Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

erro tela azul da morte WHEA UNCORRETCTABLE_ERRO


Joãokrl
Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

  • Membro VIP
26 minutos atrás, Joãokrl disse:

A tela ficou assim, não ta mostrando nada, está certo?

IMG_20201028_153743.jpg

Sim.

 

Apenas lembrando, você deve pressionar F1, selecionar o teste "estendido", em "cache" deve deixar em desativado e "numero de etapas" marcar 15, após isso pressionar F10 para aplicar as alterações e deixar o teste rodando até o fim (pode demorar várias horas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, GabrielLV disse:

Sim.

 

Apenas lembrando, você deve pressionar F1, selecionar o teste "estendido", em "cache" deve deixar em desativado e "numero de etapas" marcar 15, após isso pressionar F10 para aplicar as alterações e deixar o teste rodando até o fim (pode demorar várias horas).

Fiz essas alterações, ta como você falou, tô aguardando, quando terminar trago os resultados, até lá forte abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Joãokrl disse:

Fiz essas alterações, ta como você falou, tô aguardando, quando terminar trago os resultados, até lá forte abraço.

Bom dia, deixei o teste rodando desde ontem, 6h da manhã fui ver tava tudo 0%, sai e de coloquei pra rodar de novo, tá com 3 de teste e ainda ta tudo 0%, será que ta acontecendo algo de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Joãokrl disse:

Bom dia, deixei o teste rodando desde ontem, 6h da manhã fui ver tava tudo 0%, sai e de coloquei pra rodar de novo, tá com 3 de teste e ainda ta tudo 0%, será que ta acontecendo algo de errado?

O número dos testes aumentou? teste 3 de 15, teste 4 de 15, etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, GabrielLV disse:

O número dos testes aumentou? teste 3 de 15, teste 4 de 15, etc?

não mudou nada após mais de 12h!

 

fui assistir alguns videos no youtube sobre diagnostico de memoria, e em um dos videos o cara mostou onde apareceria os erros (após o diagnostico)(como não tava mudando as etapas e nem as porcentagens decidi cancelar) após o pc ligar já deu tela azul(tinha acabado de limpar as memorias com borracha e pincel) mesmo sem terminar  diagnostico decidi ir onde o cara mostrava e encontrei esse erro da imagem com essas info.

a hora do erro é +/- o mesmo da hora que deu tela azul.

 

devo colocar mais uma vez pra rodar o teste? com as mesmas alterações ou mudo alguma coisa?

 

a imagem te diz alguma coisa, mesmo sem o diagnostico ter finalizado?

 

obs: todos esses "avisos" é as mesmas info... falando que o erro foi corrigido.

obs2: encontrei mais esse erro.

g.thumb.png.4b226889e596dc764ae9c69bfb4a4822.png  

ddd.png

eee.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esses erros são basicamente o que expliquei no outro post, uma falha de hardware.

 

Os testes que sugeri são para descobrirmos em qual peça exatamente está causando o erro, mas é muito estranho o diagnóstico de memória do Windows não ter iniciado...

 

Recomendo então que faça o teste com o Memtest86.

Primeiramente, vá em Iniciar > escreva "CMD" (sem aspas) e tecle Enter > Digite "diskpart" (sem aspas) e tecle Enter > No disk part, digite "list disk", tire uma print e poste aqui.

 

Após isso, antes de fazer um teste de memória novamente, faça o procedimento que recomendei no outro post:

 

Em 28/10/2020 às 12:35, GabrielLV disse:

Faça esse procedimento:

Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite CHKDSK /R e tecle enter, uma mensagem de confirmação irá aparecer, tecle S e tecle enter e reinicie o computador. O procedimento pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, GabrielLV disse:

Esses erros são basicamente o que expliquei no outro post, uma falha de hardware.

 

Os testes que sugeri são para descobrirmos em qual peça exatamente está causando o erro, mas é muito estranho o diagnóstico de memória do Windows não ter iniciado...

 

Recomendo então que faça o teste com o Memtest86.

Primeiramente, vá em Iniciar > escreva "CMD" (sem aspas) e tecle Enter > Digite "diskpart" (sem aspas) e tecle Enter > No disk part, digite "list disk", tire uma print e poste aqui.

