Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação PC R$ 6.000,00 - De olho na black friday


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Boa noite a todos.

To querendo montar um PC nesse fim de ano, mais precisamente estive pensando em aproveitar as (possíveis) promoções da Black Friday.

O orçamento é R$6000.

Função do PC: jogar (CSGO, cod warzone, apex legends, witcher 3, Gta V etc)

 

Teclado - já tenho

Mouse - já tenho

Fone de ouvido - já tenho

Monitor: LG 29UM69G-B - 75Hz - 1ms ------- Quero trocar de monitor no futuro para um de 144Hz, portanto, seria interessante que a configuração atendesse a essa futura demanda.

 

Dessa forma, esse valor de 6mil seria para o PC mesmo.

Uma das minhas esperanças é deixar uma build engatilhada para, quando vier a black friday, eu conseguir garimpar alguns preços mais baixos e economizar OU dar um upgrade na minha build gastando a mesma quantia, haja vista que aproveitaria a economia das promoções.

 

Já li alguns tópicos e conversei com alguns usuários, e cheguei a essa build por enquanto (loja Terabyte) - créditos ao usuário @carbonii pela build abaixo (fiz uma pequena modificação no SSD)

 

Data da build: 02/11/2020

- placa-mãe: ASRock B450M Steel Legend Chipset B450 AMD AM4 mATX DDR4 

R$782,13 à vista

 

Processador: AMD Ryzen 7 3700x 3.66GHz (4.4Ghz turbo) 8/16 c/ cooler RGB s/ vídeo

R$2.169,90 à vista

 

- Memória RAM: 2x DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 3200MHz Red

2x R$294,93 = R$589,86 à vista

 

- Placa de vídeo: PowerColor Radeon Navi RX 5500 XT, Dual Fan, 4GB GDDR6, 128Bit

R$1.217.13

 

- SSD WD Green 480GB, SATA III, Leitura 545MBS e Gravação 430MBS - WDS480G2G0A

R$449,90

 

- HD Seagata Barracuda 1TB, SATA III, 7200RPM, 64Mb, ST1000DM010

R$383,90 à vista

 

- Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC ATivo, GC-PS001

R$294,93 à vista   ---> já fui avisado pelo @WOZ Dodsa priorizar uma fonte 80+ Gold. Alguma dica?

 

- Gabinete: Gabinete Gamer Cooler Master Master box MB501L, Mid Tower, Black, Sem fonte, Com 1 fan, MCB-B501L-KNNN-S00-RED

R$383,90 à vista

 

TOTAL (por enquanto): R$6271,65 à vista

 

Agradeço pelas respostas, dicas e insights que o pessoal possa dar aí. Esqueci de falar antes, mas sou um tanto amador em configurações de PC.

@WOZ Dods marcando para consultar sua opinião 

 

Abraços a todos e um bom resto de segunda-feira.

 

 

 

Abaixo, imagens da build que eu mencionei

image.thumb.png.95cfeef1183e7086bbf95f6918ae4540.png

image.thumb.png.482c27f092a258ffbde51cb9899f53dd.png

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Strolb Como eu mesmo disse, é o que EU faria me baseando no que eu jogo e minhas exigências. Como você tem o intuito de colocar um monitor 144Hz no futuro seria bom um processador parrudo e forte o bastante para aguentar praticamente qualquer upgrade de placa de vídeo e um processador que trouxesse longevidade. Como o PS5 e o novo XBOX estão vindo com processadores Ryzen de 8 núcleos e 16 threads, iguais esse Ryzen 7 3700x acho que de fato é a melhor opção de processador, que vai trazer uma longevidade absurda. placa-mãe vai suportar os novos Ryzen e como já disse suporta overclock. 16gb de ram, excelente e pode expandir até mais... E a RX 5500 XT vai quebrar um galho legal nesse monitor 75Hz que você tem, até você colocar uma placa de vídeo high end :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoxxBarreto Lê o que eu disse amigo.

@BrunoxxBarreto Ele quer jogos que rodem à 144FPS afinal vai comprar um monitor 144Hz mais para frente. Com 6k não dá para fazer uma configuração 144Hz, mas dá para pegar um processador parrudo o bastante para aguentar uma placa de vídeo que faça o trabalho.

A RX 5500 XT seria um quebra galho, e atualmente ele ainda tem um monitor 75Hz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Strolb Fico feliz que tenha feito sua pesquisa e tenha chegado a um esqueleto inicial da configuração. Lembre-se de que a montagem final vai depender da disponibilidade de mercado e, com isso, você terá que mudar algumas coisas quando outras saírem de estoque.

Dito isso, vou deixar aqui minhas recomendações:

 

Primeiramente, na ocasião de mudança componentes, atente às marcas e modelos de gabinete, cooler/ventoinha, memória, MB e GPU que indiquei no tópico abaixo (lembre de clicar no conteúdo oculto lá). Estas marcas raramente erram na qualidade de seus componentes e ir com elas vai lhe garantir durabilidade e estabilidade no sistema:

À parte disso, concordo com o colega @BrunoxxBarreto . Sua GPU simplesmente não tem o desempenho mínimo que eu esperaria de uma máquina desse porte, desse calibre. Seria mais adequado você ir com uma CPU como o Ryzen 5 3600 ou 3600X, quais são considerados internacionalmente como os campeões de custo/benefício, não causando gargalos mesmo com GPUs High End e de quebra permitindo streaming se você algum dia desejar fazê-lo. Não há a necessidade de aumentar tanto o poder de processamento em detrimento da qualidade e desempenho gráficos, quais são o propósito do PC em si. Uma GPU mais potente, com maior desempenho, como a 2060 Super ou 2070 Super, seria ideal. Do outro lado temos a RX 5700 XT. Todas tem seus pontos fortes e fracos (AMD tem maior desempenho bruto pelo custo, Nvidia tem Ray Tracing e menor consumo), então escolha o que você achar melhor.

Sobre a fonte, ponto importantíssimo, recomendo hoje a TX550 ou TX650 da Corsair. São das melhores e são as que estão com melhores preços hoje. Convém sempre pesquisar também a XTX XTR2, a XFX TS e a XPG Core Reactor. Todas elas são fontes de qualidade e durabilidade, com garantias de 7 a 10 anos. Gaste esse valor na fonte (600 a 800 reais), pois perder componentes de 2000 reais depois porque economizou 200 na fonte é a pior decepção que você poderia se sujeitar.

Sobre as memórias, achei o preço um pouco elevado (achei os preços em geral um pouco elevados, consequência de comprar na Terabyteshop, creio). Tem modelos de desempenho similar e preços menores na Kabum. Lembre-se de que montar seu PC você mesmo lhe conferirá a oportunidade de ter o PC mais bem montado que você poderia ter. Hoje nenhuma loja oferece um serviço de montagem premium, com resultados mistos entre uma montagem e outra, e infelizmente o custo/benefício da Terabyte só vai até certo ponto, pois enquanto eles montam o que você quiser, não tem o melhor preço tampouco a maior variedade de componentes. Existem inúmeros vídeos e tutoriais para ajudá-lo em sua primeira montagem, bem como a ajuda dos colegas aqui da comunidade (pena que não mora em BH, pois montar PCs é algo que faço regularmente para clientes).

Sobre o gabinete, e isso é um ponto importantíssimo, não recomendo esse CM de maneira alguma. Além de ter se saído mediocremente em testes, não é sequer bonito. Os modelos que recomendo estão nos tópicos que recomendei ler acima, mas no geral o que você quer num gabinete é frente em mesh, instalação de fonte na parte inferior, bom cable management, ventilação filtrada e painel lateral em vidro (tanto pelo fator durabilidade quanto estético). Os modelos que recomendo regularmente são todos de alta qualidade, de marcas confiáveis, mas devo citar em especial os modelos Corsair Carbide Spec Delta, AeroCool Aero One Frost e DeepCool Matrexx 55 Mesh. Todos os três costumam ser encontrados ocasionalmente no mercado a bons preços e são gabinetes de altíssima qualidade, sendo o spec delta o menos bem ventilado, mas ainda sim um dos comumente encontrado a melhores preços. Adicione ao gabinete que optar (ou encontrar) um total de pelo menos 4 ventoinhas (contando as pré-instaladas, que no caso do aerocool e corsair já são 4), e terá um gabinete bem ventilado e que permitirá a seu PC durar o máximo possível. Ventoinhas de qualidade na minha opinião não devem custar mais do que 40 reais, sendo que as de 20 costumam ser tão boas quanto (no geral) se você atentar à marca (marcas no link).

 

Por fim, vou recomendar o cooler CPU, pois uma máquina com esse nível de desempenho que rodará por horas à fio demanda ao menos um pouco de gasto nesse sentido. Os coolers de melhor custo/benefício hoje no mercado hoje são o Hyper 212 e o MA410P. Se optar por um dos dois, lembre-se de comprar uma ventoinha compatível adicional para melhorar seu desempenho. O Hyper 212 Turbo também é uma boa pedida, mas dos gabinetes que indiquei acima apenas o Matrexx suporta ele, pois o cooler tem 163 mm e o gabinete suporta 168, os demais suportam 160. Na lista de gabinetes que disponibilizo no link há outras opções que permitem coolers maiores, como o que eu mesmo uso e amo que é o Thermaltake Core X31, mas este gabinete raramente pode ser encontrado a bons preços (quem sabe na BF, fique atento).

