Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas de energia corrompendo SSD e demandando formatação


Posts recomendados

Olá, Tudo bem galera?

 

Venho pedir ajuda com um problema que está me deixando não bravo, mas triste. Esses dias fui ligar meu Pc e meu HDD sumiu do BIOS e o SO não existia mais, acreditei que tinha queimado, então coloquei um SSD para usar o SO e algum jogo, um SSD de 240gb.

 

A parte triste vem agora...

 

Cada vez que dá uma queda na energia o Windows corrompe e eu tenho que reinstalar por completo, perdendo assim tudo que eu tinha no SSD, vocês podem ajudar com alguma dica do que posso fazer?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Muito obrigado!

Por acaso teria algum outro tipo de solução, porque não atualizar as coisas é algo ruim né, por exemplo essa noite deixei baixando um game e quando acordei o Windows tava corrompido e nem com um Pendrive com o Windows não consegui recuperar meus arquivos, muito chato a situação. Um Nobreak resolveria? Vi que não é bom usar nobreak com fonte da Corsair por ter PFC ativo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só se usar um nobreak "online" (UPS), que modula o sinal o tempo todo direto do link CC, e que possua saída senoidal, senão pode dar problema...

por via das dúvidas, pra eu me informar melhor também, manda uns print do Speccy pra eu ver uns negocio, em especial a primeira tela dele e a tela dos drives...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Segui as instruções da sua primeira resposta e não resolveu o problema, mesmo eu mesmo desligando o PC ao ligar na terceira vez que fui usar já tinha corrompido novamente, tentei de tudo já e não consigo usar o Pc mais que dois dias sem acontecer isso, muito ruim porque tenho uma internet não muito rápida então não consigo instalar nada antes dele corromper e eu ter que reinstalar do zero 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desligamento forçado não é para corromper o Windows[1]. SSDs que respeitem o comando ATA FLUSH_CACHE manterão sistemas de arquivos com journal, como o NTFS, íntegros, mesmo no caso de queda de energia, desde que não habilite "Desativar liberação do buffer do cache de gravação do Windows no dispositivo" lá nas propriedades do disco no gerenciador de dispositivos.

 

Se a fonte de alimentação usada entregar tensões decentes, chuto que o SSD seja ruim ou esteja com defeito.

 

[1] Claro, há sempre Murphy... que não parece ser seu caso, visto que corrompe sempre.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Assim está correto. Se desativar a opção de cima, "Habilitar gravação em cache no dispositivo", desativará o cache de escrita do SSD e o desempenho será bastante afetado.

 

Com a segunda opção desmarcada, os caminhos de código do sistema que requeiram garantia de escrita serão isolados com FLUSH_CACHE (Flush­File­Buffers na API Win32). Isso garante a integridade do NTFS no caso de desligamentos incorretos.

 

Note que obviamente, dependendo do momento em que a falta de energia ocorrer, pode haver perda de dados, mas é para o NTFS ser reparável na próxima inicialização sem dificuldades (nos Windows modernos nem chkdsk é necessário). Do pondo de vista do Windows em si, a parte crítica em que pode haver danos relevantes é durante atualizações do Windows Update. Mesmo assim, o WU é robusto e costuma aguentar desligamentos forçados.

 

Falta de energia ao rodar um aplicativo qualquer, cujo trabalho em nada mexe com arquivos do sistema, não deve de maneira nenhuma resultar em corrompimento do Windows. Na próxima inicialização, no máximo, você terá perda de dados nos arquivos relacionados ao aplicativo que estava rodando. O resto tem que estar intacto, ou é provável problema de hardware.

 

Qual controlador de disco é usado pelo SSD? Olhe em "Controladores de armazenamento" e "Controladores IDE ATA/ATAPI". Acho que numa das guias das propriedades do SSD diz em qual deles está conectado, porém não tenho certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, depois que você formatar e instalar todos os jogos e programas crie uma imagem do sistema, depois crie um disco de reparação do sistema. Para seus arquivos do dia dia crie uma conta de armazenamento em nuvem para que seus arquivos sejam salvos. Pronto, feito isso você terá menos trabalho se seu pc der problema. Se onde você mora costuma ter muita queda de energia você deve usar no-break mesmo que haja alguma incompatibilidade com sua fonte. Finalizando, o computador não é para ficar desligando sempre que há queda de energia se isso acontece sempre, o HD será o menor de seus problemas quando a sua placa mão não ligar mais devido as quedas de eletricidades. Boa sorte!  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @José Carlos M Junior por compartilhar comigo sua dica, mas as ultimas duas vezes que tive esse problema de ter problema no Windows não foi por queda de luz, apenas tinha desligado o PC. 

Sobre o Nobreak eu não tenho dinheiro para o valor de um indicado para meu pc, mas ja estou comprando um filtro de linha que me falaram ser útil também, pelo menos por agora. Minha fonte é uma corsair cv 450w, ou seja, boa contra problemas de energia segundo o Tecnolab.

 

Obrigado pela instrução!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Driver AHCI da Microsoft, que é suficiente. Volto ao que disse antes:

 

4 horas atrás, Marcos FRM disse:

Se a fonte de alimentação usada entregar tensões decentes, chuto que o SSD seja ruim ou esteja com defeito.

 

Esse SSD não é daqueles porcarias da KingSpec?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização sobre o problema para que talvez ajude alguém:

 

Descobri que o problema só acontece se deixo o Pc desligado por algumas horas assim fazendo ter algum problema no Windows e não permitindo reinicialização ou correção de arquivos forçando a formatação.

:(

 

Se alguém souber algo que posso fazer para me dar um rumo eu ficaria mais que grato.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Eder Neumann , tudo bem?

 

O problema é que ele não encontra o Windows no SSD, simplesmente fala que não achou SO instalado, mas o espaço ocupado ainda está lá, sendo assim não tem como reparar e a solução é só instalando novamente o Windows. Isso toda vez que deixo muito tempo o Pc desligado.

Um amigo comentou ser problema no Pendrive com o instalador do windows que pode estar instalando errado, mas não sei dizer se pode ser, outros falam que é SSD de má qualidade, não sei o que fazer a seguir.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reinstalei o Windows mantendo o Windows.old e estava tudo lá, aparentemente intactos, acredito que é só o Windows corrompendo mesmo, até um jogo que tinha instalado estava no lugar e funcionando.

Vou tentar baixar novamente o instalador para o pendrive e ver se consigo, depois se não resolver deve ser o SSD defeituoso mesmo.

 

Trago notícias 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...