 

Após isso, antes de fazer um teste de memória novamente, faça o procedimento que recomendei no outro post:

 

 

print que você pediu!

vou ta fazendo o outro procedimento!

 

edit: fiz o procedimento do outro post, já finalizou.

 

já começo a fazer  teste com o memtest86??

tenho 4slot de memória posso fazer o teste com todas de uma vez?

111.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Estou com o mesmo problema João. Antes testei no Win 7, mas deu tela azul. Pensei que fosse por causa de ser um HD já utilizado, então comprei um de 500gb e fui instalar. Novamente, tela azul. Igual seu caso, baixando alguma coisa ou executando o Chrome. Depois de várias tentativas e testando as memórias RAM (single e dual channel), percebi que talvez não seja elas o problema. Mas percebi que se eu colocar as 4 memórias, dá tela azul mais rápido. Então deixei só 3 (12gb) e depois de 2 dias deu tela azul novamente. Meu kit é igual o seu. Achei que fosse incompatibilidade com a placa de vídeo (Rx 470 4gb), mas não é. Conseguiu chegar em alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Joãokrl disse:

print que você pediu!

vou ta fazendo o outro procedimento!

 

edit: fiz o procedimento do outro post, já finalizou.

 

já começo a fazer  teste com o memtest86??

tenho 4slot de memória posso fazer o teste com todas de uma vez?

111.png

OK.

 

Você possui 4 módulos de memória RAM? Se sim, pode fazer um teste mais simples: Deixe somente um módulo de memória e tente utilizar o PC normalmente. Se der tela azul, substitua por outro e faça isso sucessivamente utilizando um módulo  por vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Estou com o mesmo problema dele. Provavelmente seja a mesma solução. Eu fiz isso que você mandou ele fazer, em single channel (obedecendo a ordem dos slots) e não deu tela azul, pelo menos não em 15 min como ele falou. Foi daí que testei nos slots 1, 3 e 4, e passou 2 dias sem tela azul. Achei que o problema estivesse no slot 2, mas talvez não, já que ocorreu o mesmo erro. Falei com o vendedor e ele mandou limpar a memória e colocar novamente (ainda preciso fazer isso), de acordo com ele, as memórias e peças são testadas com cuidado. Estou no trabalho mas irei ficar acompanhando esse tópico e postando também os resultados que consegui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, GabrielLV disse:

OK.

 

Você possui 4 módulos de memória RAM? Se sim, pode fazer um teste mais simples: Deixe somente um módulo de memória e tente utilizar o PC normalmente. Se der tela azul, substitua por outro e faça isso sucessivamente utilizando um módulo  por vez.

Nesse caso, não preciso fazer o teste com o memtest, certo? 

Caso eu utilize todos o modos e continue aparecendo tela azul, posso ir trocando os slots?

Edit: existe algum tempo "ideal" para saber se parou de dar tela azul? Ou apenas usar e esperar?

 

27 minutos atrás, Rafael_Ferreira1205 disse:

@GabrielLV Estou com o mesmo problema dele. Provavelmente seja a mesma solução. Eu fiz isso que você mandou ele fazer, em single channel (obedecendo a ordem dos slots) e não deu tela azul, pelo menos não em 15 min como ele falou. Foi daí que testei nos slots 1, 3 e 4, e passou 2 dias sem tela azul. Achei que o problema estivesse no slot 2, mas talvez não, já que ocorreu o mesmo erro. Falei com o vendedor e ele mandou limpar a memória e colocar novamente (ainda preciso fazer isso), de acordo com ele, as memórias e peças são testadas com cuidado. Estou no  mas irei ficar acompanhando esse tópico e postando também os resultados que consegui.

