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Recomendação PC R$ 6.000,00 - De olho na black friday


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

15 horas atrás, Strolb disse:
  1. Imagino que seja o cabo pra conseguir conectar o fone de ouvido na parte superior do gabinete.
  2. Cabo para ligar os USBs 3.0 na parte superior do gabinete
  3. Cabos para fazer ligar/desligar/reinicar o PC. Tb tem dois P LED (+P LED e -P LED) -- o cabo -P LED tá meio escondido, então não dá pra ver na foto.
  4. Os famigerados cabos que vão fazer as 3 ventoinhas frontais girarem. Não tem nenhum splitter pra eles.
  5. Os 3 cabos que vão fazer a luz RGB das ventoinhas frontais. Veio com splitter já encaixado.
  6. Detalhe da ventoinha DeepCool. Poderia usar o cabo molex em série (uma ventoinha conectando na outra) ou usar o conector 3 pinos e colocar no HUB lá da terabyte. Acho que vou de segunda opção mesmo (hub/splitter da terabyte)
  7. Agora é pedir os 3 splitters e começar a montagem.
  8. Tava pensando nesse suporte de VGA tb. Alguma indicação? Tinha pensando em meter uma gambiarra com um cano de PVC preto pra segurar a VGA e impedir ela de empenar tb.
  9. No fim das contas, as fans que eu comprei da Deepcool têm 3 um conector de 3 pinos e um "apêndice" com molex 4 pinos (ver foto acima)
  10. Ou seja, a rigor, essa ventoinhas da deepcool não são pwm
  1. sim
  2. sim
  3. sim, mas observe as polaridades e posições no manual da placa-mãe, isso é imprescindível
  4. ok, já prevíamos isso
  5. ótimo, mas observe atentamente a posição de instalação dos cabos RGB. Eles tem que coincidir a setinha no splitter e a setinha do conector que vai na placa-mãe tem que ser instalada no pino escrito 12V. Se isso for instalado errado você pode danificar as ventoinhas e a placa-mãe, então se não tiver entendido ou tiver dúvida, tire fotos e nos pergunte, ok?
  6. Se quiser montar seu PC enquanto os divisores/splitters não chegam, pode usar molex sem o menor problema. Depois que chegarem, você pode tirar do molex e passar para o 3/4 pinos. Obedeça o plástico que orienta a posição de inserção dos conectores (tem uma aleta plástica nos conectores machos) e desconecte o molex, não tente usar ambos simultaneamente.
  7. Achei que ia comprar dois, mas ok.
  8. Suporte bacana. Tente pegar de uma cor que fique legal no seu gabinete. No geral não é necessário esse acessório, pois a maioria das GPUs hoje pesa muito menos do que o necessário para empenarem, e raramente chegam a empenar antes de serem trocadas. Nenhum dos PCs que montei até hoje eu senti necessidade de colocar e nunca tive problemas de GPUs serem danificadas por isso. Claro que se eu achar a GPU muito pesada será algo a se ponderar.
  9. e 10. Esse apêndice com molex só leva 2 fios, então conexão molex NUNCA faz controle de velocidade. No entanto repare que os conectores de três pinos tem o terceiro fio, qual é justamente o responsável pelo controle de velocidade. Assim sendo, estas ventoinhas tem controle de velocidade como qualquer outra, mas esse molex é adicionado no cabo para facilitar a montagem para quem não tem splitter, sacou? ;)
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12 horas atrás, Strolb disse:

To tendo problemas ao instalar o cooler do processador.

Essa porcaria desse parafuso nem chega ao nível do buraquinho. Eu tenho que dar uma socada no cooler pra baixo pra conseguir alcançar UM DOS LADOS. Aí se eu tento fazer no outro lado (na diagonal) a força que eu tenho que fazer é tanta que eu até parei com medo de rachar a placa-mãe ao meio. Não sei se é normal, se é pra ser assim mesmo, mas essa ***** parece não estar na altura certa.

Confira se está usando o kit correto para seu processador. É normal ter que fazer pressão para o parafuso chegar à rosca sim, mas não em excesso. Se o kit de montagem estiver correto, se tiver instalado os parafusos nos orifícios corretos e usado os espaçadores corretos (reveja TUDO isso no manual), então a pressão que você terá que fazer será correta. A distância que vejo na primeira foto entre o parafuso e a rosca parece estar perfeitamente normal.