 

Ademais, fique atento aos preços, tente comprar tudo na Kabum (ou pelo menos o que for mais barato lá, pois os preços da terabyte infelizmente não são sempre tão bons), e prepare-se para a montagem, pois é definitivamente a melhor e mais divertida parte de se ter um PC customizado, e de quebra vai lhe trazer a oportunidade de ter mais performance e durabilidade por um preço menor.

 

Esqueci de mencionar. Caso você encontre entraves no seu orçamento, em especialmente no preço, pondere sobre baixar sua MB para uma simplória Gigabyte AB350M DS3H V2. Esta MB, apesar de não ter compatibilidade com a 5ª geração de Ryzen, é robusta e vai suportar as CPUs da série 3 sem dificuldades. Não haverá qualquer perda de desempenho e a economia possibilitará gastar melhor em componentes mais importantes. Como sempre digo, montar uma máquina hoje com uma CPU 3ª geração do calibre do R5 3600 significa que você passará no mínimo 3 anos sem upgrade de CPU, e quando você realmente decidir fazê-lo já estaremos na 7ª geração de Ryzen ou superior. Uma MB que seja compatível com 5ª já estará obsoleta da mesma maneira, então atenha-se à compatibilidade da CPU que vai usar hoje apenas, ignore a próxima geração a menos que você vá usá-la efetivamente ou tenha dinheiro sobrando todo ano para fazer upgrade mesmo quando desnecessário.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Você acha que o 3600/3600x vai ter a mesma longevidade que um 3700x/3800x tendo em vista que os consoles estão com processador 8/16 ? Eu recomendei a RX 5500 XT para que ele pudesse pegar um processador robusto o suficiente para aguentar qualquer 2080 da vida. E a 5500 XT seria um quebra galho enquanto ele não compra uma RTX 3070 ou semelhante. O 3600 gargala uma RX 5700 XT, não vai alcançar os 144FPS em jogos como BF5 e Cod warzone com o 3600. Vi testes no warzone do 3600 + 5700 xt roda beirando os 144 mas chega a dar drops... já com o 3700x roda àcima sempre tranquilamente. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii Seu padrão de desempenho está desproporcional meu caro. Se o propósito é jogo, então o 3600 é mais que suficiente. Se fosse produtividade eu concordaria que 3700X é ideal, mas claramente não é o caso. Enquanto baixar de 3700X para 3600 vai reduzir uns 10 FPS, aumentar a GPU vai acrescentar mais 20 ou mais. 144 FPS, a menos que o intuito seja jogar profissionalmente/competitivamente, não é prioridade, especialmente se ele sequer tem o monitor para isso. Enfim, eu proporcionalizei o que ele pode ter hoje ao que é bom para ele hoje e continuará sendo por um bom tempo. Não presumi que ele pretende gastar mais X mil reais em um monitor ou em uma nova GPU quando está adquirindo uma hoje. Ademais, se ele quiser jogar os jogos da próxima geração que se aproxima com qualidade sem ter que fazer uma troca dispendiosa de GPU, estará mais bem servido comprando uma boa agora.

5 minutos atrás, carbonii disse:

E a 5500 XT seria um quebra galho enquanto ele não compra uma RTX 3070 ou semelhante. 

Presumir que ele terá grana para trocar de GPU em breve é surreal. Quem vai gastar 6k hoje geralmente não pretende gastar outros 3k ano que vem. Se for para gastar tanto dinheiro prefiro recomendar comprar um console, pois não faz sentido gastar tanta grana com um PC a menos que você tenha muita sobrando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Ele não iria gastar 3k em uma GPU ano que vem... ele iria vender a RX 5500 XT e juntar uma grana e comprar uma 3070 como disse no exemplo.

 

Mas bom... como eu disse, eu iria de 3700x acredito que vai ter uma longevidade maior e melhor, eu jogo com o discord aberto e as vezes google, tenho duas telas, ele não disse que iria usar duas telas, mas vai comprar outro monitor, acredito que ele fique com o monitor de 75Hz e um de 144Hz. Por mais que seja só jogar, o 3700x aguenta um upgrade de GPU melhor no futuro, fora as outras funcionalidades dele como multi tarefas. O 3600 no battlefield 5 chega aos 80% De uso enquanto o 3700x fica nos 50%.

Enfim... 

E lembrando que só tem o 3600x que esta custando uns 1580R$ na kabum, não ta tendo o 3600 que sairia mais barato.

@WOZ Dods O orçamento do amigo é de 6k, fui na kabum coloquei as peças que você recomendou e o PC deu R$ 7.336,00,  1k e pouquinho ácima do orçamento dele... Isso colocando SSD de 120gb e HD 1TB...

Colocando a RTX 2060 SUPER que é o modelo mais "em conta" dos que você citou. 2060 super/ 2070 super / RX 5700 XT.

image.thumb.png.51372e36f4818fd893b6e2781728f417.pngimage.thumb.png.64417208676c45d992a07e6f44a6ee56.png

Modelo mais barato de ram ddr4 3000MHz que encontrei na kabum.

Isso também que o "Carbide spec delta" está por 380R$ e o preço médio dele é quase o dobro disso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii

@WOZ Dods

Obrigado pelas respostas e pela aula que os dois deram.

Quanto ao monitor de 144Hz, como falei no início do tópico, ele é algo que quero comprar mais pra frente, por ter um alto custo e tal.

A ideia, por enquanto, é rodar no meu 75Hz e ir aproveitando o PC até chegar a hora de comprar esse monitor.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Ademais, se ele quiser jogar os jogos da próxima geração que se aproxima com qualidade sem ter que fazer uma troca dispendiosa de GPU, estará mais bem servido comprando uma boa agora

Compra uma boa GPU agora significaria um aumento de quanto, mais ou menos, no orçamento? Às vezes é algo para se pensar.

 

Fonte: pelo que li em suas postagens @WOZ Dods, fiquei entre a XPG Core Reactor 650W (R$800 - dia 02/11/2020 - Kabum) e a XFX 650W TS 80 Plus Gold (R$600 - 02/11/2020 - Kabum). Alguma diferença que justifique comprar a XPG em vez da XFX?

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Esqueci de mencionar. Caso você encontre entraves no seu orçamento, em especialmente no preço, pondere sobre baixar sua MB para uma simplória Gigabyte AB350M DS3H V2. Esta MB, apesar de não ter compatibilidade com a 5ª geração de Ryzen, é robusta e vai suportar as CPUs da série 3 sem dificuldades. Não haverá qualquer perda de desempenho e a economia possibilitará gastar melhor em componentes mais importantes. Como sempre digo, montar uma máquina hoje com uma CPU 3ª geração do calibre do R5 3600 significa que você passará no mínimo 3 anos sem upgrade de CPU, e quando você realmente decidir fazê-lo já estaremos na 7ª geração de Ryzen ou superior. Uma MB que seja compatível com 5ª já estará obsoleta da mesma maneira, então atenha-se à compatibilidade da CPU que vai usar hoje apenas, ignore a próxima geração a menos que você vá usá-la efetivamente ou tenha dinheiro sobrando todo ano para fazer upgrade mesmo quando desnecessário.

Placa-mãe: não entendi direito o que você disse nessa parte de placa-mãe. Por acaso seria pegar um modelo mais obsoleto, mas que me atendesse agora porque, quando eu fosse dar upgrade, o modelo menos obsoleto também estaria obsoleto e eu precisaria trocar de placa-mãe de qualquer maneira. Seria isso?

 

RAM: anotei os modelos que você indicou e a frequência (3200MHz). Mas pra cada memória diferente tem um monte de numerozinho dos lados que eu não sei o que significa. Sei que seria interessante, pra build que eu quero fazer, um dual channel 2x8GB. Mas qual modelo, em específico, eu poderia ficar de olho? Teria alguma indicação ou é algo que varia muito?

 

SSD: vou no mínimo de um M.2 de 500GB (talvez 1TB, mas não sei)

Gostei desse modelo (aliás, ambos estão em promoção na Kabum - o preço está bom?): 500GB https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110444

1 TB https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110445

 

HD: Seagte, sem muito mistério. Tamanho a depender da minha necessidade, mas devo ficar entre 500GB e 1TB.

 

Processador e placa de vídeo: junto com a placa-mãe, a parte que menos entendo. Se for pra deixar uma build massa pra já aguentar jogos AAA com o monitor de 144Hz, eu poderia fazer uma força e esticar o orçamento até 7k.

 

Gabinete: acha que vale a pena eu pegar um que suporte cooler de 160mm pro processador ou não há necessidade? Aliás, quanto a esse negócio de cooler, é interessante comprar aquele cooler dedicado pro processador? Se sim, algum modelo em específico ou depende do processador que for comprado? E quanto às demais ventoinhas, vi você recomendando 4 ventoinhas de 120-140mm. Isso se aplicaria a qualquer gabinete?

 

Criei uma planilha no excel pra ir monitorando os preços dos componentes que forem indicados. Aí vou avaliando conforme o passar do tempo e durante o período da black-friday.

Por enquanto as dúvidas/inputs são esses.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Strolb disse:

Obrigado pelas respostas e pela aula que os dois deram.

Quanto ao monitor de 144Hz, como falei no início do tópico, ele é algo que quero comprar mais pra frente, por ter um alto custo e tal.

A ideia, por enquanto, é rodar no meu 75Hz e ir aproveitando o PC até chegar a hora de comprar esse monitor.

