Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD com 57% de saúde


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Olá a todos do fórum.

Abri o aplicativo "Crystal Disk Info" e o meu SSD apresentou 57% de saúde
Uso ele a 2 anos, isso é normal? Cair tanto assim em tão pouco tempo.
Uma linha que achei estranho foi: AA - Bad Block Count 100/100 - 10 (Ela está no print)

No aplicativo HD Tune PRO ele mostra todos os blocos verdes, nenhum vermelho

A garantia cobre isso? Pois na caixa da Kingston informa 3 anos.

SSD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Apesar dos 57%, alguns parametros q poderiam indicar risco de perda da unidade estão intactos, como c7, c4, 01, a8

 

outra coisa q se deve sempre saber é que nos SSDs, quando você atinge determinada quantidade de leitura e escrita, isso acaba influenciando nessa % de saúde da unidade

 

você ja movimentou nesse ssd incríveis 35TB, é coisa demais.. e eu creio q os 43% q foram consumidos estejam correlacionados a esse uso

 

aqui nos meus 2 SSDs é a mesma coisa.. tenho um de 250GB da samsung que já tem mais de 15TB de uso e nesse tempo "perdeu" 3% da vida útil, vide print abaixo

 

Screenshot_1.png.e114ba24c87bd3a2fb6732416f487052.png

 

e o meu outro ssd, apesar de ter 12tb de dados escritos, tem mais tempo de vida util consumida, ou seja, é algo q varia de fabricante pra fabricante

Screenshot_2.thumb.png.8c581f1b7176463cfa5737e183ad2169.png

 

ao meu ver, seu ssd nao tem nenhum problema aparente

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não recomendo que se utilize o CrystalDiskInfo para análise de determinados SSDs, pois embora o site do fabricante indique que ele também serve para SSDs, na prática isso não ocorre pelo simples fato de ele emitir esses avisos:

image.png

"Vendor Unique/Specific" significa que o programa não conseguiu identificar o valor desse parâmetro nessa unidade, por tanto somente o software do fabricante conseguirá fazer essa análise corretamente.

 

Por tanto, baixe o Kingston SSD Manager e verifique a saúde do seu SSD por ali mesmo, se não estiver indicando nenhum erro, então não precisa se preocupar.

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

 

PS: A Saúde em 57% faz referencia ao TBW, isso é, quantos Terabytes de dados serão escritos nessa unidade antes de ela perder a garantia (não significa que ela irá pifar, mas sim que a garantia irá acabar).

image.png

https://www.kingston.com/br/ssd/a400-solid-state-drive?partnum=SA400S37%2F240G

 

Pode ver que o site da Kingston indica que o SSD de 240GB tem um TB de 80TB, e segundo o CrystalDiskInfo, você já escreveu 35TB de dados nessa unidade:

 

image.png

 

Ou seja, como você já escreveu aproximadamente 35TB de dados nesse SSD nos últimos dois anos e já "desgastou" 43% da saúde dele, então: 80 / 100% * 43 = 34,4 (aproximadamente 34,4TB de dados já foram escritos).

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tavaares00 Comprei ele a 2 anos e somente usado com Windows 10

 

@rodrigo.dcvieira Não tinha me atentado a esses 35TB, realmente ele já foi bem usado e eu nem percebi isso. e Gostei do Aida, é mais detalhado vou baixar ele e analisar aqui.

@GabrielLV Eu já tinha esse app baixado e vou mandar o print dele aqui. e Bom saber desse esquema de escrita em relação a garantia.

AGRADEÇO A AJUDA DE TODOS QUE ME EXPLICARAM CADA DETALHE E AS INFORMAÇÕES Á CIMA. CONHECIMENTO É TUDO. UMA BOA NOITE A TODOS E OBRIGADO NOVAMENTE.

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...