Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de 600W duvidosa


Brun1

Posts recomendados

Tinha abrido um tópico anteriormente para verificar qual modelo era uma fonte boa, porém vendo agora, meu orçamento tá bem apertado para investir em uma fonte e uma GTX 1650.

Agora, o que eu queria saber é se essa fonte aguenta uma GTX 1650 (a qual pretendo comprar agora em novembro) especificações do pc:

- Processador: Pentium Gold g5400

- placa-mãe: ASRock H310M-HDV

- SSD de 240 GB

- Memoria ram: 12 GB (8GB HyperX Fury de 2400mhz + 4GB Kingston 2400mhz) 

- E essa fonte de 600w que veio no gabinete, consegui o link com as especificações dela: https://www.xtechamericas.com/st-products/internal/CS850XTK11-en 

 

Quem puder dar um help, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo com essas informações, não conseguimos saber se ela é ou não confiável. Você teria que abrir a fonte pra saber se ela aguentaria a potência do PC. Acredito que a fonte possa dar para aguentar uma 1650, mas teria que analisar a arquitetura dela de uma forma mais precisa, já que testes dessa fonte são muuuito difíceis de encontrar (acredito que nem tenha na verdade, porque não achei no titio google)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brun1 Pelo link vi a fonte, ela não é confiável. Pois é de uma fabricante desconhecida, além de ainda usar chave seletora, e dá pra ver que a qualidade do material na parte externa já é de fonte genérica, não dá pra esperar muito de dentro dela. Por ela ainda usar chave seletora, ela não é PFC, ou seja, é no máximo 60% de eficiência destes 600W. Não recomendo usar ela. 

 

Mas agora... como faz pra saber se uma fonte é confiável mais ou menos? Primeiramente, ela tem que ser de uma boa fabricante, uma fabricante bem falada por aí, tem que ser uma fonte que dá pra ver que já é robusta só de olhar, além de que uma ótima fonte hoje tem que possuir PFC ativo, pra ter eficiência ao máximo de sua potência, algo que também indica qualidade. 

 

Se você está com dúvida de uma fonte, pesquise análises de profissionais na internet sobre o modelo dela. Espero ter ajudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, MikroTech - Informática disse:

@Brun1 Pelo link vi a fonte, ela não é confiável. Pois é de uma fabricante desconhecida, além de ainda usar chave seletora, e dá pra ver que a qualidade do material na parte externa já é de fonte genérica, não dá pra esperar muito de dentro dela. Por ela ainda usar chave seletora, ela não é PFC, ou seja, é no máximo 60% de eficiência destes 600W. Não recomendo usar ela. 

 

Mas agora... como faz pra saber se uma fonte é confiável mais ou menos? Primeiramente, ela tem que ser de uma boa fabricante, uma fabricante bem falada por aí, tem que ser uma fonte que dá pra ver que já é robusta só de olhar, além de que uma ótima fonte hoje tem que possuir PFC ativo, pra ter eficiência ao máximo de sua potência, algo que também indica qualidade. 

 

Se você está com dúvida de uma fonte, pesquise análises de profissionais na internet sobre o modelo dela. Espero ter ajudado. 

Obrigado pela resposta. Então não tem jeito, prefiro não arriscar, a solução vai ser o investimento em uma fonte boa. 

agora, RaphiaelGamer disse:

Mesmo com essas informações, não conseguimos saber se ela é ou não confiável. Você teria que abrir a fonte pra saber se ela aguentaria a potência do PC. Acredito que a fonte possa dar para aguentar uma 1650, mas teria que analisar a arquitetura dela de uma forma mais precisa, já que testes dessa fonte são muuuito difíceis de encontrar (acredito que nem tenha na verdade, porque não achei no titio google)

 

Ao que parece ela não é confiável mesmo, não tem nada na internet sobre ela, somente esse site, nem vídeos, nem sites para compra. Agora é juntar uma grana pra comprar uma fonte boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, MikroTech - Informática disse:

@Brun1 Olha... Tem umas fontes de qualidade com PFC ativo sem ser muito caras, só não vou poder te passar modelos, tenho mais conhecimento técnico do que de mercado. 

