Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais as melhores Placas Mãe para Ryzen 7 3700x e Ryzen 7 3800x?


Brunoftista

Posts recomendados

placa-mãe para ambos os processadores, pelo menos a partir da b450 desde q tenha uma boa construcao e dissipadores nos vrms...

 

indicadas sao as b550 ou x570, pois tem melhor capacidade de comportar eles, principalmente se você tiver intencao de fazer overclock

 

 

quanto a placa de video, você precisa dizer o valor q pretende gastar e quais jogos pretende rodar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Brunoftista disse:

Olá. Não tenho muita certeza sobre o processador que vou escolher, estou em dúvida entre o Ryzen 7 3700x e o Ryzen 7 3800x.

Os dois são o mesmo processador, só que um deles é mais caro.

 

20 minutos atrás, Brunoftista disse:

Tenho muita dúvida sobre qual placa-mãe escolho para eles. Vocês têm alguma recomendação?

A princípio, uma B450 que tenha dissipador nos VRM seria o mínimo. Ou se quiser, pode pegar uma B550 que também seja bem construída, mas eu não acho que valha o extra.

 

3 minutos atrás, Brunoftista disse:

x470 também são interessantes?

Não vai trazer muito benefício comparado aos outros 2 chipsets. Se fosse pelo mesmo preço, tudo bem, mas como é mais caro, não vale.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu separei alguns modelos de placas mãe (tenho feito essa pesquisa a um bom tempo, mas, das que eu pesquisei, selecionei aquelas dentro do que vocês me sugeriram). Quais dessas vocês acham ser mais adequadas para esses 2 processadores (ou Ryzen 7 3700x ou Ryzen 7 3800x)?

 

 

Placa-Mãe Asus TUF Gaming X570-Plus (Wi-Fi), AMD AM4, ATX, DDR4

Placa-Mãe ASRock X570 Extreme4, AMD AM4, ATX, DDR4

Placa-Mãe MSI MPG B550 Gaming Edge WiFi, AMD AM4, ATX

Placa-Mãe MSI MAG B550 Tomahawk, AMD AM4, ATX

Placa-Mãe Asrock X570 PRO4, AMD AM4, ATX, DDR4

Placa-Mãe Asus TUF Gaming X570-PLUS/BR, AMD AM4, ATX, DDR4

Placa-Mãe Asus TUF Gaming B550-Plus, AMD AM4, ATX, DDR4

Placa-mãe MSI X570-A Pro, AMD AM4, ATX, DDR4

Placa-Mãe ASRock B550M Steel Legend, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Placa-Mãe Gigabyte B550 Gaming X, AMD AM4, ATX, DDR4

 

 

OBS: Selecionei essas também porque têm suporte a PCIe 4.0, o que é interessante, porque pretendo utilizar um SSD M.2 NVMe 4.0

 

@rodrigo.dcvieira @fabkinder @Imakuni

Uma coisa interessante/curiosa de pontuar é que eu encontrei uma placa x570 que me parece inferior à B550, o que não me fez muito sentido. Eu diria inferior no quesito de dissipação de calor, porque não achei a dissipação dela tão boa quanto a B550 logo na linha superior à ele. Eu me refiro à MSI X570-A Pro e à Asus TUF Gaming B550-Plus. Além disso, encontrei a MSI X570-A Pro com um preço inferior à da Asus TUF Gaming B550-Plus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Brunoftista disse:

Quais dessas vocês acham ser mais adequadas para esses 2 processadores (ou Ryzen 7 3700x ou Ryzen 7 3800x)?

Dessas, a Steel Legend é mais fraquinha. De resto, meio que tanto faz.

 

1 hora atrás, Brunoftista disse:

Uma coisa interessante/curiosa de pontuar é que eu encontrei uma placa x570 que me parece inferior à B550, o que não me fez muito sentido. Eu diria inferior no quesito de dissipação de calor, porque não achei a dissipação dela tão boa quanto a B550 logo na linha superior à ele. Eu me refiro à MSI X570-A Pro e à Asus TUF Gaming B550-Plus. Além disso, encontrei a MSI X570-A Pro com um preço inferior à da Asus TUF Gaming B550-Plus.

X570 ou B550 é só o chipset, nada impede a Asus de fazer uma B550 de alta qualidade para quem quer qualidade mas não precisa do chipset mais caro e a MSI de fazer uma X570 mais basicona para quem quer o chipset mas não tem muito para gastar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Brunoftista disse:

Uma coisa interessante/curiosa de pontuar é que eu encontrei uma placa x570 que me parece inferior à B550, o que não me fez muito sentido. Eu diria inferior no quesito de dissipação de calor, porque não achei a dissipação dela tão boa quanto a B550 logo na linha superior à ele. Eu me refiro à MSI X570-A Pro e à Asus TUF Gaming B550-Plus. Além disso, encontrei a MSI X570-A Pro com um preço inferior à da Asus TUF Gaming B550-Plus.

 

nao seriam superiores, mas há b550 que por exemplo tem componentes estão bons quanto as x570, alguns modelos compartilhando os mesmos componentes inclusive.. ao contrario da linha anterior (b450/x470) as b550 e x570 para alguns modelos ficam bem parelhas, inclusive no preco..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

''Dessas, a Steel Legend é mais fraquinha. De resto, meio que tanto faz.''

