Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de configuração pra comprar na Black Friday


Posts recomendados

Fala pessoal, espero que todos estejam bem e com saúde! 

 

Estamos ai chegando a mais ou menos um mês da black fraude friday mesmo (porque já estou montando planilha de acompanhamento dos valores, pretendo atualizar semanalmente até lá), e é por isso que gostaria de ouvir a opinião de todos aqui. 

 

Para elaboração da configuração tomei como base alguns princípios: durabilidade do sistema (permitir futuros upgrades), eficiência e obviamente custo x benefício. Com isto, escolhi primeira o processador para em seguida calcular gargalo / potência para elaboração do resto da configuração. 

 

Todas as informações das peças, com link e preço você pode encontrar nessa planilha marota (link)

 

  • Processador: Ryzen 5 3600X (E aqui escolhi o "x" pois encontrei um por 1.3578,99). Decidi esse processador em vista do custo e de poder usar uma MOBO soquete M4, podendo depois ir até para um ryzen 7 3700X.
    • Cogitando também um Ryzen 7 3700X, mas naquelas né, só se eu achar uma promoção muito boa ai no BF e conseguisse levar ele lá na casa dos 1600, o que seria extremamente improvável de acontecer. 
  • MOBO: AMD Asrock B450M mATX (Custando 821 sei que há opções mais baratas, como a Asus Prime B450M que está pela bagatela de 599, mas como disse, acho que essa por conta da construção e dissipadores me permitiria subir para um processador melhor no futuro, considerando aqui uma diferença de 222).  Na minha planilha também coloquei algumas placas ATX M450, estou de olho na TUF que é uma baita placa animal. 
    • Quero ressaltar uma placa que é simplesmente ANIMAL, que é a TUF X570 Plus, obviamente com um preço beem salgado (1600 caro pra %#&@X). Com um bixo desse aguentaria simplesmente qualquer processador ai com folga e configuração, fora que ia durar ai um tempo a perder de vista. To deixando aqui essa placa porque, vai que ela vai ai pra casa dos 1000, nesse patamar eu consideraria sem dúvida alguma levar ela em detrimento de qualquer outra. Eu não espero que o preço caia tanto no BF, mas vou acompanhar mesmo assim 
  • VGA: Puts, agora é a hora que o filho chora e a mãe não vê. É a principal peça da configuração de um computador, mas como disse: se eu tiver a configuração ai de cima, posso a qualquer tempo subir a qualidade da placa. Aqui estava pensando em gastar no máximo R$ 2000, e no momento acho que acabaria indo de RTX 2060, ou até mesmo uma 2060 super a depender dos preços no BF. Na planilha coloquei uma porrada de placas, vou considerar todas sem exceção na hora de comprar. Aquela que tiver o melhor preço vai ser digna do meu suado dinheiro. 
  • PSU: Aqui nem to me preocupando muito, vou sem dúvidas de Corsair CX 550 ou 650, a depender dos preços que acabarem vindo durante o BF. 
  • RAM: Estou considerando aqui a mesma ideia da PSU, mas já estou cogitando em economizar e pegar uma Killsre DDR4 2x8 na loja oficial no Aliexpress, duvido que durante o BF eu ache alguma memoria que consiga bater o preço de 340 mangos. (Da uma olhada na planilha na aba China, coloquei ali alguns produtos que estou considerando importar antes do BF). 
  • SSD: Outro item que estou cogitando importar e vou de NVME M2 1TB, na minha planilha tem 2 modelos (e por incrivel que pareça o da King Dian dobrou de preço de um dia pro outro kkkkk).  da KingSpec tá ai 600 reais, acho que vale super a pena pela relação desempenho x preço (Tenho 1tb a 1600MB/s no preço que seria 2TB a uma velocidade muuito menor). 
  • Monitor: Vou de AOC AGON AG323FCXE mas sem pensar duas vezes. Obviamente um preço bem salgado (1829) mas de longe, de longe meesmo, o melhor custo/benefício de monitor 31,5" 144HZ 1MS. 
  • Gabinete: Aqui vai depender muito das peças que eu pegar no BF, mas vou dar um pulo na Santa Efigênia (acho que todo mundo conhece o maldito lugar né) e tentar pegar algo que eu encontre por lá, pagando em espécie é possível que eu consiga dar uma boa barganhada ai e levar algo legal também. 

 

Ainda estou pensando na configuração como um todo, e por isso gostaria da opinião de vocês a respeito de peças ou mudanças que fariam ai na configuração. 

 

Eu tenho certeza que ainda vou mudar muita coisa, talvez não compre ainda o monitor porque não quero gastar num pc o q daria pra ser a entrada de um carro popular. Ainda preciso pensar muito sobre isso, já que talvez mesmo durante o BF (que são só algumas promoções, não é doação de hardware pra ninguém ne) acabe ainda ficando muito caro. 