 

29 minutos atrás, Rafael_Ferreira1205 disse:

@GabrielLV Estou com o mesmo problema dele. Provavelmente seja a mesma solução. Eu fiz isso que você mandou ele fazer, em single channel (obedecendo a ordem dos slots) e não deu tela azul, pelo menos não em 15 min como ele falou. Foi daí que testei nos slots 1, 3 e 4, e passou 2 dias sem tela azul. Achei que o problema estivesse no slot 2, mas talvez não, já que ocorreu o mesmo erro. Falei com o vendedor e ele mandou limpar a memória e colocar novamente (ainda preciso fazer isso), de acordo com ele, as memórias e peças são testadas com cuidado. Estou no trabalho mas irei ficar acompanhando esse tópico e postando também os resultados que consegui.

Fala irmão, ainda não consegui resolver, já fiz a limpeza das memórias, e já fiz todos os testes possíveis no ssd,bia fazer o diagnóstico de memória com o memstest86 como o gabriel pediu, mas como ele mudou de ideia e aconselhou usar um modulo por vez, vou fazer esse teste e ver qual o resultado, recomendo ler o topico do começo e ir fazendo os testes que ele pediu, se conseguir resolver posta aqui por favor. Forte abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
52 minutos atrás, Joãokrl disse:

Nesse caso, não preciso fazer o teste com o memtest, certo? 

Caso eu utilize todos o modos e continue aparecendo tela azul, posso ir trocando os slots?

Edit: existe algum tempo "ideal" para saber se parou de dar tela azul? Ou apenas usar e esperar?

Não acho necessário nesse caso pois na minha visão é mais prático utilizar o método de ir um módulo por vez.

Sim, pode ir trocando os slots.

 

Se baseie na frequência com que as telas azuis aparecem. Se aparece 2 vezes por dia por exemplo e nesse teste ficar um ou dois dias inteiros sem aparecer, podemos considerar um avanço, mas o jeito é ir testando os módulos um a um.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, GabrielLV disse:

Não acho necessário nesse caso pois na minha visão é mais prático utilizar o método de ir um módulo por vez.

Sim, pode ir trocando os slots.

 

Se baseie na frequência com que as telas azuis aparecem. Se aparece 2 vezes por dia por exemplo e nesse teste ficar um ou dois dias inteiros sem aparecer, podemos considerar um avanço, mas o jeito é ir testando os módulos um a um.

 

 

atualização!

 

estou usando dois módulos de memoria (single channel), usei ontem das 20h-22 e não deu tela azul, e hoje boa parte da manhã,

já posso considerar as memorias "aprovadas" pelo teste? ou devo esperar mais um pouco?

 

como você falou para usar como parâmetro as frequências com que a tela azul aparece, pela minha parte considero essas já "aprovadas", tendo em vista que a tela azul aparece com frequência ate que alta, e bem rápido após ser ligado o computador! de qualquer forma, vou esta deixando o pc ligado mais um pouco vê se aparece, caso não apareça vou retirar esses dois módulos e vu colocar os outros e usar durante o resto do dia!   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Atualização: também usei 2 módulos de memoria em single channel desde ontem e até agr sem problema, "forcei" o pc em jogos com a qualidade no máximo e mesmo assim sem tela azul. Ontem após fazer uns teste percebi que quando coloco mais memória, é como se o Win "não suportasse" o upgrade, mas se for aos poucos (4, dps +4...) a probabilidade de dar tela azul mais rápido é baixa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Rafael_Ferreira1205 disse:

Bom dia! Atualização: também usei 2 módulos de memoria em single channel desde ontem e até agr sem problema, "forcei" o pc em jogos com a qualidade no máximo e mesmo assim sem tela azul. Ontem após fazer uns teste percebi que quando coloco mais memória, é como se o Win "não suportasse" o upgrade, mas se for aos poucos (4, dps +4...) a probabilidade de dar tela azul mais rápido é baixa. 

fala mano, não esqueça que pode ser os slots q esteja com problema e por isso quando você coloca mais módulos comece a aparecer a tela azul!

 

fiz a substituição dos módulos (ainda em single) caso não apareça a tela azul até o final do dia, vou acrescentar mais um modulo e vê se pode ser o slot!

