Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar onda quadrada em onda pura.


Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Boa tarde Pessoal , me chamo Fábio , sou novo em eletrônica e  estou desenvolvendo um projeto de um conversor AC/DC/AC, e estou tendo um pouco de dificuldades , para obter uma senoide pura e o valor de 127V AC. O circuito basicamente é uma entrada 127V alternada , que é retifcado para 68Vcc com um ZENER em paralelo com um tip 31. O zener de 68V , irá alimentar um outro circuito com ZENER também ,e irá abaixar a tensão para 12V , que será a alimentação de oscilador 4047. Do oscilador , eu coloquei 2 mosfets irfiz44N em cada uma das saidas do osciladorr e coloquei cada um deles em um terminal de um transformador. O tap central esta sendo alimentado por 68 V do ZENER. No secundário do trafo de saída , esta tendo uma onda quadrada e 15V de tensão, isso com uma relação de transformação de 1:1. Mesmo alterando a relação não sai disso . Alguém poderia me ajudar com essa situação?  Abaixo seguem os prints de todo o circuito. Agradeço desde já

Circuito 1 TCC.png

Circuito 2 oscilador.png

Circuito 3.png

Osciloscopio.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fale mais sobre o circuito. Nos diga o porquê de fazer AC-DC-AC. Somente AC-AC é mais fácil. 

 

Seus reguladores de tensão estão um pouco precarios, na prática eles não são funcionais por causa da diferença grande de tensão entre a entrada e saída. 

 

Com o 4047 não vai muito longe, o forte dele é onda quadrada mesmo. 

Para simular uma onda senoide precisa dos circuitos tipo pwm. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Fale mais sobre o circuito. Nos diga o porquê de fazer AC-DC-AC. Somente AC-AC é mais fácil. 

 

Seus reguladores de tensão estão um pouco precarios, na prática eles não são funcionais por causa da diferença grande de tensão entre a entrada e saída. 

 

Com o 4047 não vai muito longe, o forte dele é onda quadrada mesmo. 

Para simular uma onda senoide precisa dos circuitos tipo pwm. 

Renato , obrigado pela atenção. É que o tema principal do circuito é a uma "espécie de aproveitamento de resíduos sólidos " , então os 4047 , foram apenas uma sugestão das outras pessoas do grupo em que participo. Apenas por isso utilizo esse componente. Não é possível obter uma onda senoidal pura através deste circuito em que mandei ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu circuito não deve sair do papel ou melhor, da tela pois não é praticável devido à perdas, falta de potência, falta de capacidade, e principalmente de experiência. Mas sim pelo menos a mental é válida. E sim é valida também a simulação. Mas infelizmente não deve sair disso antes de uma boa evoluída.

 

De minha parte (prática...um pouco além do aprendizado) sugiro que pesquise e estude um inversor senoidal de onda pura  e circuito inversor de frequencia Beeeeeemmm melhor do que tentar reinventar a roda. Você pode ter as peças necessárias pra construir um. A 'principal' você já tem 😁

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

os nobreaks de onda senoidal pura tem indutores bem grandes nas saidas 

É mais fácil já na ponte retificadora trabalhar com 220Vdc. Mas é verdade, há perdas demais de energia, e o resto não sei como ajudar, pois sou mais de consertar do que de projetar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fábio Vitorio

 

Dê uma olhada nesse trecho de vídeo sobre diodos Zener:

 

(a partir dos 22 min e 32 s)

 

Só por inspiração!

 

Eu sei que não responde ao que você procura. Achei interessante, essa forma de "abrandar" o pico.

 

Ah! Mas eu já estava quase esquecendo: a entrada no experimento é uma onda triangular...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fábio Vitorio amigo... do ponto de vista prático, permita-me dizer que seu circuito não está muito agradável de se analisar. Ou seja, seu circuito não está nada sólido. Sugiro focar no que realmente quer fazer tipo algo praticável ou funcional. Pra tal, cogite seguir o que te sugeri.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma forma de onda quadrada é transformável em sinusoidal através de um filtro passa-baixa de segunda ordem. Veja o caso dos integradores RC em cascata spacer.png:

 

 

 

RavO3Iv.gif

 

 

 

Para circuitos de potência, um filtro LC passa-baixa é o padrão para que sejam alcançados altos níveis de eficiência. Este é o caso do amplificador de classe D F5Rua4D.gif:

 

 

 

rcimQlQ.jpg

 

 

 

Como a corrente que chega na carga passa majoritariamente pelo indutor de potência, este costuma ser a parte mais complexa de construir em aplicações reais.

 

 

 

Espero ter ajudado spacer.png.

  • Curtir 3
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 01/11/2020 às 23:57, albert_emule disse:

Faça filtros ressonantes série de terceira e de  quinta harmônica 

Dei a resposta certa e ninguém nem ligou 😁

 

Veja o resultado de uma onda quadrada depois de aplicado filtros de terceira harmônica e quinta harmônica:

 

125261267_4792357497471052_3600307272828

 

  • Curtir 3
  • Obrigado 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...