Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação PC R$ 6.000,00 - De olho na black friday


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

5 horas atrás, Strolb disse:

Ainda bem que só boletei, em vez de pagar.

Mas será que ele não faria essa função de splitter sem problemas?

Olha esse vídeo

Não sei se eu perderia alguma função específica de um outro splitter, mas parece fazer o trabalho. 

Pela leitura do produto na página do fabricante eu entendi que realmente a loja viajou na maionese, mais ainda depois do seu vídeo. Nenhuma daquelas ventoinhas é RGB, não tem lhufas a ver.

6 horas atrás, Strolb disse:

Na real que o splitter não vem com o gabinete. Acabei de confirmar nos comentários do vídeo. Ou seja, vou ter que comprar 3 splitters mesmo kkkkkkk

Não vem mesmo. Pesquisei com calma e vi que o gabinete vem só com as ventoinhas e nenhum splitter, nem para o RGB por sinal.

6 horas atrás, Strolb disse:

Sobre o Controlador de fan da deepcool, parece que ele faz essa função sim (comentários abaixo são os que aparecem na página de compra do produto)

Sim, isso concluí com as pesquisas que fiz também. Se observar a página do splitter verá também. A conexão dele com a placa-mãe sequer é no padrão RGB, mas sim no padrão PWM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, WOZ Dods disse:

Sim, isso concluí com as pesquisas que fiz também. Se observar a página do splitter verá também. A conexão dele com a placa-mãe sequer é no padrão RGB, mas sim no padrão PWM. 

Desculpa a insistência no assunto, mas, afinal de contas, eu poderia usar esse FH-04 pra fazer a função de splitter? Ou teria que usar um splitter daqueles do Mercado Livre que você linkou antes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.f3c4d25ebdcff4182a4254a5ec9d7e85.png

1 hora atrás, Yan_ disse:

mas a placa tem que ter a entrada 12V RGB

Pelo jeito a placa tem (circulei em vermelho). E uma coisa q n to entendendo direito é esses conectores. A fan vai num conector para ter a função de girar e vai em outro conector para fazer "luzinha", é isso? Ou a fan gira+ilumina tudo a partir de um mesmo conector?

 

To em dúvida tb no cooler do processador agora. Se eu teria que usar um splitter ou se eu poderia colocar o Hyper212 direto no Conector de Ventoinha da CPU e o outro fan avulso, que vou junto no Hyper 212, no Conector de Ventoinha de CPU Opcional (marquei na imagem acima)

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler Fan Deepcool RF120
Características:

- Marca: Deepcool

- Modelo: DP-FLED-RF120-RD

Especificações:

- Tipo de rolamento: Hidráulico

- Velocidade do ventilador: 1300 RPM

- Max. Fluxo de ar: 48,9 CFM

- Pressão de ar do ventilador: 1,32 mmAq

- Barulho: 21,9 dB (A)

- Tipo de LED: LED Vermelho

Energia:

- Conector do ventilador: Periféricos de 3 e 4 pinos

- Tensão nominal: 12 VDC

- Corrente Nominal: 0,16 A

- Entrada de energia: 1,92 W

Dimensão:

- 120 x 120 x 25 mm

 

 

Na real que eu comprei 3 fans dessa RF120 que não são RGB. São apenas vermelhas.

O gabinete Spec Delta, contudo, vem com 3 Fans frontais RGB e uma traseira sem luzinha. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yan_ disse:

Qual a MoBo

To de As Rock B450B Steel Legend

 

1 hora atrás, lucasfbranco disse:

Spec Delta acompanha hub para os fans, não sei se em todos os distribuidores... mas pelo menos na Kabum, comprando o gabinete com as fans ele já acompanha o hub.

Obrigada para um cara leo por essa resposta. Vou deixar pra comprar os splitters  depois que chegar o gabinete (deve chegar amanhã).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Strolb disse:

Pelo jeito a placa tem (circulei em vermelho). E uma coisa q n to entendendo direito é esses conectores. A fan vai num conector para ter a função de girar e vai em outro conector para fazer "luzinha", é isso? Ou a fan gira+ilumina tudo a partir de um mesmo conector?

Toda ventoinha RGB ou ARGB (dentre outras) necessita de um dispositivo de controle. Alguns gabinetes vem com isso embutido, e aí basta apertar um botão para mudar o padrão de cores. Claro que esse sistema é limitado. A outra opção é concentrar os "RGBs" (independente da variedade) diretamente ao conector próprio da placa-mãe ou sistema de controle avulso. Isso permite, por exemplo, sincronizar as cores com a música, com a tela, com seu próprio padrão de cores. Vai de cada usuário o que prefere.