Entenda que todo cooler precisa fazer pressão sobre o processador para funcionar corretamente. A pressão é relativamente pequena, mas se não está acostumado pode estar com medo de pressionar só por não entender que demanda pressão. Por isso ele tem molas, entende? Para que exerça uma pressão controlada. Revise o manual e se estiver tudo certo então é só encostar o parafuso no lugar e girar o parafuso com uma chave.

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Instruções que estou seguindo

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15 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Entenda que todo cooler precisa fazer pressão sobre o processador para funcionar corretamente. A pressão é relativamente pequena

Sim, mas você n tem noção, é como se eu tivesse que socar o cooler pra baixo. É muita força.

Não é como nesses vídeo abaixo, que o cara faz uma leve pressãozinha e voilá, já está rosqueando (eu cheguei a achar vídeo que o cara rosqueava os 2 primeiros parafusos diagonais com a mão!! só depois ele puxava a chave pra apertar o restante!)

 

Vídeos com outros modelos de cooler, mas o princípio é o mesmo:

Vídeo 1 20:30

Vídeo 2 - a partir dos 5:50 nesse vídeo você vai ver o cara falando que, ao encaixar um lado, vai levantar um pouco do outro lado. Beleza, eu entendo isso. Mas no meu caso não é essa pequena levantadinha que dá. Até eu conseguir contato do parafuso com a rosca, o outro lado tá absurdamente pra cima, sendo que, se eu for colocar de volta pra baixo pra enroscar o outro lado, vou fazer uma ***** força (essa força q to com medo).

 

ATUALIZAÇÂO

Cara...acho que foi. Desmontei e montei de novo. Tive que fazer a tal da pressão, mas parece que fluiu um pouco mais. Pelo menos não tive a sensação de que ia partir a placa-mãe ao meio.

A dúvida agora é: rosqueio até o fim ou assim tá bom?

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ATUALIZAÇÃO 2

O sentido das ventoinhas está correto?

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1 hora atrás, Strolb disse:

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pelo que estou vendo o cooler está virado, esse lado das memórias precisa estar virado para o espelho da placa-mãe (fundo do painel)

 

O ar precisa entrar da frente do painel para os fundos, visto que a entrada de ar frio principal é pela frente do painel.

 

@WOZ Dods me corrija se estiver errado...

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1 hora atrás, Strolb disse:

ATUALIZAÇÃO 2

O sentido das ventoinhas está correto?

O certo era orientar as ventoinhas para o painel traseiro. Acho que mencionei isso antes. 

As aletas de sustentação da hélice estão do lado que o ar sai. Elas tem que ficar viradas para o cooler do fundo do gabinete em ambas as ventoinhas.

Se observar tem até setas nas laterais das ventoinhas. Essas setas tem que apontar para o fundo do gabinete.

1 hora atrás, Strolb disse:

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Com o cooler nessa posição, basta inverter a ventoinha preta pela branca e vice versa.

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9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O certo era orientar as ventoinhas para o painel traseiro. Acho que mencionei isso antes. 

Sim eu lembro. Mas pra mim a parte da frente da ventoinha era por onde sai o ar. Viajei então

Viajei legal. Claro, só observar o sentido de instalação das ventoinhas pré-instaladas. Bobeei

 

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agora, WOZ Dods disse:

Só não errar o plug de RGB e do painel frontal que não dá ruim

Eu tinha visto um video de um cara falando isso no youtube...fiquei de cara.

Teve caso que estragou so o RGB e teve caso q levou a MOBO toda.

 

à medida que eu for conectando os plugs, vou mandando foto, pode ser? Aí não faço caca.

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Cabos

- MB: vai para a placa-mãe. Ok, sem mistérios.

- CPU: vai para a CPU. Essa fonte tem duas entradas CPU (1 e 2). Tem alguma diferença entre usar a 1 e a 2? Estou usando a entrada 2 na CPU pra conseguir ajeitar os cabos de um jeito melhor.

- VGA: vai pra placa de vídeo. Igual ao que ocorre na CPU, tem duas entradas. Tanto faz qual entrada usar?

- SATA/PERIF: tem 3 entradas dessa.