 

boa sorte pra gente!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV

4 horas atrás, Rafael_Ferreira1205 disse:

Bom dia! Atualização: também usei 2 módulos de memoria em single channel desde ontem e até agr sem problema, "forcei" o pc em jogos com a qualidade no máximo e mesmo assim sem tela azul. Ontem após fazer uns teste percebi que quando coloco mais memória, é como se o Win "não suportasse" o upgrade, mas se for aos poucos (4, dps +4...) a probabilidade de dar tela azul mais rápido é baixa. 

boa tarde!

 

testei dois módulos de ontem para hoje, hoje as 12h considerei "aprovadas" e troquei os módulos estou a té agora usando e não deu tala azul, devo considerar esses aprovados também?

e passo a considerar o erro nos slots?

 ou

devo esperar mais um pouco?

 

usei os módulos nos mesmos slots e não deu tela azul(digamos q slot 1 e 2), passo a usar o 3 o 4?

pensei em deixar esses dois módulos "aprovados"  e acrescentar mais um modulo no slot 3 testar por algumas horas se não aparecer tela azul, colocar mais um modulo no slot 4 e testar...

 

posso fazer dessa forma? o que você aconselha?

 

edit: meus "testes" são usando normal e jogando para tentar "forçar" as memorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Joãokrl disse:

@GabrielLV

boa tarde!

 

testei dois módulos de ontem para hoje, hoje as 12h considerei "aprovadas" e troquei os módulos estou a té agora usando e não deu tala azul, devo considerar esses aprovados também?

e passo a considerar o erro nos slots?

 ou

devo esperar mais um pouco?

 

usei os módulos nos mesmos slots e não deu tela azul(digamos q slot 1 e 2), passo a usar o 3 o 4?

pensei em deixar esses dois módulos "aprovados"  e acrescentar mais um modulo no slot 3 testar por algumas horas se não aparecer tela azul, colocar mais um modulo no slot 4 e testar...

 

posso fazer dessa forma? o que você aconselha?

 

edit: meus "testes" são usando normal e jogando para tentar "forçar" as memorias.

Sim, utilize eles por algumas horas, mude-os de slot e após isso mude os módulos e repita esse processo até conseguir testar todos os módulos em slots diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, GabrielLV disse:

Sim, utilize eles por algumas horas, mude-os de slot e após isso mude os módulos e repita esse processo até conseguir testar todos os módulos em slots diferentes.

Em 29/10/2020 às 16:38, GabrielLV disse:

Não acho necessário nesse caso pois na minha visão é mais prático utilizar o método de ir um módulo por vez.

Sim, pode ir trocando os slots.

 

Se baseie na frequência com que as telas azuis aparecem. Se aparece 2 vezes por dia por exemplo e nesse teste ficar um ou dois dias inteiros sem aparecer, podemos considerar um avanço, mas o jeito é ir testando os módulos um a um.

 

 

bom, utilizei todos os módulos de memoria(foi mais rápido porque acabei optando por "testar" dois módulos de uma vez), pra ser um pouco mais claro vou explicar da seguinte forma:

tenho 4 módulos e 4 slots, digamos que, modulo 1, modulo 2, modulo 3, modulo 4, utilizei os módulos 1 e 2, nos slots 1 e 2, nada de tela azul, e nenhum problema aparente, utilizei o modulo 3 e 4 mós slots 1 e 2, tudo normal, deixei os módulos 1 e 2 conectados e acrescentei o 3 no slot 3, o pc ligou mas não deu vídeo e após uns 30seg o pc reiniciou só e continuou sem da vídeo, peguei esse modulo 3 e coloquei no slot 4 pc ligou normal deu vídeo e tudo (não utilizei o pc, como no slot 3 não deu vídeo já fiquei de olho nesse slot), desliguei o pc peguei o modulo 4 e coloquei no slot 3, deu o mesmo problema não deu vídeo e após uns 30 seg ligado o pc reiniciou só e continuou sem da vídeo, peguei o modulo 4 e coloquei no slot 4 e tô até agora usando (+/- umas 2h de uso).

 

tendo em vista esses problemas ao colocar módulos no slot "3", posso dizer que o meu problema de tela azul e problema de driver é por conta de algum defeito no slot "3"?

