Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MySQL Duvidaa Relacionamento Modelo Lógico


Posts recomendados

Estou fazendo um projeto integrador, cujo o projeto se trata de um sistema de gerenciamento de consultas odontológicas, e eu estou em dúvida em quanto as tabelas e relacionamentos. Contudo, o meu sistema é dividido entre o dentista e a atendente e ambos possuem funcionalidades diferentes, com isso a atendente faz o cadastro do paciente, agenda consulta, registra pagamento e o dentista faz o tratamento, orçamento e remarca a consulta. Coloquei algumas restrições, onde eu só posso agendar a consulta se eu já tiver o cadastro, e só posso registrar o pagamento se já tiver realizado o orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com as funcionalidades citadas, precisaremos das tabelas:

 

(só colocarei os campos principais. você completa os demais que achar necessário)

 

-usuario (será uma pessoa com um tipo de usuário definido para acesso)

idUsuario(int), idPessoa(fk), idTipoUsuario(fk), login(varchar), senha(varchar)

 

-tipousuario (atendente, dentista - terão permissões e acesso a campos diferentes)

idTipoUsuario(int), descricao(varchar)

 

-pessoa (será paciente e também será associado a um usuário)

idPessoa(int), nome(varchar), cpf(varchar), telefone(varchar)

 

-tratamento (será a consulta)

idTratamento(int), idPessoa(fk), idUsuario(fk), dataCadastro(datetime)

 

-procedimento (tipos de procedimentos - consulta inicial, orçamento, canal, limpeza, extração...)

idProcedimento(int), descricao(varchar)

 

-consulta (1:n um tratamento pode ter várias consultas até finalizar. Um registro para cada dia de consulta)

idConsulta(int), idTratamento(fk), data(datetime), observacoes(varchar), atendido(char)

 

-consulta_procedimento (1:n - Uma consulta/tratamento pode ter vários tipos de procedimentos num mesmo dia)

idConsulta(pk), idProcedimento(pk)

 

Opcional: Considerando que seja permitido pagamento mesclado ex: parte em dinheiro e parte no cartão.

-pagamento

-tipo_pagamento (cartão, dinheiro, autorização do plano)

-consulta_pagamento

Caso não seja necessário, basta um campo na tabela tratamento sinalizando se foi pago ou não para simplificar.

 

Acho que é o mais enxuto que conseguimos, seguindo as normas.

Você consegue enxergar as chaves primárias e estrangeiras nos relacionamentos aí? Tenta fazer e caso não consiga você fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...