A menos que pretenda jogar competitivamente/profissionalmente esses jogos, não recomendo a aquisição de um monitor melhor para jogar. 144 Hz vai aumentar o requisito da GPU para rodar liso, então você terá que adquirir uma GPU melhor ou viver na paranoia que a maioria que adquire um monitor desse porte aqui na comunidade vive, que é de querer rodar a 144 Hz sem ter dinheiro para investir em hardware para tanto.
 

18 horas atrás, Strolb disse:

Compra uma boa GPU agora significaria um aumento de quanto, mais ou menos, no orçamento? Às vezes é algo para se pensar.

Não muito se escolher bem os componentes. De boa que uma 2060 já roda bem Cyberpunk 2077. A questão é o quanto você "quer" e "pode" investir, não o quanto precisa. 
 

18 horas atrás, Strolb disse:

Fonte: pelo que li em suas postagens @WOZ Dods, fiquei entre a XPG Core Reactor 650W (R$800 - dia 02/11/2020 - Kabum) e a XFX 650W TS 80 Plus Gold (R$600 - 02/11/2020 - Kabum). Alguma diferença que justifique comprar a XPG em vez da XFX?

Salvo engano a XPG tem 10 anos de garantia (bonus ela ser modular né), convém conferir. No geral a Corsair TX550 e 650 tem tido melhor custo/benefício, isso com 7 anos de garantia pelo preço menor (tem que ver o preço na BF).

 

18 horas atrás, Strolb disse:

Placa-mãe: não entendi direito o que você disse nessa parte de placa-mãe. Por acaso seria pegar um modelo mais obsoleto, mas que me atendesse agora porque, quando eu fosse dar upgrade, o modelo menos obsoleto também estaria obsoleto e eu precisaria trocar de placa-mãe de qualquer maneira. Seria isso?

Exatamente. Se comprar uma série 4xx ou 5xx agora, terá que trocar se sua CPU durar mais de 2 anos, e posso lhe garantir que série 3 de alto desempenho fabricada hoje vai durar NO MÍNIMO isso.

 

18 horas atrás, Strolb disse:

RAM: anotei os modelos que você indicou e a frequência (3200MHz). Mas pra cada memória diferente tem um monte de numerozinho dos lados que eu não sei o que significa. Sei que seria interessante, pra build que eu quero fazer, um dual channel 2x8GB. Mas qual modelo, em específico, eu poderia ficar de olho? Teria alguma indicação ou é algo que varia muito?

Não tem modelo específico e os "numerozinhos" são latência. Latência é o tempo em milisegundos que uma memória demora entre receber uma instrução/informação e estar preparada para receber a próxima, então quanto menor melhor. Hoje o padrão de latência é 16, então não precisa se preocupar demais. Enquanto estiver atentando às marcas que tem boa reputação o resto é resto. Tem marcas com garantia vitalícia, mas como memórias raramente queimam em um sistema bem montado (especialmenente com fonte de qualidade), então considero um fator menos importante do que garantia da fonte, por exemplo, que é a frente de defesa do sistema contra anomalias elétricas. Se a fonte for boa, atenha-se apenas às marcas boas de memória e seja feliz. Por favor não considere Kingston/HyperX uma boa marca, pois é (pela minha experiência) a menos durável das boas.
 

18 horas atrás, Strolb disse:

SSD: vou no mínimo de um M.2 de 500GB (talvez 1TB, mas não sei)

Gostei desse modelo (aliás, ambos estão em promoção na Kabum - o preço está bom?): 500GB https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110444

1 TB https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110445

Se tiver dinheiro para tanto, e for prioridade para você abrir jogos mais rápido em detrimento do investimento em uma GPU mais potente que vai rodar com maior qualidade, então pode comprar sem medo. Western digital, nessa série SN5xx, é muito bem cotada como excelente custo/benefício. Se eu fosse comprar um NVMe hoje esse estaria no meu top 3. No mais, lembre-se que se a prioridade for apenas de carregar jogos/sistema rapidamente, então SATA e NVMe tem pouca diferença (fora o preço ser menor no caso de SATA). Se tiver muita diferença é de 3 segundos de carregamento adicional no caso do SATA, mas a diferença de preço é abissal às vezes...

 

18 horas atrás, Strolb disse:

HD: Seagte, sem muito mistério. Tamanho a depender da minha necessidade, mas devo ficar entre 500GB e 1TB.

Sério, Seagate está com processo nas costas e reclamações do mercado corporativo há mais de 10 anos sem evolução significativa, isso tudo pela baixa durabilidade que já foi atestada em relação a WD e Toshiba (qual infelizmente tem pouca presença no mercado brasileiro). Recomendo WD se quiser a maior durabilidade possível.

 

18 horas atrás, Strolb disse:

Processador e placa de vídeo: junto com a placa-mãe, a parte que menos entendo. Se for pra deixar uma build massa pra já aguentar jogos AAA com o monitor de 144Hz, eu poderia fazer uma força e esticar o orçamento até 7k.

Cara, com o 3600 não tem como errar, mesmo sem X. Claro se estiver em falta ou com preço absurdo vale ponderar sobre o 3600X ou 3700X. A questão que levanto sempre é que você não precisa do poder de processamento maior oferecido por estas opções fora de um cenário de produtividade (render, edição de vídeo, etc.). Se quer apenas jogar, e quem sabe fazer um stream, o 3600 será mais que suficiente por anos adiante. Isso é a perspectiva internacional, então só recomendo que pesquise vídeos sobre o campeão de custo/benefício desde seu lançamento se quiser entender o contexto.

 

18 horas atrás, Strolb disse:

Gabinete: acha que vale a pena eu pegar um que suporte cooler de 160mm pro processador ou não há necessidade? Aliás, quanto a esse negócio de cooler, é interessante comprar aquele cooler dedicado pro processador? Se sim, algum modelo em específico ou depende do processador que for comprado? E quanto às demais ventoinhas, vi você recomendando 4 ventoinhas de 120-140mm. Isso se aplicaria a qualquer gabinete?

Vamos por partes:

  1. Quase todos os gabinetes que recomendei suportam coolers de 160mm. Acima disso que é raridade, e se encontrar o Matrexx 55 Mesh, compre sem medo. Claro que se o spec delta ou aero one frost estiverem mais em conta (até 100 reais mais caros considero MUITO em conta, já que tem 4 ventoinhas de alto custo pré-instaladas) então valem mais a pena. Coolers de CPU acima de 160 mm são poucos e não precisa gastar tanto para ter bom arrefecimento (menos ainda escolher seu gabinete em função disso). Só sugiro as opções caso os preços dos componentes em questão estejam melhores em custo/benefício do que as opções inferiores.
  2. É sim interessante comprar um cooler de maior qualidade para sua CPU se você quiser rodar frio sem preocupação. No geral um cooler do nível de qualidade e desempenho do Hyper 212 e do MA410P são capazes de segurar seu sistema frio mesmo com OC leve. Ambos são mais que suficientes se quiser rodar sem OC, algo que sequer vai precisar por muito tempo por sinal.
  3. Qualquer gabinete que adquirir vou recomendar a instalação de pelo menos 4 ventoinhas, subtraindo das já presentes (varia de modelo para modelo). Se o gabinete vier com 4 ventoinhas, ótimo. Acrescente se quiser nesse caso. Eu pessoalmente rodo com 6 no meu gabinete (TT core x31 TG), todas de 140 mm, e o sistema inteiro nunca passa de 54º e sempre silencioso (ventoinhas aerocool dead silence, todas elas), isso com uma GPU com OC. Sinceramente considero que o investimento adicional em arrefecimento sempre é um investimento positivo, pois garante maior durabilidade dos componentes. Diga-se de passagem, gastar 50 a 150 reais a mais no arrefecimento para ter alguns meses a mais de durabilidade de QUALQUER componente sempre é um bom investimento, já que os que mais queimam por aquecimento custam no mínimo o dobro disso.
18 horas atrás, Strolb disse:

Criei uma planilha no excel pra ir monitorando os preços dos componentes que forem indicados. Aí vou avaliando conforme o passar do tempo e durante o período da black-friday.

Por enquanto as dúvidas/inputs são esses.

Acompanhe os preços de algumas variedades de componentes que se encaixam no que você quer/precisa. Em especial, recomendo que monitore o preço das GPUs RTX 2060, 2070 e RX 5700 XT, bem como processadores, fontes e placas mãe que indiquei, pois esses são os componentes mais caros. Monitorar esses componentes e comprá-los quando estiverem com bom custo/benefício é o caminho para economizar.

No mais, se quer jogar bem invista mais na GPU. Ao contrário do critério do querido @carbonii , eu priorizo o componente que realmente será imperativo no desempenho de TODOS os jogos, não somente dos que demandam alto desempenho da CPU. Com isso quero dizer que jogos de mundo aberto vão se beneficiar muito de uma CPU de alto desempenho, mas vão se beneficiar mais ainda de uma GPU de alto desempenho, e esses são os jogos mais pesados que você pode jogar. Jogos como CS, Valorant, etc. demandam mais da CPU do que da GPU se você estiver jogando com as configurações gráficas padrão, mas esses rodam com mais do que 144 FPS facilmente em comparação com Witcher, GTA, Cyberpunk e demais em relação aos pré-requisitos de GPU. Se quer jogar bem todos os jogos, invista em uma CPU que de alto custo/benefício como o Ryzen 5 3600 ou 3600X, e uma GPU de alto desempenho como as que já citei várias vezes, não tem como errar. Se quer jogar apenas CSGO, então CPU "talvez" seja sua prioridade. 

