Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medindo corrente de trafo de Microondas


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Eu modifiquei um trafo de Microondas preservando o primário de 110V e trocando o secundário por 3 voltas de fio 10mm obtendo 2.6V. Eu gostaria de medir a corrente, só que não gostaria de danificar o meu multímetro, por isso eu pergunto aqui.... É mais adequado medir nesse caso com um alicate amperímetro ou posso medir tranquilamente com um multímetro ??

Alguém sabe me disser a corrente aproximada para eu ter uma "base" ?

Eu liguei no multímetro xing ling na escala de 10A e não acusou nada e o fio do multímetro esquentou rapidamente... Aí parei a medição... Porque não apareceu nada ? Seria porque está menos que 200Ma ?

 

Tem alguma fórmula para calcular a corrente desse trafo ?

 

Agradeço a ajuda desde já....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/11/2020 às 17:06, Fernando Riba disse:

É mais adequado medir nesse caso com um alicate amperímetro ou posso medir tranquilamente com um multímetro ??

A corrente ali passa fácil de 50A, só com alicate amperímetro mesmo.

Com multímetro não é recomendável medir vem mesmo corrente entre 5 e 10A.

Em 01/11/2020 às 17:06, Fernando Riba disse:

Eu liguei no multímetro xing ling na escala de 10A e não acusou nada e o fio do multímetro esquentou rapidamente... Aí parei a medição... Porque não apareceu nada ? Seria porque está menos que 200Ma ?

Como a tensão é baixa foi limitada pela resistência dos cabos do multímetro.

E provavelmente queimou o fusível de seu multímetro, pois mesmo assim deveria ter aparecido algum valor, mesmo que errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Renato.88 disse:

A corrente ali passa fácil de 50A, só com alicate amperímetro mesmo.

Com multímetro não é recomendável medir vem mesmo corrente entre 5 e 10A.

Como a tensão é baixa foi limitada pela resistência dos cabos do multímetro.

E provavelmente queimou o fusível de seu multímetro, pois mesmo assim deveria ter aparecido algum valor, mesmo que errado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com duas espiras no secundário, a corrente de curto circuito chega a 850A. Com três espiras a corrente é menor.

Para solda de ponto, costuma-se enrolar o secundário com apenas 2 espiras.

O trafo de uOndas tem muitas perdas. Os enrolamentos são feitos com fios de alumínio e o núcleo de ferro é de baixa qualidade. 

Tem um par de lâminas de ferro entre o primário e o secundário. Se retirá-los, a corrente de primário sobe muito. 

Fiz um vídeo sobre solda de ponto com trafo de uOndas.

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...