Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fita led 12V cortar e ligar


snider607

Posts recomendados

Bom dia, 

 

Farei uma pergunta, creio eu que até burra, mas melhor falar agora ou calar-se para sempre.

 

Tenho fita led 12V a fonte dela é 2.5 amp. Minha dúvida é a seguinte gostaria de fazer um abajour apenas com 3 leds, ( onde é a faixa de corte da fita) , sei que a fita é corrente contínua, mas nesse caso certa vez liguei um pedaço na mesma fonte e percebi que a fita estava com marcas de queima, não sei se é por desgaste da fita, mas posso ligar os 3 leds na mesma fonte ou tem algum problema?

 

Mais uma vez muito obrigado pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@if. @if. Boa noite, obrigado, sim quando você se refere a cortar certo é cortar ao meio na marcação a cada três leds, sem cortar o resistor essa fita os resistores ficam entre os leds. Então posso ligar três leds diretamente nos 12v sem risco de curto?

 

 

Muito obrigado mais uma vez, assim que chegar de viagem, envio a foto.

 

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@snider607 , cada fita tem seu projeto. Por isso a @if. lhe pediu foto. Ligações de LEDs em série, juntamente com resistores, servem para ajustar a corrente, conforme a tensão, ao nível aceitável pelo LED. Sem esse ajuste, eles queimam ou tem a vida útil reduzida.

 

Se um LED ou resistor "torra", o subcircuito ao qual pertence fica aberto, e apagado. Se esse subcircuito for o seu pedaço, estará inútil (apagado).

 

Você precisa ter o "pedaço inteiro", ou múltiplo, com o arranjo justo para ser alimentado por sua fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É.... Não está das melhores, mas... O corte é naquela parte de cobre entre os leds. Pode ser cortada onde tem a parte de estanho, que deve ser usada para ligar 2 fitas em soldagem. E sim, pode ser só 3. Se a fonte é 12 V, o maior cuidado é a corrente, que nesse caso, é bem pequena. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Mega Blaster Obrigado, em outra ocasião cortei onde estão as marcas e já liguei nos 12v e queimou a minha dúvida em cortar é essa, porque queimaram da outra vez.

@alexandre.mbm Bom dia, certo, mas mesmo eu cortando nos locais indicados nesta parte de 3 em 3 se ligar nos 12v é normal queimar, ou isso é por a fita ser antiga? Só essa minha dúvida.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se queimou em cortar na marca, ou a fita está defeituosa ou a fonte. A marca é justamente para isso, cortar no lugar certo. Você ainda deve uma foto nítida, com qualidade para melhor avaliação. Mas, mesmo com a ruim que já postaste, da para ver onde está a marca.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@snider607 , a resposta veio pelo @Mega Blaster.

 

O motivo de pedirmos tanto as fotos seria podermos entender, explicar, modificar, e eventualmente melhorar o circuito, que aliás é sempre bem simples, apesar de usar componentes SMD.

 

O circuito original eventualmente seria melhorado para ajuste do valor de corrente sobre os LEDs. Mas isso é muito hipotético. Uma fita de LED é pra ser tão simples que não deveria ter nada a melhorar.

 

O mesmo circuito se repete em cada intervalo de corte. Trilhas são como fios achatados numa placa. No caso, interligando contatos, resistores e LEDs. Elas podem partir, serem [inter]rompidas ou  emendadas (gambiarra) quando "necessário".

 

Lembra um pisca-pisca de Natal, que é sempre fios, só que usando LEDs e baixa tensão DC ao invés de lâmpadas resistivas e AC.

 

@snider607, sugiro o "estudo correlato" do tópico a seguir:

 

 

E recomendo muitíssimo a leitura do artigo 1437 de Newnton C. Braga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...