20 horas atrás, carbonii disse:

Você acha que o 3600/3600x vai ter a mesma longevidade que um 3700x/3800x tendo em vista que os consoles estão com processador 8/16 ?

Não meu caro, não acho, tenho certeza. A questão de diferença de desempenho entre ambos os modelos de CPU citados é pequena. Não tão pequena quanto entre 3700X e 3800X, mas é suficiente para descompensar o investimento adicional a menos que ele seja da ordem de 20% ou menor (isso sabendo que o ganho de desempenho sequer chega a 10%). A questão é o ganho efetivo em desempenho em vista do custo adicional, também conhecido como custo/benefício. 

 

20 horas atrás, carbonii disse:

Mas bom... como eu disse, eu iria de 3700x acredito que vai ter uma longevidade maior e melhor, eu jogo com o discord aberto e as vezes google, tenho duas telas, ele não disse que iria usar duas telas, mas vai comprar outro monitor, acredito que ele fique com o monitor de 75Hz e um de 144Hz. Por mais que seja só jogar, o 3700x aguenta um upgrade de GPU melhor no futuro, fora as outras funcionalidades dele como multi tarefas. O 3600 no battlefield 5 chega aos 80% De uso enquanto o 3700x fica nos 50%.

Como tentei deixar bem claro em todas as minhas respostas, se dinheiro não for problema eu recomendo também o 3700X. Se o dinheiro for limitado, então 3600 ou 3600X são a escolha certa. Não tem que pensar demais. Investir agora em 5500 XT para trocar depois significa dinheiro jogado fora, muito dinheiro por sinal, pois além de ter o fator de item usado (que o desvaloriza), ainda tem a questão de que no meio do ano que vem as novas gerações estarão custando menos (ao menos em dólar) que a geração atual, sendo isso uma perspectiva que se perpetuou nas últimas 4 gerações ou mais. No geral, se você não quer jogar dinheiro fora, então invista bem agora em CPU e GPU, de maneira equilibrada. Tender mais para uma ou para outra, de forma desequilibrada, é sempre um mal investimento, pois a substituição a curto prazo tem alto custo. 
Sério, não monto PCs de cliente para durarem satisfatoriamente por 1 ano, mas sim para durarem pelo menos 3 do ponto de vista de desempenho, 8 no ponto de vista de durabilidade física. Não errei a fórmula ainda, mas sempre revejo o que estou falando quando questionado. Ainda sim, observando as perspectivas atuais, não consegui encontrar embasamento para comprar um 3700X, dado seu baixo custo/benefício, hoje, em comparação com o 3600 mesmo sem X. Note que 80% de uso do 3600 HOJE (isso segundo sua própria análise, qual não consigo ver embasamento em benchmarks que acompanho) é muito mais do que o necessário para rodar jogos com alto desempenho. A pessoa teria ainda 20%, teóricos, para gastar em streaming ou até para um excelente upgrade de GPU futuro, o que é justamente o cenário ideal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Monitor 144Hz é uma maravilha, depois que você usa ele não volta pro monitor normal, jogando competitivamente ou não.

 

Bom, mas tem diversas opções ai né, do que fazer e tudo mais.

 

Eu particularmente ainda iria de 3700x, tenho duas telas como já disse, prefiro ter uma longevidade e uma folga em todos os jogos. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii Uso apenas um monitor comprado 13 anos atrás (era o mais avançado e caro na época, mas ainda sim é extremamente obsoleto com sua resolução nativa de 1680x1050). Esse monitor de 22" (720p) tem qualidade de imagem similar aos de 27 de 1080p, isso comparando um lado a lado do outro. Pessoalmente, não troco o meu monitor por outro até ele morrer. Espero que ele demore muito para morrer por sinal. Isso falo como alguém que gosta de jogos de RPG, jogos single player, e jogos de estratégia muito mais do que jogos competitivos, e mesmo assim já fui campeão em alguns jogos competitivos no passado (realmente é raro achar um que me apeteça). Concordo plenamente que monitores de alta taxa de atualização oferecem uma imagem mais limpa e mais flúida, mas esperar isso sem ter o valor necessário para investir é simplesmente uma receita garantida de frustração (pesquise os inúmeros tópicos aqui do fórum e verá). Se você quer conciliar custo e benefício, deve sempre equilibrar todos os fatores envolvidos, e um monitor de 144 Hz aumenta tanto os requisitos tanto de CPU quanto de GPU para a maioria dos jogos (fora os competitivos de baixa qualidade gráfica) que não justifica o investimento adicional a menos que você esteja fazendo isso por dinheiro ou por paixão. Sério amigo, se a prioridade do usuário for jogar competitivamente e receber em dólar por isso, então vou concordar com você em todos os aspectos, mas se for apenas para se divertir, simplesmente não justifica.

10 minutos atrás, carbonii disse:

Eu particularmente ainda iria de 3700x, tenho duas telas como já disse, prefiro ter uma longevidade e uma folga em todos os jogos. :)

O 3600 oferece justamente uma folga em TODOS os jogos. Monte um, coloque lado a lado com um 3700X (como eu já fiz por sinal, mais de uma vez) e compare o desempenho. Vídeos de youtube enganam, pois não há controle ou perspectiva do que está sendo medido além de um componente ou dois. Eu sempre monto todos os sistemas criteriosamente (olha aí o tanto que escrevi pro colega), e com essa perspectiva não consigo ver diferença significativa o suficiente para justificar o investimento adicional a menos que a aplicação seja MUITO específica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Meu amigo tem um Ryzen 5 3600 e uma RX 5600 XT, de fato um PC ótimo, mas tem jogos como battlefield 5 que se ele quiser jogar nos 144fps, tem que abaixar a qualidade do jogo. O único fator que me prende ainda no 3700x é o monitor 144Hz, que implicaria numa placa de vídeo mais robusta e pra isso consequentemente... enfim.  :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

A menos que pretenda jogar competitivamente/profissionalmente esses jogos, não recomendo a aquisição de um monitor melhor para jogar. 144 Hz vai aumentar o requisito da GPU para rodar liso

 

1 hora atrás, carbonii disse:

Meu amigo tem um Ryzen 5 3600 e uma RX 5600 XT, de fato um PC ótimo, mas tem jogos como battlefield 5 que se ele quiser jogar nos 144fps, tem que abaixar a qualidade do jogo. O único fator que me prende ainda no 3700x é o monitor 144Hz, que implicaria numa placa de vídeo mais robusta e pra isso consequentemente... enfim

 

2 horas atrás, carbonii disse:

@WOZ Dods Monitor 144Hz é uma maravilha, depois que você usa ele não volta pro monitor normal, jogando competitivamente ou não.

 

Bom, mas tem diversas opções ai né, do que fazer e tudo mais.

 

Eu particularmente ainda iria de 3700x, tenho duas telas como já disse, prefiro ter uma longevidade e uma folga em todos os jogos. :)

Cara, a sequência de mensagens de vcs me deixaram meio assim nessa questão dos 144Hz. Eu realmente não estou com taaanto dinheiro assim pra gastar num PC que aguente os 144Hz (além do valor do monitor em si). Estou me virando aqui pra dar uma estendida no orçamento, e devo conseguir esticar até R$7mil até a black friday e aproveitar promoções. Vamos ver, vou amadurecendo a ideia ainda. Mas no fundo ainda rola aquele desejo de fazer rodar no monitor de 144Hz, mesmo tendo que gastar mais um pouco ou tendo que abaixar o gráfico. O CSGO, pra bater 144 FPS, não é tão difícil, porque o jogo já relativamente leve e o gráfico usado no modo competitivo é com quase tudo no low. O maior problema seria pra outros jogos, como Apex Legends, Cod warzone etc. Mas como disse vou amadurecendo a ideia ainda até o dia da compra, na Black Friday.

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Salvo engano a XPG tem 10 anos de garantia (bonus ela ser modular né), convém conferir. No geral a Corsair TX550 e 650 tem tido melhor custo/benefício, isso com 7 anos de garantia pelo preço menor (tem que ver o preço na BF).

Ontem eu vi esses preços de fonte:

XPG 650W: R$800
XFX 650W: R$600
TX 650W: R$800

Supondo que fosse ser feita uma compra hoje, dentre essas 3, valeria a pena abrir mão da XFX650W (que já é plus gold) pra pegar algumas das outras duas de R$800?

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se a fonte for boa, atenha-se apenas às marcas boas de memória e seja feliz. Por favor não considere Kingston/HyperX uma boa marca, pois é (pela minha experiência) a menos durável das boas.

Orcei ontem a XPG Gammix D30 Ax4U320038G16A-SB30 - 8GB. Pegaria duas dessas. A unidade está por R$260,00. Foi assim, de longe, uma das RAMs com o melhor custo benefício. Acho que o 16 ali é a tal da latência. Poderia ficar safe nessa?