        - 1: vou ligar o SSD

        - 2: vou ligar o HD

        - 3: ficou sobrando essa entrada. Eu usaria esse cabo PERIF que ficou sobrando para alguma coisa?

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1 hora atrás, Strolb disse:

- CPU: vai para a CPU. Essa fonte tem duas entradas CPU (1 e 2). Tem alguma diferença entre usar a 1 e a 2? Estou usando a entrada 2 na CPU pra conseguir ajeitar os cabos de um jeito melhor.

Zero diferença.

1 hora atrás, Strolb disse:

- VGA: vai pra placa de vídeo. Igual ao que ocorre na CPU, tem duas entradas. Tanto faz qual entrada usar?

Mesma coisa, não tem diferença.

1 hora atrás, Strolb disse:

- SATA/PERIF: tem 3 entradas dessa.

        - 1: vou ligar o SSD

        - 2: vou ligar o HD

        - 3: ficou sobrando essa entrada. Eu usaria esse cabo PERIF que ficou sobrando para alguma coisa?

O perif é para cabo molex/sata. Só precisa usar se tiver necessidade. Como seus splitters não chegaram ainda, recomendo ligar as ventoinhas via molex até chegarem.

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56 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Só precisa usar se tiver necessidade. Como seus splitters não chegaram ainda, recomendo ligar as ventoinhas via molex até chegarem.

Beleza. Tive que tirar a fonte pra fazer isso, mas fiz.

 

Abaixo seguem as fotos da montagem. Tá faltando só ligar a VGA e as ventoinhas (tanto no RGB quanto no fan header). Tenho uns corres pra fazer, na volta termino. Fotos abaixo!

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12 horas atrás, WOZ Dods disse:

e desconecte o molex, não tente usar ambos simultaneamente.

Não entendi o que você quis dizer com isso. Eu conectei o molex de uma fan no molex da outra e daí eu conectei no molex da fonte. Posso fazer isso?

 

 

@WOZ Dods@Yan_Estou nos finalmentes. Minha última dúvida, antes de ligar o sistema todo: minha VGA tem essas duas entradas de energia. Uma de 8 pinos e uma de 6. É para eu usar, no fim das contas, aquelas duas entradas VGA da fonte? porque se eu usar só um dos cabos eu só vou conseguir alimentar a VGA com 8 pinos. Se eu usar os dois cabos, um deles eu uso o cabo completo (8 pinos) e do outro eu uso apenas uma parte do cabo (6 pinos). Me parece ser isso, mas fiquei com certo receio de ligar assim porque se trata de duas coisas que, se fizer besteira, o prejuízo é grande. Detalhe: junto com a VGA vem uns cabos molex, mas acredito que seja pra quebrar o galho.

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Tudo pronto. Máquina montada e rodando.

Windows instalado e agora estou atualizando os drivers da MOBO e da VGA.

Único porém que ainda estou para resolver é a ventoinha do cooler do processador que gira loucamente toda vez que o PC é ligado ou reiniciado, fazendo um barulho insuportável.

 

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Setup todo montado, windows e programas instalados. Tudo ok.

 

O barulho da fan que eu achava ser da CPU era, na realidade, da ventoinha da placa de vídeo que tava encostando num pedacinho de plástico da lingua de sogra (só um tiquinho). Tirei e parou.

 

Outra coisa que fiz, por recomendação do meu amigo @GilbertoP, foi ajeitar a frequência da RAM. Quando olhei no windows tava em 2766MHz. Ai fui na BIOS da MOBO e coloquei em 3200MHz. Não fosse ele ter falado, estaria usando memória capada. Obrigado pelo toque.

 

Resta apenas uma dúvida: a minha VGA, ao iniciar o PC, liga apenas uma das ventoinhas. A outra nem se mexe. Agora há pouco liguei o Apex Legends só pra dar uns tiros no modo treino e a VGA nem ligou as ventoinhas (nenhuma das duas). Tava com receio que fosse problemas nas ventoinhas, mas acredito que possa ser só falta de necessidade delas serem ativadas. Procede isso??

Abaixo, imagens do PC montado e funcionando, como prometido (vou dar uma revisada em todos os cabos quando chegarem os splitters, tá muito poluído assim)

Providenciei uma gambiarra com uma borracha + lápis pra evitar empenamento da VGA por enquanto

 

Obrigado a todos pelas ajudas, em especial para o @WOZ Dods, que deu um baita suporte durante todo o processo. Sua ajuda foi imprescindível. Grato demais. Peço até desculpas pelas reiteradas perguntas. Sei que é chato kkkkkk, mas prometo que tentei, na medida do possível, estudar sempre o assunto antes de ficar perguntando as coisas, mas tem coisa muito mal explicada na internet.