Elucidando a questão específica, toda ventoinha RGB tem um cabo para alimentação elétrica, qual vai apenas fazê-la rodar, e outro para alimentação e controle RGB, que vai fazer as luzinhas acenderem e mudarem de cor.

2 horas atrás, Strolb disse:

To em dúvida tb no cooler do processador agora. Se eu teria que usar um splitter ou se eu poderia colocar o Hyper212 direto no Conector de Ventoinha da CPU e o outro fan avulso, que vou junto no Hyper 212, no Conector de Ventoinha de CPU Opcional (marquei na imagem acima)

Se sua placa-mãe tem mais de um conector PWM para processador, ótimo. Pessoalmente nunca usei uma ventoinha num conector de bomba d'água, mas teoricamente são a mesma coisa e basta configurar na BIOS para que seja tratada como ventoinha. Por enquanto presumo que não vai precisar de um splitter para as ventoinhas do processador. Bacana isso.

 

2 horas atrás, Strolb disse:

Mas então eu teria que ter um splitter também para isso? porque se não só vou conseguir ter RGB de uma fan, já que só tem um conector 12V

Splitter RGB é separado do splitter de alimentação. Veja a foto abaixo para entender a diferença física.

61083UP+BVL._AC_SL1500_.jpg

Tem RGB HUB também, que pode ter alimentação externa sem limitação de número de ventoinhas RGB conectadas. No geral, um splitter como o da foto será mais que suficiente para suas três ventoinhas pré-instaladas. Acima disso, convém observar as limitações do RGB da MB (tem isso no manual e no site do fabricante). Se o número de RGBs que você quer instalar exceder as limitações do terminal da placa-mãe, convém comprar um HUB com alimentação externa. Se for só esses três do gabinete, qualquer divisor/splitter resolve.

@lucasfbranco Imaginei que sim, pois hoje todos os outros gabinetes que competem com ele tem ou hub ou divisor/splitter. Que bom que elucidou isso.

59 minutos atrás, Strolb disse:

Obrigada para um cara leo por essa resposta. Vou deixar pra comprar os splitters  depois que chegar o gabinete (deve chegar amanhã).

Se não vier splitter para PWM, então use apenas a ventoinha de trás e a mais baixa da frente até o divisor chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rolo da caceta.

Jamais imaginei que a parte mais enrolada da montagem do PC fosse as ventoinhas.

Vamos lá, vou tentar resumir então o que eu entendi. Me deem uma luz se seria assim que eu deveria proceder com a compra, por favor.

 

O que eu tenho de fans (vou usar letras para resumir)

A - 3 fans RGB (já vêm com o gabinete - são os fans frontais)

B - 1 fan sem cor

C - 3 fans que são iluminados apenas em vermelho. Desses 3 fans, eu os subdividi em:

   C1 - 2 fans (iluminado apenas em vermelho) para a parte superior

   C2 - 1 fan (iluminado apenas em vermelho) que vou colocar junto com o cooler do processador Hyper 212

 

Para instalar

A: 1 splitter RGB (para fazer as frufuzisse das corzinhas na parte frontal do gabinete) + 1 splitter pwm* (para fazer as ventoinhas girarem de fato)

 

B + C

     B + C1: 1 splitter pwm* (já que não tem a frufuzisse do RGB, então só precisaria do pwm, é isso? Aí o mesmo cabo que daria a energia para fazer as ventoinhas girarem já iluminaria as ventoinhas que têm a cor vermelha, se eu entendi direito toda a explicação)

     C2 + Hyper212: 1 splitter pwm* (idem explicação acima)

 

*eu poderia trocar esse splitter pwm por esse?

 

Espero ter entendido, de uma vez por todas, esse esquema todo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Strolb disse:

O que eu tenho de fans (vou usar letras para resumir)

A - 3 fans RGB (já vêm com o gabinete - são os fans frontais)

B - 1 fan sem cor

C - 3 fans que são iluminados apenas em vermelho. Desses 3 fans, eu os subdividi em:

   C1 - 2 fans (iluminado apenas em vermelho) para a parte superior

   C2 - 1 fan (iluminado apenas em vermelho) que vou colocar junto com o cooler do processador Hyper 212

Ok

53 minutos atrás, Strolb disse:

Para instalar

A: 1 splitter RGB (para fazer as frufuzisse das corzinhas na parte frontal do gabinete) + 1 splitter pwm* (para fazer as ventoinhas girarem de fato)

Seu gabinete já vem com splitter RGB como o colega falou lá em cima. O PWM você vai precisar mesmo.

