Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo pra substituir R9 270?


Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Bom pessoal, comprei um R9 270 pra rodar antigos, mas os drivers da AMD estão me dando nos nervos. Em dois jogos específicos, FarCry 3 e AllTheMods 3(Modpack de Minecraft), estou tendo desempenho superior com placa Nvidia aproximadamente 80% Inferior a R9 270, uma GT 740 de 1GB. isso está me deixando realmente P da vida.

Só pra vocês terem uma ideia mais ou menos, no FarCry 3 jogando na mesma qualidade em ambas as placas tenho 60FPS cravado na GT 740 enquanto na R9 tenho osciláveis 50FPS. Coisa parecida ocorre em modpacks de Minecraft, neste citado, tenho 60FPS com alguns drops(culpa do Vsync eu acho) na GT 740 e na R9 270 não tem FPS que eu trave que fique aceitável, oscila muito mesmo.

 

Dada esta introdução, eis o resto do meu PC.

Xeon E5 2640(Xeon E5 2689 a caminho)

Corsair CX 430

16GB DDR3 @1333mhz

 

Minha ideia é vender essa R9, e comprar alguma placa similar Nvidia usada mesmo porque nova está muito caro. Estava pensando em pegar uma GTX 760 ou GTX770 já separando um outra verba pra fonte porque acho que vou precisar. Meu teto aqui são R$600,00 frete não incluso. Pra fonte não precisam preocupar porque tenho separado outra verba pra tal.


Os jogos que pretendo jogar são jogos antigos dentre eles GTA V, Saga Call of Duty, Modpacks de Minecraft, Saga FarCry, Saga Need for Speed, Euro Truck Simulator 2 entre outros. Enfim eu já tenho uma opinião sobre o assunto mas pra ter certeza que não estou fazendo mau negocio resolvi perguntar aqui pra ter uma segunda opinião.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Opa. Sim já olhei tudo isto. No caso do Minecraft isto é um "Bug Conhecido" a mais de 5 anos sem solução aparente. Caso tenha curiosidade pesquisa aí, pessoas com Vega 64 no forum da AMD reclamando de baixo desempenho em OpenGL(CEMU é um outro exemplo de Game/Emulador que utiliza OpenGL e tem baixo desempenho).

Sobre o FarCry 3 não faço a menor ideia do que ocorre. Mas se fosse gargalo era pra ter o mesmo comportamento com a placa Nvidia, mesmo sendo 80% inferior. 

A R9 270 não passa de 70ºC mesmo nos jogos mais pesados como Euro Truck Simulator 2 e outros do mesmo calibre. Por se tratar de jogos antigos não acredito que um SSD faria tanta diferença assim, talvez faça na estabilidade dos frames mas não me daria mais FPS logo por hora não tenho planos pra comprar SSD. O processador a temperatura mais alta foi 69ºC e isso foi no GTA IV. Outros jogos a temperatura do processador não passa de 58ºC.

Enfim tudo isso eu já chequei, realmente acho que ao menos nesses jogos citados os problemas são drivers de vídeo mesmo. Mas posso estar errado

 

OBS: A titulo de curiosidade até pensei que fosse problemas de vBIOS, mas não é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, Fr4nk disse:

 

Sobre o FarCry 3 não faço a menor ideia do que ocorre. Mas se fosse gargalo era pra ter o mesmo comportamento com a placa Nvidia, mesmo sendo 80% inferior. 

 

Só que a placa da nVidia é muito fraca pra exigir do resto do hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Não sei se percebeu mas minha fonte está no limite do limite. Como já tem mais de 5 anos de uso isso me preocupa um pouco.

Joguei meu hardware no Wattage Caclulator da Seasonic e Aparentemente está consumindo 403W, a fonte tem 430W porém como já tem um certo tempo de uso e com isso vem a tal "Curva de Eficiência" isso pode ter se tornado um problema. Meu Xeon E5 2689 está quase chegando, logo como ele consome mais que o processador atual vou experimentar se situação se agrava. Caso se agravar o problema é fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Math.Pi disse:

Seu consumo dificilmente passa dos 250W.

Como tem tanta certeza disso? Claro, não querendo questionar seu conhecimento.


O processador ainda não chegou, porém até segunda da próxima semana ele deve chegar. Uma coisa que fiz neste meio tempo é mudar algumas configurações no Windows e nas configurações dos Drivers, aparentemente deu uma leve melhora. Eu mudei o arquivo de paginação do Windows pra um disco secundário e mudei o "Maximum Tessellation Level" de Desativado pra 8x, pois pelo o que estava lendo no r/AMD deixar esta opção desativada pode causar problemas.

Com estas alterações deu uma leve melhora no Minecraft e no ETS 2, mas o FarCry 3 continua mesmíssima coisa, mas ainda longe de aceitável. 

 

Numa situação hipotética, o que você sugere de similar a esta R9 de placa Nvidia? Lembrando que não posso pagar por algo novo no momento, então vou ter que permanecer nos usados mesmo.


Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Sobre a primeira pergunta, você consegue testes reais em fóruns gringos, geralmente de teste de placa de vídeo. O Wattage Calculator te dá uma base da fonte recomendada, não querendo dizer que ele vai consumir tudo aquilo.

 

Sobre a placa de vídeo, procure a GTX 1050 Ti.

Aqui um exemplo de consumo (repare nas configurações de teste):

https://www.anandtech.com/show/7503/the-amd-radeon-r9-270x-270-review-feat-asus-his/16

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou gostando do rumo que estão tomando as coisas. Acho que descobri um novo problema e acredito ser ele a causa do stuttering e instabilidades de frames em todos estes jogos. 

Por algum motivo ao exigir da placa ela fica com o porcentagem de uso flutuando entre 64% e 100%. Rodei aqui o MSI Kombustor por alguns minutos e observei atentamente e fica oscilando a porcentagem de uso da placa assim como acontece nos jogos citados. Deveria eu abrir um novo tópico sobre este assunto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 09/11/2020 às 20:10, Fr4nk disse:

Não estou gostando do rumo que estão tomando as coisas. Acho que descobri um novo problema e acredito ser ele a causa do stuttering e instabilidades de frames em todos estes jogos. 

Por algum motivo ao exigir da placa ela fica com o porcentagem de uso flutuando entre 64% e 100%. Rodei aqui o MSI Kombustor por alguns minutos e observei atentamente e fica oscilando a porcentagem de uso da placa assim como acontece nos jogos citados. Deveria eu abrir um novo tópico sobre este assunto?

Esse "problema" da porcentagem de uso flutando e estagnando em 64% é um bug do MSI afterburner e que inclusive tem uma solução para o tal problema apenas selecionando uma opção no programa especifica pra placas AMD.

@Math.PiMeu Intel Xeon E5 2689 chegou e mudou pouca coisa quanto a desempenho, talvez seja pura ilusão de ótica mesmo caso algo tenha aparentemente mudado.

Estava vendo muita coisa estes ultimos meses e aparentemente esse problema de baixa performance em OPENGL é problema ou má otimização para arquitetura da placa(GCN). Nas novas placas com arquitetura RDNA da AMD tem desempenho muito melhor em OpenGL. Sinceramente não irei apostar R$1500,00 numa hipotese de um unico video ou usário de Reddit.

 

Enfim não quero me prolongar demais, só passei pra finalizar o tópico mesmo.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...