 

Abraços

 

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Em 04/12/2020 às 22:52, Strolb disse:

Não entendi o que você quis dizer com isso. Eu conectei o molex de uma fan no molex da outra e daí eu conectei no molex da fonte. Posso fazer isso?

Isso mesmo. Todos os molex de ventoinhas são feitos para suportar "daisy chain", então você pode conectar um molex de ventoinha no outro e no outro e no outro até ter conectado todos juntos e só então conectar na fonte.

 

Cara, nas suas fotos eu achei que os cabos estão passando muito perto das ventoinhas. Recomendo que recue esses cabos até que fiquem bem firmes e longe da ventoinha. Geralmente dá para você recuar esse fio até o compartimento da fonte ou prendê-lo atrás.

 

23 horas atrás, Strolb disse:

Resta apenas uma dúvida: a minha VGA, ao iniciar o PC, liga apenas uma das ventoinhas. A outra nem se mexe. Agora há pouco liguei o Apex Legends só pra dar uns tiros no modo treino e a VGA nem ligou as ventoinhas (nenhuma das duas). Tava com receio que fosse problemas nas ventoinhas, mas acredito que possa ser só falta de necessidade delas serem ativadas. Procede isso??

Geralmente só vai ligar se tiver demanda de arrefecimento. Para melhorar isso, se você quiser, pode abrir o MSI Afterburner e configurar a curva de velocidade das ventoinhas para 50% a 50º C e 100% a 70º C. Tem gente que gosta de colocar a velocidade mínima a 25%, mas eu gosto de tudo rodando frio, e num gabinete bem ventilado vai rodar frio de qualquer jeito. Fica a seu critério. Te pergunto se já instalou os drivers novos do site do fabricante da MB e da fabricante da GPU (Nvidia ou AMD). Nunca use programa para instalar drivers e nunca deixe os genéricos do windows.

23 horas atrás, Strolb disse:

Abaixo, imagens do PC montado e funcionando, como prometido (vou dar uma revisada em todos os cabos quando chegarem os splitters, tá muito poluído assim)

Providenciei uma gambiarra com uma borracha + lápis pra evitar empenamento da VGA por enquanto

Cara, sério, não empena fácil assim. Só depois de anos nessa posição para empenar, mesmo assim não é nada danoso.

Deixar assim por outro lado pode danificar se essa gambiarra sair do lugar.

23 horas atrás, Strolb disse:

Obrigado a todos pelas ajudas, em especial para o @WOZ Dods, que deu um baita suporte durante todo o processo. Sua ajuda foi imprescindível. Grato demais. Peço até desculpas pelas reiteradas perguntas. Sei que é chato kkkkkk, mas prometo que tentei, na medida do possível, estudar sempre o assunto antes de ficar perguntando as coisas, mas tem coisa muito mal explicada na internet.

Não contou se o RGB funcionou direitinho. Tem que instalar o programinha da MB para controlar e dá para fazer uns efeitos muito bacanas.

Fico feliz que tenha montado e já esteja usando. Espero que tenha particionado sua unidade principal, mas se não tiver, quero te dar umas dicas sobre como manter o sistema mais fácil de dar manutenção depois. Tem que fazer um ghost também, assim quando der pane você leva 10 minutos para deixar o windows limpinho e novo ao invés de horas ou dias.

No mais, só falta esconder esses cabos que estão passando na frente, o resto ficou ótimo!

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2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Cara, nas suas fotos eu achei que os cabos estão passando muito perto das ventoinhas. Recomendo que recue esses cabos até que fiquem bem firmes e longe da ventoinha. Geralmente dá para você recuar esse fio até o compartimento da fonte ou prendê-lo atrás.

Vou dar uma boooooa revisada na passagem dos cabos quando chegarem meus splitters.

Eu errei ao não mudar de posição a distribuição inicial dos cabos do gabinete. Achei que eles mandariam do jeito mais otimizado possível, mas que nada, veio a maior zona, vou ter que arrumar tudo de novo. Vi um vídeo da Kabum sobre cable management e dá pra melhorar bastante, apesar do gabinete ser relativamente compacto e o cooler do processador ocupar um espaço monstro.