Ah, beleza! Vou pesquisar os modelos e ver a que mais se encaixa nas especificações do PC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Brun1 disse:

Tinha abrido um tópico anteriormente para verificar qual modelo era uma fonte boa, porém vendo agora, meu orçamento tá bem apertado para investir em uma fonte e uma GTX 1650.

Agora, o que eu queria saber é se essa fonte aguenta uma GTX 1650 (a qual pretendo comprar agora em novembro) especificações do pc:

- Processador: Pentium Gold g5400

- placa-mãe: ASRock H310M-HDV

- SSD de 240 GB

- Memoria ram: 12 GB (8GB HyperX Fury de 2400mhz + 4GB Kingston 2400mhz) 

- E essa fonte de 600w que veio no gabinete, consegui o link com as especificações dela: https://www.xtechamericas.com/st-products/internal/CS850XTK11-en 

 

Quem puder dar um help, agradeço.

 

Primeiro você deve entender que não é uma fonte de 600w, mas sim uma fonte vagabunda etiquetada como tendo 600w mas que provavelmente não mal entrega 200, com baixíssima eficiência e só Deus sabe a estabilidade das linhas de tensão.

Dito isto mesmo o consumo da sua configuação sendo baixo, recomendo que adquira uma fonte de qualidade pra evitar a queima dos seus componetes.
Boas fontes são

 

Pcyes Spark 400w

Gamemax Gp400a

Corsair Vs 450w

Cooler Master MWE 450w

Pcyes Electro 450w

Evga BR 450w

 

Porém todas as fontes custam mais de 350 reais, caso isso ultrapasse muito seu orçamento, existe uma opção mais em conta que é a Seasonic 300w, ela sai por 99 reais

no mercado livre (Usada obviamente).

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1680474980-frete-gratis-fonte-sfx-350w-80-plus-automatica-_JM

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, MikroTech - Informática disse:

@Brun1 Enfim, o que faz a fonte ser ruim é a chave seletora, observe isso

Capturar.PNG

Agora entendo, confesso que já tive muito problemas com fontes e todas elas possuíam essa chave seletora. Obrigado pela explicação.   

agora, NIGHT FALL disse:

 

Primeiro você deve entender que não é uma fonte de 600w, mas sim uma fonte vagabunda etiquetada como tendo 600w mas que provavelmente não mal entrega 200, com baixíssima eficiência e só Deus sabe a estabilidade das linhas de tensão.

Dito isto mesmo o consumo da sua configuação sendo baixo, recomendo que adquira uma fonte de qualidade pra evitar a queima dos seus componetes.
Boas fontes são

 

Pcyes Spark 400w

Gamemax Gp400a

Corsair Vs 450w

Cooler Master MWE 450w

Pcyes Electro 450w

Evga BR 450w

 

Porém todas as fontes custam mais de 350 reais, caso isso ultrapasse muito seu orçamento, existe uma opção mais em conta que é a Seasonic 300w, ela sai por 99 reais

no mercado livre (Usada obviamente).

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1680474980-frete-gratis-fonte-sfx-350w-80-plus-automatica-_JM

 

Eu realmente preciso investir em uma boa, e confesso pra você que eu já usei uma gtx 750ti no meu pc antigo com uma fonte dessas, conseguia rodar e tudo mais, porém sempre dava problemas e acabava tendo que trocar varias peças, porém na época eu era muito mais leigo no assunto, do que nos dias de hoje. 

