Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste para saber se o microcontrolador PIC está queimado


Posts recomendados

Ola, comecei a trabalhar com pic faz pouco tempo, não tenho muita experiência e os datasheets só achei em inglês. Gostaria de saber qual teste fazer para saber se o PIC está queimado, o que os possíveis resultados podem dizer? Como fazer o(s) teste(s)? 

 

Gostaria muito que alguém me ajudasse, agradeceria muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gregorio Leão disse:

não tenho muita experiência e os datasheets só achei em inglês.

Até hoje não vi datasheet nenhum em português! Vá se acostumando 

E como tudo tende a piorar, não vai demorar muito pra que só se encontre datasheet somente em chinês! 

3 horas atrás, Gregorio Leão disse:

Gostaria de saber qual teste fazer para saber se o PIC está queimado, o que os possíveis resultados podem dizer? Como fazer o(s) teste(s)? 

Eu costumo colocar no gravador e fazer a leitura, ou as vezes a gravação. 

Se não der nenhum erro, tá beleza. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... mas observe que se o pic já estiver gravado, provavelmente está protegido e sua leitura não é possível. No outro caso, caso consiga gravar, que se seja o mesmíssimo programa.

 

Agora considerando que o programa é seu...

Pra saber se está queimado ou não, o 1º passo é verificar se grava e verifica corretamente. O 2º é ver se ele obedece o programa que foi gravado nele.

 

Não queime a etapa pisca led!

4 horas atrás, Gregorio Leão disse:

comecei a trabalhar com pic faz pouco tempo

Considere a família Atmega: curva de aprendizado mais acentuada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, if. disse:

... mas observe que se o pic já estiver gravado, provavelmente está protegido e sua leitura não é possível.

Sim. 

Mas quando o pic está bom pelo menos o programa o reconhece, Tenta ler e não encontra nada. 

Quando está ruim sempre aparece a mensagem de erro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Renato.88 disse:

quando o pic está bom pelo menos o programa o reconhece, Tenta ler e não encontra nada. 

Quando está ruim sempre aparece a mensagem de erro. 

Médio... experiência própria em + de 1 ocasião: o pic pode ler e escrever pelas linhas de comunicação mas tem 1+ pino ruim. Escreveu não leu... é analfabeto kk.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico. Teria que fazer um teste parecido, mas com outro microcontrolador:

Tenho uma placa aqui, que as vezes o micro controlador funcionava, as vezes não.
Analisando o circuito vi que tinha um regulador de tensão variável, Vi que o pino que meio que controlaria quanta tensão o controlador daria, recebia a corrente passando por um resistor. Fiz testes no multímetro e ele parecia estar rompido.
Não tinha outra placa gêmea para ver de quanto deveria ser , mas tinha umas bem parecida e usei o número que vi como base para colocar um resistor no lugar.
Ocorre que no 1º teste a placa não ligou tb. Fiquei com medo de uma análise errada ter torrado o microcontrolador.
Como faria para testar se queimei ele?


Olhando com a lupa, vi que é MF o início da sigla do microcontrolador, mas não achei datasheet com o restante dos caracteres que não consegui distinguir.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tiagão meu fío. Concordemos que só com isso de informação talvez só mesmo o Chuck Norris conseguisse te ajudar né? 😁

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Olhando com a lupa, vi que é MF o início da sigla do microcontrolador, mas não achei datasheet com o restante dos caracteres que não consegui distinguir.

Se avaliar a saúde de um mc conhecido já não é tão fácil e 100% seguro, ...

O máximo que aproximo é com perguntas óbvias pra você refletir:

-o sistema parou de fazer o que fazia?

-as peças que consegue identificar estão boas?

-as condições são as mesmas de quando estava bom?

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, if. disse:

Tiagão meu fío. Concordemos que só com isso de informação talvez só mesmo o Chuck Norris conseguisse te ajudar né? 😁

Se avaliar a saúde de um mc conhecido já não é tão fácil e 100% seguro, ...

 

ahahahh, esqueci de colocar a foto, não consegui distinguir o resto depois do mp, segue foto dele: https://photos.app.goo.gl/jAXAyZPyNuKJ7sCK7

 

 

38 minutos atrás, if. disse:

 

-o sistema parou de fazer o que fazia?

-as peças que consegue identificar estão boas?

-as condições são as mesmas de quando estava bom?

 

As vezes ele ligava e funcionava 100%, desliga e  liga a máquina da luz, não ocorre nada. Ligava e desligava da luz umas 200 vezes, nada. Começava a funcionar do nada.

A única peça que achei com problema foi um resistor smd que parecia estar aberto. Coloquei um PHT por trás fazendo a mesma função, mas como não tinha uma placa igual para verificar, olhei numa placa parecida a que tinha deduzi a resistência que aquele tinha fazendo medições nesta outra placa e coloquei o resistor mais próximo que achei.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Capacitores tudo o + parece ter "sentido a maresia".