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

No mais, lembre-se que se a prioridade for apenas de carregar jogos/sistema rapidamente, então SATA e NVMe tem pouca diferença (fora o preço ser menor no caso de SATA)

Eu foquei mais no NVMe justamente por ter lido num tópico (salvo engano numa resposta sua) que o NVMe não disputava banda do SATA com o HD, e daí ficava mais rápido. Mas se a diferença for ínfima, pra mim não faz muita diferença mesmo. Ai ficaria num SSD SATA indo pra um Crucial BX500 - CT480BX500SSD1. Disso eu ia de custo de R$560,90 do NVMe para um custo de R$400 nesse Crucial Sata, que tá em promo na Kabum.

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Sério, Seagate está com processo nas costas e reclamações do mercado corporativo há mais de 10 anos sem evolução significativa

Fui de Seagate por ter visto uma boa parte do pessoal do fórum recomendando, mais por isso mesmo. Mas beleza, anotado. WD daqui pra frente.

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Cara, com o 3600 não tem como errar, mesmo sem X. Claro se estiver em falta ou com preço absurdo vale ponderar sobre o 3600X ou 3700X. A questão que levanto sempre é que você não precisa do poder de processamento maior oferecido por estas opções fora de um cenário de produtividade (render, edição de vídeo, etc.

Meu foco realmente não é renderizar nem nada. Seria mais jogar com os amigos e, no máximo uma vez ou outra, gravar a tela enquanto eu jogo/fazer streaming.

Não sei se seria pedir muito...mas na sua avaliação, o que seria um valor absurdo para a 3600, 3600X e para a 3700X? Assim eu fico monitorando e, se pintar um preço bom na black friday (uma 3700X um pouco mais cara que a 3600X no valor atual, por exemplo) eu aproveito.

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Qualquer gabinete que adquirir vou recomendar a instalação de pelo menos 4 ventoinhas, subtraindo das já presentes (varia de modelo para modelo). Se o gabinete vier com 4 ventoinhas, ótimo.

Como são muitas opções de gabinete, eu escolhi umas três legais para ir monitorando os preços e, coincidentemente, foram os gabinetes que você havia comentado. Veja o que acha deles em relação ao preço:

1 - Corsair Carbide Spec Delta - R$500 - Kabum - 03/11/2020

2 - Aerocool Aero One Frost - R$463 - Terabyte - 03/11/2020

3 - Deepcool Matrexx 55  Mesh - R$380 - Kabum - 03/11/2020

Pelo que entendi da sua dica, o spec delta e o aero one frost são bons porque já vêm com 4 ventoinhas instaladas. Então valeria pagar cerca de R$ 100 a mais do que custaria o Matrexx 55 Mesh. To no caminho certo?

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Em especial, recomendo que monitore o preço das GPUs RTX 2060, 2070 e RX 5700 XT

Toda vez que pesquiso sobre GPU aparece varios nomezinhos (acho que são fabricantes, não entendo) tipo ASUS, Gigabyte etc...Tem algum critério que eu deva seguir pra monitorar esses preços com base nessas fabricantes ou tanto faz tanto fez? Porque na prática eu acabo monitorando uns 9 componentes, porque cada placa é fabricada por um monte de fabricantes.

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Como tentei deixar bem claro em todas as minhas respostas, se dinheiro não for problema eu recomendo também o 3700X. Se o dinheiro for limitado, então 3600 ou 3600X são a escolha certa

Idem a mesma dúvida das placas de vídeo. Mas nesse caso com o nome do processador. Fui pesquisar o 3600X, por exemplo, e vi que existe o 3600X e o 3600XT. Alguma diferença substancial que valha a pena preferenciar um ao outro ou devo me atentar apenas ao que vcs especificaram nos comentários?

 

23 horas atrás, WOZ Dods disse:

Gigabyte AB350M DS3H V2

A função da placa-mãe seria, a rigor, apenas conseguir recepcionar os demais componentes e fazer a integração entre eles, não tem nada muito a ver com o desempenho no geral. Seria isso? Aí em vez de eu comprar um Ford Fusion (B450) pra viajar 100km eu compraria um Fiesta (AB350), que faria a mesma função e com mais economia e, quando eu quiser comprar meu Volvo (placa-mãe XXXX + Placa de vídeo YYYY) + Processador talvez), vou ter economizado dinheiro porque não comprei o Fusion, mas sim um Fiesta. Seria esse o raciocínio? Se for isso, fico de olho nessa AB350 (aliás, ela está agora por R$600 na Kabum em promo.

 

 

No mais, obrigado a todos pelas respostas.

 Abrações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida: eu deveria focar, então, em processador de 3ª geração Ryzen, é isso? Aí consigo economizar também na placa-mãe e dou uma caprichada na placa de vídeo. É essa a ideia?

To vendo uma promoção na Terabyte do R5 3600x, mas não sei se é uma promoção que vai entrar em 4 dias ou se vai acabar em 4 dias (e daí já acabou a promo porque acabou o estoque)

Edit: achei outra opção semelhante na loja e percebi que, pelo jeito, se trata de uma promoção que já acabou (Terabyte R5 3600X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Strolb disse:

Supondo que fosse ser feita uma compra hoje, dentre essas 3, valeria a pena abrir mão da XFX650W (que já é plus gold) pra pegar algumas das outras duas de R$800?

A menos que faça questão de cabeamento modular, não faz diferença. O que importa realmente é a qualidade da fonte e sua durabilidade. Sempre observe o quão be quotada a fonte é na tier list.

21 horas atrás, Strolb disse:

Orcei ontem a XPG Gammix D30 Ax4U320038G16A-SB30 - 8GB. Pegaria duas dessas. A unidade está por R$260,00. Foi assim, de longe, uma das RAMs com o melhor custo benefício. Acho que o 16 ali é a tal da latência. Poderia ficar safe nessa?

sim, pode comprar sem medo. XPG é boa marca e esse modelo é muito bom.

21 horas atrás, Strolb disse:

Eu foquei mais no NVMe justamente por ter lido num tópico (salvo engano numa resposta sua) que o NVMe não disputava banda do SATA com o HD, e daí ficava mais rápido. Mas se a diferença for ínfima, pra mim não faz muita diferença mesmo. Ai ficaria num SSD SATA indo pra um Crucial BX500 - CT480BX500SSD1. Disso eu ia de custo de R$560,90 do NVMe para um custo de R$400 nesse Crucial Sata, que tá em promo na Kabum.

Se sua prioridade for custo/benefício, então pode comprar sata sem medo. 

22 horas atrás, Strolb disse:

Meu foco realmente não é renderizar nem nada. Seria mais jogar com os amigos e, no máximo uma vez ou outra, gravar a tela enquanto eu jogo/fazer streaming.

Não sei se seria pedir muito...mas na sua avaliação, o que seria um valor absurdo para a 3600, 3600X e para a 3700X? Assim eu fico monitorando e, se pintar um preço bom na black friday (uma 3700X um pouco mais cara que a 3600X no valor atual, por exemplo) eu aproveito.

O valor ideal, hoje, para ambas as CPUs, é abaixo de 1400 reais. O problema é que subiu tanto que não dá para esperar esse tipo de queda. Observe o preço hoje e observe também na BF. Se vir uma queda substancial, então vale a pena comprar. Se tiver menos de 20% de diferença entre esse e o 3700X, então o 3700X vale mais a pena.

22 horas atrás, Strolb disse:

Como são muitas opções de gabinete, eu escolhi umas três legais para ir monitorando os preços e, coincidentemente, foram os gabinetes que você havia comentado. Veja o que acha deles em relação ao preço:

1 - Corsair Carbide Spec Delta - R$500 - Kabum - 03/11/2020

2 - Aerocool Aero One Frost - R$463 - Terabyte - 03/11/2020

3 - Deepcool Matrexx 55  Mesh - R$380 - Kabum - 03/11/2020

Pelo que entendi da sua dica, o spec delta e o aero one frost são bons porque já vêm com 4 ventoinhas instaladas. Então valeria pagar cerca de R$ 100 a mais do que custaria o Matrexx 55 Mesh. To no caminho certo?

One Frost por 463 reais é um achado. Excelente gabinete. Se preferir ter o Matrexx para ter mais espaço para componentes, ótimo também. O Spec Delta está um pouco caro, pois na última promoção custou menos de 400 reais. Fique de olho!!!

22 horas atrás, Strolb disse:

Toda vez que pesquiso sobre GPU aparece varios nomezinhos (acho que são fabricantes, não entendo) tipo ASUS, Gigabyte etc...Tem algum critério que eu deva seguir pra monitorar esses preços com base nessas fabricantes ou tanto faz tanto fez? Porque na prática eu acabo monitorando uns 9 componentes, porque cada placa é fabricada por um monte de fabricantes.

Tem váaaaarios critérios. Primeiramente o desempenho, que é diferente de modelo para modelo. Se quiser, pode procurar pelo modelo exato seguido da palavra "review" no google para tentar encontrar a diferença entre ele e os demais. No geral, sempre indico componentes da Gigabyte, da MSI e da Asus sobre os demais. A Galax é uma boa opção também, pois oferece garantia de 3 anos. A questão aqui é encontrar o componente de melhor custo/benefício. Se observar essas quatro marcas e observar os diferenciais dos modelos específicos (cooler mais robusto com mais ventoinhas, OC de fábrica, etc.), então não tem como errar. A questão toda está concentrada nos diferenciais que o modelo oferece em vista do preço. Pessoalmente acho que não tem como errar se pegar Gigabyte com cooler windforce, pois é o que eu uso nas minhas últimas 3 GPUs e a temperatura de todas elas não excedeu 54º em load. 

