Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Profundo - PC Gamer - R$ 15 mil


Posts recomendados

Pessoal, Boa Tarde,

 

A configuração atual do meu PC vai fechar algo em torno de 5 anos e começa a mostrar sinais da idade pensando na questão games.

 

Estava um pouco distante do cenário atual de hardware, das últimas notícias, mas nos últimos três meses venho acompanhando bastante as novidades e me atualizei bastante sobre o assunto.

 

Gosto muito desse momento do upgrade, da pesquisa, da discussão das melhores opções, reviews, etc...compra, montagem, benchmarks...tudo isso é muito legal.

 

Pois bem, estou na fase de pesquisa e queria colocar em discussão com vocês.

 

Meu objetivo, PC de alto desempenho que dure uns 5 anos (a GPU eu estaria disposto a trocar antes desse prazo caso necessário), com bom custo/benefício como sempre.

 

Jogo diversos tipos de jogos diferentes, alguns FPS, simulador de corrida (iRacing, Assetto Corsa, Automobilista, etc) e futuramente quero comprar o Flight Simulator novo. Tenho cockpit para simulador de corrida, com configuração de três telas e todos os acessórios para simulador de vôo, etc, manche, manetes, rádios, etc....

 

Vamos lá, atual config do core do PC:

 

GABINETE: COOLERMASTER CM690

CPU: I54690k @ 4,4Ghz

WATERCOOLER: CORSAIR H100i

MOBO: ASUS Z97-A

GPU: ASUS ROG STRIX GTX970 c/ over no talo

MEM: 16Mb RAM - 1600Mhz

SSD: 120Gb

FONTE: CORSAIR TX650

HDs diversos

Como monitor, tenho três DELL S2715H (são de ótima qualidade, mas são apenas FullHD e não são 144Hz. Para os simuladores de vôo com três telas entendo que ok, mas penso em aproveitar o momento e pegar um novo monitor "gamer", que seja 144Hz e QuadHD.

 

Meu gabinete já tenho a quase 10 anos e não é preparado para watercooler, hoje eu tenho que usar ele aberto para caber a config, dessa forma quero comprar novo gabinete mais espaçoso e moderno e que sobre espaço para configs com watercooler.

Quero mais espaço de armazenagem (nunca é demais, ainda mais para vídeos, etc) e um pouco desse espaço teria que ser em SSD ou NVME para sistema operacional e instalações de jogos ou programas. Hoje uso dois SO no PC, WIN7 e LINUX. Penso em manter dois SO, como WIN10 e LINUX, talvez um terceiro SO, uma segunda distro LINUX.

 

Do PC atual penso em utilizar apenas: 

Watercooler Corsair H100i

SSD 120Gb

HD 2Tb

HD 1Tb

HD 500Gb

Fonte Corsair TX650

 

Quanto aos monitores, manteria os três monitores atuais para simulação no cockpit, mas penso em comprar um quarto monitor para jogos FPS.

 

Considerando o todo, fiz algumas simulações e cheguei na configuração abaixo.

 

Inicialmente montei uma config sem ver valor e cheguei em R$ 20mil. Achei muito valor para investir em um PC, fiz alguns ajustes e cheguei em R$ 15 mil.

Ainda é uma grana pesada, mas digamos que estaria disposto a gastar.

 

Gabinete: Gamer Lian Li PC-O11D Special Edition Galax HOF, Full Tower, Lateral em Vidro,R$ 1.200,00

Monitor Gamer: Asus TUF Gaming LCD 31.5´ Widescreen Curvo, QHD, HDMI/Display Port, SomR$ 3.465,00

CPU: i5 10600kR$ 1.860,00

Placa de Vídeo: EVGA NVIDIA GeForce RTX 2070 Super KO Gaming, 8GB, GDDR6 - 08G-P4-2072-KRR$ 3.400,00

Placa-Mãe: Asus TUF Gaming Z490-Plus, Intel LGA 1200, ATX, DDR4R$ 1.560,00

Memória: Crucial Ballistix Sport LT, 32GB (2X16), 3600MHz, DDR4, CL16, Vermelha - BL2K16G36C16U4RR$ 1.300,00

SSD: WD Black SN750, 1TB, M.2, NVMe, Leitura 3470MB/s, Gravação 3000MB/s - WDS100T3X0CR$ 1.300,00

Teclado: Mecanico Corsair K68 RGB Cherry MX RED, CH-9102010-BRR$ 572,00

Mouse: Gamer Corsair NightSword, RGB, 8 Botões, 18000DPI, Preto - CH-9306011-NAR$ 550,00

HD: Seagate BarraCuda, 4TB, 3.5´, SATA - ST4000DM004R$ 680,00

R$ 15.887,00

 

Quero aproveitar e comprar teclado e mouse de qualidade. O que está na config é uma sugestão, existem hoje diversos modelos no mercado, posso aprofundar melhor a pesquisa, mas penso que um valor de R$ 1mil, R$ 1,2mil nesses dois equipamentos seja adequado.