ACtC-3eGDE62Z5kaGlxaHoImI1NIU77N5ozmS7Q2

 

Sobre o resistor ligado ao pino 1, ...

BcVvb.jpg

Pra tensão fixa (no seu caso 5V), nem precisava dele, lm2574-5 é 5V fixo

NV0m2.png

https://electronics.stackexchange.com/questions/422939/feedback-in-lm2574

A não ser que houve alguma gambiarra no projeto pra ajustar a tensão. Neste caso, valor errado=tensão errada=sistema instável

 

Também não consegui identificar o mc

ACtC-3fe4vSJjGT00EMFQBf_lceV9iH751MXSuQU

...tampouco a função do sistema. O amigo Chuck não me devolveu a bola de cristal nova. Com a velha: pesquise por um antigo mc Faichild (?), 64 pinos, começa com M....562, alimentações nos pinos 13, 12, 56 (?) - trilha grossa.. confirme - . Só mesmo pra você treinar seu instinto xerlóque hôlmes pois saber qual ci é não deve te ajudar muito na solução do problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, if. disse:

Capacitores tudo o + parece ter "sentido a maresia".

Pra tensão fixa (no seu caso 5V), nem precisava dele, lm2574-5 é 5V fixo

NV0m2.png

 

 

você afirma que ele é fixo 5 pelo 5.0 embaixo? 
Testei no multímetro, a saída deu 6,5V.

Caso ele for ajustável pelo que entendi a resistência do resistor meio que seleciona a tensão. Só não entendi a relação, para abaixar a tensão eu deveria aumentar ou diminuir a resistência do resistor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

ele é fixo 5 pelo 5.0 embaixo

Sim.

51 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

multímetro, a saída deu 6,5V.

O R realimentando é a causa. Afira também seu multimetro medindo uma saída dum 7805 ou carregador de celular p.ex.

 

53 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

não entendi a relação, para abaixar a tensão eu deveria aumentar ou diminuir a resistência do resistor

Se puder/quiser dá uma olhadela no datasheet dele. Caso não entenda, retorne. Tmj...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, if. disse:

Médio... experiência própria em + de 1 ocasião: o pic pode ler e escrever pelas linhas de comunicação mas tem 1+ pino ruim. Escreveu não leu... é analfabeto kk.

Nesse caso podemos fazer um tipo de testador. 

Adaptando em um gravador vários leds. 

Enviamos ao pic o famoso programa do pisca led e o que não piscar é porque tem pino ruim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei meu multímetro está ok (mediu 4,95 numa fonte de celular)

Retirei ele do circuito para fazer mais testes. Queria testar ele fora do circuito alimentando com uma fonte externa. Mas não entendi esta parte:

"connect this pin directly to the output capacitor for a fixed output version."image.png.db3b4e0b4fd5258d12e648a510971489.png
Também vi no datasheet isso:

image.png.d13b6e21985e70c86a915d704a3e5ad8.png
Tentando simplificar ao máximo, eu teria que colocar o positivo da minha fonte no Vin, negativo na minha fonte no PwrGnd e On/off.
Esse indutor que liga Feedback e Output eu poderia ignorar e ligar direto? 
Os capacitores 22uF w 110uF eu também posso ignorar?

Aí testo com o multímetro entre Output e SigGnd para ver se segue saindo 6,5 ou se sai os 5.
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

negativo na minha fonte no PwrGnd e On/off.

... e sig gnd.

 

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

indutor que liga Feedback e Output eu poderia ignorar e ligar direto? 

Não. Ele é essencial.

 

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Os capacitores 22uF w 110uF eu também posso ignorar?

Não mas pode colocar outros valores que você tiver. Deixo você por de 10 a 1000uF , ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 @if. Obrigado pela ajuda aí de vdd. Ainda n sei qual o problema, mas quando eu conecto gravador, juntamente ao PIC, no PC, MPLAB reconhece o dispositivo. Porém o programa não pisca led não roda no pic. Vou tentar dar uma olhada no meu código e vê o que há de errado. Muito obrigado pela ajuda. Estarei fazendo mais perguntas em breve kkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2020 às 07:30, if. disse:

Publique o circuito. Mas antes verifique sua montagem, alimentação, reset e etc. No programa verifique a correta configuração dos fuses.

O circuito é simples, é um led junto a um resistor ligado na porta RB0 do pic. Sendo o positivo do led no RB0 e o negativo no Vss

Fuses: O oscilador está no modo interno(INTRC_NOCLKOUT), Watchdog desabilitado, Power-up desabilitado, MCLRE habilitado, CP e CPD desabilitados, LVP desabilitado.

 

@if. Sabe se tem alguma forma de testar se o PIC tá queimado usando o multímetro?

