Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv Crt Samsung 29 com problemas de geometria


Posts recomendados

Ola eu tenho uma tv de tubo crt Samsung 29 o modelo dela e CL29K40MQ ela tem a geometria torta eu entrei no modo de serviço dela e amenizei os defeitos verticais.Mas a geometria horizontal nao consegui como se tivesse uma barriga na linha.Eu ouvi falar que da pra abrir e mexer dentro dela mas nao abri com medo de estragar.Se alguem ja mexeu nisso pode me ajudar.Desde ja agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Maile Realmente alguns casos dá para corrigir colocando calços imantados por baixo da bobina Yoke, porém é uma área perigosa do Tv por possuir altas tensões, não conselho mexer nela, se o problema te incomoda muito leve-a a um profissional para verificar para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
19 horas atrás, Maile disse:

Pois e eu tava vendo um outro topico de alguem que mexeu na bobina defletora em casa e conseguiu arrumar.Pra arrumar ela precisa colocar esses calços que voce falou ou nao?

Depende muito do caso, na maioria das vezes precisa, e em muitos casos não precisa de calço, só de ajustes mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador

Todos técnicos de TVs já precisou de mexer no ajuste do Yoke um dia! O problema é explicar como se faz!

Como o seu ai tem só uma "barriga", espero que seja pequena ou sutil, o ajuste seria só na posição do yoke, "mais levantado ou mais abaixado", esse ajuste é também facilitado por calços de borracha entre o Yoke e o tubo...

Não tem uma sequência rígida a ser seguida, cada caso dependerá de como esta a imagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

É um defeito bem sutil mesmo!

Não sei se resolve mexendo no Yoke, mas experimente calça-lo na parte inferior.

Uma outra tentativa seria trocar todos capacitores do circuito vertical dela também.

Seriam eles os C303, C304, perto do IC301, e C409, 410 e C407 perto do Flyback...

Um conselho seria trocar esses capacitores antes de mexer na bobina Yoke.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá estou aqui de volta porque não consegui nenhum técnico pra levar minha tv eles dizem que não mexem mais com essa tv E agora eu mesmo poderia ajustar o yoke mas preciso de mais informações que calços são esses que precisa colocar tem que comprar e a fita que gruda na bobina tem que comprar também Da pena pois fora a geometria tem uma imagem e áudio ótimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, seria abaixar um pouco, porém me preocupa você dizer que a foto não esta com defeito, é a imagem que esta daquele jeito mesmo!

O problema é que a correção teria começar a ser feito no modo de serviço dela, esse tipo de ajuste não é simples.

Para entrar no modo de serviço dela não precisa abri-la...

Com o TV em stand-by, pressione no controle remoto dela as teclas "Mute, 1, 8, 2, e ligue na tecla power.

Nas setas cima e para baixo, move o cursor, e nas setas para os lados, altera o valor do parâmetro.

 

Anote sempre o valor que estava antes de alterar!

 

Primeiro corrija o parâmetro "trapézio" no modo de serviço do TV, pode ser que ao corrigir isso, o abaulamento inferior corrija sozinho...

Não tenho mais lembranças de qual parâmetro é esse ajuste! Tem que ir verificando...

No link abaixo tem uma ideia dos valores dos parâmetros

 

http://eletronicacorrea.blogspot.com/2008/09/modo-de-servio-de-tv-samsung.html#:~:text=Com o televisor desligado%2C pressione,no menu principal de serviço.

 

Talvez seja o caso de chamar um profissional para fazer esses ajustes para você, nem que tenha que insistir um pouco!

Caso você mesmo vá fazer isso, te desejo boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi eu mexi um pouco no modo de serviço dela mexi no trapézio mas aquela curvas horizontais não saíram nem diminuíram.Vou passar os valores que eu deixei ela pra você ver                  V AMP 26 V SHIFT 21 H EW 46 H SHIFT 46 V LINEARITY 25 VS CORRECTION 32 V SLOPE 30 V SCROLL 25 V ZOOM 48 H PARABOLA 40 UPPER CORNER 44 LOWER CORNER 47 H TRAPEZIUM 34 BOW 28 ANGLE 41.Esses são os valores que deixei ela,você tem uma sugestão de valores melhor pra me ajudar?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

 Acredito que o reset não vai resolver, ele só altera o menu do usuário, o modo de serviço não é alterado pelo reset.

No site que passei tem os valores que eles falam que é padrão, é o último número de cada opção.

Mas não deixa de anotar o valor que estava na sua antes de fazer qualquer alteração.

https://eletronicacorrea.blogspot.com/2008/09/modo-de-servio-de-tv-samsung.html#:~:text=Com o televisor desligado%2C pressione,no menu principal de serviço.

Caso nada resolver, é sinal que tem defeito nos circuitos como eu havia dito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi não alinhou o defeito horizontal só vertical agora só resta tentar mexer na bobina ou yoke.Eu tinha visto um tópico de alguém com uma tv Sony wega com o mesmo problema da minha e ele mexeu aí e resolveu ele disse,só que não consigo encontrar esse tópico de novo.Pode ser essa a solução.Eu só tô insistindo com ela porque ela tem uma ótima cor e áudio e diferente das tv de tubo antigas.Arrumou isso ela fica otima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...