 

 Será que essas fontes mais caras estarão de promoção na blackfriday em novembro? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brun1 Era só uma dica. Vou te explicar o porque que fontes com chaves seletoras são genéricas... PFC é um pequeno circuito que evita perdas em eficiência de ernegia, existindo o PFC passivo, e o PFC ativo, o ativo já consegue trazer +90% de eficiência da fonte, daí se a fonte diz que tem 600W, então se for PFC ativo ela dá no mínimo 540W. Agora uma fonte sem este circuito, uma genérica como essa, que diz que dá 600W, na verdade só dá uns 360W, pois tem no máximo uns 60% de eficiência energética. 

 

Esta chave seletora é um sistema manual pra escolher a tensão elétrica de entrada, apenas isso. Então essa fonte nem tem o circuito PFC, que já é automático a tensão de entrada... Chave seletora é passado, só serve pra desperdiçar energia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, MikroTech - Informática disse:

 PFC é um pequeno circuito que evita perdas em eficiência de ernegia, existindo o PFC passivo, e o PFC ativo, o ativo já consegue trazer +90% de eficiência da fonte, daí se a fonte diz que tem 600W, então se for PFC ativo ela dá no mínimo 540W. Agora uma fonte sem este circuito, uma genérica como essa, que diz que dá 600W, na verdade só dá uns 360W, pois tem no máximo uns 60% de eficiência energética.

Na verdade a conta não é essa, mas também recomendaria a troca da fonte.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MikroTech - Informática disse:

@Brun1 Era só uma dica. Vou te explicar o porque que fontes com chaves seletoras são genéricas... PFC é um pequeno circuito que evita perdas em eficiência de ernegia, existindo o PFC passivo, e o PFC ativo, o ativo já consegue trazer +90% de eficiência da fonte, daí se a fonte diz que tem 600W, então se for PFC ativo ela dá no mínimo 540W. Agora uma fonte sem este circuito, uma genérica como essa, que diz que dá 600W, na verdade só dá uns 360W, pois tem no máximo uns 60% de eficiência energética. 

@MikroTech - Informática

Informação incorreta.
Eficiência e capacidade de entrega não tem absolutamente nenhuma relação.
O PFC ativo não interfere no quanto de potência a fonte é capaz de entregar.
Uma fonte (de qualidade) com 500w vai entregar 500w independente da sua eficiência, o que muda é o quanto ela consome da tomada pra entregar essa mesma potência.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, NIGHT FALL disse:

@MikroTech - Informática

Informação incorreta.
Eficiência e capacidade de entrega não tem absolutamente nenhuma relação.
O PFC ativo não interfere no quanto de potência a fonte é capaz de entregar.
Uma fonte (de qualidade) com 500w vai entregar 500w independente da sua eficiência, o que muda é o quanto ela consome da tomada pra entregar essa mesma potência.

Exatamente. Obrigado pelo complemento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, MikroTech - Informática disse:

Vou te explicar o porque que fontes com chaves seletoras são genéricas... PFC é um pequeno circuito que evita perdas em eficiência de ernegia, existindo o PFC passivo, e o PFC ativo, o ativo já consegue trazer +90% de eficiência da fonte, daí se a fonte diz que tem 600W, então se for PFC ativo ela dá no mínimo 540W. Agora uma fonte sem este circuito, uma genérica como essa, que diz que dá 600W, na verdade só dá uns 360W, pois tem no máximo uns 60% de eficiência energética. 

Chave com chave seletora nem sempre é genérica. As fontes de qualidade de antigamente também tinham chave seletora e entregavam 60% da energia que puxavam da TOMADA. Seguindo sua lógica, as fontes de 200W de marca fictícia muito bem arquitetada sem PFC ativo, na verdade entregariam 120W, que é quase nada. O que acontece na verdade é que ela puxa da tomada bem mais do que a potência dita na fonte (200W) pra ser capaz de entregar a energia descrita.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela coreção de todos aí. 