 

Na questão do HD, inicialmente tinha orçado o HD WD Black Performance, 4TB, 3.5´, SATA - WD4005FZBX, mas como terei o SSD, penso que não vale gastar tanto em um HD e alterei pelo Seagate, fora reviews de sites gringos falando mal do componente na questão de falhas. 

 

É um tópico para discussão livre, gerar idéias e ouvir outras opiniões.

 

Quanto à valores, o ideal ficar nos R$ 15 mil, mas digamos que R$ 1 mil ou R$ 2 mil a mais sejam necessários para uma alteração significativa, entendo que não tenha problema.

 

Agradeço desde já a todos...

 

Abraços,

 

Jonas

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jdutra Bom vou montar um orçamento de um computador com water cooler e processador parrudo que dure 5 anos tranquilamente, ja volto.

Processador : https://www.kabum.com.br/produto/114264/processador-amd-ryzen-9-3900xt-cache-70mb-4700mhz-am4-100-100000277wof   Ryzen 9 3900xt 12 núcleos e 24 threads, estabilidade absurda em qualquer tipo de jogo e longevidade ótima.

placa-mãe : https://www.kabum.com.br/produto/108346/placa-m-e-asus-tuf-gaming-x570-plus-br-amd-am4-atx-ddr4 Construção robusta, se quiser fazer overclock será possível também, tem PCI express 4.0

Memória ram : https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=114455   2 pentes de 16GB

Water cooler : https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=129350@jdutra

Placa de vídeo : ESPERE LANÇAR A NOVA LINHA RTX E A NOVA LINHA RX DA AMD. O preço da geração atual vai cair... se eu fosse você pegaria uma RTX 3070 que vai lançar ou uma RX 6600 XT por exemplo, que vai lançar também.

SSD : https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110253

Gabinete : https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=99167  Eu não pegaria gabinete mais caro que esse, acho desperdício, ao meu ver esse já está de ótimo tamanho, e tem uma ótima ventilação.

Teclado, mouse, mousepad, e monitor acho que é preferencial então não recomende nenhum... porém em questão do computador seria esse PC que pegaria.

 

Um Ryzen 9 com 32gb de ram e uma placa de vídeo no nível de uma RX 5700 XT no mínimo.

Se quiser ir mais além, pegue um Ryzen 9 3950x que possui 16 núcleos e 32 threads.  Mas acredito que o 3900XT escolhido está de ótimo tamanho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jdutra Não acho que vale a pena investir em uma Rtx 2000 no momento atual. As Rtx 3000 foram lançadas, tem muito mais desempenho e custam pouco mais que as atual 2000.
A Amd já lançou os Ryzen 5000 e está prestes a lançar as RDNA2.
Eu no seu lugar aguardaria a chegada de todos esses itens as lojas, pois isso deve mudar muita coisa, inclusive o preço dos itens que você cotou (i5 10400 e Rtx2070, o que acabar abrindo um leque de possibilidades bem maior.

Cogitaria também trocar esse i5 de 10ª geração por um Ryzen 5000, é uma arquitetura mais recente, com litogradia de 7nm (Contra os 14 da intel) tem maior eficiência energética logo aquece menos, em alguns testes o desempeno single thread dele deixou até mesmo o i9 10900k comendo poeira, agora imagina em multithread onde a AMD já levava vantagem, como você já tem uma configuração que te possibilite aguardar, acho que é uma boa.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Grato. 

Sim, estou avaliando aguardar um pouco esses novos lançamentos. Fora que no momento o dólar em teoria está nas máximas...

Vou ponderar uma config AMD também.

@carbonii Grato pelo retorno.

Quanto ao watercooler penso em reutilizar meu atual H100i.

Vou avaliar melhor uma solução AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jdutra Com toda certeza AMD está melhor que intel. Se já quiser pegar o PC, o Ryzen 9 3900x não vai te descepcionar nem hoje nem amanha, como eu disse, é um processador muito robusto de 12 núcleos. Multi tarefas e jogos de mundo aberto vão rodar liso no computador. Mas se puder ter mais calma e esperar os novos processadores da AMD,e  as novas RTX 3000 E RX 6000 é o melhor a se fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...