22 horas atrás, Strolb disse:

Idem a mesma dúvida das placas de vídeo. Mas nesse caso com o nome do processador. Fui pesquisar o 3600X, por exemplo, e vi que existe o 3600X e o 3600XT. Alguma diferença substancial que valha a pena preferenciar um ao outro ou devo me atentar apenas ao que vcs especificaram nos comentários?

Não há diferença substancial que valia mais a pena entre um e outro. Mesmo entre o 3600 e o 3600X, se a diferença de preço exceder 10% do valor não vale a pena adquirir o de desempenho superior (seria assim, 3600<3600X<3600XT). Sério, a despeito das expectativas excessivas dos colegas, o 3600 básico já é mais do que você teria se estivesse montando uma máquina mais cara com CPUs Intel. Compre o que estiver com melhor custo/benefício, sem medo. Muitas pessoas montavam PCs com CPUs de desempenho inferior a 10000 pontos no PCmark há alguns anos e pagavam facilmente 3x o valor dessa CPU. Hoje temos muito mais desempenho pelo valor desprendido, mas alguns perderam a noção completamente do que realmente precisamos para jogar bem. O 3600 é e foi por muito tempo o melhor custo/benefício, então compre sem medo.

22 horas atrás, Strolb disse:

A função da placa-mãe seria, a rigor, apenas conseguir recepcionar os demais componentes e fazer a integração entre eles, não tem nada muito a ver com o desempenho no geral. Seria isso? Aí em vez de eu comprar um Ford Fusion (B450) pra viajar 100km eu compraria um Fiesta (AB350), que faria a mesma função e com mais economia e, quando eu quiser comprar meu Volvo (placa-mãe XXXX + Placa de vídeo YYYY) + Processador talvez), vou ter economizado dinheiro porque não comprei o Fusion, mas sim um Fiesta. Seria esse o raciocínio? Se for isso, fico de olho nessa AB350 (aliás, ela está agora por R$600 na Kabum em promo.

Sim, seria isso. Cara, não tem muito a ver com carro, pois carro é um conjunto completo. No caso de PCs, você está escolhendo apenas o chassi ao falar de placa-mãe. A CPU e a GPU são os motores, dependendo da finalidade. Tenho mais de 20 anos de experiência no ramo, e posso lhe afirmar que o chassis (MB) é o componente menos importante a menos que você tenha uma finalidade muito específica para seu PC. Hoje muita gente defende que uma MB é melhor que outra para OC, que tem mais recursos e mimimi. Sério, a maioria das pessoas não tem tempo ou paciência para implementar ou explorar esses aspectos de MBs mais caras, valendo muito mais a pena nesse caso desprender tal valor adicional em outros componentes mais impactantes no desempenho efetivo. Tipo, tem gente que vai gastar 800 reais a mais numa MB para ter a possibilidade de OC que vai garantir uns 10% a mais de desempenho. Se investisse o mesmo valor na CPU ou GPU, teria mais do que o dobro dessa perspectiva a curto prazo.

Enfim, OC é um aspecto de empolgação, de diversão para quem gosta de "fuçar" e experimentar com seu PC mais do que gosta de usá-lo de maneira prática e objetiva. Eu, como entusiasta que me considero, não gasto tempo com isso a menos que realmente precise, e posso lhe garantir que não preciso mesmo com uma MB de 5 anos atrás e uma CPU e arrefecimento com excelente potencial para OC. Simplesmente não tenho saco, pois jogar meus jogos e gastar tempo com eles é mais importante para mim do que ficar brincando com valores na BIOS. Se você está gastando esse valor todo para se divertir, como eu, então esqueça essa questão de MB. Efetivamente o que importa é que ela dê suporte para o que você precisa HOJE, não para o que acha que vai eventualmente precisar dentro de um contexto surreal amanhã.

5 horas atrás, Strolb disse:

eu deveria focar, então, em processador de 3ª geração Ryzen, é isso? Aí consigo economizar também na placa-mãe e dou uma caprichada na placa de vídeo. É essa a ideia?

Economizar na MB é sempre sinônimo de ganho. 3ª geração de Ryzen é a geração de melhor custo/benefício até hoje. Claro que se for demorar mais do que 2 meses para montar seu PC, talvez valia a pena observar o lançamento da 5ª geração que está saindo esse mês (a 4ª foi basicamente só para notes). A ideia é de que você tenha um setup equilibrado, e para isso você precisa de um poder de processamento intermediário ou alto (o Ryzen 5 1600 já é considerado alto, por sinal), enquanto adquire uma GPU de alto desempenho, pois ela é a real responsável pelo desempenho em jogos. Enquanto 500 reais a mais na CPU vai te aumentar 1% de ganho em qualidade e desempenho em jogos, o mesmo valor empregado em uma GPU pode exceder facilmente 20% de ganho adicional. Claro que certos jogos tem uma tendência a exigir mais desempenho de um ou de outro componente, mas no geral esta é a realidade se você deseja qualidade gráfica. Se quer só desempenho em detrimento da qualidade, aí o quoeficiente muda drasticamente. 

Só tenha em mente que se quer jogar Cyberpunk 2077 com qualidade, por exemplo, vale mais um 3600+RTX 2060 do que um 3090 com 5500 XT. IMENSAMENTE MAIS!

5 horas atrás, Strolb disse:

Edit: achei outra opção semelhante na loja e percebi que, pelo jeito, se trata de uma promoção que já acabou (Terabyte R5 3600X)

O mercado de componentes é extremamente volátil. Apenas observe e prepare-se para fechar a compra quando tudo estiver no seu melhor patamar. Gaste um tempo com isso pelo menos duas vezes por semana, não tem como errar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levando em conta todas as opiniões e sugestões, cheguei a esse segundo esqueleto

 

Fonte

1 - XPG Core Reactor 650W 80 Plus Gold Modular R$800 --> se abaixar o preço dessa, posso migrar

2 - XFX 650W Ts 80 Plus Gold P1-650G-TS3X R$600 --> priorizando essa fonte pelo preço

3 - TX 650W 80 Plus Gold R$800

 

RAM

1 - 2x - XPG Gammix D30 - DDR4 - 8GB - 3200Mhz Ax4U320038G16A-SB30 (R$260/unidade) --> R$520 no total

Obs: de qual fator depende a escolha da frequência da memória RAM? Estou com 3200MHz, mas não sei se seria o melhor pra qualquer situação.

 

SSD

1 - SSD Crucial BX500, 480GB, SATA, Leitura 540MB/s, Gravação 500MB/s - CT480BX500SSD1 --> R$404

 

placa-mãe

AB350M DS3H V2 - Kabum - R$600 (disponível em 05/11/2020) --> caso eu fique com algum processador da terceira geração da Ryzen 

B450: Se eu for de 5ª Geração Ryzen mesmo (só não sei qual modelinho em específico, já que tem uns 1283 diferentes, se puder me dar uma luz nisso, agradeço)

image.thumb.png.d43f90cbc1e3c3fba0348db1e684e97e.png

 

 

Processador

Não pretendo fazer OC, até porque não tenho conhecimento tampouco paciência pra aprender a fazer isso. Só quero instalar os componentes, o Sistema Operacional e usar o PC. E deu.

20 horas atrás, WOZ Dods disse:

Claro que se for demorar mais do que 2 meses para montar seu PC, talvez valia a pena observar o lançamento da 5ª geração que está saindo esse mês (a 4ª foi basicamente só para notes)

Vou montar no fim do mês, com a Black Friday. Nesse meu caso, vou de 5ª Geração então?

Da 5ª geração achei os seguintes processadores

Ryzen 5 1600 (todos esgotados na Kabum. Terabyte e Pichau nem aparecem na pesquisa)

1 - Processador AMD Ryzen 5 1600, Cooler Wraith Spire, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo - YD1600BBAEBOX - R$670 na Kabum (esgotado em 05/11/2020)

2 - Processador AMD Ryzen 5 1600X, Cache 19MB, 3.6GHz (4Ghz Max Turbo), AM4 - YD160XBCAEWOF - R$800 na Kabum (esgotado em 05/11/2020)

3 - Processador AMD Ryzen 5 1600, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo), AM4 - YD1600BBAFBOX - R$900 na Kabum (esgotado em 05/11/2020)

 

Ryzen 5 3400

1 - Processador AMD Ryzen 5 3400G, Cache 6MB, 3.7GHz (4.2GHz Max Turbo), AM4 - YD3400C5FHBOX - R$1100 na Kabum (disponível em 05/11/2020)

 

Ryzen 5 3600 (indisponíveis na Pichau e Terabyte) - vou ficar de olho pra ver se aparece

Ryzen 5 3600 - nenhuma loja tem. Só a Kabum tem algumas das "variações" do 5 3600

1 - Processador AMD Ryzen 5 3600X Cache 32MB 3.8GHz (4.4GHz Max Turbo) AM4, Sem Vídeo - 100-100000022BOX - R$1580 na Kabum (disponível em 05/11/2020)

2 - Processador AMD Ryzen 5 3600XT, Cache 35MB, 3.8GHz (4.5GHz Max Turbo), AM4 - 100-100000281BOX - R$1760 na Kabum (disponível em 05/11/2020)

 

Entre os da 5ª geração supracitados, pensei em focar mais no 5 3600x (e no 5 3600, que nem disponível estava) e monitorar alguma possível queda de preços. Está razoável meu pensamento?

