Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GPU esta esquentando muito? Devo me preocupar?


Posts recomendados

Bom dia, eu fiz um upgrade no meu pc recentemente. Sai de um i5 7400 pra um Ryzen 5 3600. Junto com o processador, também troquei a placa-mãe e dois pentes de memória ram, totalizando 16Ggb. Tenho uma fonte de 500w da Gamemax (sei que não é uma marca decente, vou trocar assim wue possível). 

Meu problema é que minha placa de vídeo, uma ASUS gtx 1660 6gb OC Phoenix esta esquentando muito. Em jogos como Red dead redemption 2 e Mafia Definitive Edition, que antes eu travava a 35 fps pra poder jogar em uma qualidade gráfica alta e com estabilidade, agora estão rodando na faixa dos 70 fps, e minha gpu esta chegando a lindos 83°C.

 

Quero saber se essa é uma temperatura normal pra jogos pesados, se a minha placa pode fritar, se terei problemas, ou se posso rodar nessa temperatura sem muita preocupação. Não são todos os jogos que fazem a gpu atingir essa temperatura, geralmente fica na faixa dos 75°C.

 

No gabinete tenho uma ventoinha na frente jogando ar pra dentro e uma em cima, expulsando o ar do gabinete, como da pra ver na foto. Tirando o vidro do gabinete eu consigo uns 4 graus, cai pra 79°C.

 

Ontem fiz testes de stress e ela chega a 83°C com a gpu a 100% em poucos minutos.

 

Me ajudem por favor.

Obrigado.

20201028_193422.jpg

20201028_195804.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Luan Lisboa disse:

Tenho uma fonte de 500w da Gamemax (sei que não é uma marca decente, vou trocar assim wue possível).

Se for a GM500 pode ficar.

 

4 minutos atrás, Luan Lisboa disse:

Quero saber se essa é uma temperatura normal pra jogos pesados, se a minha placa pode fritar, se terei problemas

fritar nao vai, mas esta alta sim e pode ser melhorada, colocar FANS no gabinete seguindo a logica da imagem abaixo:

FANSS.thumb.jpg.d51b957c15f4919b3383b82156307261.jpg

 

Outra recomendacao seria colocar FANS com alto CFM, pelo menos 45

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu problema é o airflow. Você só tem um cooler puxando o ar de fora e mandando para dentro junto com uma exaustora, e isso faz com que a GPU/SSD e até mesmo o processador alcance altas temperaturas.

 

O recomendado hoje em dia é pelo menos 2~3 fans puxando o ar de fora para dentro e 1 ou duas tirando o ar quente como o amigo acima citou. Seria essencial colocar mais pelo menos três coolers com um bom CFM. Entretanto, há dois pontos a ser levado:

 

  1. Coolers com RGB são bem mais caros e com CFM alto geralmente é vendido o kit de 2 ou 3 coolers custando cerca de R$150-200, o que acaba pesando um pouco.
  2. Coolers baratos mas com um bom CFM você encontra na faixa de R$20 a R$40. Como esse aqui por exemplo que custa somente R$17 e contém somente um led branco. 

 

Esse da rise mode que citei acima comprei 4 para substituir algumas do meu PC junto com um HUB. Tem 50 de CFM e 1500RPM além de ter baixo ruído (28 dba) o que é raro de achar hoje em dia. Tem alguns outros modelos na Kabum com mais de 60CFM com e sem RGB, mas é o que falei, as vezes o preço pode ser muito salgado para algumas pessoas como para outras pode estar razoável.

 

Como esse modelo da Bluecase com 1200RPM e 65CFM aproximadamente. 

Ou esse modelo da Corsair de 12-75CFM e 2400RPM só que o preço não é dos melhores com R$116..

 

Fica tudo ao seu critério mesmo o que é melhor para você.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Lisboa A questão é que não sei se nossos amigos perceberam, mas mesmo com gabinete aberto não há tanta diferença na GPU. Pode colocar a quantidade de fans que for que não fvai surtir tanto efeito.

No seu caso o que está acontecendo é que sua placa de video é um modelo com apenas uma fan, ele ja tem essa fama de esquentar um pouco mais que o normal.

 

https://avalanchenoticias.com.br/testes-comparativos/teste-comparativo-de-9-versões-da-geforce-gtx-1660-super-pague-mais-que-voce-nao-pode-economizar/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silas Neto no caso a placa e a normal, em compensacao por ter apenas 1 fan ela e menor em relação as outras ( https://www.techpowerup.com/gpu-specs/asus-phoenix-gtx-1660-oc.b6798 ) e, por ter apenas 1 fan tirando e 1 colocando ar dentro, provavavelmente o cooler do processador ja pega todo o ar frio e os FANS do gabinete nao dao conta

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Muito obrigado. Tem um software da própra placa q faz isso. além disso, eu posso setar uma temperatura limite, mas consequentemente o software faz a porcentagem de energia da placa diminuir. Por exemplo, ontem setei pra n passar de 76°C, ai ficou 88% de energia. N sei se isso estraga a placa. Também posso fazer overclpcking e etc, é um software bem completo. O padrão é 100% energia e 83°C de limite de temperatura.

@Silas Neto Sim, pesquisei sobre e bastante gente reclama que essa placa aquece bastante. Eu não sentia isso antes porque eu não conseguia jogar os jogos a 60fps, a grande maioria sim, mas jogos tipo red dead jamais, ai a temperatura não ficava alta, porque n usava 100% da gpu. Eu só tenho medo que estrague eu estar jogando a 83°C, só isso. Call of duty Modern warfare rodo de boas a 60fps com tudo no ultra e a temperatura fica na casa de 75 graus, pra mim ta bom, outros jogos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...