Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais fios eu deveria cortar para os fans ficar mais rapidos, so que escuros.


Posts recomendados

Pessoal meu pc tá ficando muito quente, o que mais está esquentando é o processador, e eu gostaria de saber qual desses 3 fios pretos eu deveria cortar para ele ficar mais rápido são 3 fios, e se puder ajudar também gostaria que me falassem os da frente também, provalvemente os 2 sozinhos são dos rgb mais e os outros.

20201031_213949.jpg

20201031_214153.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi  Exato, mais eu tenho uma placa-mãe h61 e ela tem 4 pinos mais o cooler da cpu tem 3 e não aparece, só fica no 0, e olha que ainda aparece 0 rpm na placa de video, no processador nem aparece.

tassasa.PNG

@Math.Pi Acabei de fazer isso em um dos coolers que eu tenho aqui e aumentou muito a velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe que, ligar no header 3-pin ou direto na fonte fará com que a fan rotacione sempre na velocidade máxima.

No header 4-pin a função PWM permite controlar o RPM se o conector do fan for 4-pin também.

 

Ainda sim você jamais excederia o RPM máximo da fan, a menos é claro que você a viesse a fornecer uma tensão mais alta para a mesma, como 12.5~13.0V+, mas isso também faria o núcleo da fan aquecer mais assim como a mesma produziria ainda mais ruído e a vida útil iria cair também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já pensou em um cooler melhor para o processador? 

50 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@SouLegity Os 3 fans da frente devem jogar ar para dentro.

 

O de baixo joga ar para dentro.

 

E o de trás tira o ar quente.

 

48º~50ºC ao meu ver é normal.

Tinha que ter mais algum cooler jogando ar pra fora, senão o fluxo é ineficiente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SouLegity

23 minutos atrás, SouLegity disse:

@Math.Pi Eu sei mermao, mais o que eu quero saber é qual fio eu devo cortarrrrrrrrr

Talvez essa imagem responda sua pergunta, mas não acho que é o melhor caminho.

image.png.f3e6492b53b5056989b39c90ba39aad2.png
Lembrando que o conector de 3 pinos é igual, apenas deixando de existir o quarto conector e cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cortar o fio não vai resolver teu problema, tem que ver as espeficicações dessas fans pra começar.

E a tua fan LED Ring ali da foto no topo se parece muito com as DEX DX-123W que eu tenho aqui, 1.300 RPM máximo e 38 CFM de fluxo de ar, isso estando conectadas a fonte.

 

Eu só as tenho aqui para fins decorativos mesmo, porque até no máximo eu as considero super fracas.

 

Tu pode então ligar essas tuas fans diretamente a fonte ou então troca-las por fans de maior eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem como fazer o cooler girar mais do que está na especificação dele, e não ser por um overvolt. Mas você teria que achar uma tensão maior do que 12V, que não existe no computador. Talvez com algum diodo, mas aí já entra na área de eletrônica. Nenhum fio que você cortar vai resolver seu problema. Ligue o cooler diretamente na fonte que ele vai ficar na maior velocidade possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, SouLegity disse:

@Math.Pi Mais o que eu mais quero aumentar a velocidade é o fan da cpu

Você postou 200 prints do seu cooler RGB e ainda citou controladora. Então nem foquei em cooler de cpu.

 

Vá na BIOS, na parte de temperaturas ou de tuning e veja se consegue ativar o modo de desempenho. Em algumas BIOS você deve ter o perfil do cooler. Tente escolher o modo desempenho.

Outra alternativa é um adaptador para ligar o cooler diretamente na fonte, como esse:

https://www.oficinadosbits.com.br/cabo-molex-para-cooler-1-cooler-x-3-pinos-akasa-c-cable-ad-p2358

 

A terceira alternativa é comprar um CPU cooler decente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...