54 minutos atrás, Strolb disse:

B + C

     B + C1: 1 splitter pwm* (já que não tem a frufuzisse do RGB, então só precisaria do pwm, é isso? Aí o mesmo cabo que daria a energia para fazer as ventoinhas girarem já iluminaria as ventoinhas que têm a cor vermelha, se eu entendi direito toda a explicação)

RGB é ventoinha que precisa de controlador. Ventoinhas com apenas uma cor não usam controladores porque já tem sua cor constante alimentada diretamente pelo cabo PWM.

55 minutos atrás, Strolb disse:

C2 + Hyper212: 1 splitter pwm* (idem explicação acima)

Sim, exatamente. Só para acrescentar, se não gostar da cor das ventoinhas pode cortar o cabo que alimenta os LEDs. Simples assim.

56 minutos atrás, Strolb disse:

*eu poderia trocar esse splitter pwm por esse?

Pode, ambos tem a mesma finalidade, mas não são iguais. O primeiro suporta três ventoinhas de 3 pinos e uma de 4 pinos. O segundo suporta 4 ventoinhas de 4 pinos. Prefiro o segundo, pois custa pouco mais, é vendido por uma loja muito boa e séria e de quebra é mais bonito. Fora isso, para seu caso, serão a mesma coisa.

57 minutos atrás, Strolb disse:

Espero ter entendido, de uma vez por todas, esse esquema todo

Se ainda estiver na dúvida, comece a montagem e vai entender exatamente o que precisa. É bem simples na verdade, o problema é só a falta de informação no site da Corsair sobre o gabinete (não tem nem manual lá!!!!) e entender a diferença entre RGB e PWM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, entendi sim agora.

Tava nessa pira porque n tava entendendo que eram dois cabos - um pra fazer girar e outro pra fazer o esquema do RGB.

Agora tudo ficou claro. Obrigado!!!

 

Obs: já chegou a RTX 2070 Super, o Ryzen 5 3600 e as RAM (a fonte já tinha chegado na semana passada)
Amanhã deve chegar o restante, mas devo montar só sexta à tarde (tenho prova sexta de manhã e se eu for montar amanhã eu n estudo mais nada kkkkk)

agora, Strolb disse:

Mano, entendi sim agora.

Tava nessa pira porque n tava entendendo que eram dois cabos - um pra fazer girar e outro pra fazer o esquema do RGB.

Agora tudo ficou claro. Obrigado!!!

 

Obs: já chegou a RTX 2070 Super, o Ryzen 5 3600 e as RAM (a fonte já tinha chegado na semana passada)
Amanhã deve chegar o restante, mas devo montar só sexta à tarde (tenho prova sexta de manhã e se eu for montar amanhã eu n estudo mais nada kkkkk)

AAAh, mais uma coisa.

Quero fazer uma gambiarra decente pra apoiar a VGA. Como ela é pesadona, sei que ela vai pender no lado oposto ao apoio. Vi uns suportes de VGA, mas eles custam uns 20 pila. O problema nem eh o valor em si, mas sim o frete que vou ter que pagar e ter que esperar chegar isso pra fazer o PC rodar. Tinha pensado num cano de PVC preto, discreto, colocado embaixo da VGA e encostado no shroud da fonte. Acha que daria boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Strolb disse:

Tava nessa pira porque n tava entendendo que eram dois cabos - um pra fazer girar e outro pra fazer o esquema do RGB.

Pois é.

50 minutos atrás, Strolb disse:

Obs: já chegou a RTX 2070 Super, o Ryzen 5 3600 e as RAM (a fonte já tinha chegado na semana passada)
Amanhã deve chegar o restante, mas devo montar só sexta à tarde (tenho prova sexta de manhã e se eu for montar amanhã eu n estudo mais nada kkkkk)

