Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usando processador sufixo 'K' sem manter em overclock


marcelo.br

Posts recomendados

boa tarde,

 

eu vou passar a usar um core i5 9600K mas sem fazer overclock nele.

ela vai de 3,7GHz até 4,6Ghz, mas eu quero que ele trabalhe dentro dessa faixa e suba até os 4,6Ghz só, e não vá alem dessa frequencia, mesmo rodando jogos.

 

tenho que fazer alguma configuração especifica na bios ou é só ligar o pc e deixar rodar normal?

vou usar com a placa Asus TUF B360M-PLUS GAMING/BR.

 

eu nunca usei um processador desbloqueado para overclock e queria saber como funciona. Apesar de ele aguentar clock maiores, não quero forçá-lo muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo.br Lembrando que esse clock turbo é em um único núcleo, não são todos que vão subir até 4,6.

O meu por padrão a própria placa-mãe já configurou um clock "médio" e o meu i5 roda sempre a 4,3 em todos os núcleos.

A questão de ser liberado é que você terá as opções de overclock na bios, você não vai forçar nada se não alterar manualmente as config.

O quanto ele aguenta de over depende de cada processador, o que a intel garante é o clock turbo de 4,6, além disso é com você, encontrar tensões e clocks estáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

12 minutos atrás, Alexandre Regelmeier disse:

@marcelo.br Lembrando que esse clock turbo é em um único núcleo, não são todos que vão subir até 4,6.

O meu por padrão a própria placa-mãe já configurou um clock "médio" e o meu i5 roda sempre a 4,3 em todos os núcleos.

A questão de ser liberado é que você terá as opções de overclock na bios, você não vai forçar nada se não alterar manualmente as config.

O quanto ele aguenta de over depende de cada processador, o que a intel garante é o clock turbo de 4,6, além disso é com você, encontrar tensões e clocks estáveis.

 

o seu tambpem é um i5 9600k?

eu vou usar meu 9600k só até nos 4,6ghz mesmo, não quero passar disso.  eu teria que alterar na bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte  ok, então ele vai trabalhar nessa faixa de 3,7 aos 4,6ghz.

 Mas e se eu quiser deixar todos os núcleos ativos, ao invés de só 1 núcleo?

 

por exemplo, atualmente uso um i7 3770 3ª geração, na bios da placa a quant de núcleos está setadas como 'All' para usar todos os núcleos. Então quando precisa, dependendo da aplicação, ele sobe até 3,9Ghz que é o máx dele, mesmo por um breve periodo.

 

Se eu fizer o mesmo com o 9600k ele ainda vai ficar dentro da faixa sem passar dos 4,6Ghz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, marcelo.br disse:

Se eu fizer o mesmo com o 9600k ele ainda vai ficar dentro da faixa sem passar dos 4,6Ghz?

Sim, 4.6GHz é o clock máximo que o processador pode chegar em certas condições.

 

3 horas atrás, marcelo.br disse:

atualmente uso um i7 3770 3ª geração, na bios da placa a quant de núcleos está setadas como 'All' para usar todos os núcleos. Então quando precisa, dependendo da aplicação, ele sobe até 3,9Ghz que é o máx dele, mesmo por um breve periodo.

Vai funcionar desta mesma forma praticamente.

 

Para uma explicação detalhada de como funciona:

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/architecture-and-technology/turbo-boost/turbo-boost-technology.html

 

A única diferença que processadores com o "K" tem são a capacidade de poder realizar overclock, sendo este recurso totalmente opcional ao usuário, ou seja, o overclock não é algo automático. Basicamente, se não tiver intenção de fazer overclock, tanto faz se o processador que vai usar seja ou não com K.

Se você usar este i5-9600K na B360 ou em uma Z390 sem ativar o overclock (ou seja, em stock), vai ser a mesma coisa que usasse um i5-9600 a princípio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
9 horas atrás, Yan_ disse:

ele so vai estar em OC se você configurar pra estar em OC, se você n mexeu em nada ele n esta em OC

Complementando, qualquer placa-mãe sem alguma alteração no BIOS sempre vai fazer o processador trabalhar em stock.

 

@marcelo.br Você está confuso se processador com e sem K tem diferença em condições normais. Eles são praticamente iguais em tudo, só que a única diferença é que o modelos K possibilitam realizar overclock  (algo completamente opcional pelo usuário) se a placa-mãe suportar este recurso e você quiser habilitar por conta própria. Placas B360 não possuem suporte a overclock, logo não precisa mexer em nada.

Para resumir, é só colocar o i5-9600K na placa-mãe e ser feliz, não precisando se preocupar nada em relação a estas duas peças.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
10 horas atrás, marcelo.br disse:

Então o chipset B360 não dá suporte a overclock? Por que disso?

Eu poderia citar diversos motivos como componentes que aguentariam e tal, mas para resumir, é uma forma das fabricantes junto a Intel para forçar vendas de produtos mais caros.

Para Intel, únicas placa-mãe que aceitam realizar overclock atualmente são os modelos de série "Z" (como a Z370 por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...