 

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Geralmente só vai ligar se tiver demanda de arrefecimento.

Cara...fui olhar esse negócio da VGA ligar só uma ventoinha no boot do PC e vi uma "dica" na internet. O cara sugeriu desligar o PC, tirar da energia e tal e dar uma giradinha com o dedo na fan que não gira. Fui lá e fiz isso. Agora quando liga o PC, as duas fans giram normalmente.

 

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Te pergunto se já instalou os drivers novos do site do fabricante da MB e da fabricante da GPU (Nvidia ou AMD)

Sim, instalei. Baixei direto do site deles, manualmente e tal.

Eu baixei um driver/software da MOBO pra fazer controle do RGB. PENSA NUM PROGRAMA LIXO. Além de extremamente lerdo e pouco intuitivo, do nada as luzes RGB do meu gabinete desligaram (tipo, apagarem mesmo) e eu não conseguia fazer voltar. Aí eu reiniciei pra tentar resolver o problema e O PC PAROU DE DAR VÍDEO. Tentei ligar várias vezes e nada. Leigo como sou, já fiquei com o coração a mil. Abri o PC, tirei a VGA, tirei a bateria da MOBO e coloquei de novo. Liguei e funcionou (RGB das ventoinhas tb voltou a funcionar). Mas nem vou mais mexer naquele programa lixo.

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Nesta imagem se vê os cabos da GPU e outros bem visíveis à frente. Os da GPU podem ser passados à frente da placa-mãe, entre ela e as ventoinhas frontais. Sempre puxe o excesso de cabos para baixo, junto da fonte, assim não fica excesso visível ou atrapalhando o fluxo de ar. Os cabos da GPU podem vir por de trás dela, até presos mais acima para ajudarem a sustentá-la. Na posição que estão eles estão realmente puxando a placa para baixo.

Todo cabo que passar perto de ventoinhas deve ser ancorado e/ou, de preferência, preso sob outros componente ou atrás da MB. Com o tempo e na eventualidade de mudança de posição do gabinete esses cabos podem se mover e atingir ventoinhas. Em muitos casos você vai perceber porque ouvirá o ruído, mas em outros elas ficarão paradas até danificarem. Faça o mesmo com os cabos das ventoinhas da CPU também. Normalmente eu torço esses cabos todos, para que virem uma espécie de mola, e com isso a tensão deles mesmo se encarrega de mantê-los reduzidos de tamanho e presos em sua posição.

4 minutos atrás, Strolb disse:

Vou dar uma boooooa revisada na passagem dos cabos quando chegarem meus splitters.

Eu errei ao não mudar de posição a distribuição inicial dos cabos do gabinete. Achei que eles mandariam do jeito mais otimizado possível, mas que nada, veio a maior zona, vou ter que arrumar tudo de novo. Vi um vídeo da Kabum sobre cable management e dá pra melhorar bastante, apesar do gabinete ser relativamente compacto e o cooler do processador ocupar um espaço monstro.

O bom do cooler da CPU é que você pode desencaixar as ventoinhas a hora que quiser. Isso facilita muito a manutenção. A passagem dos cabos do painel frontal pode entrar um orifício à frente e sair no orifício mais próximo do JFP1. 

 

6 minutos atrás, Strolb disse:

Cara...fui olhar esse negócio da VGA ligar só uma ventoinha no boot do PC e vi uma "dica" na internet. O cara sugeriu desligar o PC, tirar da energia e tal e dar uma giradinha com o dedo na fan que não gira. Fui lá e fiz isso. Agora quando liga o PC, as duas fans giram normalmente.

Entendo. Ela não girar significa que a energia que está chegando nela não é suficiente para dar o "start" no motor. Toda ventoinha, todo motor na verdade, tem esse volume mínimo de energia que precisa e muitas vezes não é o mesmo para dois motores idênticos. Configure o MSI Afterburner como sugeri e verá que esse problema vai sumir. Esqueci de deixar o link dele: https://www.msi.com/Landing/afterburner

8 minutos atrás, Strolb disse:

Sim, instalei. Baixei direto do site deles, manualmente e tal.

