Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber quais drivers instalar?


Posts recomendados

Terminei de montar meu PC e gostaria de saber qual o método mais efetivo de instalar todos os drivers, os componentes vêm com CD para baixar os drivers, mas eu n tenho leitor no PC, e o programa que o manual da placa-mãe recomendou, não achei para baixar (Xpress Install).

Aqui minhas configurações:

Gigabyte B450 AorusM
Gigabyte RTX 2060 Windforce
Ryzen 5 3600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não baixe os drivers do DVD que vem com a placa pois além de não serem os mais atualizados, eles geralmente instalam bloatwares juntos (programas totalmente dispensáveis, que você não irá usar e que consomem recursos do sistema).

 

A primeira coisa a ser feita é baixar os drivers do site do processador, ou seja, no site da Intel ou da AMD.

Após isso, baixar o driver da placa de vídeo, também no site do fabricante (NVIDIA ou AMD).

Feito isso, vá no site do fabricante da sua placa-mãe e baixe ali os drivers restantes (geralmente são de rede, de áudio dentre outros).

image.png

 

Ai vai um exemplo dos drivers no site da ASRock, placa-mãe modelo A320M-HD, os únicos drivers necessários ali são o driver de áudio e de rede da Realtek, sendo que o "AMD all in 1 with VGA driver" é uma versão desatualizada do software de instalação de drivers do processador/placa de vídeo da AMD, que são dispensáveis devido ao procedimento que mencionei acima.

 

- O AMD RAID só é necessário caso você trabalhe com RAID (funcionalidade que permite usar duas ou mais unidades de armazenamento para aumentar o desempenho e/ou integridade dos seus arquivos).

 

- APP Shop é uma loja de aplicativos, totalmente desnecessária.

 

- Norton Security, é um antivírus. Caso você for utilizar esse antivírus em específico, é muito mais prático baixa-lo diretamente do site do desenvolvedor do que ali.

 

- Reiniciar para a UEFI. Caso você habilite o fastboot no setup (configurações do BIOS/UEFI), não será possível acessa-la novamente a menos que você dê um clear na CMOS (resete o BIOS). Com este software, você o executa para fazer o PC reiniciar no setup, dispensando a necessidade de limpar o CMOS.

Esse software só é necessário caso você use o fastboot ativado no setup.

 

---

 

Siga os procedimentos descritos acima para baixar os drivers mais recentes (lembre-se: SEMPRE do site do fabricante) e ignore o restante dos aplicativos, a menos que você utilize algum deles em específico, e lembre-se de não utilizar ferramentas de atualização de drivers pois elas costumam gerar problemas.

 

Entenda mais sobre esse assunto aqui:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...