-Entendi

 

''X570 ou B550 é só o chipset, nada impede a Asus de fazer uma B550 de alta qualidade para quem quer qualidade mas não precisa do chipset mais caro e a MSI de fazer uma X570 mais basicona para quem quer o chipset mas não tem muito para gastar.''

-Entendi. Nesse caso, qual dessas você acha que seria uma melhor opção? Porque, a MSI x570, por mais que tenha um chipset melhor, o dissipador não é muito bom, o que poderia limitar a performance desse chipset; já a outra placa, por mais que o chipset seja inferior, tem uma dissipação melhor, o que poderia levar a um aproveitamento maior. (Pelo menos foi a impressão que me deu, não entendo muito sobre esse efeito do chipset sobre a Placa-mãe)

@rodrigo.dcvieira

''Não seriam superiores, mas há b550 que por exemplo tem componentes estão bons quanto as x570, alguns modelos compartilhando os mesmos componentes inclusive.. ao contrario da linha anterior (b450/x470) as b550 e x570 para alguns modelos ficam bem parelhas, inclusive no preço''

-Entendi, então meio que tanto faz qual pegar, melhor ir pelo preço, porque o desempenho delas seria muito similar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brunoftista Placa-mãe não dá desempenho, ela dá estabilidade para o conjunto. Pegue uma que ofereça uma boa dissipação e que traga tecnologias mais novas.

Dentre todos os chipsets AM4 do mercado, o que mais me atrai é o B550, dificilmente tem placa-mãe má construída com esse chipset e isto se deve ao fato dele ser o último a ser lançado, com todas as correções e melhorias que a AMD aprendeu em todos esses anos .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Brunoftista disse:

-Entendi, então meio que tanto faz qual pegar, melhor ir pelo preço, porque o desempenho delas seria muito similar.

 

nessa linha atual de chipsets, sim.. 

 

basta pesquisar alguns desses modelos citados de placas sejam b550 ou x570 e terá alguns testes feitos, tem um canal aqui do br chamado peperaio hardware que ja pegou algumas x570 e atualmente as b550 e nas analises ambas tem qualidade bem superior em relação a geração anterior como falei..

 

por isso q você acha aqui no BR placas b550 e x570 com precos praticamente iguais, isso quando nao se ve placas b550 mais caras do que as x570

 

hj, se eu fosse pegar, pegaria qualquer uma das 2.. seja b550 ou x570, as q tivessem melhor construcao e preco acessivel, seria minha escolha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Brunoftista disse:

Sobre a quantidade de UBS's e a quantidade de UBS's 3.0 no painel traseiro da placa-mãe, o que você me recomenda? por exemplo, tem uma quantidade mínima que eu devo buscar?

 

isso ai é com você mesmo.. a quantidade vai de acordo com a sua necessidade.. se tem muitas coisas pra conectar em portas usb, entao pegue algum modelo q ofereca mais portas..

 

nao há uma regra.. a regra é você quem faz, dando prioridade para um ou outro detalhe até conseguir escolher a que melhor encaixa no que se busca

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni @rodrigo.dcvieira

O que vcs acham das placas ''Gigabyte B550 Aorus Pro'' e ''Asus Tuf Gaming x570 Plus/Br''?

Por exemplo, vantagens de cada uma. Porque escolher uma, e não a outra. O quão boa cada uma é no quesito temperatura.....

Estou me decidindo entre essas 2 agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Brunoftista disse:

@Imakuni @rodrigo.dcvieira

O que vcs acham das placas ''Gigabyte B550 Aorus Pro'' e ''Asus Tuf Gaming x570 Plus/Br''?

Por exemplo, vantagens de cada uma. Porque escolher uma, e não a outra. O quão boa cada uma é no quesito temperatura.....

Estou me decidindo entre essas 2 agora.

 

ao meu ver ambas sao praticamente identicas no que tange a recursos

 

se você abrir a pagina de especificacoes de cada uma e ler, verá q sao muito parecidas.. e é como falei, há placas b550 que na construcao em si nao devem em nada as x570

 

eu iria de x570 se fosse pegar um processador muito forte e fosse fazer overclock nele.. essa x570 ja vem com 8pin +4pin na alimentacao do processador já pra isso

 

ja a b550 tem um recurso q você quase nao ve nas placas premium e que agora me parece estar sendo algo mais difundido ate nas placas medianas q é o botao para atualizar bios.. isso pode ser uma besteira mas pra mim é um item q ja deveria ter sido incluido e mais difundido desde as placas de 1.a geração..isso ajuda demais na hora de montar o pc e caso a sua placa nao tenha a bios mais nova você nao fica sem ligar o pc.. basta usar ele..

 

outra coisa q vem na b550 q nao tem na x570 sao os dissipadores para os ssds m.2..

 

enfim, sao pequenos "mimos" q ajudam na hora de escolher

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Brunoftista disse:

@Imakuni @rodrigo.dcvieira

O que vcs acham das placas ''Gigabyte B550 Aorus Pro'' e ''Asus Tuf Gaming x570 Plus/Br''?

Por exemplo, vantagens de cada uma. Porque escolher uma, e não a outra. O quão boa cada uma é no quesito temperatura.....

Estou me decidindo entre essas 2 agora.

Tanto faz, você pode escolher baseado em preferir BIOS da Gigabye ou da Asus, ou então fazer questão de ter uma port ps/2 para mouse/teclado ou ter mais USB... ou então achar essa ou aquela mais bonita. Ou pegar a mais barata.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...