Eu baixei um driver/software da MOBO pra fazer controle do RGB. PENSA NUM PROGRAMA LIXO. Além de extremamente lerdo e pouco intuitivo, do nada as luzes RGB do meu gabinete desligaram (tipo, apagarem mesmo) e eu não conseguia fazer voltar. Aí eu reiniciei pra tentar resolver o problema e O PC PAROU DE DAR VÍDEO. Tentei ligar várias vezes e nada. Leigo como sou, já fiquei com o coração a mil. Abri o PC, tirei a VGA, tirei a bateria da MOBO e coloquei de novo. Liguei e funcionou (RGB das ventoinhas tb voltou a funcionar). Mas nem vou mais mexer naquele programa lixo.

Todos os programas de controle de RGB são feios e esquisitos. Alguns são piores que os outros, então... Pessoalmente sempre aviso para o pessoal que não sou fã da Asrock e que o suporte de drivers/software deles é fraco, mas todo mundo ama essa MB só por causa do VRM minimamente mais robusto... Fazer o quê. Comprei duas B550M DS3H nessa BF. Logo estarei montando os PCs e tenho certeza de que, apesar de não ser perfeito, pelo menos o programa da Gigabyte é funcional.

A propósito, toda vez que você descobrir alguma coisa como o que narrou, de o sistema parar de funcionar do nada por causa de configurações, o reset da BIOS é a primeira coisa a fazer. Acredito que suas memórias em XMP não estejam estáveis (isso é muito comum). Talvez você tenha que fazer configurações manuais depois. Imagino que quando houve um consumo maior nos RGB, ou houve mudança de fase, o sistema falhou porque o XMP está instável. Se esse problema voltar, talvez você tenha que aumentar a tensão da memória em 0,05 V manualmente. Isso costuma estabilizar o XMP sem problemas. 

Toda vez que for fazer reset de BIOS, primeiro remova o cabo de energia da fonte (atrás dela). Remova mesmo, para evitar riscos, pois resetar a BIOS com ela ligada pode ser fatal para a MB e MBs de vez em quando resolvem ligar durante o reset mesmo sem você apertar botão nenhum. Foi assim que perdi minha primeira MB por sinal. 

Para resetar evite ficar retirando e reinserindo a bateria. O dispositivo de contato dela é mecânico e ele apresentar mal contato por abuso é comum. O jeito correto é fechar curto no jumper CLR_CMOS presente na MB. Basta pegar uma chave de fenda o philips e (com o cabo desconectado) fechar curto entre os dois pinos por 10 a 20 segundos (10 segundos normalmente, 20 quando perceber quer o problema é mais sério).

 

Por fim, revi que você adquiriu um SSD e um HDD. Depois de instalar o sistema e configurar o windows todo para ficar do seu jeito (desligar notificações, desligar o empilhamento de janelas na barra de tarefas, configurar a lixeira para confirmar antes de excluir, etc.), recomendo que instale o Macrium Reflect, rode ele com um pendrive de baixa capacidade (mas que vai reservar apenas para esse programa) e instale a ferramenta de resgate dele no pendrive. Ligue o PC carregando pelo pendrive, use a opção do macrium de fazer backup de unidades/partições, faça backup o SSD inteiro (a menos que tenha separado uma partição só para jogos, o que eu acho muito inteligente de se fazer) e pronto. Quando seu sistema der pane, for contaminado por vírus, ficar instável ou lento, basta restaurar esse backup do mesmo jeito e terá tudo funcionando do jeito que estava no dia que o criou.

 

Outra coisa que gosto de fazer antes desse backup é direcionar as pastas de usuários para outra unidade. Basta ir no C:\usuários\[seu nome] e mover as pastas desktop, documentos, músicas, vídeos, donwloads e jogos salvos para outra unidade (o HDD no seu caso), confirmando qualquer pergunta que o windows fizer. Isso significa que quando você restaurar seu backup do SSD, todos os seus arquivos de usário serão preservados, pois eles estarão em outra unidade.

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1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Cara, sério, não empena fácil assim. Só depois de anos nessa posição para empenar, mesmo assim não é nada danoso.

Deixar assim por outro lado pode danificar se essa gambiarra sair do lugar.

Beleza. Vou quando eu rearranjar os cabos da VGA (passá-los por cima) eu já vou corrigir isso então. Obrigado!

