Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de velocidade de motor DC


dioubernardo

Posts recomendados

Pessoal tenho um circuito simples em um rádio (antigo) para regular a velocidade de um motor DC.

image.png.21c99a80f6ee48dc3688e2f97244c49f.png

Eu queria trocar o trimpot R580 por um potenciômetro, porém potenciômetros com valores pequenos são caros e difíceis de achar.

 

Se subir o valor dele vou perder corrente, certo? Será que 1K seria um valor muito alto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, dioubernardo disse:

Se subir o valor dele vou perder corrente, certo? Será que 1K seria um valor muito alto?

Se o original é 100R e você quer colocar de 1k é só multiplicar os outros resistores em volta dele por 10 que vai dar na mesma. 

 

O importante ali é a divisão de tensão. 

Aí fica R581 = 2,7k e R579 = 6,2K (pode por 6,8k se não achar desse aí) 

O R577 não tem um valor, imagino que era colocado na hora de acordo com o tipo de motor, basta olhar na placa e multiplicar o valor dele por 10 também. 

 

Curiosidade minha: isso é um toca-fitas ou uma vitrola? 

Pelo modo como está desenhado penso ser um bosch ou um moto rádio dos anos 70. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um potenciômetro de 100R é tão comum no Brasil quanto um de 1K, de 10K etc F5Rua4D.gif.

 

 

 

Alternativas em geral trariam desvantagens como limitações na variação das resistências ou no giro mecânico do potenciômetro pelo usuário. Daria para tentar, por exemplo, trocar o transistor NPN por um BC517 e aplicar um potenciômetro de 10K F5Rua4D.gif.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dioubernardo

 

 

Há potenciômetros de carvão de 100R. Veja o seguinte no site SoldaFria F5Rua4D.gif:

 

 

 

https://www.soldafria.com.br/potenciometro-de-100r-linear

 

 

 

E este outro no site da loja MultComercial GbhmuXl.gif:

 

 

 

https://www.multcomercial.com.br/potenciometro-24mm-linear-b100r-eixo-plastico-com-35mm-24n2.html

 

 

 

Esses modelos diferentes tendem a ser um tanto mais caros, de fato.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses de tamanho grande até que não é difícil achar. 

O ruim é se for procurar aquele tamanho menor com eixo estriado ou meia lua. 

Precisei de dois de 500R pra fazer o ajuste fino da minha fonte de bancada e penei pra achar na famosa rua Santa efigenia em SP. 

Os originais eram pinos finos pra soldar na PCI, porém tive que adaptar os com terminais para fios mesmo. 

Porém os valores acima de 1k acham fácil e são baratos nos dois tamanhos. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este circuito antigo é meio bem legal. Se não me falha a intuição técnica analítica (sim tem falhado), ele tenta compensar o torque aumentando a corrente no motor. Ou não... é só um regulador de tensão mesmo. Confere na prática aí: tenta segurar o motor com o dedo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...