Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pinos quebrados ryzen 3 3100


Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Olá, então é o seguinte o que aconteceu, meu ryzen 3 3100 acabou grudando no cooler e quando puxei, quebraram 4 pinos, fiquei com medo de ligar no PC, mas acabei ligando pois preciso do PC para trabalho, ele ligou normalmente, reconheceu todas as funções corretamente, estresse ele e não deu nada, gostaria de saber se mais pra frente, utilizando ele poderia dar problemas na placa-mãe, por causa desses pinos faltando, pesquisei e vi que os pinos que quebraram eram: 2 pinos VSS, 1 pinos RSVD, 1 Display Port TXN 1, não sei o que significam esses pinos quem puder me ajudar, pfv

20201028_173643.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi no youtube uma pessoa (MW Informática) dizendo que em seu Ryzen 5 3600 faltava o pino correspondente a um dos canais de memória, e que ao colocá-lo na placa-mãe essa também perdeu um canal, não funcionando mais em dual channel, mesmo com processadores em bom estado.

Não sei se terá problemas, espero que não.


Isso costuma acontecer porque a solução térmica que já vem aplicada nos Coolers dos Ryzen não é pasta térmica, e sim um elastômero térmico. Esse elastômero térmico é um tipo de borracha, e foi pensado para ser colocado e nunca mais retirado, sem necessidade de manutenção na solução térmica.

AMD recomenda jamais puxar para acima, sempre se deve fazer movimentos circulares para o elastômero soltar, com cuidado e paciência.
Alguns costumam aquecer o CPU em teste de estresse para fazer os movimentos circulares. Eu não vi diferença entre aquecer e não aquecer quando removi o Cooler do meu Ryzen.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion Valeu pelas dicas amigo, acabei de ver esse vídeo do MW que você comentou, bom, ainda bem que não foram o mesmos pinos e não teve nenhum problema relacionando a memória, funcionando dual channel perfeitamente, esse Ryzen dele não acho que tenha dado problema na placa-mãe só porque estava sem os pinos da memoria, tava zikado mesmo kkkk, pois em um vídeo anterior ele solda os pinos no lugar e mesmo assim não funciona Dual Channel, e também nunca vi ninguém falando que o processador causou isso, mas então o jeito é esperar alguém que saiba o que aqueles pinos faziam. Mas mesmo assim obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@guilhermesnowzx Em geral:

VSS = alimentação do CPU, como um CPU puxa muita corrente tem vários desses pinos no socket, logo perder 2 não deve lhe dar problemas, ainda mais em um CPU de baixo consumo, creio que no máximo você possa ter mais instabilidades ao fazer overclock...

 

RSVD = reservado pra futuras expansões, esses pinos são postos sobrando no socket pra serem usados no futuro, pra adicionar funções em placas mais novas, se não deu nada é porque esse pino não era usado.

 

Display Port TXN 1 = creio que seja um pino do video integrado, relacionado as saídas de video display port, como seu CPU não tem video integrado esse pino não é usado.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 valeu mesmo cara, fico até mais aliviado, pelo que você falou não vou ter problemas, já que uso ele em stock e só uso para jogar mesmo e alguns trabalhos leves. No caso o meu processador possui video integrado, mas de qualquer jeito não uso, pois já tenho uma placa de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!