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Não contou se o RGB funcionou direitinho. Tem que instalar o programinha da MB para controlar e dá para fazer uns efeitos muito bacanas.

Eu instalei esse programa (imagem abaixo) pra controlar o RGB. Tive essa experiência "notável"

1 hora atrás, Strolb disse:

Eu baixei um driver/software da MOBO pra fazer controle do RGB. PENSA NUM PROGRAMA LIXO. Além de extremamente lerdo e pouco intuitivo, do nada as luzes RGB do meu gabinete desligaram (tipo, apagarem mesmo) e eu não conseguia fazer voltar. Aí eu reiniciei pra tentar resolver o problema e O PC PAROU DE DAR VÍDEO. Tentei ligar várias vezes e nada. Leigo como sou, já fiquei com o coração a mil. Abri o PC, tirei a VGA, tirei a bateria da MOBO e coloquei de novo. Liguei e funcionou (RGB das ventoinhas tb voltou a funcionar). Mas nem vou mais mexer naquele programa lixo.

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Abaixo comentários de usuários em um vídeo de youtube em que se fala sobre o uso desse programa. Ou seja, o software é porco mesmo.

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1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Ela não girar significa que a energia que está chegando nela não é suficiente para dar o "start" no motor.

Eu acho que era mais um impedimento físico da ventoinha. Ela estava, relativamente, "emperrada" (uma leve resistência ao girar ela com o dedo, em comparação com a outra que já girava). Tirada essa resistência, agora ela gira de boa.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Configure o MSI Afterburner como sugeri e verá que esse problema vai sumir. Esqueci de deixar o link dele: https://www.msi.com/Landing/afterburner

Esse programa vai funcionar mesmo não sendo placa da MSI?

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Toda vez que for fazer reset de BIOS, primeiro remova o cabo de energia da fonte (atrás dela). Remova mesmo, para evitar riscos, pois resetar a BIOS com ela ligada pode ser fatal para a MB e MBs de vez em quando resolvem ligar durante o reset mesmo sem você apertar botão nenhum. Foi assim que perdi minha primeira MB por sinal.

Obrigado pela dica. Mas sim, eu tirei o cabo, tirei tudo. O PC estava na mesa da sala, completamente aberto.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

O jeito correto é fechar curto no jumper CLR_CMOS presente na MB. Basta pegar uma chave de fenda o philips e (com o cabo desconectado) fechar curto entre os dois pinos por 10 a 20 segundos (10 segundos normalmente, 20 quando perceber quer o problema é mais sério).

Eu ia fazer isso, mas fiquei com receio de usar minha chave de fenda porque ela é imantada na ponta. Aí não sei se teria problema em fechar o curto com uma chave imantada, se poderia danificar a placa ou qualquer coisa do tipo.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Por fim, revi que você adquiriu um SSD e um HDD. Depois de instalar o sistema e configurar o windows todo para ficar do seu jeito (desligar notificações, desligar o empilhamento de janelas na barra de tarefas, configurar a lixeira para confirmar antes de excluir, etc.), recomendo que instale o Macrium Reflect, rode ele com um pendrive de baixa capacidade (mas que vai reservar apenas para esse programa) e instale a ferramenta de resgate dele no pendrive. Ligue o PC carregando pelo pendrive, use a opção do macrium de fazer backup de unidades/partições, faça backup o SSD inteiro (a menos que tenha separado uma partição só para jogos, o que eu acho muito inteligente de se fazer) e pronto. Quando seu sistema der pane, for contaminado por vírus, ficar instável ou lento, basta restaurar esse backup do mesmo jeito e terá tudo funcionando do jeito que estava no dia que o criou.

 

Outra coisa que gosto de fazer antes desse backup é direcionar as pastas de usuários para outra unidade. Basta ir no C:\usuários\[seu nome] e mover as pastas desktop, documentos, músicas, vídeos, donwloads e jogos salvos para outra unidade (o HDD no seu caso), confirmando qualquer pergunta que o windows fizer. Isso significa que quando você restaurar seu backup do SSD, todos os seus arquivos de usário serão preservados, pois eles estarão em outra unidade.

Boa dica. Vou separar um tempinho pra fazer isso. Obrigado!

