Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentar LED com capacitor carregado com 5V


Posts recomendados

1- em um circuito onde temos um LED de 2 volts com um resistor de 150 Ohm Se carregarmos um capacitor eletrolitico  de 1000 microfarad em uma fonte de 5 volts ao colocarmos o capacitor polarizado nos fios positivos e negativos o que acontecera ? 

 

2- o que eu faço para medir a tensão de cada resistor em um circuito contendo 3 resistores ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo F5Rua4D.gif:

 

 

 

1 - Com a fonte de tensão alimentando o ramo com capacitor e o ramo com resistor e LED, o capacitor será carregado sem poder descarregar e o LED ficará aceso. Se a fonte for retirada e ficarem somente os ramos conectados entre si, o LED será apagado e o capacitor descarregará e acenderá novamente o LED no decorrer de um certo tempo.

 

 

2 - Basta utilizar um voltímetro, um medidor de alta impedância, em paralelo com cada resistor. Outra forma mais básica é aplicar o galvanômetro para medir a corrente em cada resistor, ou seja, usar a Lei de Ohm sabendo quais os valores das resistências.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1- Carrega capacitor na fonte. Desconecta. Conecta o led + 150R. O led fica aceso por um tempo logaritimamente proporcional a 1000uF e 150R até atingir 2V. Vai apagando aos poucos. Tem fórmula. O amigo @rjjj é phd nelas.

Aula prática minimamente curiosa: coloque um capacitor do mais alto valor que tiver paralelo com os leds de  uma destas:

1-pc-manivela-de-m-o-bateria-livre-lante

O que acontece? Dica: incorpore seu resistor.

 

2-Estude a matemática do divisor de tensão que é derivada da lei de ohm que deve ser estudada primeiro. Relativamente simples, penso que até dispensa as tradicionais explicações matemáticas do amigo supracitado.

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...