Lembre-se: mesa grande e livre, só retirar da embalagem o que vai usar na hora que for instalar, sem crianças ou animais de estimação no ambiente. Sempre descarregue a estática em um objeto grande de metal ou um objeto de metal aterrado (se a tubulação da casa for de metal, torneiras são ótimas para descarregar excesso de estática). Na falta de qualquer um desses pelo menos fique descalço (se seu piso não for carpete, claro) e segure o corpo do gabinete com ambas as mãos por uns 20 segundos antes de começar a manusear componentes. Lembre de segurar todas as placas pelas bordas, evitando trilhas e componentes, slots e afins. Assita mais vídeos, de preferência de sites/revistas conceituadas, ignore youtubers aleatórios POR FAVOR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Strolb Quem tem aterramento em casa deve, na verdade, usar uma pulseira anti-estática conectada à fonte (ou gabinete com fonte) desde que esta esteja conectada à tomada. Assim você fica conectado diretamente ao aterramento e chega o mais próximo possível de carga estática zero. 
O problema é que quase ninguém tem aterramento em casa, e nesses casos o que eu recomendo é que a pessoa entre em contato com objetos de metal para "equilibrar" sua carga estática. Como esses objetos não mantém carga estática e estão bem próximos de zero, você acaba ficando com uma carga bem baixa e bem menos perigosa para equipamentos eletrônicos. Pode ser uma estante, mesa, torneira (com tubulação de metal) dentre outros, desde que tenha massa suficiente. Antigamente, na época da eletrônica do meu avô, falava-se até em colocar as mãos espalmadas sobre uma parede lisa e mantê-las ali por alguns segundos (10 salvo engano). Isso o professor de física que eu consultei disse que não tem tanto fundamento quanto a questão do objeto metálico, então sigo esta regra. Muitos defendem que a única forma é com o aterramento, mas isso é uma visão que considero extremista demais. Prefiro te dar a dica de como minimizar sua carga estática (evitando descargas nos componentes) do que te falar para não fazer nada.

Essa discussão rendeu umas semanas atrás em outro tópico. O que falei aqui foi um mínimo resumo do que foi conversado lá. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou o gabinete e o restante das peças.

 

Imagino que seja o cabo pra conseguir conectar o fone de ouvido na parte superior do gabinete.image.png.33339e52657b6f0e7cb999e3c13db14b.png

 

 

Cabo para ligar os USBs 3.0 na parte superior do gabinete

USB 3.0 da parte superior do gabinete

 

 

Cabos para fazer ligar/desligar/reinicar o PC. Tb tem dois P LED (+P LED e -P LED) -- o cabo -P LED tá meio escondido, então não dá pra ver na foto.

image.png.5de537eda52afba664ff841af7030ee5.png

 

 

Os famigerados cabos que vão fazer as 3 ventoinhas frontais girarem. Não tem nenhum splitter pra eles.

image.png.475bc27f7f83c13f9d4d2a1f8cdb7cc0.png

 

 

Os 3 cabos que vão fazer a luz RGB das ventoinhas frontais. Veio com splitter já encaixado.

image.png.84bdf98268e48ed7969ef8b580a6727d.png

 

 

Detalhe da ventoinha DeepCool. Poderia usar o cabo molex em série (uma ventoinha conectando na outra) ou usar o conector 3 pinos e colocar no HUB lá da terabyte. Acho que vou de segunda opção mesmo (hub/splitter da terabyte)

image.png.816fa07c4faa6229ca993add57a17be3.png

 

 

Agora é pedir os 3 splitters e começar a montagem.

Tava pensando nesse suporte de VGA tb. Alguma indicação? Tinha pensando em meter uma gambiarra com um cano de PVC preto pra segurar a VGA e impedir ela de empenar tb.

Em 02/12/2020 às 17:09, Yan_ disse:

seus FANs tem quantos pinos? 3 ou 4?

No fim das contas, as fans que eu comprei da Deepcool têm 3 um conector de 3 pinos e um "apêndice" com molex 4 pinos (ver foto acima)

Ou seja, a rigor, essa ventoinhas da deepcool não são pwm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To tendo problemas ao instalar o cooler do processador.

Essa porcaria desse parafuso nem chega ao nível do buraquinho. Eu tenho que dar uma socada no cooler pra baixo pra conseguir alcançar UM DOS LADOS. Aí se eu tento fazer no outro lado (na diagonal) a força que eu tenho que fazer é tanta que eu até parei com medo de rachar a placa-mãe ao meio. Não sei se é normal, se é pra ser assim mesmo, mas essa ***** parece não estar na altura certa.

 

Se puderem dar uma luz, agradeço.

1228584952_7-CoolerProc.thumb.jpg.18a1b1c35b80dbfca3b1b2e18a29f976.jpg

 

1749338628_8-CoolerProc.thumb.jpg.4cd237fa28d15ae1419551d632d6a2fb.jpg

 

Fotos da traseira da MOBO e da frente sem o cooler

122937877_9-CoolerProc.thumb.jpg.cc98a4c99a544b6d503ce0ecb575968d.jpg

 

1679323640_10-CoolerProc.thumb.jpg.7e33f0f9d4d60260bdc202b4e1d3c54f.jpg

 

 

184539679_11-CoolerProc.thumb.jpg.901fd10a8bcd5dceeafad27d0dc8b26e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...