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Imagino que quando houve um consumo maior nos RGB, ou houve mudança de fase, o sistema falhou porque o XMP está instável. Se esse problema voltar, talvez você tenha que aumentar a tensão da memória em 0,05 V manualmente. Isso costuma estabilizar o XMP sem problemas. 

Já ouvi falar bastante que, em várias situações em que o PC não dá vídeo, tem a ver com a RAM. Se não me engano a RAM está em 1,35V a 3200MHz. Foi nessas especificações que ocorreu o problema lá dos RGB das ventoinhas.

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38 minutos atrás, Strolb disse:

Esse programa vai funcionar mesmo não sendo placa da MSI?

O MSI Afterburner é apenas uma interface para comunicação com os drivers. Inclusive o programa que faz o monitoramento nem é ele, mas sim o Riva Tuner que vem instalado junto, sendo que este é desenvolvido pela comunidade de informática salvo engano (vide guru3D para mais informações). Em resumo, MSI Afterburner funciona com todas as GPUs, inclusive, há muitos anos, sendo a melhor referência em programas de OC e monitoramento para GPUs que eu conheço.

42 minutos atrás, Strolb disse:

Eu ia fazer isso, mas fiquei com receio de usar minha chave de fenda porque ela é imantada na ponta. Aí não sei se teria problema em fechar o curto com uma chave imantada, se poderia danificar a placa ou qualquer coisa do tipo.

Não tem problema ela ser imantada. Se ela estiver limpa e não deixar nada colado nos jumpers depois que tirar, ótimo.

42 minutos atrás, Strolb disse:

Já ouvi falar bastante que, em várias situações em que o PC não dá vídeo, tem a ver com a RAM. Se não me engano a RAM está em 1,35V a 3200MHz. Foi nessas especificações que ocorreu o problema lá dos RGB das ventoinhas.

Continue usando como está. Se em algum momento o problema voltar, aí teste com o XMP desligado. Se o problema não voltar mais, aí ligue o XMP e aumente a tensão em 0,05 V. Isso costuma resolver esses problemas. Só não recomendo que faça essa alteração de pronto porque acho importante fazer esse diagnóstico antes.

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Opa, ainda vou montar meu pc e to catando as dicas,

 

Reuni as dicas do @WOZ Dods, não sei se tem algum lugar no fórum com essas dicas para instalar tudo do zero.

 

Se tiverem outras dicas podem complementar, por favor.

 

  1. Entrar na BIOS, ativar o XMP
  2. Particionar SSD
    1. Deixar 25% livre
    2. Colocar 80GB para Windows (Tirei da minha cabeça, não faço ideia do ideal)
    3. Deixar restante para arquivos pessoais
  3. Instalar Windows
  4. Atualizar todos os drivers pelo site dos fabricantes
  5. Atualizar BIOS
  6. Configurar Windows
    1. Desligar notificações
    2. Desligar o empilhamento de janelas na barra de tarefas
    3. Configurar a lixeira para confirmar antes de excluir
    4. Não conheço outras configs 🙃
  7. Direcionar as pastas de usuários para outra unidade. Basta ir no C:\usuários\[seu nome] e mover as pastas desktop, documentos, músicas, vídeos, downloads e jogos salvos para outra unidade (o HDD, por exemplo), confirmando qualquer pergunta que o Windows fizer
  8. Fazer o pendrive de recuperação
    1. Instalar o Macrium Reflect
    2. Rodar ele com um pendrive de baixa capacidade (mas que vai reservar apenas para esse programa) e instalar a ferramenta de resgate dele no pendrive
    3. Ligar o PC carregando pelo pendrive, usar a opção do Macrium de fazer backup de unidades/partições, fazer backup da partição do Windows do SSD
  9. Instalar MSI Afterburner, configurar a curva de velocidade das ventoinhas para 50% a 50º C e 100% a 70º C.
  10. Pronto tudo configurado, pronto pra usar e preparado pra recuperação.
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Os hubs das ventoinhas chegaram. Depois de muito tempo mexendo, esse foi o resultado final da arrumação.

 

@WOZ DodsO máximo de temperatura que a GPU já pegou, durante o jogo, foi 71ºC (monitorado pelo MSI afterburner).

O máximo de temperatura que o processador pegou, também durante o jogo, foi 74ºC (monitorado pelo AMD Ryzen Master)

Os valores da temperaturas estão OK ou estão muito altos?

 

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