 

Da 7ª geração, nem fui muito adiante devido ao valor (vou monitorar o preço desse 7 3700x, vai que ele dá uma despencada na Black Friday, apesar de duvidar bastante)

Ryzen 7 3700

1 - Processador AMD Ryzen 7 3700X 32MB 3.6GHz (4.4GHz Max Turbo) AM4, Sem Vídeo - 100-100000071BOX - R$2300 na Kabum (disponível em 05/11/2020)

 

Placa de vídeo

Monitorando os preços, em ordem de preferência

1 - Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 Super WindForce 8G, GDDR6, Rev 1.1 ? GV-N206SWF2-8GD - R$2716 na Kabum (disponível em 05/11/2020)

2 - Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 Windforce OC, 6GB, GDDR6, REV 2.0 - GV-N2060WF2OC-6GD (Rev 2.0) - R$2100 na Kabum (disponível em 05/11/2020) --> vale a pena essa diferença de 600 a mais no modelo "Super" da RTX 2060?

 

Gabinete

Não necessariamente em ordem de preferência

1 - Corsair Carbide Spec Delta - R$500 - Kabum - 03/11/2020 --> pegar se ficar abaixo de R$400

2 - Aerocool Aero One Frost - R$463 - Terabyte - 03/11/2020 --> caso não ocorra nenhuma promo nos demais, ficar nesse

3 - Deepcool Matrexx 55  Mesh - R$380 - Kabum - 03/11/2020 --> caso esgote tudo e precise de uma última opção boa

 

 

VISÃO GERAL DOS VALORES A SEREM GASTOS COM AS PEÇAS

*Fonte - aprox R$700

*RAM - aprox R$550

*SSD + HD - R$400 + R$360 (HD WD 1TB) = R$760

*placa-mãe: R$800 (chutei uns 800, porque n sei qual modelo em específico eu usaria)

*Processador: pretendo gastar, no máximo e a depender do custo/benefício R$1600

*Placa de vídeo: como sugerido, é a peça que mais se deve focar. Portanto, pretendo gastar cerca de R$2500 , tendo como  base as peças pré-selecionadas

*Gabinete: em torno de R$450

Fiz a previsão acima jogando todos os valores um pouco pra cima, mas quando vier a Black Friday vamos ver o que eu consigo economizar com a montagem dentro dessa ideia.

VALOR TOTAL ESTIMADO = R$7360

@WOZ Dods

@carbonii

Obrigado pelas respostas

Se tiverem alguma consideração acerca do que eu expus (questão custo/benefício etc), estou disposto a levar em consideração.

 

Abraços.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Strolb  Lançaram os novos processadores Ryzen... o Ryzen 5 5600x é um monstro.  Entre pegar um 5600x ou um 3700x eu iria de 5600x.

Sobre placa-mãe eu pegaria a B450M DS3H, por mais que você vá de Ryzen 7 3700x ou independente da sua escolha, pelo menos a B450M já vai ter suporte para a 5gen, então caso você pegue por exemplo o 3600 e decida daqui 2 anos comprar um 5600x você poderá fazer esse upgrade...

 

Ryzen 5 3400g ele não vale a pena, só vale a pena para quem está montando um PC sem placa de vídeo dedicada, o forte dele é o vídeo integrado. Os processadores Ryzen 5 1600/ 1600x/ 2600 eles são bons processadores porém eles não te trazem uma taxa de FPS tão alta igual os Ryzen de terceira geração. Se seu foco  for gráfico você pode sim pegar um Ryzen 5 1600 e combar com uma RTX 2060 SUPER/ 2070, em resoluções como 1440p/ 4k não haverá gargalo, porém se for jogar em monitor 1080p o Ryzen 5 1600/2600 não conseguirá levar a RTX 2060 por exemplo ao máximo dela.

 

Processadores que você vai ter qualidade e FPS altos garantidos : Ryzen 5 3600 / Ryzen 5 5600x / Ryzen 7 3700x  <<<<< monitore o preço desses componentes. Veja testes recém lançados do 5600x e dos outros 2 processadores.

 

Entre a RTX 2060 para a RTX 2060 SUPER a diferença é de no máximo 10~15~18 FPS nos games, se você achar que vale a pena esses 600R$ nessa quantidade de FPS... A RX 5600 XT tem desempenho até um pouco melhor da RTX 2060  se aproximando da RTX 2060 SUPER e ela é mais barata. A "vantagem" da nvidia é as tecnologias (DLSS e RayTracing) se você for um cara que gosta de jogos modo história e de jogar no ULTRA/ALTO a RTX 2060 é uma melhor escolha por possuir a tecnológia ray tracing, e basicamente deixar o jogo mais bonito... mas se quiser desempenho BRUTO vá de RX 5600XT.    

 

Gabinete o amigo @WOZ Dods pode te ajudar... eu recomendei o "Coolermaster masterbox" pelo fato de meu amigo ter, EU acho lindo, e as temperaturas dele ficam ótimas. Mas o corsair carbide é muito bom também.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, carbonii disse:

Lançaram os novos processadores Ryzen... o Ryzen 5 5600x é um monstro.  Entre pegar um 5600x ou um 3700x eu iria de 5600x

Eu tava monitorando o 3700x meio de longe, porque o valor dele tá meio absurdo pro meu orçamento. Mas não custa nada monitor o 5600x na Black Friday pra ver o q rola. Nunca se sabe.

 

11 minutos atrás, carbonii disse:

Processadores que você vai ter qualidade e FPS altos garantidos : Ryzen 5 3600 / Ryzen 5 5600x / Ryzen 7 3700x  <<<<< monitore o preço desses componentes. Veja testes recém lançados do 5600x e dos outros 2 processadores.

Farei isso. A ideia é ficar no 5 3600, que por enquanto está esgotado. Pular desse pro 7 3700X é um salto de orçamento muito grande pra mim.

 

12 minutos atrás, carbonii disse:

Entre a RTX 2060 para a RTX 2060 SUPER a diferença é de no máximo 10~15~18 FPS nos games, se você achar que vale a pena esses 600R$ nessa quantidade de FPS... A RX 5600 XT tem desempenho até um pouco melhor da RTX 2060  se aproximando da RTX 2060 SUPER e ela é mais barata. A "vantagem" da nvidia é as tecnologias (DLSS e RayTracing) se você for um cara que gosta de jogos modo história e de jogar no ULTRA/ALTO a RTX 2060 é uma melhor escolha por possuir a tecnológia ray tracing, e basicamente deixar o jogo mais bonito... mas se quiser desempenho BRUTO vá de RX 5600XT. 

Massa. Ótimo apontamento esse. Eu realmente tinha esquecido, sei la porque, da existencia das radeons e tava so olhando nvidia. Eu vi os videos de ray tracing, realmente fica lindo, mas sei la...gastar 500 a 1k a mais por isso me parece meio besteira, ainda mais no meu caso que to querendo enxugar meu orçamento (que já passou um pouco do que era pra ser).

 

Vou monitar essas RX 5600XT também. Valeuzão ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Strolb disse:

1 - 2x - XPG Gammix D30 - DDR4 - 8GB - 3200Mhz Ax4U320038G16A-SB30 (R$260/unidade) --> R$520 no total

Obs: de qual fator depende a escolha da frequência da memória RAM? Estou com 3200MHz, mas não sei se seria o melhor pra qualquer situação.

Boa escolha. 3200 MHz é benéfico para Ryzen. Acima disso qualquer velocidade que estiver em promo por preço parecido também vale a pena, mas 3200 é o "sweet spot" no mercado brazuca.

 

51 minutos atrás, Strolb disse:

1 - SSD Crucial BX500, 480GB, SATA, Leitura 540MB/s, Gravação 500MB/s - CT480BX500SSD1 --> R$404

Bom custo/benefício.

 

51 minutos atrás, Strolb disse:

AB350M DS3H V2 - Kabum - R$600 (disponível em 05/11/2020) --> caso eu fique com algum processador da terceira geração da Ryzen 

B450: Se eu for de 5ª Geração Ryzen mesmo (só não sei qual modelinho em específico, já que tem uns 1283 diferentes, se puder me dar uma luz nisso, agradeço)

Observe também o preço da B450M DS3H. Esteve pelo mesmo preço da B350, citada, algumas semanas atrás. Se estiver em promo compre sem dó.
Sobre ryzen 5ª geração, ainda demorará pelo menos mais dois meses para termos ela amplamente disponível no mercado. Se conseguir esperar (e tiver dinheiro extra para investir), melhor ainda.

 

51 minutos atrás, Strolb disse:

Vou montar no fim do mês, com a Black Friday. Nesse meu caso, vou de 5ª Geração então?

Da 5ª geração achei os seguintes processadores

Ryzen 5 1600 (todos esgotados na Kabum. Terabyte e Pichau nem aparecem na pesquisa)

1 - Processador AMD Ryzen 5 1600, Cooler Wraith Spire, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo - YD1600BBAEBOX - R$670 na Kabum (esgotado em 05/11/2020)

2 - Processador AMD Ryzen 5 1600X, Cache 19MB, 3.6GHz (4Ghz Max Turbo), AM4 - YD160XBCAEWOF - R$800 na Kabum (esgotado em 05/11/2020)

3 - Processador AMD Ryzen 5 1600, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo), AM4 - YD1600BBAFBOX - R$900 na Kabum (esgotado em 05/11/2020)

Ryzen 5 é uma linha presente em todas as gerações (tem linha 3, 5, 7 e 9, assim como nos Intel Core), não a geração em si. 1ª geração começa com 1xxx, 2ª com 2xxx, 3ª com 3xxx, etc. Então, Ryzen 3600 é terceira geração e ryzen 1600 é primeira. A quinta geração não está no mercado ainda, será lançada em breve.