 

Esqueci de falar que estou usando o pic16f887, não é o 16f887a.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Renato.88 disse:
12 horas atrás, Gregorio Leão disse:

alguma forma de testar se o PIC tá queimado usando o multímetro?

Impossível. 

... teoricamente. Na prática você pode medir os diodos que tem entre gnd e vcc (ou VDD e VSS) em todos os pinos. É o máximo que seu multímetro alcança. Valores atípicos aos do diodo, há suspeita. Entre os pinos vcc e gnd também há um 'diodo' mas este dá um valor ligeiramente menor.

C3JnrHv.png

Lembrando que mesmo diodo dando bom, não significa que o ci tá bom, tá bom? Teste completo é necessário como p.ex. programar pra piscar tudo bem como as análises do programa e rever a montagem e configurações - p.ex. tem pino que só é entrada ou saída open drain. Outro mc pra comparações e/ou outro programador são bem vindos.

E se tiver pulseira use. Se não, descarregue-se em algo metálico grande.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2020 às 07:48, if. disse:

... teoricamente. Na prática você pode medir os diodos que tem entre gnd e vcc (ou VDD e VSS) em todos os pinos. É o máximo que seu multímetro alcança. Valores atípicos aos do diodo, há suspeita. Entre os pinos vcc e gnd também há um 'diodo' mas este dá um valor ligeiramente menor.

C3JnrHv.png

Lembrando que mesmo diodo dando bom, não significa que o ci tá bom, tá bom? Teste completo é necessário como p.ex. programar pra piscar tudo bem como as análises do programa e rever a montagem e configurações - p.ex. tem pino que só é entrada ou saída open drain. Outro mc pra comparações e/ou outro programador são bem vindos.

E se tiver pulseira use. Se não, descarregue-se em algo metálico grande.

Pow muito obrigado mesmo, de verdade. Tô querendo fazer uma impressora 3D usando PIC. Mas primeiro tô tentando aprender o básico para depois fazer isso kkkk. Muito obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2020 às 13:45, if. disse:

Capacitores tudo o + parece ter "sentido a maresia".

ACtC-3eGDE62Z5kaGlxaHoImI1NIU77N5ozmS7Q2

 

Sobre o resistor ligado ao pino 1, ...

BcVvb.jpg

Pra tensão fixa (no seu caso 5V), nem precisava dele, lm2574-5 é 5V fixo

NV0m2.png

https://electronics.stackexchange.com/questions/422939/feedback-in-lm2574

A não ser que houve alguma gambiarra no projeto pra ajustar a tensão. Neste caso, valor errado=tensão errada=sistema instável

 

Também não consegui identificar o mc

ACtC-3fe4vSJjGT00EMFQBf_lceV9iH751MXSuQU

...tampouco a função do sistema. O amigo Chuck não me devolveu a bola de cristal nova. Com a velha: pesquise por um antigo mc Faichild (?), 64 pinos, começa com M....562, alimentações nos pinos 13, 12, 56 (?) - trilha grossa.. confirme - . Só mesmo pra você treinar seu instinto xerlóque hôlmes pois saber qual ci é não deve te ajudar muito na solução do problema.

 


MB90F562

https://www.rocelec.com/part/CYPMB90F562BPMC-GE1


 

@Gregorio Leão ,

 

Impressora 3D tem aos milhares usando um simples Arduíno ... sugiro utilizar um Atmega2560 para isso, tem código pronto de monte , escrito na IDE do Arduíno.

Para aprender é muito melhor ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha um pic queimado em minha coleção e...

usando o pickit (e o programa para ele baixado no site da microchip), ele acusava que não havia dispositivo conectado (quando colocava este pic queimado).

 

Fora isso, recentemente tive um amigo que comprou um lote de PICs da china e eles não funcionavam...

Descobrimos o que era: Os pics eram remarcados... vinha escrito um modelo e na verdade era outro...

não deve ser proposital, pois os preços eram iguais para os 2 modelos...

deve ser erro de fabricação e por isso as peças foram recusadas e por isso os chinas vendiam BALATO.

Quando usados (como modelo original e não o marcado na peça) os pics funcionaram bem.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2020 às 15:15, if. disse:
Em 23/10/2020 às 18:57, if. disse:

... e sig gnd.

 

Não. Ele é essencial.

 

Não mas pode colocar outros valores que você tiver. Deixo você por de 10 a 1000uF , ok?

Sim.

O R realimentando é a causa. Afira também seu multimetro medindo uma saída dum 7805 ou carregador de celular p.ex.

 

Se puder/quiser dá uma olhadela no datasheet dele. Caso não entenda, retorne. Tmj...

Testei fora 5V
Coloquei de volta, tirei o resistor de 1000 e coloquei um de 100. Saiu 5V
Agora o problema do micro controlador funcionar só quando dá na telha dele continua.
Dúvida: tem como testar o cristal oscilador?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...