera, tudo bem com você

Obrigado pela tua até mano.

Achei esse datasheet bem antigo parece ser o certo, não achei outro. porém como disse não manjo muito de eletrônica a esse nivel.

  Então meu plano é usar um dos motores brushless de 3 fases que tenho aqui para o force feedback do cockpit que estou construindo. O arduino ja tem programação de volante com force feedback, mas para ser usado com ponte h (driver bts 7960), então ele esta com duas saidas pwm.

 Você acha que é muito difícil fazer esse controle para usar o um desses motores bldc, ou você acha que é mais fácil fazer uma ponte h e usar um motor dc convencional? 

 

Muito obrigado meu amigo pela tua ajuda e tempo! Sem palavras!!!

TC9192.PDF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar falando besteira, então se alguém confirmar que errei, por favor me corrija:

O motor driver que você tem, trabalha se alinhando numa posição conforme a corrente que você manda para ele via pwm.
Já a ponte H é um motor que fica parado até receber corrente, sendo que a ponte H pode inverter o sinal, fazendo com que um motor de corrente contínua possa girar para os 2 lados.

Dito isso, creio que o driver que você tem, seria mais robusto, pois está sempre energizado, e não tem uma caixa de engrenagem que pode quebrar com o esforço do tempo.
Mas a opção de ponte H, você tem um exemplo meio pronto como falou, enquanto este seu motor você terá que programar tudo por conta.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os motores sem escovas precisam de uma excitação coordenada complexa para girar compensado.

 

A ponte H é uma caixa preta (mas bem conhecida, internamente) de transistores, para se fazer PWM marchando para frente ou para trás motores DC com escovas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Excelentes comentários dos amigos acima. O sistema dc com pwm de fato é mais fácil de programar e entender. O trifásico nem tanto. Mas como já tem muita coisa mastigada, isso facilita um pouco. E sim, também muda o sentido de rotação no sw.

 

13 horas atrás, Panka57 disse:

Você acha que é muito difícil fazer esse controle para usar o um desses motores bldc, ou você acha que é mais fácil fazer uma ponte h e usar um motor dc convencional? 

O caminho mais fácil pra mim (mim) seria o pwm dc. Mas há a questão da disponibilidade do motor brushless sem contar a adrenalina em aprender algo novo. No caso fico com 50% em cada. Coloque mais coisa na balança e veja pra que lado ela pende. P.ex. necessidade, prazo, desejos e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal obrigado pela ajuda de vcs, sem palavras !!!

  Então, para fazer com motor dc, assim como disse o amigo @if.  eu ja tenho disponibilidade de quase tudo, mas um dc forte o suficiente para o force feedback eu não tenho, então teria de comprar, ai já é outro caminho. pois comprar e ligar é fácil kkkk eu quero o desafio!!

 

brushless eu devo ter uns 12 motores todos com seus drivers específicos(esse é o problema não existe esquema dessas placas que tenho aqui). Então teria que, ou montar um controlador usando um destes SLA6023 ou se alguém soubesse os esquema de controle desses drivers que tenho aqui( eu sei que o conecto maior é alimentação, acredito que o conector menor é o controle, eu acho).

 

  Lembrando que tenho o arduino prontinho com programação para controle de games com force feedback e uso encoder, se não me engano as saídas digitais 6 e 10 são os pulsos pwm + e  -.  Então  independente do que eu for usar, o controle será feito pelo pwm+ e pelo pwm-.

 

desde já agradeço pessoal. muito obrigado pela a atenção e tempo de vcs!!!!

Só para completar, não quero mexer em programação do arduino. que já está pronta.   pensei em algo como um esc com reversão tipo os usados em skates elétricos (com um esc desses era só ligar), pois o controle é feito por dois fios(pwm) um para cada sentido de rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...