Preocupe-se em pegar o 3600 que é o mais avançado e melhor custo/benefício atualmente.

 

51 minutos atrás, Strolb disse:

Monitorando os preços, em ordem de preferência

1 - Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 Super WindForce 8G, GDDR6, Rev 1.1 ? GV-N206SWF2-8GD - R$2716 na Kabum (disponível em 05/11/2020)

2 - Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 Windforce OC, 6GB, GDDR6, REV 2.0 - GV-N2060WF2OC-6GD (Rev 2.0) - R$2100 na Kabum (disponível em 05/11/2020) --> vale a pena essa diferença de 600 a mais no modelo "Super" da RTX 2060?

Os modelos que contém a palavra "super" no nome tem desempenho maior que os não super. Ainda sim não vale 600 reais de diferença. Se achar 2600 nessa faixa ou menor na BF pode comprar sem medo, é uma excelente GPU. Os modelos "Super" valerão a pena se estiverem com 400 reais ou menos de diferença. Se tiver 2700 sem ser super com preço próximo também, pode dar preferência. Boa escolha pelo cooler "windforce" por sinal, pois mantém a GPU fria.

 

51 minutos atrás, Strolb disse:

Não necessariamente em ordem de preferência

1 - Corsair Carbide Spec Delta - R$500 - Kabum - 03/11/2020 --> pegar se ficar abaixo de R$400

2 - Aerocool Aero One Frost - R$463 - Terabyte - 03/11/2020 --> caso não ocorra nenhuma promo nos demais, ficar nesse

3 - Deepcool Matrexx 55  Mesh - R$380 - Kabum - 03/11/2020 --> caso esgote tudo e precise de uma última opção boa

Todos eles são muito bons. Se conseguir o Matrexx 55 Mesh por esse preço e acrescentar 3 ventoinhas estará muitíssimo bem atendido. Os outros dois são mais bonitos, então vai da sua preferência entre desempenho de arrefecimento (que é maior no One Frost e no Matrexx) ou estética (que é melhor no spec delta e one frost dado o RGB).

 

51 minutos atrás, Strolb disse:

Se tiverem alguma consideração acerca do que eu expus (questão custo/benefício etc), estou disposto a levar em consideração.

Lembre de comprar um cooler para essa montagem. Os modelos eu citei acima, mas vale repetir: Hyper 212 ou MA410P se o gabinete for o one frost ou spec delta, os mesmos coolers ou Hyper 212 Turbo e MA620P se for o Matrexx, pois ele é o único dos três que suporta.

 

42 minutos atrás, carbonii disse:

Entre a RTX 2060 para a RTX 2060 SUPER a diferença é de no máximo 10~15~18 FPS nos games, se você achar que vale a pena esses 600R$ nessa quantidade de FPS... A RX 5600 XT tem desempenho até um pouco melhor da RTX 2060  se aproximando da RTX 2060 SUPER e ela é mais barata. A "vantagem" da nvidia é as tecnologias (DLSS e RayTracing) se você for um cara que gosta de jogos modo história e de jogar no ULTRA/ALTO a RTX 2060 é uma melhor escolha por possuir a tecnológia ray tracing, e basicamente deixar o jogo mais bonito... mas se quiser desempenho BRUTO vá de RX 5600XT.

A "vantagem" da Nvidia é Ray Tracing nativo sim, mas também menor consumo e menor aquecimento. Esses são os fatores que me fazem preferir Nvidia, pois o valor adicional gasto por vezes se paga ao longo do tempo. As radeon hoje estão muito atrás nesses aspectos, mas a 5ª geração de RX acaba de ser anunciada e será lançada em breve, valendo a pena observar o mercado e os reviews para ver se valerá a pena. Por enquanto já está impressionando com a performance nos reviews que vazaram, mas eu não compraria série 5 hoje, apenas série 6 se estiver disponível no mercado. Apesar de concordar que a série 6 avançou muito, vale ressaltar que a RTX 3600 TI já está disponível na Índia, e logo será anunciada oficialmente, vale observar o mercado.

 

28 minutos atrás, Strolb disse:

Eu tava monitorando o 3700x meio de longe, porque o valor dele tá meio absurdo pro meu orçamento. Mas não custa nada monitor o 5600x na Black Friday pra ver o q rola. Nunca se sabe.

Se o 5600 chegar ao mercado pelo mesmo preço, ou pouco acima, do 3600, compre sem dó. É outra arquitetura, muito superior em single threading. Claro, se o preço for muito alto não justifica, pois o 3600 já é um monstro por si só.

28 minutos atrás, Strolb disse:

Farei isso. A ideia é ficar no 5 3600, que por enquanto está esgotado. Pular desse pro 7 3700X é um salto de orçamento muito grande pra mim.

Não justifica comprar o 3700X se não tiver dinheiro sobrando e sua prioridade não for produtividade. Para jogos o 3600 lhe trará o melhor custo/benefício, sem sombra de dúvidas, a menos que a diferença de preço entre os dois seja muito pequena, o que não vi ocorrer até hoje e provavelmente só acontecerá quando a 3ª geração se tornar genuinamente obsoleta, assim como ocorreu com a 1ª algum tempo atrás.

28 minutos atrás, Strolb disse:

Massa. Ótimo apontamento esse. Eu realmente tinha esquecido, sei la porque, da existencia das radeons e tava so olhando nvidia. Eu vi os videos de ray tracing, realmente fica lindo, mas sei la...gastar 500 a 1k a mais por isso me parece meio besteira, ainda mais no meu caso que to querendo enxugar meu orçamento (que já passou um pouco do que era pra ser).

Depende. Tem modelos próximos em desempenho e preço tanto da Nvidia quanto da Radeon/AMD. A questão é observar os preços no dia da compra. O custo das Radeon pode sim parecer menor pelo desempenho oferecido, mas leve sempre em consideração que elas consomem mais, que aquecem mais (o que reduz sua vida útil), algo que pode favorecer uma marca ou outra dependendo do preço. Se eu encontrasse uma Radeon 5700 XT custando menos que uma RTX 2600 Super, compraria sem medo, mas se custasse o mesmo já preferiria a Nvidia, por exemplo. Vale sempre procurar reviews e testes dos modelos para observar a diferença real de desempenho. Segue abaixo um exemplo.

KYEqBXCZ33vXk2aJ8Wdd2m-650-80.png.webp

https://www.pcgamer.com/amd-radeon-rx-5500-xt-8gb-review/

 

Observe que o gráfico diz respeito à média em 11 jogos, não em um único específico. Tem jogos onde uma GPU tem melhor desempenho que outra, então vale observar o link no final, que indica o review completo, se você tem jogos de preferência e prioridade. Pessoalmente eu sempre escolho a que tem melhor desempenho na média, não em um único jogo, pois jogos são lançados a todo instante e nunca sei por qual vou ter preferência até jogar... Mentira, tenho preferência por jogos simgle player como Witcher 3 e Cyberpunk 2077, SEMPRE... kkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Nesse gráfico não estou achando a RX 5600 XT.

 

Meu amigo tem a seguinte configuração :
 

Processador : Ryzen 5 3600

placa-mãe : b450 steel legend

Memória : 2 pentes 8gb 3200MHz XPG

Placa de vídeo : RX 5600 XT

Fonte : Deepcool 500w 80plus bronze

 

Ele roda todos os jogos no ultra, e tem desempenho superior à maquina do meu amigo com um ryzen 7 3700x e uma RTX 2060.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii Aquele review é da 5500 XT e não tem a 5600, provavelmente porque não havia sido lançada ainda. Este review abaixo tem.

 

fED9BnsEPQEisoEGGEH3pg-970-80.png.webp

https://www.pcgamer.com/amd-radeon-rx-5600-xt-review/#:~:text=The 5600 XT is priced,won't be a problem.

7 horas atrás, carbonii disse:

Ele roda todos os jogos no ultra, e tem desempenho superior à maquina do meu amigo com um ryzen 7 3700x e uma RTX 2060.

As duas competem lado a lado. Uma ganha em alguns jogos, outra em outros. Dependendo do preço e do que a pessoa prefere, uma pode valer mais a pena. Um modelo de marca melhor com OC de fábrica e cooler de qualidade deve ter sempre a preferência, no entanto, pois a variedade de versões de um mesmo modelo é enorme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 03/11/2020 às 17:00, WOZ Dods disse:

No geral um cooler do nível de qualidade e desempenho do Hyper 212 e do MA410P são capazes de segurar seu sistema frio mesmo com OC leve. Ambos são mais que suficientes se quiser rodar sem OC

Alguma diferença substancial entre esses coolers? Posso ficar no mais barato tranquilo?

image.png.61f05678b515c3b331b8bc0472890f67.png

 

 

 

 

E dependendo do modelo de processador, pode ser que já não venha com cooler próprio?

 

E aproveitando a pergunta...overclock vale a pena? Não destrói a peça? Dá muito trabalho? Nunca fui muito atrás disso, porque sempre tive medo dessa bagaça

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...