 

As peças que tem ai na minha planilha consideram um computador de 3k, 5k e 7k. Vamos ver qual vai acabar sendo a configuração com maior custo/benefício durante o Black Friday, e por isto estou considerando várias configurações possíveis e colocando hardwares de categorias variadas. 

 

Qualquer sugestão/dica é muito bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, murilloco disse:

PSU: Aqui nem to me preocupando muito, vou sem dúvidas de Corsair CX 550 ou 650, a depender dos preços que acabarem vindo durante o BF. 

 

 

Não deixe de considerar outras fontes também e até mesmo com eficiência melhor, como as 80+ Gold.

 

Se o bolso pagar vale a pena investir mais para ter uma com melhor eficiência.

 

Essa asus Prime é aquela Gaming ? Nem vale a pena, sem dissipador de fases.

 

E falta gabinete nessa planilha: https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=74A4764720D43306!4581&ithint=file%2cxlsx&authkey=!ALMLBMzXexuKQ7A embora o item gabinete vá depender dos preços, é bom ter algo já meio calculado para saber qual vai pegar.

 

Memória ram recomendo pegar uma de marca conhecida no mercado nacional.

 

 

Caro amigo, não precisa usar encurtadores de link, você pode colocar qualquer link no tópico e até facilita para quem vai abrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diferença de todos os Ryzen de entrada (1600AF, 2600, 2600x, 2700x) para os parrudo que são os 3500, 3600 e etc é de 10 a 12%. Seria interessante usar esses processadores mais parrudo com uma GPU parruda também, podendo ser uma RTX caso tenha interesse em usar o DLSS ou Ray Tracing, apesar de que ainda demorará para os jogos começarem ser adeptos a essa tecnologia. Ou pode escolher uma RX5700XT. 

 

GPU você consegue pegar uma 2070 no BF, tendo em vista que a 2060 Ventus 6GB está custando R$1999 na Kabum, talvez consiga. Ou se quiser ir de AMD, vá direto na 5700XT.

 

DRAM você pode comprar no brasil mesmo. Kabum tem módulos de 8GB 3200MHz por apenas R$259 e se quiser com RGB tá saindo R$267.

 

Tire as fonte CX e TX da corsair de sua cabeça, inúmeros relatos de explosões com essas fontes e você pode conferir isso clicando aqui. Tem o modelo Elite V3 da CoolerMaster 600w custando R$439, tem o modelo CV650 por R$499 ou se no Black Friday os preços caírem, pegue uma RM650 Modular da Corsair.

 

Importar SSD 1TB? Olha esse aquiesse e esse. Com certeza no BF cai para uns R$600 e poucos e você não precisar espera quase um mês pra chegar no BR.

 

Gabinete vai depender muito do seu gosto, mas vou deixar alguns aqui que sempre mando pra galera quando pede sugestões de gabinetes com um bom airflow, ai fica ao seu critério qual lhe agrada mais.

 

 

Citação

Aerocool Aero 500G RGB BK
Aerocool Aero One 
Aerocool Aero One Frost
Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
Corsair Carbide SPEC-04
Corsair iCUE 220T Airflow
Cougar MX330-G
Cougar MX410 Mesh-G
Deepcool E-Shield
Deepcool Matrexx 55 Mesh
Galax Nebulosa (Micro ATX)
Thermaltake Comander C35 TG ARGB
Thermaltake Core X31
Thermaltake Versa J24
Nox Hummer Nova
Nox Hummer TGM
Nox TGF
Nox Hummer Quantum
Sharkoon VG7-W
Sharkoon VG6-W
Sharkoon TG5
Sharkoon REV200
Rise Mode Glass 07
Rise Mode Glass 04
Redragon Wheel Jack White
Redragon SIDESWIPE
Cooler Master Masterbox MB511 TG
Cooler Master MB511

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth @IgorAlexandre

 

Muito obrigado pelas dicas, como sempre, esse fórum tem só a galera boa mesmo. 

 

Vamos por partes:

 

  • PSU: vou considerar os modelos  Elite V3 da CoolerMaster 600w, CV650 por R$499 e RM650 Modular. Inclusive, vou fazer estas adições na planilha.
  • RAM: Desde 2014 eu não tenho mais computadores e não acompanho o mercado de hadware, voltei a fazer isto apenas agora após o inicio da pandemia. DRAM  8GB 3200MHz por apenas R$259 (dispenso completamente RGB)? Vou dar uma pesquisada e também adicionar na planilha.
  • SSD: Vou considerar esses que você (@IgorAlexandre) colocou ai, também vou jogar pra planilha.
  • Gabinete: @Elder Nauvirth , vou comprar lá na Santa Efigenia pessoalmente mesmo, fica mais fácil pra mim e acho que este tipo de produto tem uma competitividade boa lá.  @IgorAlexandre Vou considerar sua lista e jogar eles pra dentro da planilha também, mas é aquela coisa, vai depender mt das peças que eu pegar.

 

Agradeço pelo comentário de todos! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...