 

@NIGHT FALL Acho que você me interpretou mal, uma fonte de qualidade de 500W, nunca entrega 500W pro PC, mas sim consome toda essa potência em relação à rede elétrica, parte dessa potência é comsumida pelos componentes internos e transformada em calor(efeito Jaule), é quase impossível criar uma fonte com a eficiência energética perfeita, é isso que quis eu quis dizer. Fontes que prometem 500W comsumirão aproximadamente isso em relação a rede elétrica, e dependendo de sua eficiência entregarão a maioria de sua potência para os componentes do microcomputador. Eu posso ter errado nos números, e confundindo muitos, mas uma coisa é clara: A fonte consume uma determinada potência, e um pouco dela é transformada em calor por lei de física, e o resto é entregado pro computador. 

 

Eu aprendi isso tudo por poucas informações na internet, junto com o meu raciocínio formulo a teoria, tenho só 1 ano de experiência na área e nunca fiz nenhum curso, mas se eu tiver errado, que seja bem explicado. 

 

Pra não falar que eu tirei essas informações da minha cabeça do nada, vou postar o link de um artigo simples que explica algo parecido: https://canaltech.com.br/hardware/O-que-e-o-selo-80-Plus/#:~:text=A eficiência é a conversão,com uma eficiência de 80%. Foi dito: "A eficiência é a conversão de quanto a fonte precisa puxar da energia elétrica para entregar a potência exigida pela máquina. Por exemplo, para entregar 100 watts de energia, uma fonte precisa puxar 125 watts da tomada com uma eficiência de 80%", e está correto. Mas acho que você quis dizer que eu estava negando que uma fonte de 500W consuma 500W, e não, não disse isso, consome tudo isso sim, só não entrega exatamente tudo pro computador. 

 

Abraços

 

 

@RaphiaelGamer Vou lhe dar um exemplo, uma fonte da Fortrek que usa chave seletora, e não possui o circuito PFC obviamente, consome em média 450W no máximo, mas por sua baixa eficiência, entrega 200W pro computador, observe. Geralmente quando diz 200W é de entrega pro computador, não de potência consumida no máximo pela rede elétrica. Te entendo perfeitamente. 

fonte-atx-com-cabo-200w-reais-20-4p-pws-2002-fortrek-D_NQ_NP_422901-MLB20428530851_092015-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, MikroTech - Informática disse:

uma fonte de qualidade de 500W, nunca entrega 500W pro PC, mas sim consome toda essa potência em relação à rede elétrica, parte dessa potência é comsumida pelos componentes internos e transformada em calor(efeito Jaule),

Não é assim amigo, e explico o motivo. Se uma fonte é de "500W" ela entrega os 500W e pronto.

Isso pois, por exemplo: Uma fonte de 500W a 80 porcento de eficiência, o calculo que deve ser feito é o seguinte: A potência/ eficiencia (Em decimal), nesse caso: 500/(0,8)= 625W, isso é o que ela PUXA da tomada, sendo que 500W ela aproveita e 125W dissipa como forma de calor.

24 minutos atrás, MikroTech - Informática disse:

é quase impossível criar uma fonte com a eficiência energética perfeita

Não é quase impossível, é IMPOSSÍVEL.Nenhuma máquina do mundo trabalha a 100% de eficiência, isso é contra as leis da termodinâmica, lei de Carnot..

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MikroTech - Informática disse:

 

@NIGHT FALL Acho que você me interpretou mal, uma fonte de qualidade de 500W, nunca entrega 500W pro PC, mas sim consome toda essa potência em relação à rede elétrica, parte dessa potência é comsumida pelos componentes internos e transformada em calor(efeito Jaule), é quase impossível criar uma fonte com a eficiência energética perfeita, é isso que quis eu quis dizer. Fontes que prometem 500W comsumirão aproximadamente isso em relação a rede elétrica, e dependendo de sua eficiência entregarão a maioria de sua potência para os componentes do microcomputador. Eu posso ter errado nos números, e confundindo muitos, mas uma coisa é clara: A fonte consume uma determinada potência, e um pouco dela é transformada em calor por lei de física, e o resto é entregado pro computador. 