@GabrielLV

 

bom, utilizei todos os módulos de memoria(foi mais rápido porque acabei optando por "testar" dois módulos de uma vez), pra ser um pouco mais claro vou explicar da seguinte forma:

tenho 4 módulos e 4 slots, digamos que, modulo 1, modulo 2, modulo 3, modulo 4, utilizei o modulo 1 e 2, nos slots 1 e 2, nada de tela azul, e nenhum problema aparente, utilizei o modulo 3 e 4 mós slots 1 e 2, tudo normal, deixei os módulos  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GabrielLV disse:

Excelente metodologia rs..

 

Provavelmente, tente utilizar um módulo por vez e todos no slot 3. Conecte 1, se não funcionar, retire e conecte outro, faça isso com os 4.

vou tá fazendo isso agorinha, estou confiante de finalmente ter encontrado(com sua ajuda, é claro) o problema, e sinceramente  espero que o problema seja esse slot kkk

24 minutos atrás, GabrielLV disse:

Excelente metodologia rs..

 

Provavelmente, tente utilizar um módulo por vez e todos no slot 3. Conecte 1, se não funcionar, retire e conecte outro, faça isso com os 4.

acabei de fazer o teste que você me pediu, utilizei uma a uma no slot 3 e em todos os módulos o pc não deu vídeo e reiniciou só após uns 30 seg, e para ter certeza utilizei um modulo por vez no slot 1 e em todas as vezes ligou normal.

 

pergunta do milhão: o problema era realmente o slot 3? posso considerar resolvido?

 

e outra duvida quanto eu perderia de desempenho com um modulo a menos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
Em 30/10/2020 às 18:36, Joãokrl disse:

acabei de fazer o teste que você me pediu, utilizei uma a uma no slot 3 e em todos os módulos o pc não deu vídeo e reiniciou só após uns 30 seg, e para ter certeza utilizei um modulo por vez no slot 1 e em todas as vezes ligou normal.

 

pergunta do milhão: o problema era realmente o slot 3? posso considerar resolvido?

 

e outra duvida quanto eu perderia de desempenho com um modulo a menos? 

Desculpe a demora, e parece que de fato chegamos no responsável pelo problema.

 

A perda de desempenho dependerá exclusivamente das aplicações que você está utilizando, visto que as memórias não estarão atuando em dual-channel pois todos os slots não estão preenchidos.

 

Sim, pode considerar que o problema é no slot 3, mas recomendo que faça um último teste: Adquira um limpa contato e borrife no slot (com o PC desligado), espere de 15 a 30 minutos para secar e veja se o problema persiste. Se persistir então de fato é o slot que está defeituoso.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 01/11/2020 às 15:20, GabrielLV disse:

Desculpe a demora, e parece que de fato chegamos no responsável pelo problema.

 

A perda de desempenho dependerá exclusivamente das aplicações que você está utilizando, visto que as memórias não estarão atuando em dual-channel pois todos os slots não estão preenchidos.

 

Sim, pode considerar que o problema é no slot 3, mas recomendo que faça um último teste: Adquira um limpa contato e burrice no slot (com o PC desligado), espere de 15 a 30 minutos para secar e veja se o problema persiste. Se persistir então de fato é o slot que está defeituoso.

 

 

desculpa o sumiço main, o problema realmente era o slot3, acabei tendo q usar o pc com um slot a menos....

 

na pratica não senti tanta perda de desempenho não.

 

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA!!!!

 

se não fosse você nao saberia o que fazer , grande abraço e boa sorte nos próximos problemas da galera ❤️ 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membro VIP
18 horas atrás, Moisés Pires disse:

2 - Desabilitei o WHEA SUPPORT na BIOS. 

Esta alteração que você fez é completamente absurda. O WHEA Support é um recurso da placa-mãe que interage com o Sistema Operacional para monitorar e lidar com erros de maneira mais eficiente, e se o computador está dando uma tela azul WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR (que indica falha de hardware), essa alteração vai impedir o Windows de emitir o alerta do erro da maneira correta, dentre outros possíveis erros que poderiam ser detectados com esta opção ativada, ou seja, desativa-la NÃO VAI resolver nenhum problema, mas sim, impedir que eles sejam detectados.

 

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/drivers/whea/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...