Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar onda quadrada em onda pura.


Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Boa tarde Pessoal , me chamo Fábio , sou novo em eletrônica e  estou desenvolvendo um projeto de um conversor AC/DC/AC, e estou tendo um pouco de dificuldades , para obter uma senoide pura e o valor de 127V AC. O circuito basicamente é uma entrada 127V alternada , que é retifcado para 68Vcc com um ZENER em paralelo com um tip 31. O zener de 68V , irá alimentar um outro circuito com ZENER também ,e irá abaixar a tensão para 12V , que será a alimentação de oscilador 4047. Do oscilador , eu coloquei 2 mosfets irfiz44N em cada uma das saidas do osciladorr e coloquei cada um deles em um terminal de um transformador. O tap central esta sendo alimentado por 68 V do ZENER. No secundário do trafo de saída , esta tendo uma onda quadrada e 15V de tensão, isso com uma relação de transformação de 1:1. Mesmo alterando a relação não sai disso . Alguém poderia me ajudar com essa situação?  Abaixo seguem os prints de todo o circuito. Agradeço desde já

Circuito 1 TCC.png

Circuito 2 oscilador.png

Circuito 3.png

Osciloscopio.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fale mais sobre o circuito. Nos diga o porquê de fazer AC-DC-AC. Somente AC-AC é mais fácil. 

 

Seus reguladores de tensão estão um pouco precarios, na prática eles não são funcionais por causa da diferença grande de tensão entre a entrada e saída. 

 

Com o 4047 não vai muito longe, o forte dele é onda quadrada mesmo. 

Para simular uma onda senoide precisa dos circuitos tipo pwm. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Fale mais sobre o circuito. Nos diga o porquê de fazer AC-DC-AC. Somente AC-AC é mais fácil. 

 

Seus reguladores de tensão estão um pouco precarios, na prática eles não são funcionais por causa da diferença grande de tensão entre a entrada e saída.