 

 

Pra não falar que eu tirei essas informações da minha cabeça do nada, vou postar o link de um artigo simples que explica algo parecido: https://canaltech.com.br/hardware/O-que-e-o-selo-80-Plus/#:~:text=A eficiência é a conversão,com uma eficiência de 80%. Foi dito: "A eficiência é a conversão de quanto a fonte precisa puxar da energia elétrica para entregar a potência exigida pela máquina. Por exemplo, para entregar 100 watts de energia, uma fonte precisa puxar 125 watts da tomada com uma eficiência de 80%", e está correto. Mas acho que você quis dizer que eu estava negando que uma fonte de 500W consuma 500W, e não, não disse isso, consome tudo isso sim, só não entrega exatamente tudo pro computador. 

 

Abraços

 

 

 

Acho que você não interpretou bem nem as informações da matéria no site do canaltech e nem a minha correção.

No próprio texto afirma o que citei anteriormente, porém ao invés de usar como base a potência máxima da fonte uso apenas 100w dela.

 

image.png.c7155f3f878d1dc6b471d310fdc5871e.png

 

1 hora atrás, MikroTech - Informática disse:

Acho que você me interpretou mal, uma fonte de qualidade de 500W, nunca entrega 500W pro PC

 

Acredito que você esteja fazendo confusão.

Pra que possamos eliminar qualquer dúvida que ainda reste, veja um teste feito pela Teclab na Evga 400w White que é um modelo bem ruinzinho inclusive.

 

Spoiler

 

 

Perceba que a fonte está fornecendo exatos 400w, ou seja TODA A POTÊNCIA ROTULADA, porém está consumindo 540w da tomada logo esses 140w a mais é justamente o que ela gasta para o próprio funcionamento e o restante é convertido em calor.

Se essa mesma fonte tivesse uma eficiência maior ela continuaria entregando 400w, porém gastando menos energia da tomada.

Então a afirmação de que uma fonte de 500w nunca vai entregar 500w para o equipamento é incorreta.

 

Em 22/10/2020 às 11:09, MikroTech - Informática disse:

@Brun1 Era só uma dica. Vou te explicar o porque que fontes com chaves seletoras são genéricas... PFC é um pequeno circuito que evita perdas em eficiência de ernegia, existindo o PFC passivo, e o PFC ativo, o ativo já consegue trazer +90% de eficiência da fonte, daí se a fonte diz que tem 600W, então se for PFC ativo ela dá no mínimo 540W. 

 

A correção foi ao trecho grifado acima.

É preciso aqui separar duas coisa, a primeira é uma fonte de qualidade e a potência entregue x eficiência (Amplamente explicada acima) a segunda é justamente as fontes ditas "genéricas" (Termo utilizado pra descrever fontes de baixa qualidade), o fato dela não entregar a potência rotulada nada tem a ver com seu projeto ou mesmo com sua eficiência mas sim com PROPAGANDA ENGANOSA do fabricante que etiqueta um produto como tendo potência que ele sabe não ser capaz de entregar.

 

Em 22/10/2020 às 11:09, MikroTech - Informática disse:

Agora uma fonte sem este circuito, uma genérica como essa, que diz que dá 600W, na verdade só dá uns 360W, pois tem no máximo uns 60% de eficiência energética.


Perceba que em ambos os testes abaixo, mesmo com baixa eficiência ambas as fontes entregaram a potencia rotulada (Uma delas entregou até mais inclusive), isso sendo fontes com chave seletora de tensão, ou seja, SEM PFC ATIVO, logo o argumento acima também não é válido.

 

 

 

 

Sua compreensão do assunto está correta mas pelo que entendi apenas sua interpretação está errada.
Espero ter esclarecido esses pontos.
Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...